Como imortalizar a conta do Facebook de quem já morreu
25 de abril de 2013
14 Comentários
Como imortalizar a conta do Facebook de quem já morreu
Como imortalizar a conta do Facebook de quem já morreu

Como imortalizar a conta do Facebook de quem já morreu

14 Comentários

Ter o perfil do ente querido ativo para receber mensagens de pêsames é algo que te conforta, ou deseja apenas excluir a conta de vez para que não tenha mais que conviver com isso? Para muitos familiares é uma decisão difícil e incomoda por um tempo. Só que ao perceberem que muita gente não sabe do que houve e continua mandando mensagens para o perfil, resolvem escolher a exclusão ou transformá-lo em um memorial. Desta maneira, é possível que os amigos possam prestar suas homenagens e diminuir as saudades. Felizmente, a rede social oferece boas opçõse para lidar com o Facebook de quem já morreu.

Lidando com o Facebook de quem já morreu

De acordo com os Termos de Privacidade, qualquer pessoa que utilize a conta sem ser o real usuário vai contra os termos de uso. Isso pode ocasionar no bloqueio e/ou exclusão permanentemente da conta. Há as seguintes opções:

  • Reporte ao Facebook que o dono do perfil já morreu e peça que apaguem o perfil. Ao escolher esta opção, a exclusão da conta é permanente. Todo o conteúdo postado será excluído. Para solicitar a remoção, é necessário preencher este formulário com um comprovante de que o dono do perfil tenha falecido.
  • Reporte ao Facebook que o dono do perfil já morreu e peça para que imortalizem seu perfil. Nesta opção é feito um memorial do perfil com algumas funcionalidades retiradas. As informações de login não são transmitidas para ninguém, pois dessa forma se mantêm a privacidade do falecido. Aqui também a conta pode receber mensagens no mural, mas é preciso ser amigo aceito do perfil. De outro modo o perfil fica “invisível”. Para pedir a imortalização do perfil é preciso preencher esta ficha.

Muitos familiares por não aceitarem a perda vêm optando pelo memorial. É uma boa opção escolhida para informar amigos de que aquela pessoa não está mais entre nós, e presta desejos de paz a ele. Alguns também optam por esta pelo fato de que o perfil havia sido algo muito importante para o falecido em vida, algo em que ele investiu tempo e retirou dali momentos de alegria.

Vantagens do Memorial

As vantagens de se transformar a conta em Memorial são inúmeras! A conta fica ativa, podendo os amigos e parentes postarem condolências e lembranças. Fora isso, são eles os únicos que podem visualizar aquelas informações. Não se pode também marcá-lo em fotos ou postagens, mas pode postá-las em seu perfil.

Facebook de quem já morreu

O Facebook também, nesta opção, se reserva no direito de excluir status um tanto sensíveis. Se a pessoa se suicidou e fez muitas postagens relacionadas ao assunto, o conteúdo pode ser removido.

Há duas maneiras de um amigo ou parente ter acesso a conta do falecido e mantê-la ativa. Uma delas é caso tenha o e-mail e a senha, prática não aceita pelos termos de uso do Facebook. A outra forma é através de uma ordem judicial, mas este é mais difícil de conseguir. O Facebook nega a entrega destas informações para manter a privacidade do usuário quando vivo; É por conta desse respeito para com o usuário já falecido, que os juízes raramente atendem ao pedido.

Conclusão

Não é uma decisão fácil, mas para as pessoas que o amaram, uma única foto causa emoção. Pense bem, não precisa ter pressa, o Facebook não irá exclui-la em menos de 3 meses. O bom é tentar levar em consideração o desejo da pessoa querida.



Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

14 Comentários

  1. romeu alcantara 17 de abril de 2014 23:34

    o meu subrinho morreu no dia 10 de abril as 22:00 minha irmã ta sofrendo muito e todos os dias ficam postando foto dele só que a família não aguenta mais todos tamos sofrendo cada vez que abrimos o facebook tem alguma coisa postada por isso queremos acabar com isso se quiser posso manda o atestado de orbito só falta vcs da o endereço

    • romeu alcantara 17 de abril de 2014 23:36

      7 de abril de 2014 às 23:34
      o meu subrinho morreu no dia 10 de abril as 22:00 minha irmã ta sofrendo muito e todos os dias ficam postando foto dele só que a família não aguenta mais todos tamos sofrendo cada vez que abrimos o facebook tem alguma coisa postada por isso queremos acabar com isso se quiser posso manda o atestado de orbito só falta vcs da o endereço

    • Meire 19 de abril de 2015 1:16

      clica em formulário no próprio texto que já aparece onde preencherá e enviar a certidão de óbito!

      Espero ter ajudado!

      abaixo já vai na solicitação!

      https://www.facebook.com/help/contact/?id=228813257197480

  2. sheila 10 de abril de 2015 1:38

    meu cunhado faleceu já faz sete meses e não consigo entrar no face dele so conseguir no começo, acho que alguem cancelou queria muito recuperalo ,poi a mãe dele queria ver as coisas que ele postava, o que posso fazer para recupera-la?

  3. anderson amanda 9 de outubro de 2015 1:17

    gostaria dexcluir o face book do meu irmao qu ja faleceu

  4. Nair Miguelao Martins 14 de março de 2016 1:56

    quero excluir o facebook do meu filho que morreu em 2o12 o nome dele Ricardo Miguelao Martins rimiguelao@uol.com.br

  5. Nair Miguelao Martins 14 de março de 2016 1:59

    quero excluir o facebook do meu filho que faleceu em 2012

  6. Suely 17 de abril de 2016 22:40

    Quero retirar a conta do meu irmão que morreu em 22 / 08/ 2014
    Mas queria imortalizar o face dele. O nome dele é EVERALDO FRANCISCO DE CARVALHO.Aguardo resposta . Obrigada. Suely Josefa de Carvalho.

  7. Marta Maria 3 de fevereiro de 2017 18:35

    Quero fazer um memorial do face book do meu amigo quase 40 anos.
    Como proceder.

    Grato

  8. Marta Maria 3 de fevereiro de 2017 18:38

    Quero fazer um memorial do Facebook do meu amigo. Convivemos juntos por quase 40 anos.
    Como proceder?

  9. Priscila 31 de março de 2017 17:59

    Meu sobrinho foi assassinado dia 09 de dezembro de 2016…não temos a senha dele e o próprio assassino q roubou o celular dele está usando o facebook dele…estava on line agora pouco…queria saber o q podemos fazer para colocar o face dele como memorial? Aguardo respostas muito angustiada.obrigada

  10. Nanci Leandro 28 de novembro de 2017 2:10

    Minha filha faleceu em 2014, muito desesperada eu exclui o facebook dela. Só que me arrependi, pois não sabia como fazer o memorial, gostaria muito de saber se ainda posso recuperar e transformar em memorial?

  11. Carmen Fraga 23 de janeiro de 2018 15:00

    Meu irmão faleceu em 05/09/2017 e hoje algumas pessoas que foram aceitas por ele no seu perfil postam coisas que desagradam a família e são desafeto dela. O filho dele como herdeiro Gostaria de manter a conta como memorial mas gostaria de bloquear postagens dessas pessoas que não são da família e se tornaram um desafeto . Isso seria possível ? Caso negativo, a única hipótese seria mesmo excluir a conta? Eu no caso sou irmã dele.

  12. Márcia Golijewski 18 de abril de 2018 10:53

    Meu Filho faleceu em janeiro deste ano e descobri um face falso …usando o nome é fotos dele … E fiz a denuncia do perfil falso nas o Facebook excluiu a conta verdadeira do meu filho q gostaria de manter em memorial.. o q fazer para q revertam a situação?

Voltar ao topo