Como usar Facebook Ads para promover webinários
26 de janeiro de 2017
Nenhum Comentário
Como usar Facebook Ads para promover webinários
Como usar Facebook Ads para promover webinários

Como usar Facebook Ads para promover webinários

Nenhum Comentário

Apresentar webinários não é uma atividade que se limita apenas à ligar sua câmera e transmitir seu conteúdo, embora seja a principal. Mesmo que tenha um conteúdo incrivelmente relevante e seja um excelente apresentador, deixar de promover seus webinários pode dificultar a participação do público no mesmo, ficando com alcance limitado. Uma das melhores ferramentas para esse objetivo são os anúncios pagos do Facebook. Mas não basta apenas jogar dinheiro na tela e esperar que as pessoas venham. Por isso, confiram abaixo como usar o Facebook Ads para promover seus webinários!

Leia também: Conheça os 10 melhores apps de Facebook para Negócios no Android, iPhone e iPad!

O que exatamente são webinários?

Um webinário é, essencialmente, um seminário online. Aliás, é daí mesmo que vêm a origem do próprio termo, trazendo a ideia de transmitir conteúdo em tempo real através de plataformas que facilitam este processo, como o próprio Skype, Zoom, entre outros aplicativos. A grande vantagem dos webinários, em relação aos seminários presenciais, é que você pode facilmente gravá-los para que possa assistir novamente quando tiver interesse.

Inclusive, de acordo com uma pesquisa do Inside Sales, 73% dos ecommerces B2B apontam o webinário como uma das melhores formas de gerar leads (visitantes que apresentam algum interesse em seu negócio) no cenário dos ecommerces.

Porém, como você pode imaginar, para que seu webinário seja realmente um sucesso, você vai precisar de uma audiência do outro lado interessada em assistir o seu conteúdo. Pensando nisso, os próprios anúncios do Facebook são uma excelente opção para divulgar seu seminário online e engajar com seu público.

Selecionando a audiência certa

O primeiro passo para começar a criar ads na rede social é selecionar a audiência certa para seus webinários. Não selecionar e segmentar a audiência que pode estar interessada no conteúdo que transmite equivale a queimar dinheiro. Como o objetivo é cadastrar mais participantes para seu webinário, basta acessar a fanpage de seus webinários e passar o mouse por Promover e, no menu que irá aparecer, escolher Promover o seu botão Cadastre-se.

facebook-ads-promover

No menu à esquerda que será aberto, role para baixo até a área de interesses e selecione os interesses relacionados aos conteúdos que publica – se o seu webinário fala sobre conserto de iPhones, basta procurar pelos interesses iPhone, iOS, Apple, Smartphones, Tecnologia e outros semelhantes.


facebook-ads-interesses

Exclua qualquer tipo de demografia que não se interessará pelo seu conteúdo. Por exemplo, caso esteja fazendo um webinário ensinando pessoas de terceira idade a utilizar as redes sociais, não adiantará incluir jovens na demografia do anúncio, já que certamente não irão clicar ou se registrar.

facebook-ads-demografia

Vale ressaltar que o objetivo do anúncio é acertar o seu nicho. Expandir o escopo do anúncio a um público generalizado provavelmente não trará resultados satisfatórios, então quanto mais segmentado, melhor.

Ajustando as imagens e texto do anúncio

Existe apenas uma resolução correta para a imagem de seu anúncio: 1200 x 628 pixels. Outra consideração em relação às imagens usadas em seu Facebook Ads é que o anúncio aparecerá no feed de notícias, que possui fundo branco. Ou seja, não utilize fundo de mesma cor, já que a imagem irá se misturar ao fundo do Facebook, dando menor visibilidade para o anúncio.

O ideal é que essa imagem seja de alta qualidade e tenha apelo ao usuário, convencendo-o a clicar no anúncio. Uma foto do apresentador demonstrando o conteúdo, por exemplo, é um padrão bom a ser seguido para uso no anúncio. Outra prática recomendada é usar um título chamativo inserido na imagem para atrair mais participantes. Mas vale lembrar que o Facebook aceita que apenas 20% da imagem contenha texto, recusando qualquer uma que supere essa proporção.

Dica: Para saber tudo sobre imagens para redes sociais, não deixe de conferir esse guia completo e atualizado!

facebook-ads-imagem

Em relação ao texto, nossas recomendações é que tente convencer os visitantes a se cadastrar mostrando a principal razão pela qual elas deveriam participar do webinário. Além disso, foque-se também em deixar claro o endereço, data e horário da apresentação, uma chamada para ação – como “cadastre-se agora” ou “Clique no botão Cadastre-se para receber atualizações de nossos webinários!”. Após isso, basta definir o orçamento diário e a duração de seu anúncio, clicando em Promover para colocá-lo no ar.

Outras recomendações de Facebook Ads

Para finalizar, temos apenas mais algumas dicas no uso do Facebook Ads para promover seu webinário. Primeiro, sempre fique atento em anúncios que aparecem em seu feed de notícias no Facebook, principalmente os de sua área. Analise-os e avalie o que há de melhor neles e adapte aos seus anúncios. A segunda dica é que sempre teste diferentes abordagens. Dessa maneira, poderá melhorar a qualidade de seus anúncios e aumentando sua taxa de cadastros na fanpage de seus webinários.

Encontre também no AppTuts:

Como está promovendo seus webinários?

Se ainda está no começo e procura uma plataforma para transmitir seu conteúdo, recomendamos fortemente o Loop Webinar, com suporte 100% em português através de chat online, preço em reais e uma das interfaces mais amigáveis da área, também em nosso idioma. Agora é com você: como faz a divulgação de seus webinários? Tem usado o Facebook Ads como ferramenta de sua estratégia? Comente conosco!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo