TikTok para empresas: Como usar para divulgar seu negócio
Nenhum Comentário
TikTok para empresas: Como usar para divulgar seu negócio
TikTok para empresas: Como usar para divulgar seu negócio

TikTok para empresas: Como usar para divulgar seu negócio

Nenhum Comentário

Um sucesso nos Estados Unidos, o TikTok já está de malas prontas para dominar também o Brasil. Em agosto de 2019, a nova rede social dominou a lista de aplicativos mais baixados no Android ou no iPhone.

O app chinês se foca em vídeos curtos e autênticos, de uma maneira que lembra o Instagram Stories. A diferença: eles não são apagados após 24 horas. Por outro lado, sua popularidade é facilmente explicada: parentes e familiares de jovens na faixa dos 15 a 29 anos descobriram o Instagram.

tiktok empresas pesquisa

Ou seja, passou a ser necessário um novo lugar para ser descolado e não se sentir preso aos julgamentos dos familiares. O TikTok se tornou o novo destino da “molecada”.

Tem uma empresa que vende para esse público? O que acha de usar o TikTok para empresas e usá-lo para divulgar seu negócio?

Assim como toda mídia social, postar de maneira consistente é primordial, mas aqui a recompensa é maior. Afinal, por ser uma novidade em crescimento, as taxas de alcance do post gratuito continuam altas.

Sabe o que isso significa? Que você precisa começar AGORA a entrar nessa onda, antes que ela acabe. Lembra que não faz muito tempo que o Instagram tirou os likes?

E anunciou mudanças em seu algoritmo, que reduziu o alcance das suas publicações a menos de 10% dos seus seguidores no Insta?


Então não espere o mesmo acontecer e comece já a aprender sobre como usar o TikTok para empresas!

Aprenda como usá-lo antes de promover seu negócio

Antes de começar a usar o TikTok para empresas, busque entender como o app funciona.

Baixe o TikTok em seu Android ou iPhone, descubra quem são os influenciadores mais populares, se familiarize com a ferramenta e aprenda o que pode e o que não pode fazer nela.

Para começar, confira este artigo com todas as funcionalidades e fazer seus primeiros posts no TikTok. Dedique algum tempo apenas para praticar e ver o que outras marcas e influenciadores estão fazendo.

Entendeu como o TikTok funciona? Experimentou fazer alguns posts?

Então está na hora de começar a aprender como usar o TikTok para empresas e usá-lo para divulgar seu negócio.

Crie conteúdo autêntico e fora da curva

Você não está no Facebook, Instagram ou LinkedIn. Ou seja, nada de posts polidos ou seguindo fórmulas batidas das outras redes sociais mais usadas no mundo. Aproveite a natureza autêntica da rede social para experimentar novas maneiras de produzir conteúdo.

tiktok empresas autenticidade

Posts muito bem arquitetados e com alto nível de edição serão sumariamente rejeitados. O TikTok foi feito para entretenimento. Logo, se precisa educar seu público, trate de fazê-lo de maneira divertida.

Da mesma maneira, evite formalidades. Como boa parte do público do TikTok não passou dos 20 anos, dificilmente prenderá a atenção de alguém com um conteúdo rebuscado e formal.

Tipos de anúncios no TikTok para empresas

Em 2019, o TikTok passou a contar com quatro diferentes modalidades de conteúdo pago. O primeiro já é velho conhecido de quem trabalha com gerenciamento de mídias sociais: anúncios que aparecem enquanto um usuário navega pelo feed.

Os anúncios funcionam da mesma maneira que o conteúdo orgânico: vídeos entre 9 e 15 segundos, que podem ser puláveis. Ou seja, crie conteúdo de maneira que capture a atenção do usuário. O resultado do anúncio pode ser calculado de acordo com o número de vezes que clicaram em um link, número de impressões ou vídeos visualizados, taxa de cliques e engajamento.

Vale mencionar que a taxa de cliques é calculada dividindo o número de vezes que um anúncio foi impresso com quantas vezes seu clique foi contado.

O segundo tipo de anúncio é a “tomada de marca”, ideal para influenciadores ou empresas que querem atingir seu público. Nesse modelo, um usuário paga para tomar o perfil e publicar o que quiser. Você pode colocar links para as landing pages do seu site. Em posts pagos como esse, você será capaz de conferir o número de impressões e a taxa de cliques.

Em seguida, vem as tomadas de hashtag. Funcionando de maneira parecida ao anterior, o hashtag takeover permite que sua empresa crie uma hashtag própria e produza conteúdos ou desafios com ela marcada nos posts. É um dos formatos mais populares, especialmente aos influenciadores.

Fechando a lista dos tipos de anúncio para o TikTok, temos a possibilidade de criar e disponibilizar lentes patrocinadas, como faz hoje o Snapchat.

formatos de anuncios

Busque engajamento

A era dos likes acabou. Por isso, nada de ficar contando quantos corações subiram na tela. O que importa para quem usa o TikTok para empresas é o engajamento.

Por isso, em todos os seus posts busque encorajar seus seguidores a responderem ao seu post e interagir por meio de seus próprios vídeos. Não esqueça o bom e velho CTA para fechar um post pedindo o engajamento ou subscrição na lista de emails.

Faça desafios

O modelo de desafios – como o antigo #IceBucketChallenge – é bastante popular no TikTok, mesmo que já não seja tão interessante nas outras mídias.

Por isso, comece já a pesquisar seu público e exercitar sua criatividade para criar desafios para aumentar o engajamento de suas marcas. Um sucesso recente foi feito pela rede de fast food Chipotle Mexican Grill e seu #GuacDanceChallenge, feito para celebrar o curioso Dia Nacional do Abacate.

Nele, consumidores da marca tiveram de registrar um vídeo dançando em homenagem à fruta, usada extensivamente na culinária e nos lanches americanos. Em seis dias, a companhia confirmou que recebeu 250.000 vídeos, o que gerou 430 milhões de visualizações.

desafios

Já pensou no que pode alcançar chegando mais cedo em uma mídia social que está começando a explodir?

Não perca tempo!

Os primeiros formatos de anúncios patrocinados já começaram a aparecer no TikTok para empresas. Isso significa que, logo mais, é possível que o alcance dos posts comece a diminuir.

Mas ainda há tempo!

O momento agora é de começar já a usar a rede social e criar conteúdo, além de experimentar os formatos de anúncios que mencionamos ao longo do artigo. Construir uma base de seguidores agora pode fazer com que seu nome seja um dos principais no TikTok aqui no Brasil.

Já começou a experimentar o TikTok em seu negócio? O que está achando dele? Comente conosco!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo