Como conseguir seguidores no Instagram Rápido: 17 dicas
7 de fevereiro de 2019
Nenhum Comentário
Como conseguir seguidores no Instagram Rápido: 17 dicas
Como conseguir seguidores no Instagram Rápido: 17 dicas

Como conseguir seguidores no Instagram Rápido: 17 dicas

Nenhum Comentário

Está começando um negócio digital e ainda não descobriu como conseguir seguidores rápido no Instagram? Os primeiros passos normalmente são os mais difíceis e é comum se sentir perdido.

Mas isso não significa que é hora de desistir de impulsionar seus negócios na rede social que mais cresce no planeta!

Existem diversas formas de aumentar seu alcance e fechar negócios através do Instagram. O fato de poder fazer sua divulgação gratuitamente (a não ser que opte por criar anúncios no Instagram), pode ser uma grande aliada.

Para que saiba como conseguir seguidores no Instagram de diversas maneiras – inclusive com ideias de posts! -, separamos nesse artigo 20 dicas de negócios para tornar seu perfil relevante. Confira abaixo e comece já a traçar sua estratégia nas redes sociais!

1. Apps para ganhar seguidores é uma boa ideia?

Antes de começarmos a citar dicas de como ganhar seguidores no Instagram, precisamos falar de uma questão polêmica. Ao pesquisar sobre o tema, você provavelmente já soube sobre apps que te ajudam a aumentar seu número de seguidores na rede social.

Existem dois tipos de aplicativos do gênero e nessa dica falaremos sobre a primeira opção, que são os aplicativos de interações automáticas no Instagram. Esses apps permitem que curta posts e siga (ou deixe de seguir) perfis de acordo com hashtags, localização e perfis de concorrentes. Essas configurações são feitas por você.

Se começou um negócio em uma cidade pequena, por exemplo, pode utilizar o filtro de localização para que esses apps sigam e curtam posts de perfis que também estão localizados nessa cidade.

Ficou interessado nesse tipo de app? Então confira alguma das melhores opções do mercado:

  • Gerenciagram: teste grátis durante 5 dias. Clique no link para acessar;
  • Bume: também oferece 5 dias de testes gratuitos. Acesse o link para testar;
  • Perforgram: garante crescimento do seu perfil em até 15 dias ou devolve seu dinheiro. Conheça através do link;
  • Instaeasy: também oferece garantia de 30 dias para novos assinantes. Clique no link para saber mais;
  • SocialGram: permite teste grátis de 5 dias. Veja mais acessando o link;

Para conhecer as principais funções dessas plataformas, confira nosso texto com os 15 melhores aplicativos para ganhar seguidores no Instagram!

2. Comprar seguidores é uma boa ideia?

Aprender como conseguir seguidores no Instagram é algo que pode ser lento e demorado, principalmente quando falamos em usuários reais, dispostos a se engajar com seu conteúdo. Por isso, a tentação de apelar para táticas como comprar seguidores pode surgir.

Porém, é importante lembrar que seu número de seguidores não representa seu número de vendas. Ou seja, comprar seguidores é como se estivesse a contratar uma multidão para frequentar sua loja, mas que não efetuam nenhuma compra. Acreditamos que esse não é seu objetivo com o Instagram, correto?

Por isso, haja o que houver, não compre seguidores! Além do motivo que expliquei acima, conheça outras razões para não comprar seguidores no Instagram no artigo.

3. Defina sua conta como comercial e pública

O Instagram oferece algumas opções de contas para seus usuários. Você pode ter uma conta pessoal ou comercial, além de definir que ela seja pública ou privada.

Se a sua intenção é aprender como conseguir seguidores no Instagram para alavancar seus negócios, o ideal é que sua conta seja comercial e pública. Por padrão, novas contas são pessoais, então deve aprender como converter seu perfil para transformá-lo em uma conta de negócios no Instagram.

Usar uma conta comercial oferece algumas vantagens. Entre elas, a de poder acompanhar suas métricas do Instagram no menu Informações e a de criar anúncios patrocinados. Vale lembrar que não é possível criar uma conta comercial e privada.

como conseguir seguidores no instagram informacoes

4. Otimize seu perfil para as buscas do Instagram

Quanto mais completo estiverem as informações do seu perfil, mais fácil será encontrado nas buscas. A primeira dica para otimizar seu perfil é escolher um nome de usuário que seja fácil de encontrar. Normalmente, usar seu próprio nome ou o de sua marca já é o suficiente.

Além disso, não deixe de colocar um link para seu site. Não existem muitas formas de colocar link no Instagram, então aproveite essa oportunidade.

Também é muito importante que preencha sua bio de maneira estratégica. Mostre como seu negócio pode ajudar os seguidores de maneira sucinta, mas não esqueça de colocar ao menos uma hashtag. Se estiver sem imaginação, veja alguns exemplos de frases para bio do Instagram que mostramos nesse artigo!

como conseguir seguidores no instagram perfil

Veja também esse artigo para saber como criar uma biografia do Instagram!

5. Publique nos horários de maior movimento

Ter uma conta comercial no Instagram é essencial para que possa cumprir esse passo. Através do menu de informações do Instagram, é possível saber os horários que mais recebe seguidores ou curtidas em publicações. A ferramenta é essencial para aprender como conseguir seguidores no Instagram.

A princípio, teste publicações em diversos horários. Use o menu de informações para entender em quais deles há maior resposta do público. A partir daí, basta agendar postagens no Instagram para os horários de maior movimento.

Mas lembre-se de sempre testar novas combinações de horários e fique atento às mudanças de comportamento dos seus seguidores. Veja esse guia completo para entender qual o melhor horário para postar no Instagram!

6. Estude e teste as hashtags do Instagram

Se já usa o Instagram há algum tempo, está bastante familiarizado com suas hashtags. Se não, vale considerar que elas não são apenas um modismo e são muito úteis para entender como conseguir seguidores no Instagram.

É através dos termos acompanhados de hashtags que funciona o mecanismo de busca do Instagram. Através delas, usuários podem encontrar e serem encontrados de acordo com as hashtags que usam.

Por isso, é essencial que as utilize em seu conteúdo. Existe uma série de ferramentas para encontrar hashtags em seu segmento que pode usar para começar a fazer seus testes.

Além disso, não deixe de conferir também nossa lista completa com as 50 hashtags do Instagram mais usadas no aplicativo!

7. Promova interações em seus posts

Assim como vemos no Facebook, para aumentar o alcance de seus posts no Instagram, uma estratégia sólida é promover interações. Uma maneira de fazer isso é colocar uma pergunta ao final de suas publicações. Outra tática que pode usar é pedir aos seguidores que marquem amigos que possam se interessar pelo seu conteúdo.

Além disso, você mesmo pode dar uma forcinha na seção de comentários. Procure responder aos comentários que receber, já que eles dão a chance de estabelecer um contato mais próximo com aquele seguidor, mostrar a outros que você é confiável e responde aos comentários e mensagens.

8. Conheça todas as maneiras de criar conteúdo

O feed do Instagram não é o único local onde pode publicar conteúdo com a intenção de saber como conseguir seguidores no Instagram. Além do feed, que permite postar fotos ou vídeos de até um minuto, o Instagram também conta com sua plataforma de Stories – a mais popular do mundo -, o IGTV e as transmissões ao vivo.

como conseguir seguidores no instagram live

Por isso, aprenda sobre as particularidades de cada uma e se programe para publicar conteúdo nelas. O IGTV funciona como um YouTube dentro do Instagram, mas otimizado para vídeos na vertical. Já as Stories são ideais para criar conteúdo autêntico e promover interações e as lives do Instagram são mais favorecidas pelo algoritmo da plataforma, aumentando suas possibilidades de ganhar seguidores.

Teste cada uma delas e veja quais são as que geram maior retorno para o seu perfil.

9. Use conteúdo dos seus próprios seguidores

Se estiver sem ideias para gerar conteúdo, porque não usar o dos seus seguidores. Se trabalha com vendendo pelo Instagram Shopping, você pode pedir que seu cliente faça um vídeo com um depoimento sobre o seu produto.

Se ele for tímido e não mostrar vontade em criar esse vídeo, você também pode pedir para que ele o envie uma foto usando seu produto, criando um depoimento escrito para usar na legenda do Instagram.

E não se esqueça de marcá-lo quando publicar o conteúdo gerado por ele!

10. Crie competições ou sorteios no Instagram

Uma maneira de alavancar seu número de seguidores é através de um sorteio ou competição no Instagram. Através deles, você pode encorajar seus seguidores atuais a chamar contatos para seguir seu perfil, em troca da chance de ganhar um prêmio.

Criar um sorteio no Instagram é mais complicado, já que exige registro na Caixa Econômica Federal, caso resida no Brasil. Já as competições são mais fáceis de organizar.

Em ambos os casos, você pode usar alguns destes aplicativos para fazer sorteios no Instagram. Eles permitem a criação de todo tipo de competição, além de assegurar aos seus seguidores que o resultado será honesto.

11. Crie conteúdo útil e educativo

Poder fazer vendas no Instagram não significa que deve fazê-lo. Ou, ao menos, não o tempo inteiro. Se ficar apenas a tentar vender o tempo inteiro, logo seu público irá o deixar de lado. O objetivo dos usuários de mídias sociais não é comprar a princípio

Por isso, use a plataforma para gerar conteúdo útil, interessante ou divertido. Existem diversas formas de fazer isso. Se vende moda no Instagram, por exemplo, pode criar posts com dicas de estilo ou como fazer bainha em uma calça, por exemplo. Esse tipo de conteúdo é o que fará que aprenda como conseguir seguidores no Instagram.

Lembre-se: seja útil e interessante para seu seguidor antes de começar a vender para ele.

12. Republique conteúdo de outras mídias

Se não usa apenas o Instagram em seu marketing de mídias sociais, então pode aproveitar conteúdos publicados em outros canais nele. Por exemplo, se já ganha dinheiro no YouTube, você pode usar seus vídeos com menos de 1 minuto no feed do Instagram.

Outras opções são repartir o vídeo em pedaços de até um minuto e publicá-los em uma sequência de Stories (use o modo Mãos Livres para que possa usar vídeos que vão de 15 segundos a 1 minuto!). Ou convertê-lo para o padrão vertical e republicá-lo no IGTV.

Porém, nem todo conteúdo que serviu em uma mídia irá ter sucesso em outra. Identifique o que seus seguidores querem para então decidir se irá republicar conteúdo de outros canais no Insta.

13. Use a sugestão de usuários

Uma dica importante para quem está começando a aprender como conseguir seguidores no Instagram. Seguir os usuários sugeridos é uma boa oportunidade de faturar alguns seguidores diariamente.

como conseguir seguidores no instagram sugestoes

Vale notar que cada vez que recebe um seguidor novo, uma notificação é enviada ao seu aparelho. O mesmo acontece no smartphone desses usuários. Ou seja, apenas ao clicar no botão de Seguir você já tem alguma chance de ser seguido de volta.

14. Compartilhe posts do feed nas Stories

Algumas vezes, o algoritmo do Insta irá fazer com que um seguidor veja um story seu, mas não o post no feed e vice-versa. Porém, você pode compartilhar posts do feed nas Stories.

Dessa maneira, você aumenta o alcance de suas publicações para quem tem costume de ficar mais tempo nos Stories.

Para fazer isso, basta clicar no botão no formato de um “avião de papel” e, em seguida, escolher a opção Adicionar publicação ao seu story.

como conseguir seguidores no instagram compartilhar

15. Faça transmissões ao vivo no Instagram

Já mencionamos as lives em outros itens dessa lista de como conseguir seguidores no Instagram para seu negócio.

Mas as lives merecem um item próprio apenas para elas. Isso porque o algoritmo do Instagram prioriza esse tipo de conteúdo na barra de Stories dos seus seguidores.

Além da posição privilegiada acima do feed, toda transmissão ao vivo que iniciar irá gerar uma notificação no celular de seus seguidores.

Mas como usar as lives para atrair mais seguidores?

Estabeleça um dia e horário semanal para fazer uma transmissão. Aos poucos, sua base irá se acostumar a ver suas lives nesse horário sem nem perceber. Vale lembrar que esses seguidores podem marcar outros usuários, que passarão a conhecer seu conteúdo e se tornarem seguidores.

16. Faça anúncios patrocinados no Instagram

Se quer que seus seguidores invistam no seu negócio, você precisa dar o exemplo.

Afinal de contas, como investir em alguém que não tem coragem de investir em si?

Por isso, aprenda sobre como fazer anúncios no Instagram. Existem diversas maneiras de otimizar e segmentá-los – ou não, de acordo com esse artigo sobre o mito da segmentação nos anúncios de Facebook e Instagram -, de forma que atinja usuários que irão se interessar e interagir com seu conteúdo.

Estudar sobre anúncios é fundamental para qualquer estratégia de marketing digital e para quem quer aprender como conseguir seguidores no Instagram. Não sabe por onde começar? Então veja esse artigo com 8 dos melhores especialistas em Instagram do Brasil e de Portugal e conheça seu conteúdo!

17. Seja consistente!

Quanto mais tempo ficar sem publicar, menor será seu alcance e menores serão suas chances de atrair novos seguidores. Por isso, torne as publicações no Instagram um hábito diário. Seja focando no feed ou nas Stories, tente colocar cerca de 1 a 3 posts diários.

Dessa maneira, seu perfil terá um aumento na base de seguidores gradual e constante. Com o tempo, irá gerar mais interações e engajamento, aumentando também sua autoridade.

Ser consistente é a palavra-chave quando falamos em Instagram, mídias sociais e internet!

Qual a melhor forma de aprender como conseguir seguidores no Instagram para você? Quais suas estratégias favoritas? Comente conosco!

Seções:
Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo