Como fazer sorteios no Instagram: 12 Aplicativos Essenciais
12 de abril de 2018
2 Comentários
Como fazer sorteios no Instagram: 12 Aplicativos Essenciais
Como fazer sorteios no Instagram: 12 Aplicativos Essenciais

Como fazer sorteios no Instagram: 12 Aplicativos Essenciais

2 Comentários

Uma das melhores estratégias para ganhar seguidores é realizando sorteios no Instagram. Isso faz com que seus seguidores se sintam encorajados a publicar conteúdo sobre sua marca e a divulgar sua página no Instagram.

No entanto, é necessário que siga algumas regras para que o seu sorteio no Instagram gere os resultados esperados. E uma das formas de você ser bem sucedido nos seus sorteios é usando aplicativos. Eles vão ajudar você a fazer o seu sorteio de forma mais tranquila e acertada.

Sorteios no Instagram podem ser fantásticos…ou não!

Existem muitas contas que aumentam o seu engajamento no seu perfil através do sorteios no Instagram. Porém, existem outras que geram sérios problemas ao fazerem este tipo de competição. E se você não quer vir a ter problemas com sorteios, leia com muita atenção as próximas linhas..

Em primeiro lugar, é importante que saiba que existem regras do próprio Instagram. Estas regras, dizem o que você pode e não pode fazer. Elas não são muito complexas, mas é sempre importante que você dê uma lida e você pode encontrar isso aqui.

A segunda dica está relacionada com o prêmio. Qual prêmio você vai oferecer? Já pensou nisso? Muita gente acaba oferecendo prêmios que não têm qualquer relação com seu negócio.

Se você vende artesanato, não fique sorteando iPhones ?

Sorteie algo relacionado com a sua marca. Vende os melhores celulares do mundo? Sorteie capinhas. Vende materiais esportivos? Sorteie um par de tênis.

Outro detalhe: se você quer ter um bom resultado com o sorteio, faça algo único! Não ofereça um prêmio mais ou menos só porque é um sorteio. Ofereça algo realmente único para que as pessoas se sintam motivadas a participar!

Regras são importantes nos sorteios do Instagram

Quando vai fazer um sorteio, outro detalhe que deve deixar bem claro são as regras. Quando for fazer um sorteio, faça um post anunciando essas regras. Elas devem responder às seguintes perguntas:

  • Quando começa e quando termina o sorteio?
  • Ele é um sorteio apenas para a sua cidade/Estado ou é para todo o país?
  • Quantas pessoas vão ganhar?
  • Será um sorteio ou você é que vai escolher o vencedor?
  • Como vai ser anunciado o vencedor?
  • Como as pessoas vão fazer para participar?

Outro detalhe que você deve levar em consideração é que, se você exigir que a pessoa se marque num post ou use uma hashtag, a conta dela deve ser pública. Caso contrário você não vai conseguir ver o post dela (falaremos mais a fundo sobre isto lá na frente). 

Aqui fica o exemplo de uma descrição que você pode usar quando for sortear:

“Meninas! Estamos sorteando três pares de tênis Adidas para vocês! O sorteio vai começar no dia 3 de setembro e terminar no dia 6. Ele é válido para todo o Brasil e para você participar precisa de:

  • Marcar 2 amigas nos comentários que devem receber os tênis com você
  • Você e suas 2 amigas devem seguir a nossa conta

Selecionaremos um dos comentários através de um sorteio. Outra regra importante: cada pessoa só pode fazer um único comentário. No dia 7, às 16 horas, anunciaremos a conta vencedora pelos nossos stories. Fique atenta e boa sorte! :)”

Se quiser, sinta-se à vontade para copiar e colar a estrutura deste texto e usar :)

Usar hashtags e marcar a marca em sorteios..cuidado!

Repare que, no exemplo acima, falei em marcar pessoas nos comentários. Existem marcas que preferem usar hashtags ou pedirem para os clientes marcarem a marca num post para poderem participar. São estratégias diferentes, nada contra, mas…

Quando você pede que alguém use hashtags ou marque sua marca nos posts dela, é muito importante que deixe bem claro que a conta precisa ser PÚBLICA. Já vi várias marcas tendo problemas porque os participantes usavam a hashtag mas a conta do participante era privada, o que fazia com que a marca não conseguisse visualizar o post.

Já postei meu sorteio. Como divulgo?

Muitas pessoas que fazem sorteios no Instagram se sentem frustradas, pois sentem que fazem o sorteio e poucas pessoas participam. Existem algumas formas de fazer com os seus sorteios cheguem a mais pessoas. Aqui vão algumas dicas:

  • Não faça um único post falando do sorteio, faça vários!
  • Use os stories do Instagram para promover o seu sorteio! Se quer saber tudo sobre os Stories, confira o nosso post com o guia completo sobre o Stories
  • Coloque o seu sorteio nos destaque do Instagram
  • Use as suas outras redes sociais para levar pessoas para o seu sorteio (Facebook, Twitter, etc)

Outra boa dica para divulgar o seu sorteio é fazer um anúncio pago. Ao fazer um anúncio pago, você investe apenas alguns reais, mas faz com que seu post chegue a milhares de pessoas.

Para usar os anúncios, você precisa de, em primeiro lugar, ter um conta comercial no Instagram. Se não sabe o que é, dá uma olhada neste nosso artigo sobre como ganhar seguidores no insta. Lá falamos sobre ela.

Depois de ter a sua conta comercial, em baixo de cada post terá um botão azul que diz Promover. Para explicar como Promover um post, vou usar uma imagem meramente ilustrativa do meu Instagram (aliás, se quiser me seguir para receber mais dicas de Insta clique aqui):

fazer-sorteio-instagram.png

De seguida, virão alguns passos para criar seu anúncio. Neste aqui vamos definir para onde vamos levar as pessoas após elas visualizarem o nosso anúncio. No caso de sorteio, recomendo que selecione a opção Perfil:

fazer-sorteio-instagram-promover

Depois, vamos à segmentação, ou seja, para quem vai aparecer o seu anúncio. Escolha primeira opção: Automático:

dicas-sorteio-instagram

Depois, defina quanto vai gastar e durante quanto tempo:

estrategias-sorteio-instagram

Por último, escolha a forma de pagamento.

dicas-para-fazer-sorteios

Pronto, em poucos minutos o Instagram já está divulgando o seu sorteio a mais pessoas!

Não caia no exagero dos sorteios

Outra dica muito importante é a de não cair no exagero dos sorteios. Faça sorteios de vez em quando no seu Instagram. Caso fique fazendo sorteios de forma consecutiva, pode atrair seguidores que só estão interessados em receber coisas gratuitas e nunca vão comprar de você.

Sobre este tema, a Ana Tex tem um vídeo muito interessante onde ela fala sobre isso. Vale a pena conferir. Ele está aqui.

12 Aplicativos para fazer sorteios no Instagram

Agora sim, depois de dadas as dicas, vamos passar aos aplicativos. Vamos falar sobre alguns apps brasileiros e estrangeiros, uns gratuitos e outros pagos. Você não precisa de todos eles, mas ficam aqui para seu conhecimento e caso possa vir a ser útil :)

1. SorteioGram

Uma ferramenta brasileira bastante simples que vai ajudar você a fazer sorteios. Nela, você apenas precisa de colocar o @ da sua conta do Instagram e o seu email. Depois, ela vai puxar todos os seus posts. Agora, é só selecionar qual o post e sortear o comentário que estiver nele. Extremamente simples e pode conferir aqui.

2. Sorteador

Este site não é tão focado como o anterior para Instagram, mas mesmo assim pode quebrar um galho. Nele, você insere um intervalo de números (de 1 a 100 por exemplo) e ai ele escolhe um aleatoriamente. Não será muito útil se tiver um grande número de comentários. Mas, se tiver poucos, quebra um galho. Pode conferir ele aqui.

3. Wishpond

Também uma das ferramentas mais completas para fazer sorteios no Instagram, o Wishpond também pode ser usado em sua Fan Page do Facebook, perfil no Pinterest e em seu site. Praticamente todo tipo de sorteio e competição pode ser feito através do aplicativo, seja disputa de fotos – até mesmo competições só para as legendas das fotos pode ser feita! – e vídeos, hashtags ou texto, entre muitos outros.

Na área de sorteios, o Wishpond traz promoções feitas através de enquetes, indicação de amigos e cupons de desconto. Clique no link e confira o que o Wishpond tem a oferecer.

fazer-sorteios-no-instagram-wishpond

4. Heyo

Outra plataformas bastante versátil para fazer sorteios no Instagram. Seu design também é voltado para atender usuários que acessam os sorteios através dos dispositivos móveis, tornando-o uma das melhores opções para o Instagram, já que ele é maioritariamente acessado pelos smartphones.

O Heyo permite criar competições de fotos ou vídeos, entregar cupons de descontos, sorteio de itens gratuitos e promoções para quem indica um amigo, entre outros. O software é pago, mas conta com 7 dias de testes gratuitos. Saiba mais sobre o Heyo através do link.

5. WooBox

Um conglomerado de aplicativos para fazer sorteios no Instagram ou outras redes sociais, o WooBox permite fazer quase todo tipo de promoção. Além de simplesmente sortear itens, os apps contidos em seu plano de assinatura também permitem sortear cupons de descontos, criar competições de fotos ou vídeos, quizzes e enquetes, entre diversos outros.

fazer-sorteios-no-instagram-woobox

Não há limite de fãs que podem participar do sorteio e, caso se torne um assinante, terá acesso ilimitado a todos os apps. Clique no link para conhecer todas as funcionalidades do WooBox.

6. ShortStack

Com integrações para fazer sorteios no Instagram e Facebook, o ShortStack permite criar sorteios através de hashtags próprias no Instagram. Além da criação de sorteios e competições, o aplicativo traz cerca de 90 modelos para começar a criar sua campanha, possui ferramentas analíticas próprias para analisar o quanto seu perfil cresceu por conta do sorteio e a possibilidade de aumentar as chances de um seguidor vencer caso indique um amigo. Confira a lista completa de funções do ShortStack acessando o link.

fazer-sorteios-no-instagram-shortstack

 

7. AgoraPulse

Um gerenciador de mídias sociais, o AgoraPulse também possui um módulo dedicado à criação de sorteios nas redes sociais, inclusive o Instagram. Ele permite a seus assinantes criar sorteios e competições fotográficas, quizzes e oferecimento de cupons de desconto.

A vantagem é que, apesar de ser mais caro que as opções acima, o aplicativo acaba entregando também suas funcionalidades para administrar suas páginas e perfis. Acesse o link e saiba mais sobre o AgoraPulse.

fazer-sorteios-no-instagram-agorapulse

8. Tradable Bits

Especializado na área de músicas e esportes, o Tradable Bits é uma plataforma de marketing digital que também permite o sorteio de itens gratuitos para seguidores no Instagram. Ele também oferece a possibilidade de sediar enquetes e competições fotográficas, promoções e quizzes.

fazer sorteios no Instagram

O TradeBits possui opção de plano gratuito e pago, mas vale lembrar que apenas sorteios comuns podem ser feitos gratuitamente. Acesse o site do Tradable Bits para saber mais detalhes sobre a plataforma.

Aplicativos para criar imagens para sorteios

Qualquer sorteio precisa de uma imagem bacana, certo? Se você não é designer, existem vários aplicativos que podem facilitar a sua vida na hora de criar uma imagem para um sorteio. Vou listar alguns deles que vão ajudar você:

  • 10. Canva – Ele está disponível tanto para web como para android e iphone. Saiba tudo sobre ele aqui.
  • 11. Spark Post – Parecido ao anterior. Tem algumas opções diferentes de imagens e geralmente uso um dos dois. Confira ele aqui.
  • 12. Bazaart – Mais um app extremamente útil para criar imagens. Pode baixar ele para iPhone aqui.

Se quiser conferir mais apps para criar imagens, confira o nosso post sobre aplicativos para imagens pelo celular.

Saiba mais sobre o Instagram e mídias sociais no AppTuts:

Já havia usado algum dos apps para fazer sorteios no Instagram?

Agora que já conhece alguns dos melhores exemplos de aplicativos, chega a hora de testá-los e comparar seus resultados. Qual deles teve mais facilidade de usar? Qual trouxe mais crescimento e engajamento para seu perfil na rede social? Comente conosco!

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. Carlos Alexandre Silva Medeiros 7 de agosto de 2018 20:15

    Queria Ganha Uns Dinheiro Com Esses Sorteios..

Voltar ao topo