10 maneiras de usar grupos de Facebook para promover seu negócio
25 de julho de 2017
Um Comentário
10 maneiras de usar grupos de Facebook para promover seu negócio
10 maneiras de usar grupos de Facebook para promover seu negócio

10 maneiras de usar grupos de Facebook para promover seu negócio

Um Comentário

Atingindo a marca de 2 bilhões de contas os grupos de Facebook são os maiores centro de interação entre seus usuários, já que englobam pessoas ao redor de assuntos em comum. Enxergando esse potencial, o Facebook passou a permitir a criação de grupos vinculados à Fan Page, como revelado nesse texto. Essa possibilidade dá novas chances para impulsionar melhor seu negócio nas redes sociais e, por isso, trouxemos 10 maneiras de como utilizar os grupos de Facebook para começar a ver resultados!

Dica: Procurando impulsionar seu Instagram também? Então confira esses 8 aplicativos para ganhar novos seguidores!

1. Crie uma comunidade

Uma das principais funções das mídias sociais é a de criar comunidades e os grupos de Facebook são o melhor exemplo disso. Por esse motivo, seu objetivo principal deverá ser o de criar uma comunidade ao redor de seu negócio. Lembre-se de criar um ambiente no qual seus consumidores se sintam confortáveis para compartilhar experiências, dúvidas elogios e críticas sobre seus produtos e lançamentos.

grupos-de-facebook-comunidade

2. Configure a privacidade do grupo

As configurações de privacidades do grupos de Facebook vinculados à Fan Page é o mesmo dos grupos padrão. Ou seja, seu grupo poderá ser aberto, permitindo que qualquer um o encontre e entre automaticamente. Ele também pode ser fechado, que pode ser encontrado na busca mas é necessário que um administrador autorize a entrada de cada possível novo integrante.

A terceira configuração é a secreta, que não pode ser encontrada na busca e apenas usuários convidados poderão participar. Escolha a que mais se adequar ao objetivo da criação do grupo.

grupos-de-facebook-privacidade

3. Use como canal de atendimento ao consumidor

Uma das principais maneiras de gerar valor para seu negócio com os grupos de Facebook é o de oferecer atendimento através deles. A grande vantagem de atender pelos grupos é que a dúvida de um participante pode ser a mesma de vários outros, evitando que tenha de responder a mesma pergunta por repetidas vezes.


Caso queira que os grupos de Facebook sirvam exclusivamente para o atendimento, nossa recomendação é que crie um grupo secreto, já que ele não pode ser encontrado e poderá evitar que visitantes mal-intencionados os usem para prejudicar sua imagem. Dependendo do tamanho de seu negócio, poderá se organizar para enviar um convite ao grupo cada vez que um cliente novo fizer uma compra, por exemplo. Se não quiser ter esse trabalho, poderá também criar um grupo fechado, já que seu controle sobre quem entra continuará mantido.

grupos-de-facebook

4. Faça pesquisas

Ao invés de investir em pesquisas de mercado com agências, que tal trocar seu foco e perguntar diretamente aos seus consumidores o que eles esperam de seu negócio? Através dos grupos, se torna muito mais fácil – e gratuito! – se comunicar com as pessoas que importam para seu negócio para obter feedback e novas ideias de negócios.

5. Venda seus produtos

Não é porque você já possui uma loja online que deveria deixar suas vendas limitadas a seu site. Vender pelos grupos de Facebook possuem a mesma facilidade para resolver dúvidas, ouvir reclamações e fazer pesquisas de mercado com seus clientes. Porém, vale lembrar que é necessário criar um grupo de compras e vendas para que possa comercializar seus produtos diretamente do grupo. Como é possível criar mais de um para a sua Fan Page, pode criar um especificamente para falar com seus consumidores e outro para fazer suas vendas, por exemplo.

grupos-de-facebook-vendas

6. Faça procuras nos principais tópicos

Uma dica especialmente útil de como usar os grupos de Facebook para adquirir novos compradores. Ao lançar um novo produto – digamos, um curso para resolver problemas no Android -, poderá buscar por termos como “Android” ou “como resolver problemas no Android em sua comunidade. Ao encontrar esses tópicos, poderá responder à questão oferecendo seu novo curso como uma solução, caso a proposta tenha a ver com a necessidade especificada pelo membro.

7. Crie um grupo de recompensas

Sabe os programas de milhas ou recompensas, normalmente oferecidas por companhias aéreas ou operadoras de cartão de crédito? Você pode aproveitar essas ideias e usá-las em um grupo secreto no Facebook. Nele, poderá criar promoções, oferecer brindes ou descontos para pessoas que já fizeram algum tipo de negócio com sua empresa.

8. Modere o grupo e evite spam

Uma maneira bem rápida de perder membros em seus grupos de Facebook é deixar de tomar conta dele, permitindo que spam e conteúdo impróprio seja publicado. Independente do ramo de seu negócio, é essencial que tenha alguém disponível para fazer a moderação, se assegurando de que as regras do grupo estão sendo respeitadas e que ele não fique lotado de spam ou discussões fora do assunto tratado pelo seu negócio.

grupos-de-facebook-spam

9. Compartilhe conteúdo relevante

Apesar do objetivo final ser a venda de um produto, a razão principal pela qual usuários se juntam a grupos do Facebook é para compartilhar conteúdo acerca de um assunto. Por isso, não deixe de procurar – ou crie você mesmo! – conteúdo relevante para compartilhar com os membros. Dessa maneira, poderá manter ou melhorar os níveis de engajamento, fazendo com que o grupo cresça e se mantenha ativo.

10. Traga assuntos atuais para as discussões

Além de conteúdo relevante e interessante, procure manter seu público atualizado em relação aos acontecimentos de sua área. Um figurão de sua indústria visitará o país? Faça o possível para ser o primeiro a trazer essa informação para os membros de seu grupo. Se não for por você, eles saberão pelo seu concorrente e perderá a chance de receber esse engajamento.

Veja também:

Como pretende usar os grupos de Facebook em seu negócio?

Com as novidades, se tornou mais fácil entrar em contato com seus clientes, ao mesmo tempo que facilita receber feedback e evita que um problema acabe virando polêmica e viralizando nas mídias sociais, prejudicando a imagem de sua marca. Pretende usar os grupos de Facebook para promover seu negócio? Como planeja fazê-lo? Comente conosco!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

    Voltar ao topo