Biografia no Instagram como fazer? 7 Passos essenciais
10 de setembro de 2018
4 Comentários
Biografia no Instagram como fazer? 7 Passos essenciais
Biografia no Instagram como fazer? 7 Passos essenciais

Biografia no Instagram como fazer? 7 Passos essenciais

4 Comentários

Se você deseja fazer dinheiro com o Instagram, ter uma Biografia bem preenchida é essencial. Ao contrário do que acontece no Facebook, em que os usuários nem visitam muito as Bios uns dos outros, no Insta o processo é diferente: praticamente todos os usuários prestam atenção à Bio antes de seguirem. Agora a grande questão é: Como fazer uma Biografia no Instagram? É sobre isso que vamos falar neste artigo.

Prepare seu celular, coloque ele do lado e abra a sua conta. As dicas vão ser várias e extremamente úteis. E se gostou, já sabe: no final deixe o seu comentário!

Estudando a anatomia da biografia no Instagram #1

Antes de preencher sua Bio, você precisa entender como ela funciona e como está organizado o seu perfil. Veja a imagem abaixo:

anatomia da biografia no Instagram

  1. Aqui vai ficar o nome da sua empresa. É importante que ele seja estratégico pois ele vai influenciar quando as pessoas fizerem buscar no Instagram. Falaremos sobre isso mais na frente.
  2. Aqui é a categoria da sua conta. Isso vai ajudar o Instagram a recomendar a sua conta para outras pessoas.
  3. A descrição também deve conter as palavras chave que vão ajudar o Instagram a recomendar a sua conta no caso de alguém pesquisar sobre o tema
  4. Agora, na biografia do Instagram você consegue inserir hashtags. Também falaremos sobre isso mais à frente.
  5. Aqui você consegue colocar o link. Esta é uma das 3 formas de colocar link no Instagram
  6. Aqui fica o endereço do seu negócio, caso ele exista

Como editar a biografia no Instagram? #2

Para trocar a sua bio é extremamente simples. Entre na sua conta e clique em Editar Perfil:

editar biografia do Instagram

Depois, vão aparecer várias opções. Vamos falar sobre cada um delas:

Nome e Nome de usuário #3

O nome é o primeiro ponto de contato com a sua conta. E ele também serve para ajudar o usuário a encontrar a sua conta quando ele realizar buscas. Os emojis podem ser uma bela ajuda e podem ser colocados no lado do seu nome para chamar mais a atenção.

Veja na busca que eu fiz por Celular.

buscas no nome da biografia

Repare em quais contas chamam mais a atenção..Já reparou? Vou dar uma ajuda:

emoji na biografia do Instagram

As contas que mais chamam a atenção visualmente são aquelas que têm emojis no seu nome. Segundo um estudo da Return Path, os Emojis podem aumentar até 24% as taxas de leitura do seu conteúdo.

Existe uma variedade grande de Emojis que pode colocar no seu nome. Desde que tenha alguma relação com o seu negócio, qualquer um deles é uma opção válida.

Há quem também goste de usar maiúsculas para chamar a atenção. Ao invés de ter a minha conta como Luciano Larrossa poderia ter LUCIANO LARROSSA. Pessoalmente não gosto, mas certamente pode dar resultados se fizer sentido para você.

Outra dica é usar um nome temático. Repare no exemplo da Joyce na nossa imagem:

nome tematico instagram

O nome dela é Joyce Pessanha. Mas o nome da conta é tudopelocelular. Qual o motivo disso? É simples: na sua conta do Instagram, a Joyce fala sobre como você fazer tudo pelo celular. E para ela ser encontrada quando alguém pesquisar por celular, ela tem como nome na conta dela tudopelocelular.

Vou dar outro exemplo…

Imagine que você vende Jóias em Campinas. Ao invés de ter o nome da sua marca, você poderia ter como nome da conta Joalheria em Campinas. Desta forma, se você seguisse alguém, essa pessoa saberia rapidamente qual é o seu negócio.

Outra coisa que pode fazer com seu nome é usar uma fonte diferente na biografia do Instagram. Tal como acontece nesta conta:

fonte diferente na biografia do Instagram

Repare como o dela é diferente. Você pode gerar o seu nome com uma fonte diferente neste site aqui. Mas não recomendo que você faça, pois pode dificultar a vida do algoritmo do Instagram na hora de pesquisar pelo seu nome.

Como conseguir selo azul no nome do Instagram?

#4

Se você reparar, as contas de pessoas famosas têm um selo azul ao lado do nome. Isso significa que são contas verificadas pelo Instagram, o que acaba passando mais autoridade e confiança.

A grande pergunta é: você também pode ter esse selo azul? Bom, sim e não…Vamos falar um pouco sobre isso.

Há pouco tempo, o Instagram liberou a possibilidade de pedir para que verifiquem a sua conta. Com ela verificada, você ganha o selo azul. Se quiser saber como fazer isso, confira nosso artigo sobre como conseguir o selo azul do Instagram.

O grande problema é que esse selo azul está dependente da aceitação do Instagram. Quando você pede o selo azul pelo passo a passo que explicamos no artigo anterior, você tem que enviar documentos e só depois os funcionários do Insta decidem se aprovam ou não.

Aviso já: as chances de você ser aprovado são, neste momento, pequenas. Mas como é algo gratuito, tente sua sorte e espere que algum funcionário da rede social esteja bem disposto e aceite sua solicitação :)

Descrição da biografia #5

Tal como no nome, na descrição o Instagram também usa as palavras chave para ajudar o seu perfil a aparecer nas buscas. Por isso é importante que você insira na sua descrição palavras relacionadas ao seu negócio.

Se você não é alguém conhecido, a primeira pergunta que você tem que responder na sua Bio é: quem é você?

No meu caso, tenho a seguinte Biografia:

Autor do livro Facebook para Negócios, Ebooks, cursos e dicas sobre Mídias Sociais. Clique no link abaixo ⬇️⬇️⬇️ #facebookparanegocios

Repare que tenho a palavras “Mídias Sociais” e “Facebook para Negócios”. Elas são essenciais no meu trabalho e por isso foram incluídas no texto.

Outra coisa que você pode fazer na sua descrição é inserir as hashtags relacionadas ao seu negócio. No meu caso, tenho #facebookparanegocios, que é a hashtag do meu livro e usada no meu ramo de atividade.

Se você ainda não sabe quais hashtags usar, recomendo que leia o nosso artigo com 6 ferramentas para encontrar as melhores hashtags ou também confira quais são as hashtags mais usadas.

Aqui na descrição você também pode colocar outros dados de contato como o telefone ou o email. Isso vai ajudar as pessoas que queiram comprar os seus produtos ou serviços a entrarem em contato com você.

Visualmente, emojis também são uma boa opção e podem tornar a sua descrição mais colorida (o que acaba por chamar a atenção).

Outra coisa que pode fazer na sua biografia é colocar espaçamento entre as frases. Repare como vou deixar a minha Bio bem mais alinhada se comparada à imagem anterior:

biografia instagram alinhada

Se você tentar dar estes espaços no Instagram pelo celular, você vai ver que ele não deixa dar esse espaçamento.

O segredo é copiar o seu texto da Bio para o bloco de notas – independentemente de você usar iPhone ou Android – e lá no bloco de notas dar os espaços. Depois, copie o texto com espaços do bloco de notas e pronto: a sua biografia do Instagram já tem espaçamento.

Outra forma de dar esse espaçamento é editando a sua bio no computador. O Instagram aqui permite que você use espaços! Abra o Instagram no computador e clique em editar perfil e pronto, você já conseguirá usar os espaços!

Detalhe: na Bio do Instagram só cabem no máximo 150 caracteres. Use o seu espaço com inteligência :)

Quais informações deixar na Bio? #6

Além destas dicas, na descrição da sua Bio tente deixar estas informações:

  • De qual cidade/país você é
  • O que você faz
  • O que você vende
  • Se a pessoa deve entrar em contato por direct com você

Por último, você tem que colocar um Call to Action. Um Call to Action é um pedido para as pessoas fazerem algo. Quer que ela baixe um ebook? Peça isso na descrição. Quer que ela envie um email? Peça isso. Quer que ela visite o seu site? Deixe isso claro.

No meu caso, eu deixo bem claro o meu Call to Action: “Clique no link abaixo para saber mais”

Como colocar o Link na sua Bio do Instagram? #7

Agora vamos à parte que muitas pessoas que têm um site adoram: a hora de colocar o link na Bio. Infelizmente, o Instagram apenas permite que você coloque um único link na sua Bio e nada mais. Porém, existem um truque para colocar mais links e vou te explicar qual..

Para usar este truque você tem usar o site Linktree. Com este site, você consegue colocar num único link, vários links. Veja o que acontece no meu caso. Ao clicar no link da minha biografia, o usuário é direcionado para uma página com mais links:

varios links na bio do Instagram

Cada botão verde destes é um link. Faça o teste: entre no meu perfil aqui e clique no link que está na minha bio.

Aqui na Bio ainda temos outro detalhe importante que é a nossa foto de perfil. Bom, aqui na há muito a fazer. Opte por usar o seu logo ou, se você for uma marca pessoal, uma foto do seu rosto. Se você ainda não tem logo, este artigo com aplicativos para criar logomarca vai ajudar.

Pronto para editar a sua biografia no Instagram?

Se você seguiu todos os passos neste artigo, ótimo! A sua biografia estará bem próxima de começar a gerar resultados. Se precisar, releia o texto e aplique todos os conceitos. A biografia não é algo estático: você pode ir mudando ela com o passar do tempo e fazer testes para ver o que gera mais resultados.

Lembre-se que ela é o primeiro ponto de contato com seus seguidores e pode fazer a diferença na hora da pessoa decidir se vai seguir você ou não!

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

4 Comentários

Voltar ao topo