Algoritmo do Instagram: como funciona?
Nenhum Comentário
Algoritmo do Instagram: como funciona?
Algoritmo do Instagram: como funciona?

Algoritmo do Instagram: como funciona?

Nenhum Comentário

O algoritmo do Instagram é capaz de gerar mais pesadelos do que filmes de terror para quem trabalha com mídias sociais.

Ideias de posts feitos sem muito cuidado podem acabar se tornando virais, enquanto é possível que publicações bem trabalhadas amarguem pouco engajamento no Instagram. Algumas vezes, pode parecer que não sabemos como funciona uma rede social.

Esse mistério, porém, é mais mito que verdade. Por mais que o segredo por trás do algoritmo do Instagram e do Facebook seja mais protegido que a Área 51 (não dá para fazer corrida Naruto para distrair o Zuckerberg), entender como a rede social funciona não é tão difícil assim, mesmo com as constantes mudanças.

É mais fácil falar do que fazer, entendemos. Por isso, vamos te ajudar a descobrir como funciona o algoritmo do Instagram e te dar maiores chances de aparecer no feed dos seus seguidores!

Como opera o algoritmo do Instagram

De maneira semelhante ao Facebook, o Instagram ordena os posts do seu feed e Stories de acordo com os assuntos que ele prevê que você irá interagir. Essas interações podem ser um like, comentário, salvar o post para ver depois e até mesmo o fato de você parar a tela para ler uma legenda é considerada.

algoritmo instagram inicio

Depois dessa previsão, ele irá ranquear os posts de perfis que te seguem, baseado no engajamento desses usuários. Ou seja, quantos mais destas interações uma publicação tiver, maiores as chances de que ela aparecerá no seu feed.

O último critério, mas não necessariamente menos importante, é a sua relação com os usuários que segue. Quanto mais você interage com um usuário em particular, maiores são as chances de que as publicações dele apareçam nas primeiras posições.


Mas como fazer com que seus posts apareçam no topo do feed dos seus seguidores no Insta?

Consistência é a palavra-chave

Não apenas o algoritmo do Instagram, mas o de qualquer rede social funciona com base na sua constância de conteúdo. Isso não significa que precise postar diversas vezes ao longo do dia, embora ao menos um post por dia seja recomendado.

Se puder fazer mais sem sacrificar a qualidade das publicações, não hesite em publicar. Mas se pretende apenas postar por postar, o melhor é não forçar a barra para não comprometer a qualidade.

A melhor dica para manter a consistência de postagens é criar um calendário mensal com as publicações que pretende fazer. A cada post que criar, use uma dessas ferramentas para programar posts no Instagram e deixe-as agendadas para não correr o risco de esquecer o horário de publicação.

Cultive seus relacionamentos

O algoritmo do Instagram não considera apenas a qualidade dos seus posts, mas o seu próprio comportamento na rede. O que isso significa?

Que a maneira como você interage com outros posts no Instagram também pode ajudar (ou atrapalhar) o alcance das suas próprias publicações. Lembra quando falamos que, quanto mais interagir com um usuário específico, maiores são as chances de seus posts aparecerem no feed dele e vice-versa?

É exatamente por causa disso que, além de postar com consistência, não deve esquecer de interagir com outras publicações na rede social. De preferência, com posts que atinjam o mesmo nicho que o seu.

Se ainda não segue muitos usuários do mesmo nicho no Instagram, você pode buscar por hashtags populares dentro dos assuntos que aborda. Para te ajudar nessa tarefa, não deixe de conferir nossas indicações de ferramentas para encontrar as melhores hashtags para o seu negócio e essa lista com as hashtags mais populares!

aprenda como usar as hashtags

Dica: lembre-se também de responder comentários feitos em suas publicações, eles contam para aumentar seu engajamento!

Saiba qual o melhor horário para postar no Instagram

Uma atitude que pode melhorar suas interações e te favorecer com o algoritmo do Instagram é publicar quando a maioria dos seus seguidores estiverem online. Se possui uma conta para negócios, pode conferir os dias e horários com maior acesso na área de métricas do Instagram.

Postar nesses horários aumenta as chances de receber mais curtidas e comentários na publicação além de outros tipos de interação.

Dica: Veja todos os macetes para saber qual o melhor horário para postar no Instagram!

O que é considerado uma interação no Instagram?

Já mencionamos quais são os tipos de interação que podem te ajudar a aparecer no topo dos feeds de seus seguidores. A maioria dos usuários acredita que apenas as curtidas e os comentários contam como engajamento, mas isso não é verdade.

Quase tudo o que faz no Instagram conta como engajamento, como pode ver na lista abaixo:

  • Curtidas: o mais comum no Insta, você curte ao tocar duas vezes no post ou no coração logo abaixo. É uma forma de engajamento que, apesar de comum, é uma das que menos conta como interação, apesar da pressão social dos likes;
  • Comentários: se quer oferecer maior engajamento para ter retorno com o algoritmo do Instagram, não tenha medo de comentar nas publicações. Claro, não vá fazer comentários apenas com emojis ou com frases genéricas como “top” ou “muito bom!”. Distribuir comentários dessa maneira pode fazer com que o Insta te interprete como um bot;
  • Parar para ler uma legenda: não há nenhum botão para isso, mas o Insta também entende uma publicação como relevante caso os usuários parem para ver o que está escrito em um post. Por isso é importante saber escrever boas legendas para o Instagram;
  • Ativar notificações de publicação: essa opção pode ser acionada no menu com três pontos ao lado de um post. Ao escolher ativar as notificações de uma publicação, você sinaliza ao algoritmo do Instagram que aquele conteúdo é relevante, aumentando as chances de posts semelhantes aparecerem no seu feed.

interaja para melhorar suas chances

Use seu conhecimento sobre o algoritmo do Instagram!

Agora que já entende um pouco mais sobre como o algoritmo do Instagram funciona, chegou a hora de testar seus novos conhecimentos e programar seus primeiros posts com todas as informações que agora tem em mente.

Para agendar publicações no Instagram de maneira fácil e rápida, recomendamos que conheça o Bume!

Além de permitir agendar posts para o Insta e também para os Stories, o Bume é uma ferramenta completa para gerenciar seu Insta. Ele pode gerar relatórios sobre seu perfil no Instagram e enviar mensagens automáticas a novos seguidores.

O melhor de tudo: você pode testá-lo GRÁTIS durante 5 dias! Para isso, clique no link para se cadastrar agora e já começar os testes!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo