WhatsApp Web vs. WhatsApp Desktop: Qual é o melhor?
16 de maio de 2016
8 Comentários
WhatsApp Web vs. WhatsApp Desktop: Qual é o melhor?
WhatsApp Web vs. WhatsApp Desktop: Qual é o melhor?

WhatsApp Web vs. WhatsApp Desktop: Qual é o melhor?

8 Comentários

Com o recente lançamento do WhatsApp Desktop, uma nova versão do app que funciona como um verdadeiro software para computadores, muita gente já passou a acreditar que o WhatsApp Web ficou obsoleto. Só que não é bem assim que as coisas funcionam, já que a versão Desktop oferece algumas desvantagens e pode não ser a melhor solução para quem quer usar o app no PC. Para saber mais e decidir qual versão combina mais com você, basta conferir a comparação abaixo!

Leia também: Como usar o WhatsApp no iPad

1. Compatibilidade

whatsapp dicas

Em primeiro lugar, é importante sabermos da compatibilidade que cada versão apresenta para seus usuários. No caso, o WhatsApp Web pode simplesmente funcionar em qualquer navegador de internet, seja em um computador (não importa o sistema operacional), em um tablet ou até um smartphone mesmo.

Já o WhatsApp Desktop funciona de maneira um pouco diferente. Como ele é realmente um software, acaba possuindo alguns requisitos para rodar perfeitamente no seu dispositivo. Por enquanto, ele pode ser instalado apenas no Windows 8, Windows 10 e Mac. Fora isso, o programa não exige tanto e mesmo computadores um pouco mais antigos podem rodá-los sem grandes problemas.

2. Instalação

A instalação das duas versões é um pouco diferente, mas funciona praticamente do mesmo jeito. O WhatsApp Desktop precisa ser baixado diretamente no site oficial do aplicativo (basta clicar aqui para acessá-lo) e instalado em seu computador em seguida. Feito isso, você escaneará um código QR exatamente da mesma maneira que é feito com o WhatsApp Web.

Falando nela, a versão Web requer que você simplesmente acesse o site oficial (clique aqui para acessá-lo) e leia o código QR com a câmera do seu smartphone. Para PCs mais limitados, o WhatsApp Web acaba sendo bem mais leve, mas é preciso ter bastante cuidado para não deixá-lo aberto em qualquer lugar.

3. Utilização

Em termos de utilização e visual, as duas versões são praticamente idênticas. Isso pode ser bom para aqueles que preferem algo mais prático, mas decepcionante para quem esperava uma versão diferenciada para o software de desktop.


No caso, parece que a versão Web foi simplesmente copiada e transformada na versão Desktop sem mudanças ou novidades funcionais. Enquanto apps como o Telegram possuem apps de desktop que funcionam de maneira individual, o WhatsApp Desktop depende totalmente do seu smartphone.

4. Notificações

Whatsapp PC

Se formos pensar em notificações, é claro que o WhatsApp Desktop tende a se sair bem melhor, já que exibe que você recebeu mensagens novas de um chat em seu ícone na barra de tarefas. Isso acontece de forma nativa e você ouve um leve som sempre que uma mensagem nova é recebida. Mas se as notificações estiverem atrapalhando, não hesite em aprender como desativar as notificações no WhatsApp Desktop!

No caso do WhatsApp Web, você também pode receber notificações direto no seu navegador, mas é preciso habilitar este recurso, como apresentamos neste tutorial. Se preferir algo mais simples e prático neste aspecto, sugerimos que utilize a versão de Desktop mesmo.

5. Necessidade do celular

Como já mencionamos acima, o WhatsApp Desktop ainda precisa do seu smartphone ligado e conectado à internet toda hora para funcionar corretamente. Isso significa que seu celular precisa estar sempre conectado na internet para que você possa usar o WhatsApp no computador, seja para receber ou enviar mensagens.

Isso pode realmente atrapalhar seu uso do app, principalmente em situações que não puder usar o smartphone. Só por isso, é difícil ver grandes vantagens desta versão em comparação com o WhatsApp Web.

6. Performance

Em questão de performance, fica difícil de avaliar objetivamente, já que depende muito de onde e como cada pessoa utilizaria as duas versões do WhatsApp. Dizemos isso porque muita gente já está enfrentando problemas com a versão Desktop, dizendo que ela deixa o PC mais lento e travado.

O problema é que isso também pode ser enfrentado por quem utiliza a versão Web, especialmente no Google Chrome, já que este navegador é conhecido por utilizar muita RAM e deixar o PC bem lento e pouco funcional em certas situações. Nossa melhor sugestão é que você experimente um pouco dos dois e veja o que se encaixa melhor no seu dispositivo.

7. Praticidade

whatsapp desktop

Por fim, também há a questão de praticidade. Se um lado você pode simplesmente abrir o WhatsApp no seu navegador sem ter que instalar nada, também pode ser prático ter o programa de maneira fixa no PC. De qualquer forma, como já dissemos antes, as duas versões funcionam exatamente da mesma maneira e depende mais do usuário saber como prefere usar o app.

Se você o utiliza de maneira mais casual, a versão Web pode ser suficiente, mas sempre tenha precaução para não deixar suas conversas expostas em computadores públicos com isso. Agora, se você é um usuário assíduo do app de conversas e precisa utilizá-lo todos os dias, talvez seja melhor contar com o software para PCs. Assim, você terá mais controle das notificações e não tem que se preocupar tanto com a privacidade.

Prefere o Whatsapp Desktop ou Web?

Deu para escolher seu preferido com essas informações e comparações sobre o WhatsApp Desktop e o WhatsApp Web? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que acha de cada versão e qual delas usa no dia a dia.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

8 Comentários

  1. Teste 11 de novembro de 2016 1:28

    Olá, na versão Desktop conseguimos abrir a mesma conta em mais de uma máquina?

    • Lucas 9 de junho de 2017 10:15

      Não… vc só pode usar um recurso por vez… ou seja… se estiver logado no whatsapp de desktop n podera usar whatsapp em outra maquina ou até mesmo no whatsapp web!

    • João VItor Sarmento 21 de junho de 2017 20:11

      dá, mas não simutaneamente

  2. FRED 20 de junho de 2017 10:05

    Whatsapp Desktop ou Web qual usa MENOS MEMORIA?

  3. João VItor Sarmento 21 de junho de 2017 20:09

    sem contar que o whatsapp desctop tem mais atalhos de teclasdo, principalmente para nós que somos deficientes visuais. outra coisa boa é que não precisa se preocupar com a limpesa do histórico do navegador, pois não acontecerá de ter que escanear o código novamente. aproveitando a deixa, caso algum dv (deficiente visual) leia isso, aí vaia dica de como escanear o codigo. em notebook, só colocar a tela do note em pé, apoiar o cel no início do botão esquerdo do toushpad com a câmera virada pra tela e ir arrastando devagar rpa direita até vibrar. no casod o munitor basta ir amis ou menos rpo meio da tea do pc. só não grude o celular na tela se não não dá certo

  4. Vinicius Afonso Santana 11 de novembro de 2017 16:28

    Já temos estatísticas sobre o volume de acessos por dispositivos? Digo, add x desktop.
    Acho que é meio cedo ainda, né?

  5. Neide 20 de fevereiro de 2018 11:09

    Qual é mais seguro quanto a invasão e vírus, WhatsApp web ou desktop?

  6. Lucas 6 de março de 2019 4:42

    As conversas do whatsapp web mantinhas pode esta bagunçada?

Voltar ao topo