Como vender pela internet em 15 truques e dicas
10 de junho de 2019
Um Comentário
Como vender pela internet em 15 truques e dicas
Como vender pela internet em 15 truques e dicas

Como vender pela internet em 15 truques e dicas

Um Comentário

Você ainda sai de casa para vender suas coisas na rua? Isso é coisa do passado! Você pode aprender como vender pela internet e tornar seu dia muito mais produtivo e aumentando o número de pessoas que pode alcançar.

É verdade que vender pela internet pode ser mais difícil, já que não tem o contato pessoal ou humano. Por outro lado, há muitas pessoas que não dão a mínima para isso e, inclusive, preferem fazer suas compras por meio da web.

Além disso, não há como negar que o processo logístico pode dificultar a vida na hora de enviar o frete. Isso não existe na venda pessoal. Mas de nada adianta se as pessoas em seu entorno não tem interesse no que está a vender.

Dessa maneira, a internet se torna uma grande aliada. Será por meio dela que poderá vender seus para quem pode se interessar e investir dinheiro no seu negócio. O melhor de tudo é que grande parte do processo de venda é feito direto da sua casa.

O que você precisa para aprender como vender pela internet? Um computador ou smartphone com uma conexão Wi-Fi e esse artigo com 15 truques e dicas de como vender pela internet!

Confira abaixo!

1. Venda pelo Instagram

As mídias sociais são um excelente ponto de partida para quem deseja vender na web. Com crescimento meteórico, o Instagram tem se tornado uma vitrine online. Parte disso é culpa do Instagram Shopping, ferramenta que permite marcar seus produtos em um post.

Ao fazer a marcação, você pode colocar um preço no produto, como se fosse uma etiqueta de shopping. O Instagram Shopping pode ser usado tanto nas publicações no feed quanto no Stories do Insta.


como vender pela internet bagy

Para usar a ferramenta ao máximo e criar uma loja online no Instagram, a melhor alternativa é o Bagy. Esse serviço foi criado para facilitar esse processo, te ajudando a criar uma loja online integrada ao seu perfil na rede social. De acordo com a equipe do site, não leva mais que 15 minutos para você ter o seu.

Esse site pode ser integrado ao Instagram Shopping, o que fará com que cada produto que coloque no seu perfil seja automaticamente disponibilizado no site.

Conheça melhor o Bagy clicando no link e se cadastrando para testar a plataforma GRATUITAMENTE durante período limitado.

2. Use o Facebook Marketplace

Uma maneira fácil e rápida de vender é através do marketplace do Facebook. Basta ter um perfil na rede social e acessar a aba correspondente no aplicativo, como pode ver no print abaixo:

como vender pela internet facebook

Clique em Vender e escolha uma categoria;

como vender pela internet venderface

A partir daqui, basta criar uma descrição, adicionar fotos e colocar o preço do item. Você pode ativar a localização do seu smartphone para que o anúncio seja mostrado apenas para quem estiver nas imediações do seu endereço.

3. Venda pelos grupos de Facebook

Outro local que pode usar para vender seus produtos ou itens usados são os grupos de Facebook. Existem diversos grupos de “desapego”, no qual pode se livrar de coisas usadas.

Outro bom motivo para apostar nos grupos são os nichos. Existe uma infinidade de grupos dedicados aos assuntos específicos. Precisa vender seus jogos usados para consoles da Nintendo? Não faltam grupos de compra e venda dos títulos empresa japonesa.

Sabe o que é melhor? Você pode usar o Facebook Marketplace para anunciar seus itens diretamente nos grupos, sem a necessidade de recriar cada anúncio.

Vamos falar sobre outras ferramentas e truques de como vender pela internet, mas não pense que não há mais nada a se aprender sobre o Facebook. Veja esse artigo com mais 10 dicas de como ganhar dinheiro com o Facebook!

4. Pesquise preços do que pretende vender

Está querendo ganhar um dinheiro vendendo coisas usadas? Certifique-se de pesquisar os preços antes de criar o anúncio. Dessa maneira, terá melhor noção de quanto cobrar.

Mesmo que pretenda vender produtos novos e produzidos por conta própria, é interessante pesquisar itens semelhantes na hora de compor seus preços.

5. Decida se cobrará frete ou entregará pessoalmente

Uma das principais vantagens de aprender como vender pela internet é que pode enviar seus produtos para todo o país. Por outro lado, nem sempre isso é vantajoso.

decida sobre a entrega dos seus produtos

Por isso, considere também se prefere entregar seus produtos pessoalmente ou se contratará frete. No segundo caso, é importante também pesquisar os valores de frete e considerar se irá incluir no preço ou se repassará os custos para o cliente.

6. Defina como fará o atendimento

Se optar por vender pelo Facebook, pode atender direto pelo Messenger, já que a própria plataforma deixa um botão para que o usuário entre em contato com o vendedor. No Instagram, você também pode realizar o atendimento pelo Direct.

O WhatsApp é uma opção para quem usa sites de vendas como OLX e Mercado Livre. Nesse caso, pode deixar seu número de telefone no próprio anúncio e falar com possíveis compradores que te adicionarem no serviço.

Caso prefira vender através de plataformas para criar lojas online, a opção mais indicada é assinar serviços de chat online como o JivoChat. Esses serviços podem se integrar ao seu site e permite que atenda a visitantes a partir do momento no qual entram nas suas páginas

Saiba mais sobre o JivoChat clicando no link e comece a testá-lo gratuitamente!

7. Capriche nas fotos

Uma boa descrição e bons preços ajudam a vender, mas uma foto ruim pode arruinar tudo. Por isso, o ideal é que tire excelentes fotos dos seus produtos antes de colocar seu anúncio online.

como vender pela internet produto

Para ter melhores resultados na hora de captar as imagens para seus anúncios, certifique-se de estar em um local bem iluminado. Garanta também que não haja outros elementos na foto que não seja o produto. O ideal é que tire a foto do seu produto em um fundo branco para dar o destaque necessário.

Veja mais sobre como tirar fotos profissionais com seu celular conferindo as dicas deste artigo!

8. Crie descrições sucintas e honestas

Não enrole na descrição. Mas também não crie uma descrição tão breve que não gere nenhuma reação emocional de quem está visualizando seu anúncio.

Clareza e objetividade sempre serão chaves para uma boa descrição, mesmo quando sobra pouco espaço para tornar um anúncio mais chamativo. Por isso, deixe informações como preço, entrega e a condição do produto. Se ele tiver com algum arranhão ou defeito, não adianta tentar ocultar isso.

O cliente notará na entrega e isso pode gerar prejuízo para você, caso não tenha avisado na descrição. Descrições honestas e sucintas são as mais indicadas para tornar seu anúncio confiável e melhorar sua reputação enquanto aprende como vender pela internet.

faca uma descricao objetiva e honesta

9. Invista em anúncios

Se tiver algum dinheiro guardado, pode aprender como fazer anúncios, seja nas mídias sociais ou em sites de venda. Muitos deles oferecem a opção de pagar para que seu anúncio seja mais privilegiado nas buscas, te colocando em melhores posições e aumentando sua chance de vender.

Antes de fazer o anúncio pago, vale considerar se, ao investir, ainda terá lucro quando efetuarem a compra do seu produto.

No caso dos anúncios em mídias sociais como Facebook e Instagram, o ideal é que aprenda bastante sobre como eles funcionam e fazer pequenos testes. Dessa maneira, aprenderá como usá-los tanto na teoria quanto na prática. Confira alguns cursos online sobre anúncios nas mídias sociais acessando esta página.

10. Faça follow up nas mensagens recebidas

Você tirou fotos excelentes de seus produtos à venda, criou uma boa descrição com objetividade e já recebeu algumas perguntas no meio de atendimento que definiu. O que fazer agora?

Não deixar a peteca cair!

Isso significa não deixar as conversas esfriarem. Estabeleça um limite de tempo para que alguém responda a uma mensagem que tenha enviado. Normalmente, recomendamos aguardar 24 horas até uma resposta.

Após passar esse prazo, envie uma mensagem perguntando se o usuário ainda tem interesse no seu produto. Nem todos irão te responder, mas você aumenta suas chances de fechar vendas quando faz follow up, como pode ver no print abaixo de uma venda que fiz na OLX recentemente:

como vender pela internet followup

11. Venda por afiliação

Até a dica anterior, mostramos as plataformas que pode usar para aprender como vender pela internet e, em seguida, as principais dicas para que isso aconteça. Dessa dica em diante, vamos mostrar outras maneiras de fazer vendas na web.

A primeira é através do marketing de afiliados. Essa categoria de vendas permite que venda produtos de outras pessoas ou empresas. A prática é ideal para quem publica conteúdo em blogs e redes sociais.

Como funciona as afiliações?

Você se cadastra em uma plataforma de afiliados ou no programa de afiliação de um produto específico. A partir daí, recebe um link personalizado, no qual cada usuário que clicar e fazer uma compra rende uma comissão para você.

Se já tem um canal de conteúdo onde publica suas ideias de post, você pode usar sua própria influência para vender produtos, ao invés de criar algo do zero. O marketing de afiliados é uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro no YouTube ou no Instagram.

12. Venda suas próprias criações

O que acha de vender suas próprias criações? Se está obtendo algum sucesso em vender produtos usados, você pode começar a criar produtos novos. Afinal de contas, em algum momento seus usados irão acabar.

Se você tem alguma habilidade manual como costura ou artesanato, pode colocá-los à venda seguindo as dicas de como vender pela internet que mostramos ao longo do artigo.

13. Venda produtos digitais

Se você é como eu, provavelmente não tem habilidade manual que permita criar artesanatos ou outros itens que pode vender. Mas isso não significa que devemos desistir de criar!

Nesse caso, basta pensar em vender produtos digitais. Ebooks, programas que resolvam algum tipo de problema ou cursos online são alguns tipos de produtos vendidos pela internet e que podem se tornar rentáveis.

A maioria destes produtos podem ser vendidos em aplicativos de vendas ou nas mídias sociais.

14. Preste serviços online

Por que vender apenas produtos se pode usar essas mesmas plataformas para vender serviços online? Se tem habilidade em fazer edição de vídeo, usar editores para melhorar fotos ou é um blogueiro de longa data, pode muito bem trabalhar como freelancer e vender seus serviços online.

Dessa forma, você pode complementar sua renda ou inicia uma nova carreira!

15. Venda cursos online

Um dos produtos digitais que pode vender, mas que merece um tópico próprio. A diferença entre os cursos online e outros produtos digitais é que o curso pode se tornar uma fonte de renda fixa.

Dependendo do assunto, basta fazer atualizações pontuais no conteúdo e continuar a vender seu curso. Outros benefícios de vender cursos online é a chance de construir autoridade no nicho que escolheu.

Conheça mais formas de como vender pela internet!

Agora que conhece algumas dicas para vender seus produtos pela internet – sejam eles aulas online ou suas roupas usadas -, chegou a hora de expandir suas formas de complementar sua renda pela internet.

Por isso, não saia sem conferir esses 65 sites para ganhar dinheiro online diariamente!





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Novos Ricos 23 de junho de 2019 15:09

    ótimas dicas! Acredito que hoje em dia está muito mais fácil vender pela internet, até porque, quase todo mundo hoje está 24Hs online.
    Vou deixar aqui um método de vendas para iniciantes e avançados, interessados em usar essas mídias sociais para vender todos pela internet.
    https://superacaodigital.com/programa-novos-ricos-funciona-joao-pedro/

Voltar ao topo