Como a hospedagem influencia o seu site?
31 de julho de 2018
Nenhum Comentário
Como a hospedagem influencia o seu site?
Como a hospedagem influencia o seu site?

Como a hospedagem influencia o seu site?

Nenhum Comentário

É impossível falar em um projeto web sem dar a devida atenção para a hospedagem do seu site ou blog. Seja um site pequeno ou um e-commerce, é essencial optar por uma hospedagem de qualidade.

A hospedagem é um elemento fundamental para o bom funcionamento de um site. Um site corresponde a vários arquivos que formam as páginas e esses arquivos devem estar armazenados em um servidor, certo?

Sendo assim, a hospedagem consiste em um espaço do servidor que armazena todos os arquivos, tornando possível o acesso a esses arquivos na Internet. Além disso, a hospedagem também facilita alguns outros recursos, tais como obter um melhor carregamento das páginas, criar contas de e-mails e outras funcionalidades.

Por exemplo, aqui no AppTuts, esse é um dos pontos que mais temos cuidado para que nossos usuários tenham a melhor experiência possível.

Leia também: Como fazer pesquisas no Google Drive através do Chrome

A influência do serviço de hospedagem no seu site

A hospedagem exerce influência em aspectos básicos e específicos de um projeto web. Vamos ver então como tudo isso afeta o seu site?

Velocidade e tempo de carregamento

Em alguns casos, o site demora muito tempo para carregar e isso é prejudicial para qualquer empreendimento na Internet. Afinal, as pessoas exigem agilidade e ninguém tem paciência para uma página que demora muito tempo para carregar.

Em determinados casos, essa lentidão no carregamento ocorre devido a problemas na hospedagem como, por exemplo, muitos sites hospedados em um mesmo servidor, problemas técnicos ou má qualidade dos equipamentos.


Especialmente quando falamos de dispositivos móveis, essa velocidade é ainda mais importante. Se o usuário está no celular e no meio da rua, por exemplo, ele quer ver a informação o quanto antes. Se ela não aparecer nos primeiros 5 segundos, é muito provável que ele desista. Obviamente isso também está relacionado com a velocidade da internet dele, mas é importante que a nossa parte seja feita, ou seja, que o site carregue rápido.

hospedagem-em-sites

Segurança

Especialmente quando você gerencia um e-commerce, a questão da segurança dos dados fornecidos por seus clientes deve ser uma das prioridades.

Lembre-se que ainda que a sua loja virtual fique segundos “fora do ar”, os prejuízos são significativos e pode até mesmo prejudicar a credibilidade dos seus serviços.

Por isso, ao contratar um serviço de hospedagem para e-commerce é importante analisar e priorizar ainda mais as questões de segurança que a empresa oferece.

Um bom serviço de hospedagem de sites deve contar com um eficiente suporte técnico e oferecer soluções rápidas para sanar qualquer tipo de problema. A segurança dos nossos sites funciona mais ou menos como nossa segurança no dia-a-dia: não sentimos falta dela, até que algo acontece e ai nos lembramos o quanto ela é importante. 

A infraestrutura do Data Center

O Data Center consiste em um ambiente destinado a alocar servidores e demais equipamentos. Por isso, qualquer problema com a sua infraestrutura pode representar um enorme transtorno para vários clientes.

É difícil saber com exatidão sobre esse aspecto, mas um Data Center com infraestrutura precária pode comprometer o bom funcionamento do seu projeto web. Por isso, o ideal é que o Data Center tenha equipamentos modernos e priorize a segurança dos dados.

Latência de rede

A latência corresponde ao tempo que um pacote de dados leva para seguir de um ponto a outro.

No caso da hospedagem, é o tempo que os arquivos do seu site leva para ser acessado no computador do usuário. E um dos fatores da latência de rede é a distância.

Sendo assim, hospedar um site em um servidor localizado em uma região muito longe de onde o usuário está pode diminuir a qualidade do seu site em termos de velocidade.  

Quanto maior é a distância entre um computador e o servidor de hospedagem, maior será a latência. É importante também mencionar que a latência interfere no desempenho do SEO.

Melhora o SEO

E por falar em SEO, quem possui um projeto web sabe o quanto é importante dar a devida atenção para as técnicas de SEO, conhecidas por posicionar melhor um site nos mecanismos de buscas.

A hospedagem influencia a questão do SEO em vários aspectos e um deles é na velocidade. O rápido carregamento de um site tem a possibilidade de melhorar o ranqueamento do seu site no Google.

Os certificados SSL agora também são critérios essenciais para as questões de SEO, portanto verifique as possibilidades com o seu provedor.

A importância do Uptime

O uptime é o tempo que uma página fica online. Um site que fica muito tempo offline perde posições e credibilidade e isso pode prejudicar muito a otimização.

Além disso, os próprios visitantes não apreciam acessar uma página e se deparar com problemas de carregamento, pois transmite descredibilidade do negócio. Além disso também afetar negativamente os resultados nos mecanismos de busca, como o próprio Google.

Nesse caso, a contratação de um bom serviço de hospedagem de site deve prestar bom suporte em relação a esse aspecto e minimizar as chances de um site ficar offline por muito tempo.    

Encontre também no AppTuts:

E então, seu site está rápido o suficiente?

A hospedagem está diretamente ligada ao desempenho e performance de um site na internet.

Seja também por meio de um servidor dedicado ou também uma hospedagem VPS, o mais importante é que o serviço cumpra com os seus objetivos básicos, que é propiciar velocidade, segurança e estabilidade a um site.  

Por fim, se você tem um projeto na Internet e precisa de uma boa hospedagem, entre em contato com a Hostinger, que tem experiência em oferecer as melhores soluções em web hosting.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo