10 dicas para melhorar sua conexão de internet
20 de outubro de 2015
Um Comentário
10 dicas para melhorar sua conexão de internet
10 dicas para melhorar sua conexão de internet

10 dicas para melhorar sua conexão de internet

Um Comentário

Atualmente pode ser bem comum ter problemas com sua conexão de internet, mesmo que ela esteja funcionando perfeitamente. Isso se torna ainda pior quando a má conexão é mais perceptível em certos dispositivo do que outros ou dependendo do cômodo em que você está, mesmo com essas dicas para melhorar sinal WiFi de sua casa ou escritório.

É sempre possível que isso seja causado pela própria provedora de internet que você usa, mas geralmente isso acaba acontecendo mais por alguns hábitos comuns do nosso dia a dia que nem percebemos. Por isso, listamos 10 dicas imperdíveis para você melhorar sua conexão de internet o mais rápido possível. Confira!

1. Deixe o roteador em uma posição vantajosa

melhorar conexão de internetUma das dicas mais importantes para quem usa redes Wi-Fi para se conectar à internet é deixar o seu roteador em um lugar estratégico, onde o sinal possa ser distribuído de forma equilibrada em todos os cômodos da sua casa. Deixá-lo em um lugar afastado nunca é uma boa ideia e é importante lembrar que quanto mais obstáculos estiverem por perto (como portas, paredes, etc) , pior será a recepção do sinal.

Procure deixar o roteador em um ponto mais central ou perto de onde você costuma utilizar dispositivos que que usem a internet. Isso garantirá que o sinal sempre fique forte onde e quando você mais precisa.

2. Use antenas melhores

Geralmente, os roteadores vêm acompanhados por pequenas antenas que servem para necessidades mais básicas em relação ao uso do seu Wi-Fi. Isso significa que pode ser que ela não seja boa o suficiente para enviar um sinal forte para o seu dispositivo.

É sempre recomendável pesquisar e adquirir antenas de boa qualidade que sejam compatíveis com o seu roteador, permitindo um alcance maior do seu sinal e a garantia de que uma conexão mais estável.

3. Fique próximo de onde o sinal é mais forte

Não adianta mudar o roteador de lugar se você costuma ficar em um lugar onde o sinal não é forte ou cai o tempo todo. Teste sua conexão em diferentes cômodos da casa e veja onde é possível tirar o maior proveito da rede Wi-Fi que você estiver usando.

Essa é uma maneira bem simples e eficiente de garantir que a velocidade e qualidade da sua internet seja aproveitada ao máximo.


4. Não deixe o Bluetooth ligado

melhorar sinal da internetMuita gente nem imagina, mas o sinal do Bluetooth pode atrapalhar significamente o sinal da sua internet, deixando-a mais lenta ou instável. Isso se agrava ainda mais se o dispositivo transmitindo o sinal do Bluetooth for meio antigo, já que eles acabam causando mais interferência.

Dispositivos mais recentes, especialmente smartphones e tablets, tendem a ter uma tecnologia mais nova, desenvolvida especialmente para que esta interferência não seja tão perceptível ou danosa.

5. Proteger sua rede Wi-Fi

Muita gente não liga muita para a segurança de sua rede Wi-Fi e a deixa sem qualquer senha de proteção. Além de facilitar alguma atividade maliciosa que alguém possa ter de roubar seus dados ou informações, isso pode ser um problema para a sua internet.

Com o sinal aberto, é óbvio que qualquer que tente pode acessar e quanto mais gente usando sua rede, pior e mais congestionada ela ficará.

6. Não use a rede em vários dispositivos

Como acabamos de falar de congestionamento na rede, temos que mencionar outra coisa que atrapalha muito a estabilidade da sua conexão: o uso da internet em diversos dispositivos ao mesmo tempo.

Não estamos recomendando que fique regulando o uso de seus aparelhos em casa, mas se perceber que a conexão está mais lenta que o normal, pode tentar desligar o uso do Wi-Fi em alguns dispositivos.

7. Evite interferência de outros eletrônicos

conexão de internet caindoAssim como o Bluetooth, outros eletrônicos pode causar interferência no sinal da sua rede Wi-Fi. Isso é muito comum com microondas, telefones sem fio e secadores de cabelo, já que eles geralmente ficam ligados na mesma rede elétrica.

A melhor recomendação que podemos fazer é que você tire alguns desses aparelhos da tomada ou não os use quando precisar que a conexão com a internet fique realmente boa.

8. Use um repetidor de sinal

Caso mudar o roteator de lugar não tenha funcionado tão bem, você pode recorrer a um repetidor de sinal, que é bem barato e amplia o sinal da rede Wi-Fi consideravelmente. Com o dispositivo configurado com seu roteador, basta colocar o repetidor em lugar perto de onde você usa seu computador ou smartphone normalmente e aproveitar uma conexão de maior qualidade e estabilidade.

9. Reinicie o roteador de vez em quando

Muitos roteadores (especialmente alguns modelos mais antigos) simplesmente param de enviar o sinal às vezes e nos deparamos com aquele aviso de “internet limitada” ou  algo assim. Geralmente isso é resolvido com uma simples reiniciamento do aparelho, mas pode ser realmente irritante.

O que pode ajudar é reiniciar o roteador ocasionalmente, mesmo sem a necessidade da ação. Isso pode fazer com que menos problemas ocorram ao longo do tempo.

10. Dispense apps e programas que consumam muita internet

spotify no AndroidMuitas vezes, a internet lenta pode ser causada por causa de aplicativos e programas que consomem muita internet em segundo plano, seja em dispositivos móveis ou em computadores. Isso acontece muito com softwares como Skype, uTorrent, serviços de streaming e até jogos online.

Caso tenha algum desses programas ou apps rodando sem realmente usá-los, o melhor é fechá-los para que a internet fique mais rápida e focada na atividade que você realmente estiver fazendo.

Encontre também no AppTuts:

O que achou das dicas para melhorar sua conexão de internet?

Gostou das nossas dicas sobre como melhorar o sinal e a conexão de internet na sua casa? Então deixei seu comentário nos dizendo se elas funcionaram com você ou se ficou com alguma dúvida!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo