14 dicas para proteger o CPF de fraudes e compras indevidas
2 Comentários
14 dicas para proteger o CPF de fraudes e compras indevidas
14 dicas para proteger o CPF de fraudes e compras indevidas

14 dicas para proteger o CPF de fraudes e compras indevidas

2 Comentários

Muitos nem imaginam, mas o CPF é um dos documentos mais visados para golpes e possíveis fraudes no Brasil. Tanto que milhões de brasileiros têm o documento clonado ou colocado à venda todos os anos. Isso pode ser feito de diversas maneiras se você não tomar cuidado ou se não tomar medidas para proteger o CPF no dia a dia.

Por ser algo tão importante, preparamos uma lista bem completa das principais maneiras que você pode proteger o CPF. São ações que você deve tomar ou atitudes que deve evitar. Confira todas em detalhes logo abaixo!

1. Cuidado ao jogar documentos no lixo

proteger o CPF de golpes

Para começar, vale falar do erro mais comum de muitos brasileiros. Ao descartar documentos, contas ou outros papéis que tenham informações importantes, certas pessoas não tomam nenhuma precaução e só colocam tudo no lixo sem pensar duas vezes.

Isso vale especialmente para correspondências. Mesmo com informações pessoais, elas podem ser tão frequentes que as pessoas deixam de lembrar dos dados privados que estão à mostra.

O melhor é sempre deixar esses papéis completamente irreconhecíveis se for para jogá-los fora. Isso é bem fácil de fazer, já que basta rasgar todas as partes de forma que não seja possível reconstruir o papel e ver suas informações.

2. Não passe o CPF para qualquer um

Isso deveria ser algo mais óbvio, mas com tantos vendedores pedindo o CPF na hora de fechar uma compra, os consumidores acabam sendo mais abertos com essa informação. É claro que em estabelecimentos mais conhecidos, não há tantos problemas assim.

Só que pode ser realmente melhor evitar dar o número do CPF em certas situações. Isso vale especialmente para lugares em que não costuma fazer muitas compras ou que não conhece tão bem.


Mesmo em lugares que confia, o melhor é digitar o CPF em vez de ditá-lo para alguém. Além de não saber se o vendedor pode usar essa informação de outra maneira, lembre-se que outra pessoa pode estar ouvindo tudo.

3. Cuidado com compras online

Além de compras físicas, também é necessário ter cuidado com o CPF em compras online. Há muitas lojas com boa reputação, que não possuem problemas com o Procon e que investem bastante para manter seus dados seguros.

Por isso, é importante pesquisar e ter certeza que a loja em que está comprando oferece tudo isso. Sempre evite lojas que não tem o “HTTPS” no início da URL (o que garante uma conexão segura) e veja os que outros usuários dizem sobre elas na internet.

É bem fácil de ver se uma loja tem problemas com os consumidores hoje em dia. Você pode fazer isso ao visitar seus perfis em redes sociais ou ao pesquisar seu nome no site Reclame Aqui.

4. Não acredite em emails enganosos

É bem comum ver diversos tipos de golpes sendo aplicados por email há anos. Eles podem se passar por lojas, bancos e outros estabelecimentos só para pedir que você mande alguma informação muito importante.

Também é possível que só mandem um link com conteúdo malicioso para roubar seus dados de forma ainda mais discreta. Nossa é dica é simples: evite abrir qualquer email que peça informações, que diga que sua conta em tal site precisa ser atualizada ou que finja ser do seu banco.

Mensagens assim podem até parecer bem convincentes, então sempre faça o possível para checar se são verdadeiras ou não. Você pode fazer até ao pesquisar na internet por mensagens ou golpes similares ao que recebeu para proteger o CPF.

5. Fique atento a golpes por WhatsApp

proteger o CPF whatsapp

Infelizmente, agora também se tornou comum receber golpes por WhatsApp. Como o aplicativo é usado por milhões de brasileiros, não é de se estranhar que esta tenha se tornado uma forma comum de enganar as pessoas.

No geral, você pode receber uma mensagem falando de uma promoção exclusiva ou de um prêmio que ganhou. Isso pode te levar a dar informações importantes, a preencher um formulário ou a clicar em um link suspeito.

Acredite, empresas não fazem ações desse tipo com o WhatsApp e você nunca deve acreditar nelas. Se quiser, pode até pesquisar sobre a mensagem específica na internet, já que provavelmente encontrará outras pessoas que receberam o mesmo.

6. Reporte qualquer perda ou roubo à polícia

Aqui vai outra dica básica, mas que também é de extrema importância. Qualquer perda ou roubo de documento deve ser informado imediatamente à polícia.

Assim que possível, você deve fazer um boletim de ocorrência, o que pode ser realizado de forma online mesmo. Isso ajuda a inutilizar o documento perdido, garantindo que ninguém mais possa usá-lo para nada.

Pode ser um processo inconveniente e chato, mas vai te deixar mais seguro até tirar a segunda via.

7. Não faça testes online

O que não falta por aí são testes online que parecem divertidos e inocentes. Só que ficou bem óbvio de uns tempos para cá que testes, especialmente os que pedem acesso às suas redes sociais, são uma maneira de conseguir seus dados.

Eles geralmente dizem para fazer login no Facebook ou outra rede para que você possa compartilhar os resultados com seus amigos. Infelizmente, isso pode ser o suficiente para ter acesso a informações que podem levar ao seu CPF.

Evite fazer esses testes sempre que possível ou, pelo menos, não faça login com suas redes sociais quando os fizer. Assim fica mais fácil de proteger o CPF.

8. Não dê o número do documento por telefone

Falamos de possíveis golpes por email e WhatsApp, mas é possível que você também recebe alguns por telefone. As pessoas podem ficar ainda mais vulneráveis a este tipo de golpe, já que você pode ser pego de surpresa.

Nestes casos, o golpista diz ser de algum estabelecimento importante, geralmente um banco ou oferecendo crédito. Eles podem tentar te oferecer algum benefício ou dizer que sua conta está com um certo problema.

Tudo para que a pessoa dê seus dados e informações privadas da maneira mais fácil e rápida. Se isso acontecer, simplesmente diga que vai ligar para o estabelecimento mais tarde para resolver a situação.

9.  Guarde o CPF em segurança

Pode parecer uma dica bem óbvia, mas muita gente ainda não presta muita atenção na hora de guardar o CPF. Isso vale principalmente na hora de colocar o documento na bolsa, na carteira ou no bolso da roupa.

Dependendo de como você faz, o documento pode acabar sendo uma presa bem fácil para quem estiver tentando roubá-lo. Fora isso, se for descuidado no manuseio, você pode até perdê-lo sem querer.

Quando se trata de qualquer documento, é importante que esteja sempre atento. Verifique se ele está no lugar certo quando puder e não fique carregando documentos sem necessidade.

Atualmente, é possível ter o número de CPF no seu RG, por exemplo. Por isso, é melhor levar só o necessário na rua em vez de carregar tudo de uma vez.

10. Monitore o seu CPF de vez em quando

proteger o CPF dicas

Mesmo tomando todos os cuidados mencionados nesta lista, você pode acabar tendo algum problema com seu CPF em certo momento. Para evitar a surpresa ou até para conseguir agir o mais cedo possível, é bom monitorar o documento de vez em quando.

Isso é possível através do site do Serasa, que você pode conferir através do link a seguir. Existe um serviço pago para evitar fraudes e uma ferramenta gratuita para quem só deseja consultar seu CPF rapidamente.

É bom fazer isso de maneira usual para proteger o CPF e ter certeza que nada de estranho está acontecendo.

11. Não acredite em prêmios

Outro golpe comum e que funciona bastante é o que diz que você ganhou algum prêmio e precisa passar seus dados para que ele seja entregue quanto antes. Isso pode ocorrer por todos os meios que mencionamos antes, seja email, WhatsApp, SMS ou telefone.

É uma das maneiras mais simples de enganar as pessoas, já que se aproveita de um ponto fraco da maioria. Basicamente, é bom duvidar de qualquer que venha te oferecer um benefício e prêmio em troca de seus dados pessoais.

12. Não deixe o CPF armazenado em muitos sites

Já falamos sobre o perigo de compras online em sites que não são muito confiáveis. Mas hoje em dia não é bom deixar o CPF e outras informações importantes armazenadas em tantos lugares assim.

Muitos sites acabam sendo vítimas de ataques todos os anos, com as informações de seus usuários sendo vazados facilmente. Leve isso em consideração na hora de deixar seus dados em lugares nos quais não é necessário.

13. Não responda a SMS pedindo informações

É comum que lojas, bancos e outros estabelecimentos peçam seu celular para enviar algum SMS importante de vez em quando. Por isso, muitos golpistas se aproveitam disso para mandar mensagens enganosas pedindo informações.

Neste caso, a situação é bem simples. Nenhuma instituição vai te pedir informações por SMS e poucos são os que enviam links importantes desta forma. No geral, eles apenas usam este meio para te informar de algo.

Evite responder ou clicar no que receber sempre que possível. Se ficar em dúvida de algo, é só pesquisar na internet pela informação dada no SMS e você verá se é algo legítimo ou não.

14. Cuidado com sites de consulta

notebook com códigos de programação e um cadeado na tela

Já mencionamos uma maneira de consultar seu CPF com segurança, mas você deve evitar outros com promessas iguais. O que não falta na internet são sites de golpes que prometem ver o status do seu CPF ou que dizem resolver possíveis problemas.

Isso vale até para quem está devendo alguma quantia e procura um meio alternativo para lidar com a situação. Não acredite em sites assim e não insira o número de seus documentos em nenhum deles.

Gostou das dicas para proteger o CPF de possíveis fraudes?

Deu para aproveitar a nossa lista para conhecer alguns dos melhores jeitos de proteger o CPF de alguma compra indevida no seu nome? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou e se tem outra sugestão que gostaria de ter visto por aqui.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. Jonas 19 de dezembro de 2019 13:21
  2. Paula Norrab 19 de janeiro de 2020 11:32

    Hj em dia cpf não tem mais como ser dado sigiloso, até pra comprar um pão perguntam se vc quer cpf na nota; no resultado de um concurso público, aparece teu nome e cpf; todo estabelecimento que vc tenha cadastro, pede seu cpf como confirmação dos dados, enfim, as dicas são boas, mas na real, cpf nunca foi dado sigiloso

Voltar ao topo