O que significa TBT e outros 9 termos mais utilizados nas redes sociais?
25 de julho de 2018
Nenhum Comentário
O que significa TBT e outros 9 termos mais utilizados nas redes sociais?
O que significa TBT e outros 9 termos mais utilizados nas redes sociais?

O que significa TBT e outros 9 termos mais utilizados nas redes sociais?

Nenhum Comentário

Hoje em dia, diversos tipos de usuários e até mesmo celebridades estão sempre inventando novas tendências nas redes sociais. Sejam elas de moda, estilo de vida e muito mais. Muitas dessas tendências são indicadas por termos ou “hashtags” que acabam se propagando e se tornando popular entre vários usuários. Você provavelmente já viu várias delas – principalmente no Instagram -, mas talvez não sabe o significado. Veja nossa lista que explica o que significa TBT e outros 9 termos mais utilizados nas redes sociais.

Leia também: 28 estratégias para ganhar mais seguidores no Instagram!

1. TBT

O #tbt vem da expressão em Inglês Throwback Thursday, traduzindo diretamente para “quinta-feira do retorno”. Basicamente é o dia em que o pessoal posta fotos remetentes à acontecimentos no passado ou lembranças. Um bom exemplo seria uma mãe postando foto de quando seus filhos eram bem pequenos, quando hoje já estão crescidos e velhos.

No geral é um dia para se abusar de sentimentos nostálgicos e memórias que valem a pena. Sua origem foi em 2012 no Twitter, mas ainda hoje celebridades reforçam a moda fazendo postagens com a #tbt também no Instagram.

2. Hashtag

É justo explicar o que exatamente significa o termo hashtag hoje em dia para as redes sociais. Hashtag é o sinal “#“, normalmente utilizado antes de algum tópico ou termo que está na moda. Por exemplo, o #tbt citado acima faz com que a postagem que contém esta hashtag seja agrupada com todas as outras postagens de outros usuários utilizando a mesma marcação na rede social. Se você pesquisar por alguma hashtag específica, será capaz de visualizar todos os posts que a contém, servindo também como uma forma de se categorizar assuntos e postagens.

termos-mais-utilizados-redes-sociais-shareacoke

Hashtag é um dos termos mais utilizados nas redes sociais e várias empresas criam suas próprias hashtags para fazer com que os próprios usuários e consumidores sirvam como meio de propagação de sua marca, como é o caso da #shareacoke, da Coca-Cola.

3. FollowFriday

O #FF é a hashtag utilizada para a expressão FollowFriday, que pode ser diretamente traduzida para “Seguir Sexta-Feira”. Ela é muito utilizada no Twitter por usuários, nas sextas-feiras, que querem indicar para seus seguidores outros perfis que eles deveriam seguir por terem um tipo de conteúdo que se encaixa bem com o seu próprio público.


Por exemplo, músicos postariam #ff seguidos de @usuários (marcação do Twitter ou Instagram para marcar outros usuários) que também são músicos para indicar o trabalho deles aos seus próprios seguidores. É uma ótima forma de se divulgar o perfil e trabalho de seus companheiros de profissão ou colegas.

4. Up

Você certamente já deve ter se deparado, principalmente em grupos de Facebook alguém comentando apenas um “Up” em alguma postagem. Isso acontece porque a linha de grupos no Facebook é baseada em qual postagem está se destacando, indicada por ter recebido um comentário recente. Quando alguém posta “Up”, ele faz com que uma postagem que talvez tenha sido ignorada ou até mesmo esquecida pelos membros do grupo seja empurrada para o topo até que outro post receba um comentário.

É uma forma prática de tornar relevante algo que já passou ou até mesmo chamar uma atenção extra para o assunto da postagem. Porém, cuidado para não infringir as regras do grupo e ser banido por não produzir conteúdo relevante.

5. Outfit of the Day ou #ootd

termos-mais-utilizados-redes-sociais-ootd

Outfit of the Day é o signifcado completo para a Hashtag #ootd, podendo ser traduzido para “Roupa do Dia”. Esta hashtag é muito utilizada por usuários que gostam de acompanhar novas tendências de moda e das celebridades no Instagram.

Normalmente as postagens contendo #ootd vem acompanhadas de fotos mostrando as roupas que estão sendo utilizadas por aquela pessoa no dia. Essas postagens mostram, por exemplo, roupas de trabalho ou de ficar em casa, com o intuito de indicar o que o usuário estará fazendo no dia ou como ele está se sentindo.

6. Sextou ou #TGIF

O famoso “sextou” é nosso termo brasileiro para indicar que finalmente chegou sexta-feira. Quem não gosta de sexta-feira, afinal? Muito utilizado no Facebook, o termo normalmente vem acompanhado de fotos de pessoas na praia ou se divertindo com os amigos, indicando que acabou a semana de trabalho e agora eles finalmente podem começar a curtir o fim de semana. Existe também uma versão americana para o “sextou” chamada #TGIF, ou Thanks God, It’s Friday, que pode ser traduzida diretamente para “Graças a Deus é sexta-feira”.

7. Shippar

Shippar é um dos termos mais utilizados nas redes sociais. Ele é empregado quando alguém quer dizer que torce para que duas pessoas comecem um relacionamento. Podendo ser utilizado em vários tipos de cenários, incluindo séries da Netflix, desenhos animados e mais. Normalmente ele é utilizado dentro de um contexto, podendo ser colocado por exemplo em alguma foto compartilhada por um amigo com uma outra pessoa. Nesse caso, alguém pode simplesmente falar “Shippei”, indicando que ficaria feliz ou gostaria que as duas pessoas começassem a namorar ou “ficar”.

8. NSFW

termos-mais-utilizados-redes-sociais-nsfw

NSFW é certamente um dos termos mais utilizados nas redes sociais e também um dos mais importantes para aqueles que gostam de navegar por elas enquanto estão no trabalho. Ele significa Not Safe For Work, traduzindo para “Não seguro para trabalho”. Ou seja, provavelmente seu conteúdo é impróprio para um ambiente de trabalho ou até mesmo um ambiente público. Podendo conter por exemplo pornografia ou violência.

9. Goals

termos-mais-utilizados-redes-sociais-goals

Goals normalmente não vem sozinho, mas sim acompanhado de alguma coisa que se deseja alcançar. Goals é uma palavra do Inglês que significa “objetivos”. Um bom exemplo seria #LifeGoals ou #RelationshipGoals, podendo ser interpretados como “objetivos de vida” ou “objetivos de relacionamento”, respectivamente. Ele é um dos termos mais utilizados nas redes sociais, e normalmente indicam que algo relacionado à postagem (como uma foto, etc) é um objetivo que a própria pessoa gostaria de alcançar. Por exemplo alguém sem um relacionamento sério pode compartilhar a foto de um amigo com sua esposa fazendo algo engraçado juntos com a #RelationshipGoals.

10. Crush

É bem provável que já saiba o significado de Crush. Mesmo no Brasil Crush é um dos termos mais utilizados nas redes sociais. Crush do Inglês significa “quebrar”, o que pode soar estranho, mas para nós seria o mesmo que “ter uma queda” por alguém. Seu “Crush” é a pessoa que você gosta ou sente um amor platônico. Alguém que você gostaria de ter um relacionamento mais sério como um namoro, e não apenas manter como amigo. O termo é principalmente utilizado por adolescentes, da pra imaginar o motivo.

Encontre também no AppTuts:

O que achou da nossa lista de termos mais utilizados?

Você já conhecia todos eles? Qual deles mais utiliza em seu dia-a-dia? Conta pra gente nos comentários!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo