30 melhores livros de marketing para conhecer mais do assunto
5 de junho de 2017
Nenhum Comentário
30 melhores livros de marketing para conhecer mais do assunto
30 melhores livros de marketing para conhecer mais do assunto

30 melhores livros de marketing para conhecer mais do assunto

Nenhum Comentário

O marketing é um dos assuntos mais complexos e cada vez mais abordado no dia a dia. Se desdobrando em diversas vertentes e termos, existem infinitas publicações sobre o assunto, escritas pelos mais diferentes gurus da área. Por isso, é fácil se sentir perdido em meio a tantas publicações na área e acabe por não ler nenhum. Para estreitar suas opções, confira abaixo 30 dos melhores livros de marketing para conhecer mais do assunto!

Dica: Não deixe de conferir também nossa lista com as 7 melhores agências de marketing digital do Brasil!

1. Facebook para Negócios

Em sua segunda edição, o livro Facebook para Negócios auxilia o empreendedor digital a entender como funciona o Facebook e como alavancar seus negócios através da mídia social mais utilizada no mundo. Escrito por Luciano Larrossa, o livro ensina seu leitor a criar e configurar suas páginas de Facebook, oferece dicas para criação de conteúdo que gere interação por parte dos seguidores e ensina a analisar os resultados de suas campanhas. Clique no link para conhecer mais sobre o livro.

livros-de-marketing-luciano

2. Marketing 3.0

Um dos maiores livros de marketing do mundo e de autoria de Philip Kotler – considerado o papa do marketing e uma das 22 personalidades do marketing que deve começar a seguir ainda hoje -, Marketing 3.0 pega o conceito de cliente e o expande para todas as áreas do marketing. O livro procura atualizar-se em relação às edições passadas, tentando acompanhar a mudança no comportamento do cliente nos últimos anos e como o empreendedor deverá lidar com isso.

3. A Vaca Roxa

Um dos bestsellers de Seth Godin – que aparecerá novamente nessa lista algumas vezes -, A Vaca Roxa é considerado seu livro de maior número de vendas. Nele, o autor aborda histórias de companhias como StarBucks e Apple para mostrar como os empreendedores devem pensar em seus produtos bons de maneira que ele seja bom o suficiente para receber uma campanha de marketing em primeiro lugar.

4. SPIN Selling

Resultado de uma pesquisa que levou 12 anos para ser concluída, esse livro do autor Neil Rackham trata sobre como algumas táticas de vendas dão certo e outras não. O livro também ensina como se preparar para reuniões e como descobrir o que os clientes valorizam em um produto, usando exemplos práticos e pesquisados ao longo do período citado anteriormente.

5. Confissões de um Publicitário

Do renomado autor David Olgivy, o livro conta a história de seu próprio autor, que dirigiu uma das melhores agências de propaganda americana e criou diversos slogans marcantes. O ponto de sua história é mostrar a futuros empreendedores como ele conseguiu alcançar o sucesso e os conhecimentos que obteve sobre relacionamento com clientes.


Veja também: 20 melhores ferramentas de email marketing

6. Reimagine

livros-de-marketing-reimagine

Focando na necessidade do empreendedor se manter atualizado e a não rejeitar novidades, o livro de Tom Peters mostra também a necessidade de ser previdente, ou seja, perceber o que ainda será uma tendência. Ou seja, Reimagine é um livro que ensina a seu leitor como ir além da adaptação, prevendo e lançando tendências.

7. Contágio: Por que as coisas pegam?

Nesse livro, o autor Jonah Berger tenta identificar os elementos que fazem com que algo – um texto, imagem, produto ou até os famigerados memes – viralizem. Em “Contágio: Por que as coisas pegam?”, ele utiliza os 10 anos de pesquisa acerca do assunto para mostrar a ciência por trás desses “virais”, além de ensinar como utilizá-los a seu favor.

8. As 22 Consagradas Leis do Marketing

Também conhecido como “As 22 Leis Imutáveis do Marketing”, o livro explica que existem 22 estratégias de marketing que não podem ser negligenciadas de forma alguma por empreendedores e profissionais da área. De autoria de Jack Trout e Al Reis, a publicação aborda cada uma destas 22 práticas separadamente, explicando também o motivo de serem imprescindíveis.

9. A Bíblia do Marketing Digital

Criado por Cláudio Torres, um dos maiores nomes do marketing digital no Brasil, A Bíblia do Marketing Digital aborda todos os aspectos dessa nova área. Isso significa que poderá aprender sobre o tema mesmo que seja um leigo, mas também aprenda novas estratégias, metodologias e equívocos comuns à área, entre muitos outros.

10. A Estratégia do Oceano Azul

Ao invés de abordar termos específicos do marketing ou possuir ares biblográficos, A Estratégia do Oceano Azul é um livro que ensina um método para criação de novos negócios. Através de um estudo com cerca de 150 empresas, os autores do livro desenvolveram o conceito que mostra como algumas empresas obtiveram grande sucesso ao criar um negócio totalmente novo, ou seja, fora do alcance da concorrência.

livros-de-marketing-oceano

Veja também: 20 melhores aplicativos de marketing digital para Android

11. Marketing de Permissão

Um dos livros de marketing focados no email marketing, esse material comenta sobre a importância de se ter a autorização expressa do consumidor para receber esse tipo de conteúdo em sua caixa de entrada. Dito isso, Marketing de Permissão ressalta como a estratégia é eficiente, se aplicado com permissão prévia. Ele demonstra isso citando o relacionamento direto montado entre a empresa e seu cliente e como a estratégia segue mais forte que nunca, apesar de não ser uma novidade.

12. Palavras que Funcionam

Abordando a parte de persuasão do marketing, Palavras que Funcionam demonstra como treinar o dom de falar bem. A partir daí, o livro ensina como desenvolver sua habilidade de convencimento e dá grande foco em ensinar como usar as palavras certas nos momentos certos para se atingir um objetivo.

13. A Lógica do Consumo

Do autor Martin Lindstrom, o livro utiliza de pesquisas feitas pelo escritor para determinar como um determinado produto vende bem e como o nosso cérebro responde aos estímulos provocados por ações de marketing e propaganda. O autor utiliza conceitos de neuromarketing e estudos de caso para provar seu ponto e passar seus ensinamentos.

14. A Cauda Longa

Uma expressão usada na internet para definir nichos menores do que os usados normalmente, A Cauda Longa explica como utilizar isso a favor de seu negócio. Chris Anderson, autor do livro, explica como explorar pequenos nichos ao invés de se focar em grandes públicos para alcançar grande número de vendas.

livros-de-marketing-cauda

15. O Ponto da Virada

O Ponto da Virada possui um aspecto mais “filosófico” do que a maioria dos livros de marketing dessa lista. A obra de Malcolm Gladwell mostra como alguns produtos, serviços ou ações podem ser chave para alavancar sua empresa, mesmo que aparentem ser pequenos.

Não deixe de ler – Marketing Digital: 20 melhores aplicativos para iPhone e iPad

16. Buzz: Marketing de Boca em Boca

Abordando a primeira forma de marketing da história, o livro Buzz: Marketing de Boca em Boca aborda métodos, maneiras e resultados de se orientar suas ações para que seus produtos ou serviços caiam no boca a boca do público. O título também fala sobre a importância desse tipo de marketing e a maneira como ela pode tornar sua marca eterna.

17. As Armas da Persuasão

De autoria do psicólogo Robert B. Cialdini um dos maiores nomes na área de persuasão, As Armas da Persuasão é um livro que mostra as diversas maneiras como podemos ser persuadidos no dia a dia. O livro ensina os mecanismos por trás das palavras e ações que nos fazem dizer “sim” a uma oferta ou pedido, ensinando como alcançar esse objetivos ao mesmo tempo que se defende de manipuladores.

18. Ideias que colam: Por que algumas ideias pegam e outras não?

Escrito por Chip e Dan Heath, o livro explora 6 princípios básicos que auxiliam a difusão de uma ideia. Também agindo na área de persuasão, os autores tratam da pergunta que dá nome ao título explicando como essas ideias podem repercutir e como ter ideias que podem “colar” na mente de seu público.

livros-de-marketing-ideias

19. Nunca Almoce Sozinho

Os autores Keith Ferrazzi e Tahl Raz tratam sobre a importância do networking. Transmitindo ensinamentos de como se relacionar com amigos, colegas de trabalho e clientes, o conteúdo de Nunca Almoce Sozinho se foca totalmente em como manter uma rede de contatos que o auxilie no alcance de seus objetivos.

20. Tribos

Outro livro do autor Seth Godin, Tribos é um livro que comenta sobre o novo comportamento dos consumidores com a popularização da internet. O escritor fala como utilizar métodos não-invasivos e que respeitem o consumidor são muito mais efetivos para conquistá-lo.

Confira no AppTuts: 20 melhores aplicativos de marketing digital para Android

21. A Revolução das Mídias Sociais

Escrito pelo autor brasileiro André Teller, A Revolução das Mídias Sociais utilizam exemplos de boa utilização da plataforma para se alcançar sucesso em suas estratégias. Um dos livros de marketing que dão foco especial em como as mídias sociais influenciam fortemente o comportamento e hábitos de compra dos consumidores, mostrando-os através de exemplos reais.

22. Guia Definitivo de Email Marketing

Um dos poucos livros de marketing especializados nessa área, o Guia Definitivo de Email Marketing se propões a explica tudo sobre o método. A publicação foca na parte comercial da estratégia, ensinando empreendedores e profissionais da área a criar mensagens cativantes para seu público alvo, entre outros.

livros-de-marketing-emailmarketing

23. Posicionamento: A Batalha por sua Mente

Outro livro criado pela dupla de autores Jack Trout e Al Ries, Posicionamento: A Batalha por sua Mente é uma obra que ensina aos empreendedores a importância de se posicionar na mente de seu consumidor. Ou seja, ele ensina a empreendedores e profissionais como posicionar seu produto na mente de seu consumidor em potencial, de maneira que seja sempre considerada uma opção de compra.

24. Hooked

Trazendo um novo modelo que dá nome ao livro, o método Hooked se baseia em quatro princípios, explicados neste livro dos autores Nir Eyal e Ryan Hoover. Esses princípios possuem como base pesquisas feitas em produtos bem-sucedidos no mercado, que sutilmente formam hábitos na cabeça de seus consumidores, fazendo com que sempre voltem a consumir seus produtos sem a necessidade de custosas campanhas publicitárias.

25. Unleashing the Ideavirus

Mais um dos livros de marketing feitos por Seth Godin, Unleashing the Ideavirus desconsidera as táticas do marketing tradicional. Ao invés disso, o autor explica como pode ser mais eficiente investir em campanhas que façam com que os clientes espalhem informação entre si. Além de explicar o termo, o livro conta com dicas práticas de como fazer isso acontecer e alavancar seus produtos.

Leia também: 21 grandes nomes do marketing brasileiro que precisa conhecer

26. Epic Content Marketing

Um dos poucos livros impressos que fala sobre marketing de conteúdo, Epic Content Marketing é um livro estrangeiro que procura ensinar tudo sobre o termo. Além disso, o título também conta com dicas essenciais para criar bons conteúdos para blogs, email, vídeos e mídias sociais, entre outros.

27. Social Media ROI

livros-de-marketing-socialmedia

Focado especialmente na criação e monitoramento de suas campanhas de anúncios para redes sociais, o Social Media ROI é um dos poucos livros de marketing com um foco tão grande em apenas um aspecto. Nele, o autor Olivier Blanchard ensina seus leitores as melhores práticas e variáveis a se considerar nas mídias sociais, de maneira que atraia mais valor para sua marca e negócio.

28. Regras de Conteúdo

Seguindo a mesma linha do Epic Content Marketing, o Regras de Conteúdo é um guia especializado em criar ótimos conteúdos sobre seus blogs e mídias sociais. Porém, ao invés de dar foco ao marketing de conteúdo, a autora Ann Handley ensina seus leitores “apenas” a escrever excelentes textos. Ou seja, apesar de ser considerado como um dos livros de marketing, ele é mais um livro para escrita, mas com foco na área.

29. Invisible Selling Machine

Sua proposta é ensinar seus leitores a ganhar dinheiro através da criação de campanhas de email marketing. Invisible Selling Machine é um título que dá o passo a passo para alcançar estes resultados, sustentando-se em 5 fases para conversão de clientes.

30. Audience: Marketing in the Age of Subscribers, Fans and Followers

Finalizando a lista dos melhores livros de marketing, Audience também aborda o marketing de conteúdo. Apesar de falar sobre produção de conteúdo, a intenção do livro é comentar sobre a utilização das diversas plataformas de mídias sociais e como as empresas estão as aproveitando.

Leia também: Facebook para Negócios: 10 melhores apps para iPhone, iPad e Android

Quais desses livros de marketing estão em sua cabeceira?

Já havia lido algum destes livros de marketing? Quais são seus favoritos e qual deles gostaria de indicar? Dê sua opinião logo abaixo em nossa seção de comentários!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo