3 sinais de que o seu Mac pode ter um vírus!
13 de setembro de 2015
6 Comentários
3 sinais de que o seu Mac pode ter um vírus!
3 sinais de que o seu Mac pode ter um vírus!

3 sinais de que o seu Mac pode ter um vírus!

6 Comentários

Diga-me uma coisa: o seu Mac tem tido alguns comportamentos estranhos? Você está vendo anúncios que não consegue explicar ou o seu Mac está extremamente lento? Então preste muita atenção a este texto. Os computadores da Apple sempre tiveram a fama de não terem vírus. Porém, com o crescimento da sua popularidade, acabaram por surgir alguns malwares. Não se preocupe: isso é algo normal e as probabilidades de estar com algum, apesar de reais, são bastante reduzidas.

Em primeiro lugar, fique sabendo que se você fizer o download apenas de apps a partir da Mac App Store, as chances de ser infetado por um malware são bem menores. Por outro lado, se você usar softwares como o CleanMyMac (pode baixar ele aqui) ou o MacKeeper (pode baixar ele aqui e não deixe de ver também se vale a pena comprá-lo em nosso artigo) as suas chances de ter um malware são ainda menores.

Mas vamos analisar as 3 coisas que podem estar acontecendo:

Problema 1: Anúncios constantes

Isso já aconteceu comigo: cada vez que visitava um site, via anúncios que não eram relativos àquele site. Quando ia ao email, o mesmo acontecia.

O que fazer?

Nesse caso, é muito provável que você esteja com algum problema no Google Chrome. Quando você faz algum download de um software que não esteja na Mac App Store, alguns malwares instalam uma extensão para o Google Chrome que exibe constantemente anúncios. Depois, os criadores dessa extensão acabam ganhando dinheiro com os anúncios.

Para resolver esse problema, terá que ir até à parte das extensões no Google Chrome. Confira na imagem abaixo como fazê-lo:

extensão do chrome no Mac


 

Depois, pesquise por alguma extensão que você não conheça e elimine ela. Verá com os anúncios deixarão de aparecer.

Problema 2: Lentidão do Mac

Outro sinal claro de que o seu Mac pode estar infetado é a sua lentidão. Se ele está muito lento, as chances de que a culpa seja do malware são elevadas. No entanto, é importante que não confunda vírus com problemas do seu Mac tais como a sua idade avançada, o excesso de aplicativos ou até mesmo o excesso de arquivos, que obviamente vão tornar o seu Mac mais lento.

O que fazer?

Para deixar o Mac mais rápido, o melhor que pode fazer é ler este artigo. Nele, explicamos 14 dicas que vão deixar o seu Mac bem mais veloz. Aplique todas elas e, caso o seu problema não seja o malware, tenho a certeza que o seu computador ficará mais rápido.

Outra coisa que certamente deixará ele mais veloz é a troca de um disco HD por um SSD. Fiz isso no meu Mac e a mudança é do dia para a noite. Se quiser trocar o seu SSD, este é o artigo que deve ler primeiro: 5 coisas que deve analisar antes de comprar um disco SSD.

Problema 3: Você tem mesmo um malware!

Depois de seguir os passos anteriores e nada mudar, chegou a hora de fazer o teste da verdade: será que o seu Mac tem mesmo um vírus? A melhor forma de fazer isso é utilizando alguns aplicativos gratuitos que fazem testes à sua máquina.

O que fazer?

Dentro das várias opções do mercado, estas são as melhores:

  • MacKeeper: Esta é a melhor opção. Em apenas alguns segundos, ele indica se o seu Mac está infetado e ainda dá a opção de remover o vírus com relativa facilidade (clique aqui para download)
  • BitDefender Vírus Scanner for Mac: Completamente grátis. Ele não vai eliminar as infeções por você. Porém, ele indica onde elas estão no Finder para que possa remove-las (clique aqui para download)
  • MalwareBytes: Procura e elimina um bom número de malwares. O seu teste é rápido e vale a pena você conferir. Porém, alguns usuários parecem estar enfrentando alguns problemas com ele ultimamente (clique aqui para download)
  • ClamXAV: Outro software bem eficaz. Porém, ele tem apenas alguns dias de teste. Depois, se quiser comprar a versão paga, você terá que pagar 30 dólares (clique aqui para download)

Conclusão

Saber se o seu Mac tem um vírus só depende de você. Porém, seguindo estes 3 passos, acredito que você esteja mais próximo de deixar o seu computador da Apple sem vírus!

Aproveite e confira ainda outros artigos do Apptuts sobre Mac:


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

6 Comentários

  1. Tatiana 21 de setembro de 2015 14:13

    Sinceramente, o Mac não tem Baidu, então vou dizer uma coisa: só por isso vale a pena ter mac.

  2. Saulo 23 de setembro de 2015 22:42

    Pelo menos a apple não tem baidu!

  3. Hevanna 14 de outubro de 2016 20:23

    Qdo eu clico (do iphone) nos links (hipertextos) de vcs, eles me levam a uma página que nao tem nada a ver. Eu gostatia de baixar o Bitdefender, mas o link aí do artigo não vai :/

  4. None 26 de novembro de 2017 0:34

    mackeeper é o maior gerador de virus do mac

  5. Patrick 27 de março de 2018 2:39

    kkkkkk mackeeper, virus em pessoa, sendo recomendado

Voltar ao topo