Instagram para negócios: Conheça as 22 melhores dicas
10 de abril de 2017
Nenhum Comentário
Instagram para negócios: Conheça as 22 melhores dicas
Instagram para negócios: Conheça as 22 melhores dicas

Instagram para negócios: Conheça as 22 melhores dicas

Nenhum Comentário

O Instagram tem se tornado rapidamente um dos melhores destinos para quem deseja usá-lo para impulsionar sua empresa, seja ela composta por um ou 1000 funcionários. As maiores possibilidades de interação é uma de suas grandes vantagens, já que ela é feita de maneira mais fácil que no Facebook. Para quem deseja adotar essa mídia social como parte de seu marketing digital, não perca abaixo 22 das melhores dicas do Instagram para negócios.

1. Use plataformas para aumentar seu número de seguidores

Um aplicativo excelente para impulsionar seu número de seguidores é o Gerenciagram (acesse aqui e teste 5 dias grátis). O Gerenciagram conta com excelentes filtros para aplicar na busca de perfis e publicações. Ao encontrá-los, o programa automaticamente interage com esse perfil através de sua conta, curtindo e seguindo estes perfis.

O ponto alto do Gerenciagram está em seu relatório de desempenho. Possui formato em gráfico, listas e inclusive mede o sucesso de cada uma das últimas publicações de seu perfil.

Nota: Para saber como funcionam os relatórios e ações do programa, entre no link e teste gratuitamente por 5 dias.

2. Utilize um aplicativo para fazer agendamento de postagens

Existem diversas plataformas e aplicativos externos que melhoram sua capacidade de criar publicações para o Instagram. Uma dessas melhorias é a capacidade de agendar postagens, evitando que tenha de interromper seu trabalho constantemente para elaborar novos posts. Já existe uma boa seleção de aplicativos que cumprem esse papel.

instagram-para-negocios-gerenciagram

Um deles é o Gerenciagram, que falamos anteriormente e que auxilia seus usuários a aumentar seu número de seguidores. Recentemente, a plataforma incluiu a possibilidade de criar e agendar suas próprias publicações, tornando o processo de administrar sua conta ainda mais enxuto.

Nota: O Gerenciagram permite que teste todas suas funcionalidades GRATUITAMENTE por 5 dias. Clique no link para criar seu cadastro e começar o teste!

3. Use aplicativos para enviar directs automáticas no Instagram

Alguns aplicativos web permitem configurar séries de mensagens automáticas no Instagram para dar boas-vindas a novos seguidores. Um destes apps se chama Bume, que possui ferramentas para o envio destas directs, além de também permitir automatizar interações e seguir perfis automaticamente, apresentando relatórios com resultados de seu perfil do Instagram para negócios. Quando seu perfil estiver crescendo de maneira mais rápida, o app será bastante útil para economizar tempo de trabalho, principalmente por permitir agendar postagens no Instagram.

Nota: É possível testar o Bume GRATUITAMENTE por 5 dias, com acesso a todas suas ferramentas. Acesse o link para se registrar e começar a testá-lo!

instagram-para-negocios-bume

4. Sempre pesquise por alternativas

Escolhemos os dois primeiros aplicativos dessa lista pois são uns dos melhores que estão disponíveis no mercado. Isso não necessariamente é considerado ruim, mas nossa recomendação é que vá testando o máximo possível, até encontrar a ferramenta que atende. Por conta disso, trazemos mais uma alternativa brasileira aos serviços mencionados acima. Trata-se do Instaeasy, que pode ser usado no navegadores e dispositivos móveis.

instagram-para-negocios-instaeasy

Dica: O Instaeasy não conta com período gratuito de testes, mas oferece garantia de 100% que pode ser retornado a qualquer momento. Clique no link para conferir como testar o Instaeasy.

5. Crie uma loja virtual em seu perfil

Atualmente o Instagram se tornou uma das melhores maneiras de vender online. Prova disso é a inclusão do Instagram Shopping, ferramenta que permite marcar produtos de sua loja virtual em seus posts, encaminhando-os para encerrar uma compra em seu site. Perfeito para quem quer usar o Instagram para negócios.

Seguindo essa tendência, uma empresa criou uma plataforma para criar sites que pode ser interligada ao seu perfil, utilizando as fotos de produtos em seus posts para montar uma vitrine. O Bagy é uma plataforma completa, permitindo que crie uma vitrine inspirada no Instagram, mas permitindo que seus seguidores efetuem a compra em seu site criado no Bagy.

Se está pensando em criar uma pequena loja virtual para seu negócio no Instagram, o Bagy é a melhor solução em vendas online. Clique no link para entender como o Bagy funciona e pode ajudar em seu negócio!

6. Abra um perfil para negócios

Atualmente existem dois tipos de contas do Instagram: os perfis pessoais e os perfis do Instagram para negócios. Ou seja, empresas e ecommerces devem optar pela segunda opção no momento de criar o perfil de sua marca. Usar uma conta de Instagram para negócios provê acesso a ferramentas indisponíveis para quem possui uma conta pessoal.

Uma conta voltada a negócios permite impulsionar posts, criar campanhas de anúncios e ter acesso a ferramentas analíticas. Além disso, também fica habilitada a possibilidade de colocar um mapa com direções para se chegar a sua empresa, caso possua uma loja física.

7. Inclua hashtags de maneira estratégica

Não adicione apenas hashtags vagas ou genéricas em seus posts. Diferente do Facebook, as hashtags no Instagram são amplamente utilizadas. Por isso, vale pensar em quais hashtags usará em um post, de maneira que fique bem posicionado nas buscas por estas palavras-chave.

instagram-para-negocios-hashtags

Uma possibilidade de explorar as hashtags é promovê-las através de algum influenciador digital ou criando campanhas como a marca sul-africana de roupas Urban Hilton Weiner. A rede de lojas da área de moda encorajou visitantes a experimentarem suas roupas e publicar selfies com a hashtag #urbanselfie, oferecendo descontos a todos que fizessem isso.

8. Determine qual tipo de conteúdo publicará em seu Instagram

Não basta apenas tirar fotos bonitas e publicá-las para conseguir um perfil de sucesso do Instagram para negócios. É necessário planejar quais conteúdos serão publicados e o melhor momento para que eles apareçam, assim como alinhá-los à sua estratégia de marketing digital. Por exemplo, se estiver oferecendo um desconto, planeje seus posts de maneira que divulgue essa promoção. Quer humanizar mais sua marca? Publique fotos, vídeos ou Stories do Instagram com momentos comemorativos ou demonstrando processos internos de sua empresa.

9. Mantenha a consistência

O algoritmo do Instagram foi alterado no ano passado, não mostrando mais as publicações recentes, mas sim dos perfis com os quais os usuários mais interagem. Por isso, é essencial que mantenha a regularidade de posts diários para que seus posts apareçam com frequência nos feeds dos usuários. Isso não significa que deverá entupir seu perfil de publicações diariamente, mas que mantenha certa regularidade, com cerca de dois a três publicações por dia.

10. Acompanhe tendências

É importante se manter atualizado sobre o que ocorre no Instagram. Algumas das melhores hashtags são utilizadas com certa frequência e podem ser aproveitadas para aumentar o alcance dos seus posts. Por exemplo, uma publicação nostálgica feita às quintas-feiras com a #throwbackthursday ou simplesmente #tbt podem ser suficiente para atrair novos seguidores.

instagram-para-negocios-tendencias

Vale também acompanhar os principais acontecimentos e campanhas de sua área, ajustando seu conteúdo para que também tire proveito desses eventos temporários. Datas comemorativas e feriados próximos também são excelentes opções.

11. Use o Instagram Ads

Apesar do alcance orgânico e as interações sem gastar dinheiro sejam mais prováveis no Instagram do que no Facebook, ainda recomendamos fortemente que estude e crie anúncios em seu Instagram para negócios. Os ads do Instagram aumentam o alcance, chegando àqueles que normalmente não veriam uma publicação sua, mesmo que estejam dentro de seu público-alvo. É possível criar campanhas para também gerar conversões, aumentar vendas e reconhecimento de marca.

Caso já use o Facebook para negócios, é possível criar seus anúncios e segmentar suas campanhas do Instagram também no Power Editor. Dessa maneira, é possível gerenciar suas campanhas de anúncios em ambas as mídias sociais em apenas um local.

12. Envie imagens em alta qualidade

O Instagram foi criado como uma rede social dedicada à fotografias, prezando pela qualidade das mesmas. Apesar da inclusão dos vídeos e as Stories, essa é uma premissa que permanece verdadeira nessa plataforma. Por isso, evite ao máximo fotos de baixa qualidade, prezando sempre pela máxima qualidade possível ao criar publicações para melhorar a imagem de sua marca.

instagram-para-negocios-foto

13. Abuse das ferramentas analíticas do Instagram para Negócios

Como recomendamos anteriormente, nossa sugestão é que crie um perfil dedicado à negócios, ao invés de se ater ao perfil pessoal. Uma das maiores vantagens em tomar esse rumo é o Insights, ferramenta analítica do Instagram. Através dela, é possível acompanhar o crescimento – ou queda – de sua página. Ou seja, é por ela que saberá o quanto de engajamento seu perfil está gerando, assim como o número de visualizações e quantas vezes sua publicação apareceu em outros feeds. Vale lembrar que usuários que criam anúncios no Instagram possuem acesso a mais informações através do gerenciador de anúncios do Facebook.

14. Interaja com seus seguidores

Mesmo após indicarmos ferramentas que automatizam suas interações online e ajudam a aumentar o número de seguidores, lembre-se de você mesmo fazê-lo com certa frequência. Caso possua uma ecommerce, esse aviso se torna ainda mais valioso, levando em consideração que muitas dúvidas sobre seus produtos podem surgir de lá.

Uma ideia bastante difundida no Instagram é a de repostar conteúdos feitos por outros perfis que se relacionem com sua marca. É possível encontrá-los através de campanhas promovidas – como falamos no item 8 dessa lista – ou buscando hashtags de seu nicho. Importante: lembre-se de sempre pedir autorização para o autor original do post antes de prosseguir.

instagram-para-negocios-interacao

15. Saiba quem é seu público

Não adianta manter consistência, pensar em sua estratégia em marketing de mídias sociais, agendar tudo com perfeição e sempre ficar de olho nas ferramentas analíticas se não sabe para qual público está levando seu produto. Isso significa que, mesmo que se guie por dados factíveis, ou seja, que existam e não sejam meras suposições, o ideal é que crie conteúdo no qual seu público irá se identificar. Isso aumentará as chances de engajamento e manterá seu perfil sempre aparecendo no feed daquele usuário.

16. Estabeleça objetivos

Mesmo com todos os fatores descritos acima, o ideal é que saiba exatamente como está usando o Instagram para alavancar sua empresa. Não basta criar apenas uma estratégia para utilizar essa rede social sem que ela esteja alinhada aos seus principais objetivos. Vale lembrar que o perfil de sua empresa no Instagram não é um braço isolado do restante da empresa. Saiba desde o começo como usará a plataforma para permitir que seu negócio cresça e seja mais reconhecido.

17. Atente-se às cores que usa em seus posts

Algumas empresas já fazem isso atualmente e essa pode também ser uma boa ideia para o seu negócio. Nas imagens que publicar em seu perfil, tente ao máximo utilizar cores de fundo que remetam à identidade visual de sua marca. Dessa maneira, se torna mais fácil para o usuário identificar seu negócio no Instagram.

instagram-para-negocios-cores

18. Adote uma fonte padrão para as fotos

Se tem o costume de publicar imagens com texto, faça o máximo para utilizar a mesma fonte em todos os seus posts. Assim como mencionamos no item anterior, utilizar a mesma fonte ajuda o usuário a identificar posts vindo de seu perfil. Vale lembrar que a fonte escolhida para as publicações também deve estar alinhada à identidade visual de seu negócio.

19. Republique seus posts do Instagram no Facebook

Toda publicação que fizer no Instagram pode ser republicada imediatamente no Facebook. Um estudo do Buzzsumo revelou que posts do Instagram republicados no Facebook recebem 23% mais interação do que as publicadas diretamente na rede social. Ou seja, não esqueça do Facebook!

20. Ideia de conteúdo: frases ou citações inspiradoras que se relacionem ao público

Mesmo que a função principal do Instagram seja o compartilhamento de fotos e vídeos, não necessariamente precisa colocar fotos magníficas do Everest. Um dos tipos de conteúdo mais compartilhados em mídias como Facebook e Instagram são as frases e citações inspiradoras. Por isso, lembre-se de explorar esse tipo de conteúdo quando estiver desenvolvendo sua agenda de postagens.

21. Ideia de conteúdo: competições

Com o número de possibilidades que o Instagram oferece, concursos são uma boa maneira de elevar o engajamento de seu perfil na plataforma. Competições que envolvam fotos ou vídeos, disputa pelos comentários mais engraçados ou sorteios no qual basta que o usuário curta a publicação ou siga seu perfil do Instagram para negócios podem ser o suficiente para melhorar seu número de seguidores.

instagram-para-negocios-competicoes

22. Ideia de conteúdo: Stories no Instagram

Já mencionamos os Stories do Instagram algumas vezes nesse texto, mas ainda não havíamos comentado mais sobre a função. Lançada em 2016, ela permite criar sequências de fotos e vídeos que se apagam em 24 horas. Apesar disso, estas histórias são as que possuem maior potencial de fazer com que sua marca seja vista, já que as Stories são mostradas na parte superior do feed. Ou seja, se torna bem mais provável que um seguidor veja seu conteúdo caso tenha acesso fácil a ele. Por isso, também recomendamos fortemente que experimente usar o Stories em sua estratégia de Instagram para negócios.

Leia também:

Quais estratégias está empregando em seu Instagram para negócios?

Acredito que essas dicas ajudarão consideravelmente a impulsionar e tornar seu Instagram mais rentável e mais movimentado. Já aplicou alguma dessas técnicas? Quais macetes recomenda para quem está iniciando? Comente conosco!

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo