15 dicas para ganhar inscritos no YouTube
24 de agosto de 2018
Nenhum Comentário
15 dicas para ganhar inscritos no YouTube
15 dicas para ganhar inscritos no YouTube

15 dicas para ganhar inscritos no YouTube

Nenhum Comentário

Está procurando formas de aumentar as visualizações de seu conteúdo e fazer mais sucesso no YouTube? Mesmo que isso leve tempo para canais iniciantes, o mais importante é fazer as coisas certas. Veja nossas 15 dicas para ganhar inscritos no YouTube e aprenda como elevar a popularidade de seu canal.

Leia também: 10 melhores aplicativos para Youtubers de sucesso

1. Complete seu perfil

Ter um perfil completo é vantajoso em qualquer rede social. Certifique-se de utilizar uma imagem na capa de seu canal que tenha sua foto ou pelo menos o logo criado para o mesmo. Além disso, inclua botões para outras redes sociais como Twitch, Facebook, Twitter, etc.

Na área Sobre, fale sobre como seu canal foi criado e informe o nome dos participantes. Descreva também qual é o tipo de conteúdo que seus inscritos podem esperar de seus vídeos. Você pode editar a descrição do seu canal acessando a página principal do mesmo e clicando no botão Editar Canal.

ganhar-inscritos-no-youtube-perfil-completo

2. Crie um calendário de postagens

Organizar um padrão para quando seus vídeos são postados e divulga-lo nos vídeos ajudará a gerar expectativa. Está é uma das melhores dicas para ganhar inscritos no YouTube. Seus inscritos ficarão satisfeitos ao saberem exatamente quando podem esperar novo conteúdo. Mantenha seu cronograma organizado e avise com antecedência quando não puder postar vídeos em um dia específico. Este aviso pode ser dado ao final de um vídeo que antecede o próximo na agenda.

3. Use títulos chamativos

Utilize títulos breves e chamativos que incluam palavras-chave em relação ao conteúdo do vídeo em questão. Além disso, quando estiver fazendo séries de múltiplos vídeos, procure colocar o nome da série e episódio no título do vídeo, como o canal da Coca-Cola Brasil fez com a sua série “Terra Molhada” (veja imagem abaixo). Esta é uma boa forma de facilitar a pesquisa pelos seus vídeos tanto dentro de seu canal quanto na busca do YouTube.

ganhar-inscritos-no-youtube-thumbails-personalizadas

4. Utilize thumbnails personalizadas

Thumbnails são aquelas imagens que aparecem na lista de reprodução de vídeos quando fazemos pesquisas no YouTube. Usar thumbnails criativas ou até mesmo que incluam parte do título do vídeo é uma boa forma de organizar seu canal e ganhar inscritos no YouTube. Precisando de alguma ferramenta para fazer thumbnails personalizadas? Veja alguns aplicativos para fazer banners que podem te ajudar nessa tarefa!

5. Faça vídeos de qualidade

De longe, esta é a dica mais óbvia para ganhar inscritos no YouTube, porém uma das mais importantes. Não adianta criar um canal organizado se os seus vídeos não forem feitos com qualidade. Caso produza conteúdo ao vivo, precisará de uma câmera e microfones profissionais. Para vídeos feitos gravando a tela de seu computador, como os famosos “gameplays”, é necessário que seu computador seja capaz de reproduzir o conteúdo sem que fique travando ou tenha perda de qualidade na imagem.

Procure sempre postar vídeos em 1080p ou no mínimo 720p. Fora isso, faça edições e cortes em seus vídeos com programas dedicados a isso, como o Adobe Premiere. Também é possível editar seus vídeos para o YouTube diretamente de seu smartphone, veja nosso artigo com os melhores editores de vídeo para iPhone e Android!

6. Fale do seu canal ao final dos vídeos

Falar do seu canal e lembrar seu público a se inscrever, comentar e curtir seus vídeos não é algo tão mal visto quanto se imagina. Isso mostra que você, como todo bom Youtuber, está tentando crescer na plataforma para conseguir continuar mantendo o próprio canal, criando e postando vídeos de qualidade. É uma dica simples para ganhar inscritos no YouTube.

Dica: O YouTube não envia notificações de novos vídeos enquanto o inscrito não ativá-las no botão de sininho, como na captura de tela abaixo. Lembre-os deste detalhe!

ganhar-inscritos-no-youtube-sino

7. Compartilhe em outras redes sociais

Compartilhar seu conteúdo do YouTube em outras redes sociais como Twitter ou em seu perfil do Facebook é uma excelente forma de divulgar seu trabalho para seus seguidores e amigos. Além disso, a medida que seu canal cresça e faça sucesso, considere criar uma página dedicada à ele no YouTube. Lembre-se também de divulgar suas redes sociais dentro de seu próprio canal, como mencionamos na primeira dica desta lista.

ganhar-inscritos-no-youtube-facebook-parafernalha

8. Reaproveite vídeos publicados em outras redes sociais

Caso você também publique vídeos para outras plataformas como IGTV do Instagram, Facebook, Twitch, lembre-se que você pode reaproveitá-los em seu canal do YouTube. Isso fará com que você amplie o alcance destes vídeos para novos públicos que poderão descobrir seu trabalho entre redes sociais diferentes.

Para fazer isso basta salvar e postar o mesmo vídeo no YouTube. Lembre-se da terceira dica em nosso artigo e crie títulos para o caso de séries de vídeos, como por exemplo “Vídeos do Instagram”.

9. Leia e responda comentários

Participe ativamente e crie sua própria comunidade de inscritos através dos comentários em seu vídeo. Claro, você não precisa ler absolutamente todos os comentários recebidos, isso pode se tornar inviável a medida que seu canal cresce e fica mais popular. Mas procure pelo menos responder comentários que tenham recebidos várias curtidas. Além disso, pedir a opinião ou comentário das pessoas que visualizam seus vídeos é uma boa forma de engajar com seu público.

10. Evite vídeos muito longos

Principalmente para canais novos, fazer vídeos muito longos dificilmente dará bons resultados. Procure postar vídeos com no máximo 3 a 5 minutos, pelo menos inicialmente. Isso aumentará as chances de pessoas assistirem seu conteúdo do início ao fim e conhecer tudo proposto pelo seu trabalho. Certifique-se que seus vídeos não sejam cansativos para quem está assistindo. Você pode fazer isso facilmente, pedindo opiniões de seus próprios contatos e amigos, por exemplo.

11. Crie uma vinheta para o canal

Vinhetas são aqueles trechos antes do início do vídeo que servem como introdução. Normalmente as vinhetas são curtas, por volta de 10 a 15 segundos de duração e vêm acompanhadas de algum efeito sonoro ou música característica. Uma boa vinheta é capaz de chamar a atenção de seu público e te ajudará a ganhar inscritos, desde que o resto do vídeo seja de qualidade, claro.

Porém fique atento, uma vinheta barulhenta ou muito demorada pode fazer com que as pessoas fechem o vídeo antes mesmo dele começar. Canais famosos também incluem patrocínios e logos de parceiros nas introduções.

12. Comente em outros canais famosos

Participar ativamente de outros canais no YouTube, principalmente aqueles que produzem conteúdo semelhante é uma boa forma de divulgar o seu próprio trabalho. Além disso, estes comentários podem acabar resultando em parcerias ou contatos para vídeos colaborativos no futuro. Porém, evite ao máximo comentários que incluam textos como “veja o meu canal”. Estes normalmente são vistos como spam e tem o efeito contrário.

13. Use descrições completas

Utilize o campo de descrição de seus vídeos para falar sobre o conteúdo apresentado, sobre possíveis promoções ou anúncios e até mesmo para divulgar suas redes sociais. Caso faça vídeos colaborando com outros Youtubers, lembre-se sempre de dar crédito aos participantes colocando o link para os canais deles na descrição.

Fora isso, a descrição de seus vídeos é o melhor campo para se inserir links para qualquer conteúdo mencionado no vídeo, como aplicativos ou ferramentas. Essa dica se torna ainda mais útil se pretende trabalhar com afiliação, uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro na internet.

14. Organize seus vídeos em listas de reprodução

Organizar seus vídeos em listas de reprodução é uma excelente forma de ganhar inscritos no YouTube. Seu público ficará satisfeito que a navegação em seu canal é prática. Não sendo necessário abrir sua lista de vídeos inteira para encontrar o que procuram ou para re-assistir algum vídeo.

ganhar-inscritos-no-youtube-playlists

15. Faça sorteios

A medida que seu canal for crescendo, realizar sorteios para seus inscritos é, essencialmente, uma excelente forma de ganhar inscritos no YouTube. Mesmo que a maioria dos inscritos ganhos durante o anúncio de sorteios em seus vídeos só esteja ali pelo prêmio, existem boas chances de alguns deles se interessarem genuinamente pelo seu conteúdo e acabarem permanecendo inscritos no canal.

Além disso, sorteios normalmente são compartilhados pelos próprios inscritos nas redes sociais como Facebook e Twitter. Isso gera uma espécie de propaganda gratuita para o seu canal.

Encontre também no AppTuts:

Gostou das nossas dicas para ganhar inscritos no YouTube?

Conhece alguma dica que não está na nossa lista? Conta pra gente nos comentários!

Seções:
Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo