Como denunciar fake news do WhatsApp e Facebook
8 de janeiro de 2019
Nenhum Comentário
Como denunciar fake news do WhatsApp e Facebook
Como denunciar fake news do WhatsApp e Facebook

Como denunciar fake news do WhatsApp e Facebook

Nenhum Comentário

Em 2018, o termo fake news foi um dos mais utilizados e buscados em motores de busca como o Google e Bing, por exemplo. Muito se falou sobre como identificar essas notícias falsas, independente se estamos ou não em período eleitoral. Mas se você recebeu uma dessas matérias enganosas e não sabe o que fazer com isso, vamos mostrar como denunciar fake news do WhatsApp e Facebook!

O que são as fake news?

É provável que você já saiba o que são, considerando o quanto o assunto foi comentado em praticamente todas as rodas de conversa e grupos de WhatsApp.

Como sugere o termo em inglês, fake news são nada mais nada menos que notícias falsas. Esse tipo de conteúdo é feito com o intuito de chocar, aterrorizar ou difamar pessoas ou grupos de pessoas para usuários em redes sociais.

Para isso, são escritas matérias com pouca base em eventos reais e, algumas vezes, são simplesmente mentiras em sua totalidade. Por exemplo, pode aparecer em seu WhatsApp ou Facebook que uma personalidade alegou que uma atitude repudiada pela sociedade – como o homicídio – deveria ser legalizada.

Dificilmente alguém, principalmente no espectro político, falaria algo do gênero, mas sites que compartilham fake news não ligam para isso. Muitas vezes, eles capturam a tela de uma publicação real – mas com nenhuma conexão com a notícia falsa que pretendem difundir – e usam apps para editar imagens, mudando totalmente o que essa pessoa famosa falou.

como denunciar fake news

Após a criação da mensagem, o criminoso que produz as notícias falsas utiliza os famosos “bots”, robôs que compartilham mensagens para centenas de perfis nas redes sociais.

A partir daí, a própria divulgação acaba acontecendo de maneira orgânica, já que o conteúdo da notícia falsa tem como objetivo evocar reações emocionais muito fortes. Para aprender como denunciar fake news, primeiro é necessário saber como identificá-las.


Mas, antes disso, vale ressaltar que nem todas as notícias com erros são necessariamente falsas. Até mesmo jornalistas mais experientes já cometeram algum engano ao divulgar uma notícia.

A ética do jornalismo, inclusive, manda que o veículo que divulgar uma notícia com erro a corrija assim que identificado o erro. A diferença entre uma notícia com erros e uma notícia falsa está na intenção e na falta de profissionalismo de quem produz as fake news e é isso que você também irá aprender a identificar.

Como identificar fake news

Não precisa ser muito comunicativo para receber notícias falsas, já que basta um contato mais inocente para acabar recebendo algum conteúdo duvidoso.

como denunciar fake news placa

A primeira dica para identificar fake news é checar a fonte da notícia. Se ela veio através de um link em um grupo de WhatsApp, acesse o site e veja se realmente se trata de um portal de notícias. Leia a notícia na íntegra, já que o texto em si dificilmente é bem elaborado.

Isso acontece porque a intenção do conteúdo enganoso é incitar o compartilhamento de maneira imediata. Ou seja, o produtor quer apenas que leia o título da notícia e compartilhe imediatamente, sem ter tempo de reação para saber como denunciar fake news..

Erros gramaticais também são grandes indicadores de que uma notícia é falsa. Apesar de erros do tipo acontecerem também em matérias reais, a proporção de enganos em uma notícia verdadeira é muito menor do que em uma notícia falsa.

A terceira dica é usar um detector de fake news sempre que receber um conteúdo estranho. Desenvolvido por estudantes de engenharia da computação, o Detector de Fake News utiliza técnicas de inteligência artificial para descobrir se uma notícia parece mais verdadeira ou falsa.

Dessa maneira, se tornou mais fácil saber como denunciar fake news mais rápido.

Veja como o detector reage ao ler uma notícia verdadeira extraída de um portal profissional de notícias e o que ele mostra quando uma notícia pode não ser confiável, extraída de um site já acusado de fake news no passado.

como denunciar fake news verdadeira

como denunciar fake news falsa

Como usar o Detector de Fake News?

1 – Acesse o site do Detector de Fake News em seu celular ou navegador de internet favorito;

2 – Ao receber uma notícia que esteja em dúvida, copie o texto do site ou mensagem do WhatsApp;

como denunciar fake news copiar

3 – Cole o texto da notícia abaixo do trecho mostrado na captura;

como denunciar fake news colar

4 – Escolha um dos métodos de detecção – ou use os dois para maior precisão – e clique em Enviar;

como denunciar fake news enviar

5 – O resultado aparecerá logo abaixo do botão, como mostramos antes do passo a passo

Mas e agora? Como denunciar fake news? Veja o que fazer tanto no Facebook quanto no WhatsApp logo abaixo!

Como denunciar fake news pelo WhatsApp

Apesar de não existir uma forma oficial para fazer a denúncia de uma notícia falsa no WhatsApp, existe uma maneira de denunciar o grupo ou um contato que está a difundir fake news. Abra a conversa com esse usuário ou grupo.

como denunciar fake news whatsapp

Em seguida, clique em Mais;

como denunciar fake news mais

Clique no botão Denunciar;

como denunciar fake news denunciarzap

Confirme clicando novamente em Denunciar.

Como denunciar fake news pelo Facebook

Aprender como denunciar fake news através do Facebook é uma tarefa bem mais fácil. Para isso, basta navegar normalmente pelo feed.

Ao se deparar com um post que tenha identificado como falso, clique no botão ““;

como denunciar fake news facebook

Clique em Dar feedback sobre essa publicação;

como denunciar fake news feedback

Escolha a opção Notícia falsa e confirme no botão Enviar;

como denunciar fake news noticiafalsa

Não compartilhe fake news, denuncie!

Cada vez mais, as companhias por trás das maiores redes sociais e plataformas web do mundo estão realizando ações para coibir a divulgação de fake news. Por conta das polêmicas que ocorrem desde 2016 e se intensificaram em 2018, pode ser que essa prática inescrupulosa esteja chegando ao fim.

Porém, de nada adiantará se deixar de checar fontes das notícias, ficar atento aos erros gramaticais e usar ferramentas como o Detector de Fake News que citamos ao longo desse artigo. Mas, além de posar de “sabichão” ao identificar uma notícia falsa, vá além do seu grupo de WhatsApp e denuncie grupos e conteúdos do gênero.

Quer saber mais sobre mídias sociais e WhatsApp? Então continue acompanhando o AppTuts e não deixe de conferir nosso artigo mostrando como saber se foi bloqueado no WhatsApp!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo