Blablacar: 15 coisas que você precisa saber antes de usar
Um Comentário
Blablacar: 15 coisas que você precisa saber antes de usar
Blablacar: 15 coisas que você precisa saber antes de usar

Blablacar: 15 coisas que você precisa saber antes de usar

Um Comentário

Muitos já conhecem o Uber, o aplicativo que vem batendo de frente com o serviço de táxi. Embora seja útil para trafegar pela cidade ou locais próximos, o app não é uma boa opção para quem deseja fazer uma viagem mais longa, restando optar pelo serviço rodoviária ou pelo avião. Mas existe mais uma opção que pode usar para viagens mais longas: o BlaBlacar.

O app é ideal para quem precisa viajar mas não tem dinheiro o suficiente para ir de avião, mas não é tão fã de viajar de ônibus. Ele permite que escolha um destino e veja quais usuários motoristas estão indo para o mesmo local, permitindo pedir uma carona em troca de um valor predefinido e combinado entre as partes – de uma maneira mais parecida com o Airbnb. Nunca ouviu falar do Blablacar mas achou a proposta interessante? Então confira abaixo 15 coisas do Blablacar que precisa saber antes de começar a usar!

1. O Blablacar já existe há mais de 10 anos

Apesar desses tipos de serviços alternativos que funcionam através de sites e app tenham se popularizado nos últimos tempos, alguns deles já existem faz bastante tempo. O Blablacar, inclusive, é mais antigo que o próprio Airbnb. Lançado em 2006, o serviço procurou conectar pessoas que não dirigem e querem viajar com quem já possui um veículo e vagas sobrando no carro, conquistando grande sucesso. No Brasil, o Blablacar só chegou em 2015.

blablacar

2. Onde posso usar o Blablacar?

O Blablacar funciona direto do navegador, bastando acessar o site e criar seu cadastro. Alternativamente, o Blablacar também pode ser usado em seu dispositivo mobile, seja ele Android ou iOS. Clique no link para baixá-lo no Google Play do Android ou acesse sua página na App Store do iPhone para fazer o download.

3. Como eu peço carona pelo Blablacar?

É bastante simples. Antes mesmo de fazer o cadastro, basta entrar no site do Blablacar e colocar o local de saída, seu destino e qual data pretende viajar. Em seguida, o site irá disponibilizar uma lista com os motoristas que estarão viajando, seus locais de parada, preço e quantas vagas estão disponíveis no carro.

blablacar-busca

4. Como eu ofereço uma carona no Blablacar?

O processo é quase tão simples quanto conseguir a carona. Ainda no site, clique no botão Oferecer uma carona. Em seguida, você definirá qual trajeto irá fazer, o preço que irá cobrar, quantos lugares estão disponíveis no seu carro e quaisquer outras observações que deseje fazer – inclusive se pode fazer paradas em outras cidades pelo caminho. Depois da publicação, basta aguardar os interessados.


5. É seguro usar o Blablacar?

Sim, mas vale tomar algumas precauções. O cadastro no site é ágil e rápido, mas o ideal – tanto na busca por carona quanto por pessoas para levar – é selecionar usuários que tenham sua documentação confirmada e uma foto. Se está buscando carona, é indicado que também peça fotos do carro para saber se ele está em boas condições.

6. Eu fico assegurado ao pegar uma carona com o Blablacar?

Sim, tanto seguros particulares quanto o DPVAT cobrem todos os passageiros que estão em um carro. Recomendamos que pergunte ao motorista se o seu veículo possui algum seguro.

blablacar-seguro

7. Eu posso avaliar uma carona ou passageiro?

Pode, assim como o Uber e o Airbnb, o Blablacar conta com um sistema de avaliação mútua. Ou seja, você pode deixar uma avaliação sobre uma corrida que fez, que poderá ser vista por outros usuários.

8. Posso levar meu cachorro como passageiro?

Depende do motorista. O Blablacar conta com uma área de preferências no perfil de cada usuário. Lá, eles indicam se aceitam que leve bichos de estimação, se aceitam fumantes ou se tem qualquer tipo de restrição. O perfil também conta com uma pequena descrição sobre o usuário, que permite colocar qualquer outro tipo de informação sobre você que não aparece como opção no aplicativo.

9. Odeio conversar com desconhecidos, terei problemas?

Dificilmente terá problemas, já que o sistema de preferências do Blablacar também permite indicar seu nível de extroversão. Isso significa que pode definir se é uma pessoa que conversa pouco, médio ou se gosta bastante de um papo.

blablacar-preferencias

Essa informação fica disponível no perfil de todos os usuários, permitindo escolher o motorista ou passageiro que vai mais de acordo com sua maneira de falar. Também pode mostrar se gosta de ouvir música durante a viagem.

10. O que eu posso fazer se algo der errado?

Se ocorreu algum problema durante a viagem – como o motorista querer te cobrar um adicional por fora do app ou se ele mentiu ou omitiu alguma informação, por exemplo -, o Blablacar possui um serviço de atendimento ao consumidor, que pode ser acionado através do próprio site ou aplicativo. Clique no link para acessar a área de contato do Blablacar.

11. Níveis de experiência – outro sistema de avaliação

Além dos sistemas de avaliação por estrela, o Blablacar também conta com um outro sistema baseado nos jogos de videogame. Classificando seus usuários em 5 níveis de experiência diferentes – Principiante, Intermediário, Avançado, Expert e Embaixador -, você pode medir o nível de confiabilidade de cada um deles.

Se está começando a oferecer caronas pelo aplicativo e quiser aumentar sua pontuação, confira abaixo como funciona o sistema de níveis do Blablacar:

blablacar-experiencia

12. Eu posso cancelar uma viagem já marcada?

Sim, é possível cancelar qualquer reserva de lugar que tenha feito no aplicativo. Basta acessar o menu de Reservas para visualizar as viagens que estiver fazendo e cancelar. Mas lembre-se de também enviar uma mensagem ao motorista informando sua mudança de planos.

Caso seja você o condutor, vale lembrar que, ao cancelar, a vaga não poderá ser publicada novamente. Você não será penalizado pelo cancelamento, mas, caso cancele com muita frequência, poderá ser bloqueado pelo Blablacar.

13. É possível viajar apenas com mulheres?

Além de procurar manualmente, o Blablacar conta com um filtro exclusivo para mulheres que não se sentem seguras em viajar com passageiros ou condutores homens. Chamado Só para Elas, o filtro irá remover todos os condutores homens e, caso seja você a motorista, só aparecerá nas buscas feitas por outras mulheres.

14. É possível fazer viagens internacionais?

Sim, é permitido oferecer carona para viagens internacionais, útil caso você more em regiões fronteiriças. Porém, vale ficar atento às regras para entrada no país que irá viajar e solicitar ao passageiro que as tenha em dia antes da viagem. Se encontrou nosso artigo e ficou interessado em oferecer esse tipo de viagem, não deixe de conferir o link para a seção de viagens internacionais do Blablacar.

blablacar-fronteira

15. Sou motorista, quais são minhas responsabilidades?

Em caso de acidente, é ideal que seu seguro cubra você e seus passageiros. Também é sua responsabilidade fazer o contato com a seguradora, decidir quais serviços serão utilizados e fornecer um meio de levá-los para suas casas. Confira mais detalhes sobre as responsabilidades do motorista em caso de acidente acessando o link.

Leia mais sobre viagens e aplicativos no AppTuts:

Como foi sua primeira viagem com o Blablacar?

Agora que já sabe o básico para começar a fazer viagens pelo aplicativo, chegou a sua vez de comentar: como foi sua primeira viagem pelo app? Teve algum tipo de problema? Achou o motorista legal? Diga para nós nos comentários logo abaixo!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Nelaine Silva 11 de dezembro de 2019 13:28

    Viagem interestadual através do blablacar com criança precisa de cadeirinha ou o assento de elevação?

Voltar ao topo