15 dicas para fazer vendas pelo WhatsApp
Nenhum Comentário
15 dicas para fazer vendas pelo WhatsApp
15 dicas para fazer vendas pelo WhatsApp

15 dicas para fazer vendas pelo WhatsApp

Nenhum Comentário

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil e é natural que muitas pessoas o utilize para vender. Fazer vendas pelo WhatsApp se tornou bem comum e é difícil ver, por exemplo, lanchonetes e pizzarias que não oferecem atendimento pelo mensageiro.

Essa não é a única serventia do app. Você pode vender quase todo tipo de produto ou serviço por meio dele. Já começou a fazer vendas pelo WhatsApp e quer saber como melhorar seus resultados e viver de trabalhar pela internet?

Então deixe de usar o WhatsApp apenas para mensagens de boa semana e veja abaixo nosso guia com diversas dicas que podem fazer a diferença em seu negócio online!

1. Tenha um número para fazer vendas pelo WhatsApp

Se tem usado seu número pessoal para vender, pense em contratar uma linha exclusiva para suas vendas. Isso irá facilitar a organização do seu atendimento, além de tornar mais fácil a montagem de sua lista de clientes. Além disso, poderá usá-lo com o WhatsApp Business, um dos melhores aplicativos para WhatsApp.

Com ele, você pode criar respostas rápidas e terá um backup de todas as suas conversas pelo app automaticamente. Ele também permite que coloque mais informações sobre o seu negócio na tela de perfil, como endereço e email da sua empresa.

Clique no link para baixar o WhatsApp Business no seu Android ou visite sua página na App Store para fazer download da versão para iPhone.

use o whatsapp business para fazer vendas

Outra desvantagem em misturar seu número pessoal com o profissional é que pode acabar recebendo mensagens de trabalho em seu horário de descanso.


2. Coloque links para seu WhatsApp nas mídias sociais

Sua principal fonte de renda são as vendas pelo WhatsApp? Então por que você ainda não colocou links para ele em sua biografia no Instagram ou em outras mídias sociais?

Criar um link de WhatsApp nas mídias sociais é muito fácil. Copie e cole esse link em seu navegador:

“https://api.whatsapp.com/send?phone=numerodetelefone

Em seguida, troque a área negritada pelo seu número de atendimento. Vale lembrar que deve colocar o código do país (55) e de sua região antes do número. Se o seu negócio online fica em São Paulo, o número deverá aparecer assim no link:

“https://api.whatsapp.com/send?phone=5511917306769

Por fim, copie e cole esse endereço em um desses encurtadores de link e o coloque  seu link em seu site ou em perfis nas mídias sociais!

3. Crie uma lista de transmissão com ofertas

Uma lista de transmissão permite que envie uma mensagem a diversos contatos. Se você quer melhorar suas vendas pelo WhatsApp, as listas são uma ferramenta essencial para divulgar lançamentos e ofertas.

Você pode criá-las a partir do menu inicial do WhatsApp, clicando nos três pontos verticais na parte superior direita da tela.

abra o menu para criar transmissoes

Em seguida, basta tocar em Nova transmissão;

clique em nova transmissao para fazer vendas pelo whatsapp com uma lista

Escolha os contatos que farão parte da lista.

fazer vendas whatsapp contatos

A partir daí, pode anunciar qualquer novidade ou desconto para seus clientes ao mesmo tempo.

4. Crie uma comunidade usando os grupos

Você usa o marketing de conteúdo nas mídias sociais para criar uma comunidade de seguidores e clientes? Então criar um grupo de WhatsApp pode ser uma boa ideia.

Na lista de transmissão, você cria uma mensagem que é enviada para diversas pessoas ao mesmo tempo. Com o grupo, você envia uma mensagem que é lida por todos que estão no grupo.

A principal diferença entre o grupo e a lista é a possibilidade dos membros interagirem entre si. Nas transmissões, a comunicação é entre você e o cliente apenas.

Por isso ter um grupo pode ser melhor para fazer vendas pelo WhatsApp caso já tenha algum tipo de interação com seus seguidores no Instagram e clientes.

Criar um grupo de WhatsApp é igual a fazer uma lista de transmissão. No menu na parte superior direita da tela, basta escolher Novo grupo e selecionar os contatos.

fazer vendas whatsapp grupo

5. Peça autorização dos seus clientes

Antes de colocar um cliente em um grupo ou lista de transmissão, é essencial que peça sua autorização para tal. Mensagens sem autorização costumam não render frutos, mas esse está longe de ser um problema.

Caso o cliente não goste das mensagens, ele poderá tirar uma captura de tela no celular e encaminhá-las para órgãos de proteção ao consumidor.

Ou seja, além de infrutíferas, mensagens não autorizadas podem fazer com que seja processado e multado.

Sempre peça a autorização de um seguidor ou cliente antes de incluí-lo em um grupo ou lista de transmissão.

6. Não envie ofertas o tempo todo

Ter acesso ao WhatsApp de seus clientes não é uma autorização para ficar enviando links de ofertas a todo o momento.

Caso exagere na quantidade de mensagens enviadas por dia, você começará a ser identificado como uma fonte de spam e é provável que o número de clientes que pedem para sair de sua lista aumente. Selecione bem as suas ofertas do dia e envie poucas mensagens, de maneira a não ser um incômodo para quem compra de você.

7. Crie um calendário de mensagens

Para evitar o spam e acabar perdendo clientes, o ideal é se organizar. Planeje suas vendas e promoções e coloque-as em um aplicativo de calendário. Dessa maneira, você terá três benefícios.

O primeiro é saber com antecedência as mensagens que precisa criar. A segunda é que será mais fácil avaliar quais ofertas deram maior retorno. O terceiro é que poderá trabalhar com mensagens específicas para assinantes de sua lista em diferentes etapas do funil de vendas, que falaremos mais no próximo item.

8. Aprenda o conceito de funil de vendas

Um dos pilares do marketing, o funil de vendas é capaz de identificar em qual fase da compra seu cliente está. O AIDA é o modelo mais tradicional, que traz quatro estágios.

funil de vendas aida

O primeiro é o da Atenção, no qual a pessoa ainda não sabe que o seu negócio existe e, em meio ao mar de informações, você precisa capturar seu foco.

Depois vem a fase de Interesse, no qual alguém já sabe que seu negócio existe, mas ainda não tem um motivo para saber mais sobre seus produtos. É nessa fase que você deve criar conteúdo ou brindes que o convençam a fazer parte sua lista de WhatsApp, por exemplo.

O terceiro estágio é o de Decisão. Aqui, ele já faz parte de sua lista, mas precisa de uma ajuda para comprar seu produto ou serviço. É onde você pode criar ofertas especiais ou oferecer desconto para que ele vá para o último estágio do funil de vendas.

Chamado de Ação, são as pessoas que compraram de você. Ou seja, o objetivo é levar seus seguidores e prospectos até esse estágio, no qual se tornam seus clientes.

Organize seus contatos de acordo com o funil e aumentará suas chances de fazer vendas pelo WhatsApp!

9. Use mídias sociais para quem está no estágio 1

Como pôde notar no item anterior, quem está na fase de Atenção ainda não chegou à sua lista ou grupo. Ou seja, não é possível fazer vendas pelo WhatsApp porque ele ainda nem está disponível no aplicativo de mensagens.

Para capturar sua atenção, invista em uma estratégia para mídias sociais. Identifique em qual das plataformas seus usuários mais estão presentes – seja Facebook, Twitter e Insta – e crie conteúdo e anúncios para que possa levá-los da primeira para a segunda fase.

Não sabe bem o que postar para atraí-los? Então veja esse artigo com cerca de 30 ideias de posts para Instagram!

10. Use recompensas digitais para atrair assinantes

Como falamos no item 8, uma maneira de fazer com que seus seguidores avancem do estágio de Interesse para o de Decisão são as recompensas digitais.

O que são essas recompensas?

Depende bastante do seu tipo de negócio. Se vende cursos online, por exemplo, um ebook grátis pode ser uma recompensa digital para quem aceitar fazer parte da sua lista de WhatsApp.

Se vende maquiagens ou outros cosméticos, pode criar um vídeo exclusivo ensinando como se usa os seus produtos. Para que tenham acesso, basta aceitar fazer parte da lista de WhatsApp para receber.

11. Envie mais conteúdo que ofertas

Não é porque você já convenceu pessoas a assinarem sua lista de WhatsApp que basta bombar sua caixa de mensagens com ofertas. Continue a oferecer conteúdo útil e gratuito para esses assinantes.

crie conteudo

Dessa maneira, ele irá te reconhecer como um negócio que se preocupa em ajudá-lo a resolver problemas e interagir. Deixe a abordagem de vendas tradicional para os vendedores tradicionais.

Para chegar a esse equilíbrio, tente começar enviando uma mensagem de vendas para cada três de conteúdo e avalie a reação dos clientes.

12. Use o Status do WhatsApp

Assim como o Instagram tem o Stories, o WhatsApp tem o Status. Disponíveis em uma aba separada do aplicativo de mensagens, você também pode usá-lo para vendas.

Ao criar um post no Status, quem tiver seu número pode responder com uma mensagem. Ou seja, você pode criar uma oferta exclusiva dentro do Status, dizendo para seus seguidores que apenas quem responder o Status poderá aproveitar.

Vale notar que o Status desaparece após 24 horas. Isso significa que ele é excelente para quem utiliza o gatilho mental da urgência para vender mais.

13. Gatilhos mentais: o que são

Um termo da psicologia que define alguns gatilhos naturais que nos fazem agir sobre determinadas condições. No exemplo anterior, citamos o gatilho da urgência, que tenta convencer o cliente a comprar nesse momento, oferecendo o risco do produto sair de promoção no futuro.

Esse não é o único gatilho mental existente. Existem também os gatilhos da escassez e da novidade. O primeiro incita o cliente a comprar pelo medo do produto ou a oferta deixarem de existir. O da novidade funciona de maneira um pouco inversa.

Ao invés do medo de algo acabar, a pessoa suscetível ao gatilho mental da novidade quer ser a primeira a comprar um produto novo!

use gatilhos mentais

14. Procure por grupos de vendedores

Quer aprender mais sobre como fazer vendas pelo WhatsApp? Então faça o bom e velho networking e se junte à grupos de vendedores nas mídias sociais!

Pode ser no Facebook, Instagram ou pelo próprio WhatsApp, você pode ter valiosas lições de vendedores com mais experiência que você no aplicativo.

Por isso, não deixe de conhecer outros profissionais e ter aprendizados que vão além da teoria, mas também abraçam a prática!

15. Decida quais métodos de pagamento irá aceitar

Infelizmente, ainda não há como receber pagamentos direto do WhatsApp. Ou seja, ele serve apenas como um intermédio entre o cliente e você.

Por isso, antes de começar a fazer vendas pelo WhatsApp, você deverá decidir se irá gerar boletos, encaminhá-los para uma página de pagamento ou enviar suas informações bancárias para receber transferências.

Vale lembrar que, se a sua intenção é transformar suas vendas pelo app em sua principal fonte de renda, o ideal é que tenha uma loja virtual com página de pagamento. Dessa maneira, seus clientes saberão que estão tratando com um profissional, e não alguém que está apenas a querer tirar um dinheiro extra.

Dica: conheça alguns dos melhores sites para fazer sua loja virtual!

Comece já suas vendas pelo WhatsApp!

Agora que conhece algumas das principais dicas, técnicas e conceitos para alavancar seu negócio pelo aplicativo de mensagens, chegou a hora de arregaçar as mangas e colocar suas vendas online para funcionar.

Quer saber mais sobre como usar as mídias sociais para ganhar dinheiro na internet? Então veja esse artigo completo ensinando como utilizar o Stories do Instagram para fazer sorteios na rede social!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo