Como ganhar dinheiro no Instagram: 14 melhores dicas
16 de janeiro de 2019
2 Comentários
Como ganhar dinheiro no Instagram: 14 melhores dicas
Como ganhar dinheiro no Instagram: 14 melhores dicas

Como ganhar dinheiro no Instagram: 14 melhores dicas

2 Comentários

Você provavelmente já sabe que o Instagram está ganhando cada vez mais destaque. O que não falta são influenciadores digitais no Instagram criando conteúdo e ajudando marcas a vender mais para seu público. A rede social oferece diferentes formas e você pode aprender como ganhar dinheiro no Instagram de diversas maneiras.

E é exatamente isso que queremos mostrar nesse artigo.

Independente se já possui um emprego fixo e quer uma renda extra ou está desempregado e precisa pagar as contas do mês, o Instagram pode ser usado por qualquer um para ganhar dinheiro na internet.

Mas vale lembrar que a tarefa não é nada fácil!

A vida de um Instagrammer é bem mais ocupada que parece e tem alguns desafios próprios que, dependendo de seu ramo de atuação, nunca chegou a passar. Porém, aprender como ganhar dinheiro no Instagram e lidar com esses desafios é possível.

Por isso, vamos desmistificar o assunto através dessas dicas de como ganhar dinheiro no Instagram!

Mas antes de começar a ganhar dinheiro no Instagram, é importante que prepare a sua conta da forma correta. Confira algumas dicas.

1. Escreva uma biografia impecável

O primeiro passo para saber como ganhar dinheiro no Instagram já está no próprio cadastro. Seu perfil é o cartão de visitas dos usuários da rede social. Por isso, deve ser tratado como tal.


Primeiro, use sempre uma foto frontal ou a ilustração de sua marca como foto de perfil. Em seguida, crie uma descrição que mostre aos seus seguidores o que você faz e como pode ajudá-lo.

Não deixe também de colocar um link em sua biografia no Instagram. Seu perfil é um dos poucos locais onde pode colocar links no Instagram, então não perca a oportunidade de encaminhar seus seguidores para uma lista de WhatsApp ou para o site de sua loja virtual.

como ganhar dinheiro no instagram luciano larrossa

Por fim, use também uma hashtag na descrição. Falaremos mais sobre as hashtags nas próximas dicas. Mas, resumindo, usar hashtags do Instagram aumenta as chances de ser encontrado nas buscas da rede social.

Dica: sem ideias do que colocar na descrição? Então veja esse artigo com frases para bio do Instagram que pode usar em seu perfil!

2. Escolha um nicho ideal para você

Uma das primeiras lições para quem quer aprender como ganhar dinheiro no Instagram é entender e escolher um nicho que seja ideal. Isso acontece pois simplesmente postar coisas aleatórias não será muito lucrativo.

Ao invés disso, escolher um nicho ideal para você já dá uma boa ideia do norte que deverá seguir. Mas o que podemos considerar como um nicho ideal?

O nicho ideal combina dois elementos e depende bastante de seus gostos e habilidades. Primeiro, ele deve ser um nicho considerado lucrativo. Não adianta muito escrever sobre algo que ninguém sabe o que é ou que tem baixa procura.

dicas para ganhar dinheiro no Instagram

Simultaneamente, usar apenas o potencial de lucro não é a melhor estratégia na hora de escolher seu nicho. Do que adianta criar um Instagram de moda se não entende ou não se importa com essa área?

Por isso, o nicho ideal envolve sim a lucratividade, mas procure por assuntos ou nichos dos quais já faça parte ou tenha conhecimento e habilidades. Cinco dos nichos mais lucrativos no Instagram são:

  • Fitness
  • Pets
  • Viagens
  • Negócios/Como ganhar dinheiro online
  • Moda e Beleza

3. Estude sobre as hashtags

Mencionadas na primeira dica desse guia de como ganhar dinheiro no Instagram, as hashtags são o que move a rede social.

Elas servem para categorizar o conteúdo que é publicado no Instagram. Isso significa que, ao fazer uma publicação com uma hashtag, esse post pode ser encontrado quando um usuário procura pelo termo na rede social.

E é por causa desse sistema de busca que é essencial aprender sobre hashtags!

como ganhar dinheiro no instagram hashtag

Para entender quais são as melhores hashtags para seus posts, é interessante pesquisar pelos termos-chave de sua área. Se tem um Instagram sobre jogos para Android, por exemplo, as hashtags #android, #mobilegames e #jogosparaandroid podem ser interessantes.

Outra alternativa é analisando a própria concorrência. Veja seus posts e analise quais hashtags estão sendo utilizadas. Em seguida, use você também e analise se teve maior número de interações e visualizações.

Para ajudar na sua pesquisa por hashtags, confira estas ferramentas:

4. Crie conteúdo de maneira constante

Saber como ganhar dinheiro no Instagram é 10% inspiração e 90% transpiração. Ser criativo é a norma, já que é necessário publicar conteúdo novo constantemente.

Dependendo do seu objetivo ao usar o Instagram para negócios, é necessário publicar novos conteúdos diariamente ou, ao menos, semanalmente. Ficar mais tempo que isso sem publicar irá acarretar em uma queda constante no número de visitas e engajamento do seu perfil.

Se não se considera uma pessoa criativa, nós aqui no AppTuts te daremos uma forcinha: confira essas 30 ideias de posts para Instagram!

5. Seu foco deve estar em ajudar, não em vender

Além do comprometimento de criar conteúdo constante, não se limite apenas a publicar posts vendendo seus produtos. Muito pelo contrário, seu foco deve estar em ajudar ou entreter seus seguidores.

Perfis que se preocupam apenas em vender acabam perdendo seguidores, já que é como se eles estivessem seguindo um outdoor.

Por isso, sua primeira preocupação é em criar conteúdo que gere interações e depois usar a plataforma para vender. A princípio, você pode utilizar a razão de 1 post de venda para 4 publicações de conteúdo como teste.

6. Conheça todos os formatos de posts no Instagram

Se engana quem pensa que apenas os posts do feed são levados em consideração. Atualmente, já se tornou bastante comum aprender como ganhar dinheiro no Instagram através das Stories, por exemplo.

como ganhar dinheiro no instagram stories luciano larrossa

Por isso, não foque seus esforços apenas em publicações para o feed, mas conheça e teste todos os tipos de conteúdo que a plataforma permite. Por isso, não deixe também de criar Stories no Instagram e teste também publicar no IGTV.

7. Aprenda a anunciar no Instagram

É possível aprender como ganhar dinheiro no Instagram de maneira orgânica, ou seja, sem gastar um centavo com posts patrocinados. Mas esse é um caminho bem mais lento e difícil.

Por outro lado, não basta apenas pagar posts patrocinados e esperar que chova clientes para o seu negócio. Saber usar o equilíbrio entre publicações orgânicas ou pagas é essencial para evitar estourar seu orçamento.

Isso significa que é essencial estudar sobre os anúncios do Instagram. Dessa maneira, saberá como atingir o público certo e aumentar seu número de vendas, ao mesmo tempo que gasta o mínimo possível com os anúncios.

Vale notar que também é possível fazer anúncios nos Stories do Instagram!

8. Saiba como analisar as métricas do Instagram

Se você já possui um perfil para negócios no Instagram, então possui acesso às métricas do Instagram. Será através dessas métricas que saberá os tipos de posts que mais estão dando certo com seus seguidores.

Ou seja, você poderá avaliar quantas visitas recebeu no perfil, além da quantidade de interações que seus posts geraram. Vale notar que a ferramenta analisa seu perfil e posts como um todo, mas também permite acessar os números de cada publicação individualmente.

como ganhar dinheiro no instagram metricas

Saiba tudo sobre as métricas do Instagram acessando nosso artigo!

9. Como ganhar dinheiro no Instagram: posts patrocinados

Os posts patrocinados são uma das opções mais comuns e mais buscadas entre as maneiras de como ganhar dinheiro no Instagram. Também é a maneira mais conhecida entre os leigos em mídias sociais.

Posts patrocinados não são nada menos que conteúdos pagos por uma empresa para que você, como influenciador digital, divulgue a marca ou promova um produto.

Após alcançar uma certa base de seguidores em seu nicho, pode ser que receba ofertas para esse tipo de publicação. Vale considerar se o seu público possui interesse real nesse tipo de produto, os valores que irá cobrar e a própria qualidade do produto.

como ganhar dinheiro no instagram patrocinado

Afinal de contas, se estiver a indicar um produto ruim e usando sua credibilidade para isso, ela poderá ser impactada de maneira negativa por usuários insatisfeitos.

Vale ressaltar que para você ser pago pela empresas, é necessário que atue num nicho e que também tenha um bom volume de seguidores.

10. Como ganhar dinheiro no Instagram: Afiliação

Parecido ao post patrocinado, mas com a diferença é que você não recebe por indicar o produto. Ou, ao menos, não diretamente. Ao usar o marketing de afiliação, você irá se cadastrar em uma plataforma, escolher um produto que deseja vender em seu perfil.

Em seguida, você irá inserir esse link em seu perfil ou conteúdo no Instagram. Cada vez que um usuário compra através do seu link, ganhará um percentual da venda como uma comissão. O marketing de afiliados é uma das melhores práticas para ganhar dinheiro online, independente de sua plataforma preferida.

11. Como ganhar dinheiro no Instagram: Vender online

Apesar das duas opções acima serem as mais comuns, também é possível lucrar bastante através da venda de produtos no Instagram.

Nessa modalidade, você possui duas opções. A primeira é criar um Instagram Shopping, na qual você mesmo poderá vender diretamente na rede social, bastando que tenha uma loja no Facebook para poder marcar seus produtos nos posts do Instagram.

Dica: O Bagy é um serviço para criar sites de comércio virtual especializado no Instagram Shopping, facilitando sua vida na hora de criar uma loja para vender seus produtos no Instagram. Clique no link para saber mais sobre o serviço.

como ganhar dinheiro no instagram bagy

A segunda é vender diretamente através do Instagram Direct, realizando atendimento em seu perfil ou prospectando novos clientes em outras publicações nas mídias sociais.

Lembrete: se optou por vender online, não esqueça de colocar o link do seu site no perfil do Instagram!

12. Como ganhar dinheiro no Instagram: venda serviços

Possui alguma habilidade que pode te render alguns trocados? Então você pode usar o Instagram para promover e vender seus serviços!

Seja você um marceneiro ou alguém que sabe cuidar de animais domésticos, é possível usar o Instagram para vender todo tipo de serviço.

Como ideias de conteúdo, você pode mostrar seu dia a dia e como executa esse serviço. Outra possibilidade é a de você mesmo ensinar e transmitir suas habilidades, como falaremos no próximo item.

13. Como ganhar dinheiro no Instagram: aulas online

Se tem a capacidade de ensinar alguma habilidade sua, então você possui mais uma opção para ter um negócio no Instagram!

Embora a plataforma não seja amigável para sediar aulas online, é possível ensinar conteúdos básicos para seus seguidores, encorajando-os a se aprofundar no tema. A partir daí, pode encaminhá-los para uma lista de email marketing ou WhatsApp para vender cursos online ou mentorias.

como ganhar dinheiro no instagram aula

14. Estude sobre o Instagram!

Não adianta montar um plano de negócios ou desejar muito ganhar dinheiro no Instagram. É necessário aprender como a ferramenta funciona e como tirar proveito dela.

Por isso, esteja sempre atualizado sobre as diferentes formas de criar conteúdo que o Instagram libera – como a possibilidade de fazer perguntas no Instagram Stories! – e de suas regras e diretrizes.

Além disso, aprenda sobre como tirar proveito das oportunidades que aparecem na rede social com os maiores especialistas em Instagram no Brasil e em Portugal. Dessa maneira, sempre estará um passo a frente de seus concorrentes!

Dica bônus: use o Gerenciagram para ganhar seguidores!

Agora que já aprendeu as diversas formas de como ganhar dinheiro no Instagram, sabe que ganhar seguidores engajados é a principal tarefa.

Para isso, recomendamos que conheça o Gerenciagram. Através de interações automáticas – curtir e seguir -, o serviço economiza seu tempo na hora de interagir com outros perfis na rede social, liberando mais tempo para criar conteúdo ou tocar seu negócio.

Além disso, o Gerenciagram permite agendar posts no Instagram e programar mensagens automáticas para seus novos seguidores. Ou seja, é um serviço que facilita o gerenciamento do seu perfil.

Achou interessante? Então clique no link e teste-o durante 5 dias GRATUITOS e tire a prova por conta própria!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

    Voltar ao topo