Surface Pro 4 e MacBook Air: Qual o melhor?
9 de outubro de 2015
Nenhum Comentário
Surface Pro 4 e MacBook Air: Qual o melhor?
Surface Pro 4 e MacBook Air: Qual o melhor?

Surface Pro 4 e MacBook Air: Qual o melhor?

Nenhum Comentário

O recente anúncio do novo híbrido de tablet e notebook feito pela Microsoft, o Surface Pro 4, mostrou que os MacBooks da Apple tem um novo concorrente de peso para enfrentar agora. Na verdade, a própria Microsoft aproveitou a ocasião para provocar a Apple, dizendo que o aparelho é no mínimo 50% mais rápido que o MacBook Air mais recente.

É claro que ainda vai demorar um pouquinho para se saber exatamente qual o poder do aparelho quando colocado em prática, já que ele só será lançado no fim deste mês. Mas considerando as informações liberadas pela Microsoft, é possível fazer um bom comparativo entre o Surface Pro 4 e MacBook Air para descobrir qual deles é o melhor. Confira!

Tela e resolução

surface pro 4 e macbook air
Hoje em dia, as telas e resoluções oferecidas por tablets e notebooks parecem ser uma das coisas mais importantes a serem consideradas, então nada mais justo do que abrir nossa lista com este quesito. O MacBook Air oferece um tela de 13,3 polegadas (infelizmente sem a tecnologia da tela retina) que não é sensível ao toque, mas que oferece resolução de 1.440 x 900 pixels.

Já o Surface Pro 4 acaba saindo na frente por disparada, com uma tela de 12,3 polegadas (perfeita para usar no modo tablet) com sensibilidade ao toque e uma incrível resolução de 2.736 x 1.824 pixels. Além disso, sua tela vem protegida com a tecnologia Gorilla Glass 4, que garante uma enorme resistência contra riscos.

Design

macbook vs surface

Na questão do design e dimensões, os dois aparelhos não são tão diferentes assim. Tanto o MacBook Air quando o Surface Pro 4 são extremamente finos, embora o laptop da Apple seja ligeiramente mais alto e largo do que o híbrido da Microsoft. É claro que grande parte disso se deve ao fato de sua tela ser um pouco maior.

De qualquer forma, é possível perceber que os dois dispositivos têm um acabamento realmente especial, com aspecto premium. Algo confirmado pelo preço sugerido para os dois, como é de se esperar. Uma grande diferença é que enquanto o MacBook obviamente tem a aparência de um laptop comum, o Surface pode ser destacado de seu teclado e servir apenas como um tablet se o usuário desejar, o que acaba trazendo mais versatilidade.

Leia também: Surface Pro 3 e iPad Pro: Qual o melhor?


Armazenamento

surface pro 4

Este é certamente um dos pontos mais importantes na hora de escolher seu dispositivo, já que nem sempre pode ser alterado facilmente. No MacBook Air, nós temos duas configurações padrão de armazenamento: o de 128 GB e o de 256 GB.

Já o Surface Pro 4 poderá ser encontrado em diversos tipos de combinações de processadores e opções de armazenamento. Para simplificar um pouco as opções, podemos dizer que será possível escolher entre 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB.

Bateria

macbook air

Por mais que o Surface Pro 4 seja melhor do que MacBook Air em muitos destes quesitos, não podemos dizer o mesmo sobre sua bateria. O notebook da Apple tem uma incrível duração de 17 horas de bateria em uso constante, enquanto o Surface Pro 4 acaba ficando para trás com suas 9 horas de duração de carga.

Isso acaba sendo compreensível pelo fato do Macbook ser um verdadeiro laptop, enquanto o Surface ainda é “apenas” um híbrido de tablet e notebook. Ainda assim, esta acaba sendo uma questão bem importante de se considerar na maioria dos casos.

Desempenho

Surface pro 4 novidades

A questão de desempenho em sistemas tão diferentes pode ser meio difícil de comparar às vezes, mas pelo menos podemos analisar os processadores dos dois dispositivos. Enquanto o MacBook Air conta com um processador Intel Core i5-525oU, já considerado da geração passada, o Surface Pro 4 conta com a nova geração de CPUs da Intel, também conhecida pelo codinome Skylake.

Os consumidores poderão escolher que processador preferem em seu novo Surface, podendo ser Intel Core m3, Core i5 ou Core i7. Só fato destas alternativas existirem já traz um grande benefício ao usuário, que não precisa ficar preso a uma alternativa existente. Não há dúvidas que o processador do Surface Pro 4 seja bom, mas como já dissemos, é preciso esperar para ver seu verdadeiro poder.

Qual o melhor?

surface pro 4 vs macbook air

No fim das contas, fica um pouco difícil de decidir qual o melhor dispositivo quando um deles ainda nem foi lançado oficialmente, mas já dá para perceber que o Surface Pro 4 tem muito a oferecer em comparação ao MacBook Air. Seja em termos de versatilidade, portabilidade ou até em poder de processamento, o híbrido da Microsoft parece estar realmente deixando o novo laptop da Apple para trás.

Outro ponto muito positivo são as opções e diversas configurações oferecidas ao usuário na hora da compra do Surface Pro 4, que ainda são extremamente restritas no caso dos produtos da Apple. Ainda assim, acaba sendo bastante algo do gosto pessoal de certos usuários, já que muita gente ainda tem pavor de trabalhar com o Windows, mesmo depois das excelentes melhorias apresentadas em sua nova versão.

De qualquer forma, o melhor ainda é esperar pelo lançamento oficial do Surface Pro 4 no fim do mês de outubro para saber se ele realmente é capaz de cumprir o que promete e se funciona tão bem na prática quanto parece na teoria!

Encontre também no AppTuts:

O que achou do comparativo entre o Surface Pro 4 e MacBook Air?

E então, gostaram da nossa comparação inicial entre o Surface Pro 4 e MacBook Air? A disputa entre os dois dispositivos é bem difícil, então, não esqueça de deixar seu comentário dizendo qual deles é seu favorito ou te chamou mais atenção!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo