Como vender pelo Instagram: 15 melhores dicas
13 de maio de 2019
Nenhum Comentário
Como vender pelo Instagram: 15 melhores dicas
Como vender pelo Instagram: 15 melhores dicas

Como vender pelo Instagram: 15 melhores dicas

Nenhum Comentário

Já não é segredo que o Instagram é uma das melhores mídias sociais para vender. A própria plataforma encoraja isso com funcionalidades como o Instagram Shopping. Mas como vender pelo Instagram e ter um negócio rentável?

Não há apenas uma forma de realizar vendas através da rede social. Vamos lembrar que a chegada do Shopping à plataforma aconteceu do meio para o fim de 2018.

Ou seja, já tem muita gente vendendo pelo Insta muito antes dessa funcionalidade chegar. Vender é uma das melhores alternativas para ganhar dinheiro no Instagram.

Quer saber como vender pelo Instagram?

Separamos algumas das principais dicas para que possa ter um negócio no Insta e faça suas primeiras vendas. Vamos mostrar como otimizar seu perfil, criar conteúdo, alternativas de como vender pelo Instagram e algumas práticas que aumentam suas chances de fechar negócio.

Confira abaixo e comece já a se preparar!

1. Devo usar aplicativos de interação automática?

Além de publicar conteúdo e interagir manualmente com outros usuários do Instagram, existem duas maneiras de aumentar seu número de seguidores. A primeira delas é usar aplicativos para interação automática no Instagram.

Esses apps automatizam a busca de perfis e posts, curtindo as publicações e seguindo os usuários encontrados. Essas buscas podem ser filtradas por hashtag, localização e até mesmo seguidores de outros perfis no Insta.


Os aplicativos não forçam nenhum usuário ou bot a segui-lo. Ao curtir publicações e seguir usuários, eles são notificados e tem a opção de começar a te seguir.

Ou seja, é provável que receba seguidores que irão se interessar por seus produtos. Veja abaixo algumas opções entre os apps de interação automática que pode começar a testar.

  • GrowSocial: Teste grátis durante 3 dias. Clique no link para criar seu acesso;
  • Gerenciagram: Teste grátis por 5 dias. Clique aqui para criar seu acesso;
  • Bume: Teste gratuitamente durante 5 dias. Acesse o link para criar seu acesso;
  • SocialGram: Teste gratuitamente por 5 dias. Acesse aqui para criar seu acesso;
  • Seguir.me: Teste grátis por 5 dias. Clique no link para criar seu acesso;
  • SocialRocket: Teste gratuitamente durante 3 dias. Acesse aqui para criar seu acesso;
  • SimpleGram: Teste gratuitamente por 5 dias. Acesse o link para criar seu acesso;
  • BombaInsta: Teste grátis durante 3 dias. Clique aqui para criar seu acesso;
  • iPost.Me: Teste grátis por período limitado. Clique no link para criar seu acesso.

Vale notar que muitos desses serviços também permitem agendar postagens e stories, além de criar directs automáticas.

A última é uma das melhores ferramentas para quem quer fazer vendas no Insta e falaremos mais sobre ela ao longo do artigo.

2. Devo comprar seguidores?

Se algum conhecido ou pessoa próxima te recomendou comprar seguidores, não siga esse conselho!

Por que você não deve comprar seguidores no Instagram?

A primeira razão é bem simples: você pode ser banido da plataforma e perder tudo que construiu. Esse não é o único motivo. O grande problema de comprar seguidores é que eles são falsos.

Ou seja, apesar de aumentarem seus números, eles não te trazem nenhum resultado. Levando isso em consideração, de nada vale comprar 1000 seguidores se nenhum deles irá clicar no botão de compra ou até mesmo se engajar com seu conteúdo. Muito melhor levar mais um tempo, mas chegar aos 1000 seguidores reais e engajados!

Dica: Veja esse artigo com mais alguns motivos para não comprar seguidores no Instagram.

3. Coloque suas informações de contato no perfil

Colocar suas informações de contato pode parecer algo bobo, mas se você quiser aprender como vender pelo Instagram, é obrigatório que esses dados sejam preenchidos.

No Insta, você pode (e deve!) colocar seu email e número de telefone. Ao fazer isso, qualquer um que acesse seu perfil na rede social poderá ligar ou enviar um email clicando nos botões abaixo:

como vender pelo instagram contato

4. Coloque um link para sua loja virtual

Além das informações de contato, você também deve colocar um link para sua loja virtual. O Instagram permite apenas que coloque apenas um link externo na descrição.

Você pode escolher enviar o seguidor para a página inicial de seu ecommerce ou direcioná-lo para uma landing page com alguma oferta.

5. Se eu não tiver uma loja virtual?

Ainda há como tirar proveito da área destinada ao link externo e continuar aprendendo como vender pelo Instagram.

Você pode encaminhar seus seguidores para um link de WhatsApp ou email marketing, o que for melhor para sua estratégia de vendas. Ambas as plataformas permitem uma comunicação mais direta que os posts no feed.

Isso significa que, ao transformar um seguidor em um prospecto de WhatsApp ou email, poderá comunicar sua oferta diretamente a ele, com menos distrações.

6. Crie um nome de usuário fácil de achar nas buscas

Sabia que sua própria descrição pode ser usada para aumentar seu número de seguidores? Para isso, é necessário preencher os campos de maneira estratégica, como se fosse um usuário procurando pelo seu negócio no Insta.

Até mesmo a escolha do nome de usuário deve ser usada para aumentar suas chances de aparecer nas buscas da plataforma. Por exemplo, se você possui marca própria para vender os produtos, seu nome de usuário deve ser o mesmo.

Caso tenha marca pessoal para vender no Insta, use seu nome e sobrenome como usuário. Apenas isso já aumenta bastante suas chances de ganhar mais seguidores.

seu nome de usuario deve ser o mais proximo possivel do seu proprio nome

7. Coloque uma hashtag na sua descrição

As hashtags do Instagram são termos que podem ser encontrados pelas buscas na rede social. Ao colocar pelo menos uma na sua descrição, você aumenta as chances do seu perfil seja encontrado na busca por aquele termo.

Por isso, estude bem quais são as principais hashtags usadas em publicações e descrições em sua área. Nesse artigo, mostramos algumas ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa.

Depois, basta encaixar a hashtag na sua descrição e esperar os novos seguidores chegarem!

8. Seja conciso na descrição

Não há muito espaço para se delongar ao criar uma descrição para Instagram. Por isso, economize palavras e seja conciso em sua mensagem.

Diga aos usuários o que faz ou vende pelas redes sociais e insira a hashtag, como falamos no item anterior. Tente fazer com que essa descrição seja chamativa e, se quiser, inclua uma chamada para o link em seu perfil.

Veja mais detalhes sobre como criar uma biografia no Instagram otimizada, confira esse artigo.

9. Quais tipos de conteúdo posso postar no Insta?

Já faz bastante tempo desde que o Instagram era uma rede social para fotografia. Hoje, é possível publicar todo tipo de conteúdo. Veja abaixo as regras para postar em cada plataforma de conteúdo do Insta.

  • Feed: a página principal do Insta permite publicar fotos e vídeos de até um minuto. Você pode incluir uma legenda de até 2000 caracteres para acompanhar, mas não é permitido inserir links;
  • Stories: aceita posts em texto, imagem e vídeos de 15 segundos. No modo Mãos Livres, o vídeo pode ter até 60 segundos. Seus adesivos são o principal atrativo. Abuse dos stickers para gerar engajamento conferindo esse guia completo ensinando como fazer perguntas no Instagram Stories;
  • Transmissões ao vivo: feitas a partir da barra de Stories, você pode fazer lives para mostrar o dia a dia do seu negócio, criar sessões de perguntas e respostas ou para anunciar promoções e descontos. Vale lembrar que o algoritmo do Insta favorece as lives, inclusive enviando notificações aos seus seguidores sempre que começar uma;
  • IGTV: competindo de frente com o YouTube, temos o IGTV, plataforma de vídeos do Instagram. Nele, você pode publicar vídeos com até 10 minutos de duração, acompanhado de uma descrição em texto. Diferente do feed, nessa descrição você pode incluir links para sua loja virtual. Clique no link para saber mais sobre o IGTV;

Dica: não sabe o que publicar no Insta? Então veja essas 30 ideias de posts fantásticas!

10. Republique posts de usuários com seus produtos

Já aprendeu como vender pelo Instagram, mas tem dificuldade para publicar novos posts? Além das dicas que mostramos na dica acima, você pode aproveitar publicações feitas pelos seus clientes.

Peça permissão para fazer repost no Instagram e mostre aos seus seguidores como seus produtos melhoram a vida de seus clientes. Veja como a marca Croasonho usa o conteúdo gerado por usuário para vender seus croissants:

como vender pelo instagram usuario

11. Aprenda a fazer anúncios no Instagram

Outra maneira de incluir links para sua loja virtual é por meio dos anúncios patrocinados do Insta, seja no feed ou nas Stories. Diferente dos posts comuns, você pode direcionar seu conteúdo ao seu público. Isso inclui usuários que ainda não te seguem.

Para isso, é necessário criar uma conta para negócios, que também te dá acesso às métricas do Instagram. Depois, deverá abrir um perfil no gerenciador de anúncios do Facebook, que também é usado para administrar os anúncios do Insta.

Você já poderá começar a criar seus primeiros anúncios para Insta. No entanto, o ideal é que estude sobre a plataforma e faça pequenos testes. Dessa maneira, você irá começar a se familiarizar cada vez mais com o gerenciador.

Dica: para saber mais sobre como vender pelo Instagram usando os anúncios patrocinados, clique no link e conheça o curso Loja Online Express!

12. Crie promoções para novos seguidores

Quer saber como vender pelo Instagram e melhorar seus resultados nas redes sociais? Crie promoções exclusivas para novos seguidores.

Se já utiliza outras mídias sociais, elas serão perfeitas para divulgar sua promoção. Basta criar um post encaminhando os usuários que acompanham suas páginas para o seu perfil no Instagram, indicando o desconto para quem começar a te seguir.

13. Também dê descontos aos seguidores “veteranos”

Não esqueça dos seguidores que já se engajam com seu post desde a época que seu perfil tinha menos de 100 usuários. Essa também é uma tática que pode usar com usuários que são seus clientes.

Essa é uma estratégia bastante comum, utilizada para impulsionar o valor vitalício do cliente, ou seja, o quanto um cliente compra de seu negócio.

14. Invista em influenciadores digitais

Cada vez mais comuns, você pode usar a base de seguidores dos influenciadores no Instagram para aumentar suas vendas. Existem diversas ferramentas para contratar influenciadores digitais ou fazer uma parceria.

Mas não pense que a rede se limita apenas aos influenciadores com centenas de milhares de seguidores!

Você pode filtrar suas buscas de acordo com o valor cobrado e a base de usuários que seguem o influenciador. Assim como existem pequenas, médias e grandes empresas, também há influenciadores menores que pode contratar.

15. Faça sorteios no Instagram

Pode parecer contraprodutivo sortear produtos quando poderia estar vendendo, certo? Mas existem algumas formas de como vender pelo Instagram e usar os sorteios.

Por exemplo, você pode criar um sorteio exclusivo para clientes em datas comemorativas.

Se a sua loja no Instagram possui produtos relacionados ao Dia das Mães, você pode criar um sorteio no qual cada cliente que comprar durante esse período participará de um sorteio valendo um item valioso.

Outro método interessante e que funciona é o de oferecer “bilhetes de sorteio”. Cada vez que um cliente atinge um marco (a cada R$ 50, por exemplo), ele recebe um bilhete, que aumenta suas chances de ganhar.

Para saber mais, confira esse artigo com tudo o que precisa saber para fazer um sorteio no Instagram e não deixe de conhecer a ferramenta de sorteios no Instagram do AppTuts!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo