As 12 dicas de Snapchat para negócios que precisa conhecer
31 de julho de 2016
Nenhum Comentário
As 12 dicas de Snapchat para negócios que precisa conhecer
As 12 dicas de Snapchat para negócios que precisa conhecer

As 12 dicas de Snapchat para negócios que precisa conhecer

Nenhum Comentário

A essa altura, você já deve saber do sucesso meteórico do Snapchat. A nova rede social tomou de assalto e é difícil não conhecer alguém – principalmente jovens de 14 a 29 anos – que não usem o aplicativo. Por outro lado, a rede ainda é muito pessoal e é difícil medir o sucesso de seus posts caso queira usar o Snapchat para negócios, principalmente por seu prazo de validade: as publicações são apagadas depois de 24 horas. Ou seja, não apenas elas tem data de validade, como também não é possível reaproveitá-las.

Mas como alcançar esse mercado extremamente popular, mas ainda não tão amigável com empresas? Para responder essa pergunta, oferecemos duas soluções: a primeira é conhecer os 6 motivos para divulgar sua marca no Snapchat e a outra é continuar com nosso texto, no qual listamos 12 dicas do Snapchat para negócios que precisa conhecer!

1. Transmita sua participação em eventos

Snapchat para negócios

Mesmo com o Facebook Live e o Periscope do Twitter, o Snapchat é o melhor aplicativo para transmitir em tempo real sua participação em eventos. É possível usá-lo para mostrar a seus seguidores o seu estande em um evento, divulgar uma palestra ou até mesmo um passeio pelos corredores de um determinado evento da sua área de negócios.

Mas ele também é recomendado para eventos próprios de sua companhia. Pense em utilizar o Snapchat, por exemplo, para lançar e demonstrar um produto novo, divulgar resultados de promoções ou celebrar alguma marca batida, como a de centésimo cliente ou um recorde de seguidores na própria rede social.

2. Facilite que os usuários te adicionem

Uma das principais falhas do Snapchat para negócios é a dificuldade em fazer os usuários se tornarem seguidores. Não há botão de curtir ou seguir como acontece no Facebook e Twitter. É necessário que eles entrem em “Adicionar amigos” e aí então colocar o nome de seu perfil para que possam acompanha-lo. Por conta disso, recomendamos usar suas outras redes sociais para divulgar o Snapchat. Uma das estratégias que negócios e influenciadores têm usado no Twitter, por exemplo, é trocar seu nome para “snap + [nome de usuário no Snapchat]”.

Uma outra maneira é a de oferecer o QR Code para que os usuários possam usar a câmera de seus celulares para adicioná-los na rede social. Essa estratégia pode ser bem efetiva para quem possui uma loja, disponibilizando o QR Code em algum ponto visível de seu estabelecimento.

3. Seja uma espécie de Disney

Snapchat para negócios

Esqueça o preto e branco que normalmente permeia o mundo corporativo: os usuários do Snapchat querem cores e diversão. Por isso, a rede social é perfeita para extrair o Disney que há em você. Deixe de lado fotos e vídeos cuidadosamente trabalhados para publicar no Instagram e aposte em autenticidade e criatividade em suas publicações.


4. Entregue conteúdo único

Aproveite a proposta diferente do Snapchat para criar novos tipos de conteúdo, impossíveis ou até mesmo não recomendados em outras mídias sociais e surpreenda seus seguidores. Como o Snapchat tem uma proposta mais pessoal, recomendamos fortemente que publique coisas supérfluas ou até mesmo consideradas “bobas”, como um objeto de decoração novo para o escritório ou uma foto de um ou mais colegas de trabalho cheio de filtros engraçados. Use e abuse de sua criatividade!

5. Conte grandes histórias

As Histórias são umas das funções principais do Snapchat. Os usuários enviam séries de fotos e vídeos que duram 24 horas e contam todo tipo de história e sua utilização é crucial para entregar conteúdos únicos, impossíveis de serem vistos em outras redes sociais. A festa de aniversário de sua empresa, por exemplo, pode virar uma história no Snapchat, assim como o processo de produção dos materiais que cria, entre muitas outras possibilidades a serem exploradas.

https://www.youtube.com/watch?v=EG-1DpHvi8s

6. Promova sorteios

Se tem algo comum a todas as redes sociais é a utilidade delas para fazer promoções e no Snapchat isso não é diferente. Então não tenha medo em criar promoções, sorteios e competições para aumentar seu número de seguidores e mantê-los engajados com sua página. Isso também vale para promover descontos e até mesmo para conferir a relação entre os seguidores e sua marca.

7. Contrate influenciadores especialistas no Snapchat

Para quem possui um orçamento destinado a divulgar seu negócio no Snapchat, contratar influenciadores para alavancar seu negócio na rede social também é uma boa pedida. Existe uma série de profissionais já especializados na rede social, dos quais pode entrar em contato. Com sua expertise, eles poderão criar o tipo de conteúdo certo para divulgar uma campanha sua.

Mesmo que não tenha capital disponível para chamar um especialista, vale a pena acompanhar o perfil de alguns destes influenciadores. Identificar suas estratégias e o tipo de conteúdo que produzem pode ser de grande auxílio no momento de confeccionar os seus próprios. Para te ajudar nessa tarefa, criamos um post com 50 pessoas que você deve seguir no Snapchat.

8. Monte parcerias com negócios complementares ao seu

Algumas das marcas que oferecem serviços complementares ao que oferece já está usando o Snapchat para negócios? Então é hora de aproveitar isso. Assim como acontece em outras redes sociais, é possível criar uma parceria e trocar publicações para divulgar ambas as marcas, assim como unir ambos em um post. Entre as possibilidades descritas aqui, outro bom tipo de conteúdo a publicar nesta parceria são promoções ou descontos em conjunto.

9. Use os Snap Ads

Snapchat para negócios

Outra opção para quem tem um orçamento para melhorar o uso do Snapchat para negócios. Recentemente, a rede social incluiu a opção de criar propagandas que são demonstradas enquanto os usuários estão visualizando as histórias publicadas pelas pessoas e marcas que segue. Na transição de uma história a outra, o vídeo com a propaganda aparece. Assim como as publicações comuns, estes ads possuem até 10 segundos de duração. Se o usuário se interessar, ele pode deslizar a tela para cima e ser encaminhado para saber mais sobre sua marca ou comprar o produto, entre outros.

10. Conheça os geofiltros

Uma das funções pagas que vem sendo mais utilizadas no Snapchat é a inclusão de geofiltros. Essa funcionalidade permite que crie um filtro para os usuários utilizarem em suas publicações, de acordo com sua localidade. Se o seu negócio envolve a venda de acessórios nas praias do Rio de Janeiro, por exemplo, você pode criar um geofiltro para que seus compradores tirem fotos com seu acessórios e possam incluir um filtro que divulgue onde está o seu ponto de venda.

Além dele, há uma outra opção, que engloba um escopo maior e, portanto, mais custoso. É possível criar uma espécie de geofiltro disponível nacionalmente para uma campanha. Uma livraria online, por exemplo, pode criar uma promoção especial de Dia da Independência, oferecendo desconto em livros de história e habilitando um geofiltro para seus compradores comemorarem a data, ao mesmo tempo que divulgam sua promoção.

11. Crie Lentes Patrocinadas

Além dos geofiltros citados acima, também é possível criar lentes patrocinadas no Snapchat para negócios. Lentes são aquelas mudanças faciais que possuem diversos efeitos, como dar orelhas de cachorro aos usuário ou incluir coroas de flores na cabeça. Uma loja de brinquedos, por exemplo, pode disponibilizar uma lente que transforma o rosto dos usuários em um ursinho de pelúcia, ao mesmo tempo que disponibiliza uma logo da sua loja no canto inferior, como no exemplo abaixo:

12. Use a rede social para recrutar talentos

Quem disse que o Snapchat serve apenas para marketing? Além de divulgar sua marca, você também pode usá-la para, de uma maneira divertida e convidativa, chamar novas pessoas para seu negócio. Usá-lo dessa maneira é extremamente útil caso o perfil que queira esteja dentro da demografia representada pela rede social. A AOL, gigante da internet, usou a rede social para promover seu programa de startups e, ao mesmo tempo, mostrar a rotina de seu quartel-general. A campanha obteve 17 milhões de visualizações e aumentou o número de interessados em 18%.

Com essas dicas, acreditamos que elucidamos diversas questões e, quem sabe, quebrado algumas barreiras para que comece já a usar o Snapchat para negócios, divertindo seus seguidores ao mesmo tempo que divulga sua marca. Apesar de já existir a quatro anos, só a poucos meses a rede social encontrou seu crescimento e ainda é tempo de se tornar um grande influenciador dentro da rede social. Não deixe de comentar o que achou das nossas dicas de Snapchat para negócios em nossa seção de comentários!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo