Como crescer no Instagram: 16 dicas rápidas
1 de março de 2019
2 Comentários
Como crescer no Instagram: 16 dicas rápidas
Como crescer no Instagram: 16 dicas rápidas

Como crescer no Instagram: 16 dicas rápidas

2 Comentários

Como crescer no Instagram, mesmo depois de tantos usuários terem migrado para ele? Com a popularidade do aplicativo, pode parecer difícil conseguir ser bem-sucedido na rede social.

Mas a era do Instagram ainda não acabou e você tem muito a ganhar com a plataforma.

Existem diversas maneiras de usar o Instagram, seja você um aspirante a influenciador digital ou uma empresa em busca de impulsionar suas vendas através das redes sociais.

Por isso, trouxemos um passo a passo com algumas dicas sobre como crescer no Instagram. Nos próximos parágrafos, você saberá como criar uma bio melhor, dicas para publicar conteúdo e ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa.

Se quiser, também pode assistir ao vídeo do especialista Luciano Larrossa com mais algumas dicas:

Confira abaixo!

1. Estude perfis estabelecidos do seu nicho

Uma das melhores formas de ter ideias de publicação para fazer no Instagram é estudar perfis com uma base já estabelecida. Ao encontrar seus posts mais populares, poderá estudar o que dá certo para o seu público no Insta.


use a ferramenta para descobrir posts populares

Para te ajudar na tarefa de descobrir quais os melhores posts de um perfil, conheça a ferramenta Top Posts Instagram. Basta criar sua conta, vincular seu perfil no Insta e começar a fazer buscas.

Em poucos minutos, a ferramenta mostrará os posts mais curtidos ou comentados.

Teste-a agora mesmo clicando no link!

2. Estabeleça um objetivo para seu perfil

O primeiro passo para crescer no Instagram é ter um objetivo e plano definido para o seu perfil. Não basta apenas fazer posts de maneira aleatória ou publicar sobre qualquer coisa, especialmente se for um perfil empresarial.

Estude um nicho e desenvolva qual será o tema do seu Instagram e a que tipo de usuário você deseja se comunicar.

Com um perfil temático, saber qual tipo de conteúdo publicar e repostar no Instagram se torna muito mais fácil. Diferente do usuário que está a apenas se distrair com o aplicativo,  seu conteúdo deverá ser estratégico, com metas bem definidas.

3. Como crescer no Instagram com sua biografia

Preencher aquele espaço de descrição do Instagram pode parecer algo sem importância, em frente ao conteúdo que pode explorar. Mas essas informações são essenciais para quatro propósitos:

  • Não ser confundido com um fake;
  • Ser encontrado nas buscas do Instagram;
  • Convencer usuários a se tornarem seguidores;
  • Oferecer um link para seu site ou loja virtual.

use seu perfil para crescer no instagram

Ou seja, é do seu interesse preencher a bio da maneira mais otimizada possível. Existe uma série de frases para bio do Instagram que pode usar como inspiração, mas lembre-se de que o usuário deve entender em poucas palavras o que faz e como pode ajudá-lo.

Além disso, assegure-se de que tenha um link que encaminhe seu usuário ao seu site, página de vendas e até mesmo link de chat no WhatsApp, entre outros.

Vale mencionar também que pode usar emojis – mas sem exageros – e é recomendado que coloque ao menos uma hashtag referente ao seu negócio na descrição. Falaremos sobre as hashtags mais adiante no artigo.

Dica: achou as dicas de perfil interessantes? Então veja nosso artigo completo ensinando como criar biografia no Instagram!

4. Apps para ganhar seguidores: boa ideia?

Uma pergunta bastante recorrente é sobre as ferramentas para ganhar seguidores no Insta. Se é uma boa ideia, depende bastante do tipo de ferramenta que está usando. Nem todas farão você crescer no Instagram.

Dizemos isso pois existem duas espécies de sites e serviços que oferecem a chance de melhorar seu número de seguidores. Uma delas é a compra de seguidores, algo que não recomendamos por uma série de motivos que explicamos nesse artigo.

Um deles é que vai contra os termos de uso do Instagram, o que pode fazer com que sua conta seja banida. Mas não chega a ser o motivo mais preocupante.

A principal razão é que, apesar dos números aumentarem, esses seguidores são falsos. Ou seja, eles não te seguem, tampouco estão interessados em seus posts ou ofertas. Eles ficam em sua lista como se fossem fantasmas e, um tempo depois, começará a perder seguidores no Instagram.

E isso significa que terá bons números mas não efetuará nenhuma venda. Além disso, se descoberto, qualquer reputação que esteja construindo irá por água abaixo.

Do outro lado, temos os aplicativos para ganhar seguidores através de interações automáticas. Esses funcionam de um jeito diferente e bem mais interessante para você, permitindo crescer no Instagram.

crescer no instagram ganharseguidores

Através delas, você pode configurar buscas automáticas em hashtags, localizações ou perfis concorrentes. Após fazer essa configuração, o app usa seu perfil de maneira automática, fazendo pesquisas e interagindo com perfis através de curtidas ou até comentários.

Vale notar que eles também passam a seguir esses perfis. Você sabe o que acontece quando você segue um usuário no Instagram?

Ele recebe uma notificação, acompanhada de um botão para seguir de volta. Ou seja, seu perfil se tornará mais visível, te dando mais chances de receber novos seguidores. Mas não fantasmas, e sim usuários interessados em seu conteúdo.

Conheça alguns dos melhores apps para ganhar seguidores no Instagram – alguns deles com teste gratuito! – abaixo:

  • Gerenciagram: oferece interações automáticas e agendamento de posts. Cinco dias de testes grátis através do link;
  • Bume: oferece interações e permite programar directs automáticas a novos seguidores. Clique no link para testá-lo gratuitamente por 5 dias;
  • Perforgram: além das interações, conta com agendamento de posts e stories. Acesse a página para conhecer a ferramenta;
  • Instaeasy: traz as mesmas ferramentas dos outros, além de diversos tutoriais para otimizar seu desempenho. Conheça o Instaeasy através do link;
  • SocialGram: com 5 dias de testes grátis, o SocialGram permite agendar seus posts e interações. Clique no link para testar o SocialGram.
  • BombaInsta: o aplicativo permite 5 dias de testes gratuitos, permitindo agendar publicações e automatizar comentários. Acesse o link para testar o BombaInsta.
  • iPost.Me: o aplicativo tem teste gratuito por período limitado e automatiza visualizações no Stories, entre outros. Clique no link para conhecer o iPost.Me;
  • Seguir.me: esse app de interações automáticas permite seguir, curtir e comentar. Veja no link o teste grátis do Seguir.me;
  • Robô do Insta: ideal para quem precisa saber o horário ideal para agendar posts no Insta. Saiba mais no teste gratuito de 3 dias oferecido por meio do link.
  • ViewStories.Club: usa o Stories com frequência? Esse app automatiza as visualizações, permitindo que apareça em centenas ou milhares de Stories de outros perfis. Conheça mais acessando o link.

5. Faça sorteios no Instagram

Quer um método rápido para ganhar seguidores? Faça sorteios no Instagram. Através dessas promoções, você pode convencer usuários a fazerem seus amigos seguirem sua marca, oferecendo algum produto ou serviço em troca.

Se não sabe como fazer sorteios no Instagram, nós do AppTuts desenvolvemos uma ferramenta especializada isso. Basta indicar qual é o post do sorteio, definir os critérios de como serão os comentários elegíveis para participar que rapidamente o programa irá definir um sorteado que esteja de acordo com suas regras.

Conheça a nossa ferramenta de sorteios do Instagram e faça hoje mesmo o seu primeiro sorteio.

6. Publique na hora certa

Não há um horário correto para todos os perfis no Instagram. Pode parecer controverso em relação ao subtítulo, mas a verdade é que você mesmo deverá testar quais são os melhores momentos para publicar na plataforma.

Por outro lado, existem três horários nos quais é comum ter bastante atividade no Instagram. De manhã, antes do horário comercial; durante o almoço e à noite, após o horário comercial. Esses são os horários ideais para publicar posts e crescer no Instagram, a princípio.

Se estiver procurando horários para testar suas publicações, sugerimos que comece por esses. Para entender mais a fundo quais os melhores horários para postar no Instagram, não deixe de conferir esse guia completo que preparamos para você!

7. Hashtags: para quê servem?

Se não está acostumado ao universo das mídias sociais, é possível que até hoje não entenda a obsessão pelas tais hashtags. O motivo é bem simples: termos seguidos pelo famosos “sinal de jogo-da-velha” são utilizados pela ferramenta de busca do Instagram.

Por isso, é necessário usar os termos em cada post que fizer e ter ao menos um incluído em sua biografia. Toda vez que alguém buscar por uma hashtag que tenha em seu post, aumentam suas chances de aparecer nos resultados e acabar ganhando novos seguidores.

Conheça as hashtags mais populares do ano acessando esse artigo!

8. Como encontrar hashtags para o seu negócio

Ok, você sabe que é necessário usar hashtags para crescer no Instagram e até mesmo quais são as mais populares. “Mas qual é a melhor para o meu negócio?”, você deve estar se perguntando.

Para responder a essa pergunta, é necessário que faça sua própria pesquisa. Veja hashtags populares relacionadas ao seu tema, veja posts de concorrentes e anote quais hashtags eles usam e comece a testar por conta própria.

crescer no instagram hashtags

Vale mencionar que é bom incluir uma hashtag específica para seu negócio. Isso facilitará ainda mais ser encontrado quando alguém fizer buscas com o nome de sua empresa.

Também existem ferramentas para encontrar hashtags ideais para seus posts. Separamos 6 dessas ferramentas em um artigo especial sobre o assunto!

9. Seja consistente nos posts para crescer no Instagram

Essa dica não serve apenas para o Instagram, mas para qualquer rede social. Todas as plataformas do gênero recompensam quem interage e posta com frequência – mas não o suficiente para ser considerado um spammer.

Por isso, seja consistente em seus posts. Ficar sem publicar por muito tempo o fará perder alcance e posições nas buscas da plataforma. Ou seja, deixará de crescer no Instagram.

Veja abaixo algumas maneiras de manter sua consistência na rede social.

10. Como ter ideias de posts para Instagram

A primeira dica que damos é: mantenha-se aberto a novas ideias e experiências do cotidiano que tenham relação com o objetivo de seu perfil.

Tem recebido perguntas repetidas sobre seu tema? Crie um post mostrando como resolver essa questão. Sua empresa fez aniversário? Crie uma publicação comemorativa.

Existem dezenas de maneiras para criar conteúdo no Instagram. O conselho de pesquisar concorrentes e fazer buscas por hashtags também podem ser valiosas, já que pode ver o que está dando certo e usar também no seu perfil.

lampada acesa como metafora para novas ideias

Mas vale lembrar que o objetivo aqui é conseguir ideias para suas publicações, não para fazer plágio! Isso acabará com sua reputação e fará com que pare de crescer no Instagram.

Para começar com o pé direito, veja esse artigo no qual separamos 30 ideias de posts para Instagram fantásticas!

11. Peça para seus seguidores marcarem amigos

Ao final de cada post, você deve incluir uma chamada para ação. Em marketing digital, esse termo (chamado pela sigla CTA) significa um convite para o seguidor tomar uma atitude em relação ao seu post.

Em algumas publicações, você pode pedir a esses seguidores que marquem seus amigos. Ao serem marcados, esses usuários são notificados e tem a chance de passar a seguir o seu perfil.

Para isso, finalize seus posts com chamadas do tipo “marque aquele amigo que está procurando dicas sobre o tema” ou “marque alguém que vai se beneficiar desses macetes!”, entre outros.

12. Faça perguntas ao final do post

Outra maneira interessante de gerar engajamento e aumentar suas chances de crescer no Instagram são através das perguntas. Após publicar seu conteúdo e sua legenda, termine-a com uma pergunta para seus seguidores responderem.

Você pode questionar se aquele conteúdo o ajudou de alguma maneira, se ele tem alguma dúvida sobre o assunto ou simplesmente o que achou do post como um todo. Veja abaixo um exemplo no Insta especialista em marketing digital Luciano Larrossa:

fazer perguntas te ajuda a crescer no instagram

13. Faça anúncios para crescer no Instagram

Se você não investe em seu negócio, como espera que alguém também invista? Por isso, não se deixe frear por conta dos anúncios para Instagram serem pagos. Mesmo que possa ganhar dinheiro no Instagram apenas através dos posts orgânicos, usar anúncios trará retorno mais rápido.

Mas não vale apenas jogar dinheiro na tela. Estude sobre como criar anúncios e comece a fazer pequenos testes com suas publicações de melhor performance. Compare os resultados e invista mais no que estiver dando certo.

14. Crie Stories no Instagram

O Stories é a plataforma de conteúdo mais popular do Instagram e sua base de usuários ativos cresce a cada dia. Não fique de fora dessa onda, já que ela também é uma ótima maneira de crescer no Instagram.

O maior trunfo das Instagram Stories está na autenticidade e no maior potencial de gerar engajamento. Localizada no topo da tela do app da rede social, é mais fácil para um seguidor encontrar seus conteúdos nos Stories do que no feed.

Além disso, seus adesivos permitem uma grande variedade de interações. Você pode fazer sessões de perguntas e respostas ao aprender como fazer perguntas nas Instagram Stories e sediar enquetes ao conhecer como fazer enquetes, entre outros.

Não se concentre apenas no feed, mas use também as Stories ao seu favor!

15. Faça transmissões ao vivo

As lives do Instagram são priorizadas pelo algoritmo da rede social. Isso significa que, sempre que estiver ao vivo, seu perfil aparecerá na frente de outros Stories na maior parte das vezes.

Outra vantagem das transmissões é que o Insta envia notificações aos seus seguidores sempre que estiver transmitindo. Ou seja, as lives são uma das melhores estratégias para ganhar seguidores no Instagram!

faca lives no instagram

Por isso, deixe a vergonha de lado, estipule o melhor dia e horário durante a semana para fazer lives e siga esse tutorial completo para aprender a fazer transmissões ao vivo no Instagram!

16. Estude com especialistas para crescer no Instagram

Como todas as mídias sociais, o Instagram está em constante evolução.

Isso significa que, para crescer no Instagram, é preciso ficar atento às novidades da rede social e manter-se estudando continuamente.

Por isso, separamos alguns dos melhores especialistas do Brasil e de Portugal para você seguir no Instagram. Através de seus conteúdos e cursos, você aprenderá as nuances por trás das mídias sociais, ao mesmo tempo que se mantém atualizado sobre o que está acontecendo nesse mercado. Acesse o artigo para conferir a lista completa!

Crescer no Instagram exige mãos à massa!

Crescer no Instagram não significa apenas viver de posts feitos em festas ou frases motivacionais – embora elas também funcionem! -, mas de estudo, consistência e dedicação.

Esperamos que essas dicas o ajudem nessa tarefa e, para continuar aprendendo sobre a rede social que mais cresce no mundo, veja nosso guia completo de como conseguir os primeiros mil seguidores no Instagram!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. Kevin 14 de junho de 2019 12:12

    Muito bacana o seu artigo parceiro… Parabéns!

    https://cursosprofissionalizantesonline.com/

  2. Kevin 14 de junho de 2019 12:13
Voltar ao topo