facebook-live
Nenhum Comentário
Redes Sociais

14 dicas para transmissões incríveis no Facebook Live

As transmissões ao vivo do Facebook Live vieram para ficar. O Facebook Live já está habilitado tanto para iOS quanto Android, independente de ser para uma página ou no próprio perfil pessoal. Se ainda está com dúvidas de como melhor utilizá-lo, reunimos uma lista com 14 dicas essenciais para conseguir fazer uso do Facebook Live – sem precisar comprar equipamento especializado. Queira você usar o Facebook Live para impulsionar o marketing de seu negócio ou se planeja usar apenas para se divertir e falar do que gosta, esses macetes podem o ajudar a obter maior qualidade de transmissão!

1. Faça um roteiro

facebook-live-roteiro

Comum para aqueles que já se aventuraram no Youtube, não pense que, por ser uma transmissão ao vivo, deva deixar o roteiro de lado. Como a transmissão é ao vivo e qualquer gafe não poderá ser consertada, é mais importante ainda criar um bom roteiro para não ser perder durante a transmissão. Vale notar que normalmente o live streaming leva mais tempo que um vídeo padrão no Youtube. Ou seja, fazer um roteiro se torna mais importante no Facebook Live.

2. Decida como irá responder os comentários após o início

Com um roteiro pronto, é importante lembrar que seus espectadores provavelmente farão perguntas ou comentarão sobre algum aspecto do vídeo que estejam gostando ou não. Por isso, é bom definir antes mesmo de começar como irá moderar esses comentários. Se possuir uma outra pessoa que pode se conectar à live e realizar a moderação, não hesite em pedir ajuda. Caso contrário, você também pode definir, dentro do roteiro, um tempo dedicado apenas a responder estes comentários e bloquear os que considerar nocivos.

3. Ensaie como será a transmissão

Existe uma maneira de ensaiar uma live antes dela começar e não estamos falando para treinar em frente ao espelho – mas se ajudar, também use essa opção. Você pode treinar as lives sem ser perturbado definindo as configurações de privacidade do vídeo para Apenas Eu. Dessa maneira, ninguém será notificado ou terá acesso à sua transmissão, permitindo que ensaie sem problemas.

facebook-live-privacidade

4. Promova a transmissão antes de começar

Uma boa maneira de aumentar o número de pessoas assistindo sua live logo de início é promover a transmissão com antecedência. Informe através de posts em sua página ou perfil que, em determinado horário, irá fazer uma transmissão sobre o assunto que tiver escolhido. Permaneça fazendo posts com regularidade para lembrar aos amigos e seguidores da transmissão. Use também outras redes sociais da maneira que achar necessário.

5. Escreva uma boa descrição

Nas configurações iniciais antes de iniciar uma transmissão, é necessário colocar uma descrição de sua live, que ficará exibida na lateral do vídeo enquanto estiver transmitindo – ou abaixo do vídeo nos dispositivos móveis. Pense na descrição como o título de um post em blog ou até mesmo a descrição de um vídeo comum no Youtube. Use palavras-chave procuradas com frequência, ao mesmo tempo que convidativa.

facebook-live-description

6. Evite barulhos externos

Uma dica também usada mesmo em vídeos gravados, evite barulhos externos. Caso esteja fazendo a transmissão de sua casa ou escritório, certifique-se de estar em um ambiente fechado e com notificações silenciadas em quaisquer telefones que estejam no recinto. Em lives em ambiente aberto, tente ficar longe dos focos de ruído e se assegure de usar um fone que possua microfone para melhorar a qualidade do som.

7. Se apresente e diga qual o assunto de sua transmissão

Antes de ir direto ao ponto, lembre-se de começar suas transmissões se apresentando, falando sobre o nome e – no caso de estar representando um negócio – a empresa de onde está falando. Dê uma prévia geral do assunto que irá abordar e fale como será seu desenvolvimento, como os momentos que irá parar pra responder comentários e os tópicos em um geral. A partir daí, pode começar a falar sobre o assunto.

Leia também:

8. Não se desespere se começar com poucos participantes

facebook-live2

É importante não ficar desanimado caso o número de pessoas assistindo sua transmissão não seja grande. Os picos de tráfego normalmente acontecem durante a transmissão, não no momento que ela começa. Pode parecer que está falando apenas para si no começo, mas em breve outras pessoas entrarão e começarão a acompanhar seu conteúdo. Normalmente o pico de espectadores é atingido por volta dos 10 minutos. Por isso, não desanime e leia o próximo item com atenção.

9. Interaja com os espectadores

Uma das coisas que mais atraem os usuários a assistirem transmissões ao vivo é sua chance de fazer parte do vídeo. Por isso, é bastante importante que interaja com os espectadores. Abra espaços na transmissão para responder a questões e eventualmente durante o assunto fale sobre algum comentário. Lembre-se de se referenciar à pessoa que comentou por seu nome para fazê-la se sentir parte do vídeo.

Outra abordagem que pode usar durante a transmissão é a de preparar perguntas para as pessoas que estão assistindo, fazendo uma seção cujo conteúdo será totalmente delas. Lembre-se que cada curtida ou reação e comentário fará sua live ser mostrada no feed de mais pessoas.

10. Não se desespere se perder a conexão

facebook-live-conexao

Tome cuidado para não se desesperar se, por algum motivo, sua conexão cair. No momento que o Facebook Live perde a conexão com a internet, ele tentará se reconectar e resumir com a transmissão, então qualquer reação exagerada ou desesperada poderá aparecer do nada para os espectadores. O ícone laranja ficará preto quando perder a conexão. Caso o Facebook Live não consiga se reconectar, ele salvará a transmissão até o ponto onde ela foi interrompida e poderá publicá-la ou apagá-la.

11. Reapresente-se durante a transmissão

Como falamos anteriormente, o pico de participação nas transmissões não está em seu começo, mas sim em seu desenvolvimento. Por isso, ao notar que a quantidade de espectadores aumentou consideravelmente, reapresente-se da mesma maneira que fez no início. Como já terá abordado alguns assuntos, faça um pequena recapitulação sobre o que já foi falado e indique aos participantes o que ainda abordará.

12. Peça compartilhamentos

Não tenha vergonha de pedir ajuda. Reserve alguns momentos para pedir que os participantes compartilhem a live para que elas tenham maior alcance e, assim, mais engajamento. Não precisa ficar tímido, mas lembre-se de não fazer isso de maneira constante, para que não acabe ficando invasivo ou passar a impressão de que não possui conteúdo para falar sobre.

13. Faça lives com duração mínima de 20 minutos

Esse item também se relaciona com o item 8. Por isso, é essencial que planeje transmissões mais longas, pois senão corre o risco de, no momento que ia ter mais participantes, o vídeo acabe. Por isso, lembre-se de planejar suas transmissões com duração mínima de vinte minutos. O tempo máximo de uma transmissão ao vivo é de 90 minutos (uma hora e meia).

facebook-live

14. Não se preocupe demais com perfeição

Deixe a perfeição para o Youtube. Uma das razões principais pelas quais redes sociais como o Snapchat e as transmissões ao vivo estão ficando cada vez mais populares é justamente pela imperfeição causada pela autenticidade. Claro que deve mirar em fazer o melhor em sua live, mas sem deixar de ser autêntico: os espectadores perceberão se parecer que está fingindo.

Já está fazendo transmissões pelo Facebook Live?

Quais resultados está tendo com as transmissões? Muito sucesso ou não tiveram tanto apelo quanto o esperado? Comente conosco e não deixe de também dar suas próprias dicas!

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *