14 estratégias para ganhar comentários no Instagram
17 de novembro de 2017
4 Comentários
14 estratégias para ganhar comentários no Instagram
14 estratégias para ganhar comentários no Instagram

14 estratégias para ganhar comentários no Instagram

4 Comentários

Uma rede social com interação ainda mais fácil que outras como o Facebook ou o Twitter, não é a toa que o Instagram perde apenas para o Facebook no quesito engajamento e usuários – confira quantos usuários o Instagram possui no Brasil e no mundo em 2017 nesse texto. Se já criou seu perfil ou o de sua empresa mas não sabe como fazer para que os usuários comentem em seus posts, confira as 14 melhores estratégias para ganhar comentários no Instagram e assim aumentar a interação com a sua marca!

Dica: Aprenda também a criar enquetes no Instagram Stories em nosso tutorial completo!

1. Aumente sua base de seguidores

Amigos e família podem ser usuários que comentam bastante e ajudam seu perfil a crescer, mas não são o suficiente para ser bem-sucedido em uma carreira no Instagram. O ideal é que atraia mais seguidores para sua conta e nossa sugestão para fazer isso de maneira ágil é usar aplicativos de automatização de interações na rede social.

Programas desse gênero permite que configure hashtags e localizações nos quais seu perfil fará uma busca, curtindo posts e seguindo seus autores automaticamente de acordo com o que foi definido por você. Por exemplo, se quiser curtir publicações com a hashtag #geek, basta configurar isso no painel de controle e a ferramenta curtirá posts e seguirá perfis que façam publicações com essa hashtag.

Em relação a esses softwares, nossa maior recomendação é o Gerenciagram. Executando exatamente o que falamos no parágrafo anterior, a ferramenta também exibe relatórios de crescimento do seu perfil e permite agendar postagens e Stories, entre outras funcionalidades.

Dica: O Gerenciagram oferece teste GRATUITO de 5 dias e pode fazer seu cadastro através do link para começar a testar desde já!

Mas, se quiser conhecer outras opções além do Gerenciagram, recomendo que confira nossa lista com os 12 melhores aplicativos para ganhar seguidores no Instagram.

2. Deixe sua conta pública

Algumas pessoas acabam deixando o seu Instagram privado, o que é péssimo! Isso faz com que você não seja encontrado por outras pessoas, o que também acaba por reduzir o número de comentários. Se você tem uma conta privada, por exemplo, as hashtags que inserir não serão encontradas e mesmo que as pessoas procurem pela sua conta na busca do Insta nunca poderão ver o seu conteúdo. E com menos pessoas vendo o seu conteúdo, menos seguem você e com isso menos pessoas também comentam, etc. Enfim, está vendo como isso é uma bola de neve né? Deixar a sua conta pública vai abrir a possibilidade de crescer seu número de comentários e com isso ter mais comentários.


E fique sabendo que, mesmo tendo uma conta pública, o Instagram permite que configure para não receber comentários de qualquer pessoa.

Para deixar sua conta pública, acesse seu perfil, abra o menu de configurações e deixe a opção Conta Privada desmarcada.

ganhar-comentarios-no-instagram-privado

Dica: Se possui um perfil de negócios no Instagram, sua conta é automaticamente considerada pública e não precisa fazer qualquer alteração.

3. Habilite notificações do Instagram

A chave para que o algoritmo do Instagram te favoreça é gerar engajamento. Por isso, habilite as notificações na rede social para que possa responder a comentários rapidamente, nem que seja apenas para dar um like no comentário. Para habilitar as notificações, novamente siga para o menu de configurações do perfil e escolha Notificações push.

ganhar-comentarios-no-instagram-notificacoes

Em seguida, assegure-se de que a opção De todos ou Ativado esteja marcada em todas as opções.

ganhar-comentarios-no-instagram-todos

ganhar-comentarios-no-instagram-todos

4. Responda aos comentários do seu Instagram

Pode parecer uma dica de principiante, mas responder a comentários ajuda a dar mais relevância ao seu post e dessa forma o Instagram beneficia você. A mecânica de qualquer rede social é muito simples: se um post está tendo interação ele está sendo interessante; se ele está sendo interessante, ele aparece para mais pessoas.

Ao responder a comentários, você faz com que mais pessoas interajam o que faz com que a publicação apareça para mais seguidores. Ah e outra dica: quanto mais rápido responder a comentários, mais as pessoas respondem ao que você diz.

5. Peça para as pessoas comentarem ou fazerem algo

Na internet, existe uma regra simples: se você não pede para as pessoas fazerem algo, elas não vão fazer! Por isso, tanto nos seus posts de Facebook e Instagram, no final da publicação, peça para as pessoas fazerem algo. Veja aqui um exemplo:

gerar-comentários-no-Instagram

É um princípio básico, certo? Se você quer que as pessoas façam algo, peça isso para elas! Nesse caso, publiquei a capa de um livro que estava lendo e pedi para elas me contarem o que estavam lendo também.

Veja aqui outro exemplo:

estrategia-de-comentarios-para-Instagram

Neste outro, falei sobre a novidade do chat do Messenger para sites e pedi para as pessoas marcarem os amigos. O que é que aconteceu? As pessoas marcaram amigos ;)

6. Crie promoções ou competições

Se está usando o Instagram para promover uma loja virtual, uma boa ideia para encorajar seus seguidores a comentar é criando algum tipo de promoção ou competição. Nesse campeonato, seus seguidores precisarão dar o melhor comentário para conseguir ganhar algum brinde da loja, por exemplo. Veja um exemplo do que fez a Sanduba do Careca:

sorteio-para-gerar-comentarios-no-Instagram

Nele, os participantes precisavam de escrever uma frase sobre o seu pai e depois receberiam vários prêmios por isso. Obviamente, isto gerou uma chuva de…comentários.

Pense: o que é que você pode oferecer no seu negócio para que as pessoas interajam? Só tenha cuidado com um detalhe: se estiver sempre fazendo isso, as pessoas vão deixar de prestar atenção. Faça apenas de vez em quando.

7. Faça sorteios no Instagram

Além de promoções, você também pode optar por sortear produtos e brindes para seus seguidores no Instagram. Esta é uma excelente forma de engajar seu público e chamar atenção para seu perfil. Fazer estes sorteios é simples, tudo que você precisa é utilizar uma ferramenta que pode ajudá-lo. Inclusive, nós do AppTuts oferecemos a Ferramenta de Sorteios para Instagram, acesse pelo link para utilizá-la na web!

8. Faça uma pergunta controversa

Controvérsia sempre gera burburinho nas redes sociais e no Instagram não é diferente. Sempre termine seus posts com uma pergunta que entregue esse tipo de sentimento, elicitando seus seguidores a responder e debater sobre algum assunto que vem recebendo bastante atenção durante a semana. Veja um exemplo que fiz no meu Facebook mas que facilmente seria aplicável ao Instagram:

exemplo-de-pergunta-de-post-no-instagram-compressor

Obviamente, o fato da pergunta ser um pouco polêmica ajudou a gerar mais interação.

9. Republique conteúdo de outras contas no Instagram

Não apenas trabalhe em criar os melhores posts possíveis para ganhar comentários no Instagram, mas procure também publicações de outras pessoas que possam ser utilizado no Instagram. Quando você publica o conteúdo de alguém no seu Instagram isso é chamado de repost. Obviamente, não estou falando para você roubar o conteúdo, mas sim compartilhar republicando ele. Para fazer isso você precisa usar algum aplicativo próprio, visto que o Instagram, ao contrário Facebook, não tem a opção de compartilhar posts de outros Instas. Para saber qual usar, confira nosso post sobre 8 aplicativos para fazer repost.

10. Use os Stories para levar pessoas para os seus posts

Os Stories são uma forma de conteúdo que tem crescido cada vez mais no Instagram e é quase obrigatório usar ele para o seu negócio. Se você ainda não sabe o que são os stories, recomendo que leia este Tutorial completo sobre os Stories.

Então, uma das forma de aproveitar este formate de conteúdo é fazer Stories e convidar as pessoas a interagirem com uma publicação que você fez na sua conta. Veja um exemplo:

“Fala pessoal acabei de publicar um post no meu Instagram onde falo sobre [tema definido por você]. Gostava muito de contar com sua opinião. Passe por lá e deixe o seu comentário!”

Lembre-se que os Stories só permitem conteúdo de 15 segundos então você tem que ser sucinto(a).

11. Faça lives no Instagram

As lives no Instagram chegaram para ficar e você também pode aproveitar elas para gerar comentários nos seus posts. Além da posição privilegiada na barra dos Stories no Instagram, todas as vezes que você faz uma transmissão ao vivo muitos dos seus seguidores recebem uma notificação, o que é ótimo!

Dessa maneira, você alerta seus fãs que está online, ao mesmo tempo que os encoraja a participar de sua transmissão através dos comentários. Além disso, o Instagram recentemente permitiu que faça transmissões ao vivo com duas pessoas em simultâneo, o que é uma excelente opção para testar no seu negócio.

Ainda não fez uma live no Instagram? Então confira esse passo a passo e comece a fazer suas transmissões ao vivo no Instagram agora mesmo!

12. Crie posts que evoquem emoções

Seja pela graça, surpresa ou provocação, não economize no fator emoção na hora de criar suas publicações. Usuários se sentem mais propensos a interagir e comentar a posts que elicitem emoções nele, ao invés de apenas informativos ou publicações demasiadamente neutras. Obviamente que ele deverá ter alguma relação com o conteúdo que normalmente publique.

Nem toda publicação precisa ser séria para evocar emoções. Uma das emoções que mais conecta é o humor. Recomendo que não abuse dele – se esse não for o seu negócio obviamente – mas use-o de vez em quando. Veja aqui um post que gerou bastante interação no meu Insta:

post-de-humor-no-Instagram

870 curtidas para um post completamente orgânico. Nada mal para quem tem 28 mil seguidores.

13. Vídeos com legendas geram mais interação

O Instagram é principalmente uma rede social mobile. 99% dos seus acessos são feitos pelo celular. E quando as pessoas usam os seus smartphones existe uma coisa que elas não ativam: o som. Por isso, criar vídeos com legendas é muito importante pois ajuda que os usuários entendam o conteúdo e interajam com ele sem terem necessidade de ativarem o som. Infelizmente, as opções de aplicativos para criar vídeos e que insiram legendas automaticamente ainda não são muitas. Para Android, por exemplo, nem opções existem. Se você usa iOS, tem duas boas escolhas: o Clips ou o Clipomatic.

14. Compartilhe no Facebook

Pode parecer básico, mas vai ajudar a aumentar o número de comentários: compartilhe seus posts no Facebook! As duas redes, por serem da mesma empresa, estão bastante ligadas e você pode aproveitar isso a seu favor. Para compartilhar o post é bastante simples. Vá até uma publicação sua e clique nos 3 pontinhos:

compartilhar-publicação-no-Facebook

Depois clique em compartilhar:

botao-de-compartilhar-Instagram

Por último selecione em qual Facebook vai ser compartilhado:

compartilhar-post-no-Facebook

Atenção que, antes de fazer isto, deve ir às configurações da sua conta e deixar tudo interligado entre o seu Instagram e o seu perfil ou Fan Page.

Saiba mais sobre o Instagram com os guias do AppTuts:

Quais suas estratégias para ganhar comentários no Instagram?

Agora que oferecemos nossas dicas, chegou sua vez de dar dicas e fazer recomendações em nosso site: quais os melhores truques e estratégias para ganhar comentários no Instagram e fazer com que seu perfil gere mais engajamento? Comente logo abaixo, dê sua opinião e nos diga o que achou dos macetes que compartilhamos nesse texto!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

4 Comentários

  1. Lorena 7 de janeiro de 2018 13:26

    Linda??

  2. Hallerrandson_araujo 10 de janeiro de 2018 0:36

    Lindo
    Gato
    Pft
    Top

  3. mari 20 de maio de 2018 11:22

    muito legal adorei

  4. maicon julio abreu pinto 19 de abril de 2019 18:21
Voltar ao topo