10 Dicas para transformar o Instagram em um aplicativo de vendas
29 de maio de 2018
2 Comentários
10 Dicas para transformar o Instagram em um aplicativo de vendas
10 Dicas para transformar o Instagram em um aplicativo de vendas

10 Dicas para transformar o Instagram em um aplicativo de vendas

2 Comentários

Muito além da diversão, o Instagram é uma rede social que vem se tornando um espaço bastante favorável à promoção de várias empresas hoje em dia. Mas para conseguir obter resultados consistentes por meio dessa ferramenta, é fundamental saber usar o Instagram como um aplicativo de vendas.

Dica: se quiser começar hoje mesmo a aumentar o número de vendas no Instagram, recomendamos que teste o Gerenciagram durante 5 dias gratuitamente clicando aqui.

Se você é empreendedor e o seu negócio tem um perfil nesta rede, a pergunta que temos a fazer nesse caso é:

Você sabe como utilizar o Instagram para alcançar seus objetivos profissionais?

E aí, ficou uma pontinha de dúvida em sua cabeça? Então esse post foi feito para você! Vamos te deixar por dentro de tudo que é preciso saber para vender mais usando a rede social.

Para isso, separamos uma lista com as 10 melhores estratégias para utilizar o Instagram como um aplicativo de vendas para a sua empresa.

Quer saber que estratégias são estas? Então, fica comigo até o final desse artigo e descubra mais detalhes sobre:

  • O Instagram e o mundo dos negócios;
  • O que as empresas querem atualmente;
  • Estratégias para usar o Instagram como ferramenta de vendas.

transformar-o-instagram-em-um-aplicativo-de-vendas-gerenciagram


Confira!

O Instagram e o mundo dos negócios

As empresas estão cada vez mais percebendo a potencialidade do Instagram. Ela é uma rede social que atrai milhões de usuários todos os dias.

Só para você ter uma ideia, já são mais de 800 milhões de usuários que acessam esta rede social. Os norte-americanos são seguidos pelos brasileiros em número de contas ativas no aplicativo.

Isto demonstra que provavelmente seu público-alvo pode ser alcançado por meio do Instagram e uma relação mais próxima pode ser estabelecida. Além disso, segundo pesquisas, os próprios clientes (ao menos 62%) já indicaram que gostam de utilizar a plataforma para buscar produtos e serviços.

Se os usuários dedicam tempo do seu dia para se conectarem ao Instagram, isso mostra que investir em conteúdo de qualidade, nessa rede social, é a opção ideal para atrair a atenção do público e fazer com que ele queira seguir sua marca. Atualmente, cerca de 15 milhões de empresas já possuem uma conta e enxergam o Instagram como um aplicativo de vendas. E esse número não para de crescer…

Mark Zuckerberg percebeu esta presença comercial e criou dispositivos no Instagram e Facebook para que as empresas utilizem as redes sociais a seu favor. E você conhece outra pessoa que entenda mais das potencialidades das redes sociais para negócios que Zuckerberg, que enriqueceu justamente por causa delas e possui uma das maiores fortunas atualmente?

Portanto, está claro que o Instagram é uma plataforma que pode ser muito útil para o seu negócio, especialmente no setor de vendas.

O que as empresas querem?

O maior objetivo de todas as empresas é o lucro! Elas querem ser reconhecidas em seu segmento de mercado, além de conquistar clientes fiéis e manter altas taxas de vendas, que possibilitem o sucesso de um empreendimento estável.

E você, sabe como alcançar estes objetivos?

A resposta para essa pergunta é muito simples: está nas redes sociais, mais especificamente no Instagram. É através dessa rede social, que a sua marca poderá alcançar estes e muitos outros objetivos.

transformar-o-instagram-em-um-aplicativo-de-vendas

Ela atuará como uma isca para que o seu público “clique” no site oficial e no conteúdo produzido por seu negócio. Os sites de busca são alimentados pela quantidade de cliques que um domínio eletrônico (um site, um link) possui. Quanto maior a quantidade, melhor é a posição de uma empresa nos motores de busca.

Para que isto aconteça e você consiga que a sua empresa conquiste um tráfego seguro, ou seja, um público fiel e interessado nas suas postagens, é importante publicar conteúdos de qualidade. O que faz com que as pessoas escolham seguir este ou aquele perfil é a originalidade e utilidade das publicações.

Agora, se você não sabe como produzir conteúdo relevante para o seu público e nem mesmo usar as ferramentas disponibilizadas pelo Instagram para aumentar suas vendas, então confira algumas dicas que separamos para você aprender a usar o Instagram para alavancar as suas vendas.

10 estratégias para usar o Instagram como um aplicativo de vendas

1. Indique o link oficial de sua empresa

O site oficial de sua empresa é um endereço eletrônico importante. É o espaço em que o seu público pode achar todos os seus produtos, ou serviços, as informações completas sobre eles e seu empreendimento.

transformar-o-instagram-em-um-aplicativo-de-vendas-link

Ao criar uma conta no Instagram, você pode torná-la um perfil comercial. Sendo assim, faça uma “bio” caprichada, descrevendo os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa e adicione seu logo na foto. Ah, e não deixe de colocá-lo como um perfil público.

Existe apenas um espaço para inserir uma URL. Indique a do seu site oficial, que deve ter um endereço fácil de memorizar. Você também pode utilizar as stories para lembrar o endereço do seu site.

Infelizmente, ao menos que a sua conta possua mais de 10 mil seguidores, não é possível divulgar sites através de hiperlinks (que faz com que o link seja clicável) em seus Stories.

E se você acha que é difícil chegar à marca de 10K no Instagram, então não pode deixar de conferir a última dica que separamos para você neste artigo.

transformar-o-instagram-em-um-aplicativo-de-vendas-seguidores

No site, é importante que haja conteúdo geral sobre o universo comercial em que você trabalha, podendo oferecer uma newsletter para enviar estas informações por e-mail. Por exemplo, se você é um empreendedor do mundo da moda, que tal enviar duas ou três mensagens diárias sobre looks interessantes e dicas de moda para o dia a dia ou eventos especiais e um e-mail sobre determinado produto que combina com esta situação?

Não deixe de vincular todas as suas contas nas redes sociais, pois você pode atingir os seus potenciais clientes onde quer que eles estejam navegando, além de estimular que eles te acompanhem em mais de uma plataforma.

2. Use os emojis a favor da sua marca

Os emojis são aqueles símbolos (como carinhas amarelas, corações, etc.) que podem substituir palavras ou expressar sentimentos. O seu uso dá um charme a mais para as publicações, além de deixá-las mais leves e próximas do público.

Além disso, os usuários adoram utilizá-los. Por baixo, eu diria que pelo menos metade dos usuários utilizam em suas bios, postagens ou comentários dentro do Instagram.

transformar-o-instagram-em-um-aplicativo-de-vendas-emojis

3. O Instagram como complemento do site oficial

Apesar do Instagram ser um excelente aplicativo de vendas para qualquer negócio, esta rede social não deve ser considerada o domínio oficial de uma empresa na web. Nesse caso, a marca precisa ter um site, e a rede social servirá como um complemento dele.

Ao criar um perfil nas redes sociais, você deve identificar qual tipo de linguagem é característica daquela plataforma. No nosso caso, o Instagram é a rede social das imagens.

Pense em como traduzir um pouco do seu site em imagens e para a linguagem mais próxima que o Instagram transmite. Além disso, explore o que você não pode fazer no site e pode fazer no Instagram. No site oficial, por exemplo, não é possível fazer atualizações diárias e super dinâmicas.

Já no Instagram, você pode publicar todos os dias conteúdo criativo, utilizando uma linguagem mais direta com o seu cliente, como se estivesse conversando com um amigo. Outro ponto é que seria complicado dar dicas ou comentar notícias e looks de celebridades diariamente em um site de moda. Porém, isto é perfeitamente possível no Instagram.

4. Interaja com seu público

A ideia de ter uma rede social é manter contato com seus amigos e familiares, compartilhando o que há de mais interessante com eles. Esta ideia de interação é ainda mais importante para perfis comerciais. Se você não publica, não é visto e não será lembrado por seus clientes. Aliás, eles se perguntarão sobre o porquê de ainda seguir o seu perfil se não há nada de novo lá.

Para que isto não aconteça, é recomendável que você publique todos os dias. Quanto à disponibilidade de tempo, fique tranquilo! Como você vai poder conferir em nossa última estratégia, hoje em dia, existem softwares que podem lhe ajudar a preparar e agendar o compartilhamento de imagens nos horários de maior acesso dos seus seguidores.

transformar-o-instagram-em-um-aplicativo-de-vendas-posts

Também é importante que você converse com seus clientes, seguindo os seus perfis, curtindo e comentando em suas publicações e lançando perguntas e questões no perfil comercial. Por outro lado, o contato com clientes também deve ser feito via “Direct”. Envie mensagens e, sobretudo, ao receber perguntas e feedbacks de seus clientes, não hesite em respondê-los prontamente.

Os clientes utilizam as redes sociais para ter uma resposta rápida das empresas. Não os decepcione.

5. Siga outros perfis

É importante demonstrar para o seu público que a sua empresa é sociável, pois esta é a ideia de rede que o Instagram e outras plataformas possuem. A sua empresa deve seguir e interagir com as publicações, comentando e curtindo, pois a partir dessas ações também é possível ser visto pelos clientes.

Esta é uma tarefa que demanda tempo e esforços, principalmente porque você não vai seguir qualquer usuário, é importante aparecer para as pessoas certas. Pensando em facilitar a sua vida, plataformas de automação podem te ajudar nessa missão.

Está em dúvida se realmente vale a pena?

Descubra TUDO que você precisa saber sobre automação para Instagram.

transformar-o-instagram-em-um-aplicativo-de-vendas-seguir

6. Estabeleça contatos

Ao utilizar o Instagram como um app de vendas, é importante observar outros perfis que estejam vinculados à sua área, seja produzindo ou consumindo este tipo de serviço. Por isso, procure empresas que forneçam uma oferta semelhante à sua, possuam uma conta na rede social e tenha praticamente o mesmo número de seguidores que você.

Você também pode procurar perfil de influenciadores, pessoas que são seguidas pelos usuários para saber das novidades sobre determinada área, mandando amostras do seu produto para eles. Proponha uma parceria e um guest post, uma publicação em que eles falem sobre sua empresa. Em troca, você também pode compartilhar conteúdo sobre eles. Veja alguns sites para encontrar influenciadores de acordo com o seu mercado e nicho.

7. Publique conteúdos relevantes

Como já falamos, o aplicativo é guiado pela criatividade. Se você deseja transformar o Instagram em uma ferramenta de vendas, deve investir no conteúdo a ser publicado.

Você tem a opção de publicar imagens, vídeos de até um minuto e stories que ficam disponíveis por até 24 horas ou em destaque no seu perfil. Pense em temas exclusivos, que se tornem a marca de sua empresa e que os clientes a reconheçam ao ler uma postagem. Procure no Google por “Instagram Themes”, há diversas ideias que podem te inspirar.

transformar-o-instagram-em-um-aplicativo-de-vendas-publicacao

Prefira tons mais claros e luz equilibrada em suas fotos. Quanto ao tom das mensagens, é interessantes que elas sejam ora engraçadas e ora inspiradoras, conquistando seu público. Nos vídeos, publique conteúdos pontuais, pois você tem pouco tempo para apresentar um produto ou falar de um serviço.

8. Promova seu conteúdo

Se você utiliza o Instagram como aplicativo de vendas, que tal divulgá-lo em outras contas, como no Facebook e Twitter? Vale a pena colocar os links das redes sociais em seu site oficial para que a relação entre eles seja mais rápida e fácil!

9. Chame seus clientes

Ao utilizar o Instagram como um aplicativo de vendas, você deve se comunicar diretamente com seus clientes. Tem coisa melhor do que caminhar por uma loja e encontrar vendedores que se mostram solícitos, perguntando se você procura algo em especial e se colocando à disposição?

É possível também ver anúncios de marketing espalhados, falando sobre a empresa e o porquê você deve comprar nela. Nas redes sociais, procure chamar a atenção do seu cliente diretamente. Converse com ele, lance perguntas e concursos, peça o feedback deles em suas postagens.

10. Invista em uma plataforma de Automação para Instagram

Ao perceber o potencial das redes sociais para negócios, algumas empresas perceberam a oportunidade de ajudar muitos empreendedores, oferecendo o serviço de automação e gerenciamento para a rede social. O Gerenciagram, por exemplo, permite que você encontre e interaja com o seu público-alvo automaticamente, impulsionando o seu negócio no Instagram, fazendo com que você alcance resultados que seriam quase impossíveis de alcançar de forma orgânica.

Você pode fazer um teste grátis de 5 dias na plataforma, onde receberá todo o treinamento para usar os recursos da maneira certa. A empresa ainda conta com um suporte em tempo real, através do Chat Online, sempre disposto a te ajudar com todas as suas dúvidas.

Clique aqui e comece o seu teste grátis agora mesmo.

Pronto, você agora está preparado para alavancar suas vendas e melhorar a sua vida financeira. Não não deixe de nos contar os resultados da sua empresa no Instagram. Beleza!?

Até a próxima!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. Matteus 14 de junho de 2019 10:59

    Pessoal, Especialmente para controle de estoque e vendas no atacado distribuidor, indico o 🔥 repositor.com.br 🔥 . Quem vende hoje com Instagram e WhatsApp vai precisar de uma solução de site com aplicativo. É uma solução fácil e baratinha pra cada comerciante vender com seu próprio app. Tome uma decisão e inicie seus negócios com um aplicativo próprio! Acesse o site e conheça a solução.

Voltar ao topo