Você não consegue esvaziar a lixeira do Mac? Descubra como
14 Comentários
Você não consegue esvaziar a lixeira do Mac? Descubra como
Você não consegue esvaziar a lixeira do Mac? Descubra como

Você não consegue esvaziar a lixeira do Mac? Descubra como

14 Comentários

Hoje vou ensinar a forçar seu Mac OS X a limpar sua lixeira, conheça soluções para quando o Lixo do Dock não quer esvaziar, por qualquer que seja a razão. Lista inclui dicas simples, apps e até comandos no Terminal.

Quando você arrasta arquivos ou pastas para o ícone Lixo (Trash) no Dock, o OS X não os apaga imediatamente. Assim como você pode colocar algo em uma lixeira de verdade antes do lixeiro passar, também é possível remover arquivos do Lixo até decidir se realmente quer se livrar deles de uma vez por todas (e assim recuperar o espaço de disco que estavam ocupando). Quando essa hora chega, selecione Finder > Esvaziar Lixo (Empty Trash).

Normalmente, esvaziar o Lixo é algo imediato e descomplicado. Mas em determinadas ocasiões algo pode dar errado e sua lixeira no Mac não esvaziar como esperado. O Finder pode exibir uma mensagem de erro indicando uma razão para isso (mas não como resolver o bug em questão). Caso isso aconteça com você, confira abaixo algumas soluções que pode tentar usar.

“O arquivo está em uso”

Se a mensagem de erro alega que um arquivo está em uso, feche o último aplicativo que usou para acessar o documento (se souber qual é). Então, tente esvaziar a lixeira novamente. Algumas vezes esse erro é ilegítimo – por exemplo, o Mail pode informar que um arquivo está em uso muito depois você tê-lo enviado como anexo. Mesmo que o arquivo não esteja realmente em uso, o Mail pode tratá-lo como se estivesse. Fechar o Mail, esvaziar o Lixo e então abrir novamente o Mail normalmente resolve o problema.

esvaziar a lixeira do Mac

 “O arquivo está travado”

Se a mensagem de erro informar que um arquivo está “travado”, segure a tecla Option apertada e escolha novamente Finder > Esvaziar Lixo. A tecla Option diz ao OS X para “ignorar” arquivos travados. Claro, isso fará com que o arquivo travado não seja excluído, mas existem outras formas de lidar com isso também.

Primeiramente, você pode selecionar a lixeira e executar a combinação de comandos, mantendo cada tecla apertada do inicio ao fim na sequência: Shift->Option->Command->Delete. É possível que isso seja o suficiente para limpar a lixeira, mas caso sobre algum arquivo, continue para o próximo passo.

Como forçar com aplicativos

Esses truques não vão funcionar se a mensagem de erro afirmar que você não tem permissão para apagar um arquivo, ou se não aparecer nenhuma mensagem de erro e o Lixo continuar cheio. Nesses casos, você tem algumas abordagens para adotar.


esvaziar a lixeira do Mac dicas

Existem aplicativos que você pode instalar em seu Mac OS para conseguir desbloquear arquivos travados ou mesmo descobrir exatamente o que não está permitindo que você consiga esvaziar a lixeira do Mac. Confira três das melhores opções no mercado:

OnyX

O OnyX pode ser descrito como uma ferramenta multiuso que permite seus usuários a realizar diversas tarefas, reparos e a limpeza do sistema. Ele foi desenvolvido exclusivamente para o Mac OS e é uma verdadeira mão na roda na hora de desbloquear arquivos e excluí-los permanentemente de seu Mac. Diferente de outras soluções, ele não traz consigo qualquer Malware ou Adware durante a instalação e nem mesmo solicita o cadastro do usuário.

Como se isso não fosse o suficiente, o OnyX é gratuito e pode ser baixado imediatamente através do link. Mas atenção, existe uma versão do OnyX para cada versão do Mac OS, certifique-se de baixar a correta de acordo com seu dispositivo.

Cocktail

O Cocktail é um app realmente robusto que traz uma enorme gama de recursos e ferramentas para que você possa fazer manutenção em seu próprio Mac OS. Além de desbloquear arquivos para que você consiga excluí-los sem dificuldades, ele também oferece ferramentas para reparar, limpar ou fazer verificações de disco.

Entretanto, o Cocktail infelizmente não é gratuito e custa $19 pela licença única, para um computador e usuário. Mesmo assim, antes de comprar você pode baixar o modelo demo acessando a página oficial e experimentando a solução.

Trash It

Agora, caso você realmente não queira nenhum recurso adicional e precisa exclusivamente de uma aplicação que pode ajudá-lo a esvaziar a lixeira do Mac, o Trash It certamente será a melhor opção.

Ele é um programa relativamente simples e nem um pouco robusto, mas que cumpre seu propósito: forçar a exclusão de arquivos, seja na lixeira ou em outros diretórios de seu Mac. Baixe-o gratuitamente acessando pelo link!

Truques no Terminal “Faça você mesmo”

No entanto, todos esses utilitários apenas enviam comandos ao OS X que você mesmo pode enviar pelo Terminal. Para isso, primeiro abra o Terminal (em /Aplicativos/Utilitários). Digite cd ~/.Trash e aperte a tecla Return. Então digite sudo rm -R  seguido por um espaço (não deixe o caractere do espaço de fora – é essencial). Mas ainda não aperte Return.

Em seguida, clique no ícone Lixo no Dock para abrir uma janela exibindo os conteúdos da lixeira. Selecione tudo nessa janela e arraste para a janela do Terminal. Essa ação adiciona os caminhos de todos esses arquivos e pastas ao comando rm (remover). Agora, aperte a tecla Return e digite sua senha de administrador quando solicitado. Em alguns minutos (dependendo de quanto havia na sua lixeira), o ícone Lixo deve voltar ao seu estado “vazio”.

Gostou das dicas de como esvaziar a lixeira do Mac?

Deu para aproveitar as nossas dicas para aprender como esvaziar a lixeira do Mac? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

14 Comentários

  1. Mikael 23 de junho de 2014 21:59

    Thanks, its easy and work.

  2. Sandra von Borell 29 de setembro de 2014 22:36

    Nas respostas q nos são fornecidas, deveria haver a lembrança
    de q muitos não possuem conhecimento de todo os comandos.
    SUGIRO q sejam dadas respostas mais lineares para q os iníciantes possam se desenvolver um pouco mais. Li o texto
    Acima q se reporta ao DELETAR definitivamente todo o lixo dos
    Emails e não consegui entender. Vou continuar procurando quem possa me assistir, levando q no Safari deveria encontrar a
    solução q não consegui.

  3. gilson 26 de outubro de 2014 11:00

    esvasia a lixeira

  4. gilson 26 de outubro de 2014 11:01

    esvazia a lixeira

  5. Pedro 14 de novembro de 2014 1:56

    Funcionou, mas ainda houve um item que não foi apagado.

  6. Fabio Mitsuo 4 de dezembro de 2014 19:38

    Abra a lixeira, segure as teclas: ( shift+option+command+delete )
    Abs…

  7. Vinicius 21 de abril de 2015 2:37

    Nada disto funcionou.
    Tenho uma biblioteca do iphoto com 0 bytes, que não consigo apagar de jeito nenhum da minha lixeira.

  8. Tuiza 21 de junho de 2015 5:58

    A Sandra tem razao a explicacao e muito tecnica nao e facil de se perceber mas o Fabio Mitsuo deu um dica simples e que funcionou perfeitamente, estou grato.

  9. Ricardo 30 de junho de 2015 14:52

    Acredito que o jeito mais fácil é, acessar o terminal e digitar:

    cd ~/.trash
    sudo rm -rf *

    Logo após solicitar a senha todos os arquivos serão removidos.

    • Toni 25 de outubro de 2015 11:33

      O meu arquivo nao foi removido da lixieira…

  10. GILBERTO 14 de agosto de 2015 8:28

    grande Fabio Mitsuo, finalmente deleteri o conteúdo da lixeira.

  11. chris 6 de junho de 2017 22:39

    valeu pela dica do terminal. funcionou. Obrigada

  12. Maristela Osawa 17 de fevereiro de 2018 23:34

    No meu caso, a dica do Fabio Mitsuo foi resolutiva. Muito grata!

  13. Jaime Filipe 24 de maio de 2018 18:10

    Comigo resultou na perfeição.
    Grato.
    Abraço

Voltar ao topo