Como trabalhar pela internet: 20 dicas para começar
23 de maio de 2019
Nenhum Comentário
Como trabalhar pela internet: 20 dicas para começar
Como trabalhar pela internet: 20 dicas para começar

Como trabalhar pela internet: 20 dicas para começar

Nenhum Comentário

De 5 anos para cá, a movimentação em busca de maior liberdade para gerenciar seus próprios horários de trabalho aumentou consideravelmente. Seja por vontade de empreender, necessidade familiar ou até mesmo falta de vagas no mercado, desde outubro de 2018 o número de pessoas buscando renda extra e como trabalhar pela internet cresceu.

Se você está lendo esse artigo, é bem provável que seja uma delas. Como redatores e produtores de conteúdo, entendemos que aprender como trabalhar pela internet nos ajuda a ser mais criativos. Ainda mais se usarmos apps de produtividade ou descobrirmos maneiras de ganhar dinheiro no Instagram e com o Facebook.

Mas criar artigos para a web é apenas uma entre as diversas opções de como trabalhar pela internet! Por isso, reunimos algumas das melhores dicas de trabalhos que pode executar tendo em mãos um notebook ou celular e uma conexão com a rede.

Confira abaixo!

1. Crie um blog

Já que mencionamos a escrita logo em nossa introdução, nossas primeiras dicas serão para aspirantes a escritores. O primeiro passo para quem quer ganhar dinheiro online é através da criação de um blog.

Ele não irá te gerar uma renda de imediato. Mesmo assim, é a melhor maneira de gerar uma renda passiva, caso dedique algumas horas para criar conteúdo constante.

Vale lembrar que não é necessário ter experiência ou habilidades em construção de sites. Atualmente, existem diversas ferramentas que facilitam a criação de blogs e cursos online feitos para te ensinar sites, como os exemplos que mostramos neste artigo.

como trabalhar pela internet escrever


Com o tempo e as estratégias certas, você começará a receber propostas para escrever em outros blogs, divulgar produtos dentro do seu nicho ou fazer algum rendimento por meio do marketing de afiliados, que falaremos mais à frente.

2. Cadastre-se em plataformas de trabalho freelance

Ideal para quem está começando a escrever online, mas precisa de uma renda imediata. Nesse caso, é interessante que trabalhe nas duas frentes: a primeira para construir uma renda passiva e a segunda para gerar um dinheiro de imediato.

Apesar da maioria das propostas nessas plataformas para freelancers não oferecerem um grande pagamento, a entrada para iniciantes é mais fácil. Isso te permitirá construir um portfólio e começar a estabelecer relações duradouras com clientes que valham a pena.

Veja esse artigo com alguns sites para ganhar dinheiro online diariamente, crie seu cadastro e, para começar a aprender como trabalhar pela internet, conheça esse curso de redator freelancer que pode te gerar uma renda de até R$ 3.000 por mês!

3. Revise textos online

Você não precisa ser bom escritor para ter como trabalhar pela internet. Se possui um bom domínio da Língua Portuguesa e suas regras ortográficas e gramaticais, pode corrigir o trabalho desses redatores.

Da mesma maneira que existe uma grande demanda por redatores online, também são necessários revisores para checar se a escrita está correta. Vale notar que isso também inclui checar afirmações e suas respectivas fontes.

Conheça alguns sites para trabalhar em casa e comece sua carreira como revisor na web!

4. Crie uma loja virtual

Criar uma loja virtual, assim como os blogs, se tornou algo banal. A maioria das plataformas oferece suporte e ferramentas que facilitam a criação.

Por isso, você pode criar uma loja virtual mesmo sem experiência alguma em programação ou design. Escolha um nicho, comece a vender seus próprios produtos usados ou, se trabalhar com artesanato, ponha suas criações à venda.

Mas nada de torrar seu dinheiro! Lembre-se de reservar sempre uma parte para expandir seu negócio, contratar ferramentas para facilitar o trabalho ou aprender novas habilidades, entre outros.

5. Venda pelas redes sociais

Se não tem interesse em criar uma loja virtual e acredita ter mais aptidão para vender pelas redes sociais, essa também é uma opção bastante válida para quem almeja aprender como trabalhar pela internet.

venda pelas midias sociais

Vale lembrar que usar as mídias sociais para negócios adiciona várias camadas de complexidade. Assim como no blog, deverá aprender a produzir conteúdo constante, usar ferramentas de gerenciamento e conhecer mais sobre anúncios patrocinados.

Por outro lado, esse é o tipo de coisa que acontece com qualquer pessoa que almeja trabalhar com marketing digital, mesmo que seja uma verdade pouco contada.

Ainda assim, é importante lembrar que o marketing digital oferece frutos sim e pode mudar sua maneira de trabalhar, mesmo que não seja tão fácil quanto fazem parecer.

Para aprender mais sobre como aumentar suas vendas pelas mídias sociais, confira esse artigo com algumas dicas de como vender pelo Instagram!

6. Marketing de afiliados

Independente de você preferir ganhar dinheiro produzindo conteúdo para seu blog, mídias sociais ou gravando vídeos para YouTube, você pode usar o marketing de afiliados.

O que é o marketing de afiliados?

É uma forma de vender online sem criar o produto em si. Por exemplo, se você tem um site ou canal sobre literatura, pode se filiar ao programa da Amazon para ganhar comissões em cima da venda de livros indicados em seus conteúdos.

Para isso, basta gerar um link na página do produto que está indicando e colocar em seu artigo. O marketing de afiliados não se limita à literatura e abrange uma enorme variedade de produtos, que podem englobar ferramentas para ganhar seguidores no Instagram, cursos online ou sites de chat online para empresas, entre muitos outros.

como trabalhar pela internet afiliados

7. Assistente virtual

Um dos meus trabalhos antes de escrever para o AppTuts foi como assistente executivo. Atender ligações, responder emails e mensagens de clientes e cuidar da agenda da “chefia” são algumas das atribuições do cargo. Além de cumprir uma jornada de trabalho.

Se eu não tivesse mudado de profissão e começado a escrever online, atuar como assistente virtual era um possível caminho alternativo.

Afinal de contas, um assistente virtual faz quase as mesmas coisas que um assistente executivo como qualquer outro. A diferença é que você cumpre sua jornada de trabalho em casa, ou seja, aprende como trabalhar pela internet em um território familiar, se também tem experiência no cargo.

Uma das poucas coisas que diferem do profissional convencional é que, como atua virtualmente, pode ser interessante aprender um pouco sobre marketing digital — siga alguns especialistas no assunto! — e como funciona o atendimento online pelas mídias sociais ou WhatsApp.

8. Crie lojas virtuais no Instagram

Aprendeu como criar lojas virtuais e vender no Instagram, mas descobriu que não está muito feliz atuando com isso? Não precisa jogar seu conhecimento fora!

Você pode usar o que aprendeu para criar sua ecommerce na plataforma para ajudar outras pessoas a criarem suas próprias lojas virtuais no Instagram!

Sabe criar lojas no Insta por conta própria então não acredita que pode se dar bem nesse negócio?

Então clique no link e conheça o curso Loja Online Express, com tudo o que precisa para criar uma loja online que irá gerar um retorno incrível para você e seus clientes!

crie uma loja online e faca seu proprio negocio

9. Comece um podcast

Um formato que tem crescido bastante nos últimos anos, os podcasts são conversas ou palestras em áudio que pode oferecer em agregadores de conteúdo como Apple Music e Spotify.

Assim como os outros formatos, você também pode usar o marketing de afiliados para vendas comissionadas. Outra alternativa é anunciar produtos em seus programas, por exemplo.

10. Crie um curso online

Ao longo do artigo, você já deve ter reparado que recomendamos alguns cursos online. Sabe o que isso significa?

Que você também pode criar seus próprios cursos online! Possui alguma habilidade útil e que tenha demanda? Então não hesite e comece a aprender como trabalhar pela internet montando-os e vendendo-os.

Existem diversas plataformas de cursos online que aceitam aulas de praticamente qualquer assunto, seja para ensinar idiomas ou a criar artesanatos, por exemplo.

11. Narre livros

Acessibilidade é um assunto cada vez mais presente e considerados pelas empresas. Com isso, o número de audiolivros também cresceu de maneira considerável. Ideais para quem tem dificuldades na leitura, você passa a ouvir o livro.

como trabalhar pela internet microfone

Se tiver uma boa voz e uma leitura sólida, você pode se tornar um narrador de livros profissional. Basta ter um computador com internet e um microfone de qualidade razoável para pegar trabalhos na área.

Nunca ouviu um audiobook sequer, então não sabe como começar? Então veja esses aplicativos de audiolivros e comece a entender como funciona a narração de livros!

12. Se torne um influenciador digital no Insta

Você já deve ter ouvido falar dos profissionais que vivem do próprio conteúdo, conhecidos como influenciadores digitais. Apesar dos milhões de seguidores nas redes sociais, isso não significa que você também não pode virar um.

Assim como nos blogs, você começará criando conteúdo sem ganhar nenhum dinheiro para isso. O objetivo é conseguir os primeiros 1000 seguidores para então pensar a monetizar seu conteúdo ou se cadastrar em plataformas para encontrar influenciadores digitais.

Você pode fazer isso através de posts patrocinados, abrindo uma loja virtual para sua marca própria ou usando o marketing de afiliados, ideal para essa estratégia. Veja esse artigo com algumas dicas para começar sua carreira como influenciador no Instagram!

13. Vire um Youtuber

Vídeos são o tipo de conteúdo mais consumido na internet. Isso significa que, ao invés do blog, pode investir em conteúdo no Youtube. A princípio, deverá completar alguns marcos antes de monetizar seu canal, então pense em se tornar um youtuber como um plano de longo prazo.

Ao alcançar os 100 primeiros inscritos, você passa a ter direito a uma URL personalizada. A monetização — ou seja, a capacidade de colocar anúncios em seus vídeos — só pode ser feita quando tiver 1000 inscritos e seu canal tiver mais de 4000 horas de vídeos assistidos.

Saiba mais sobre como ganhar dinheiro no YouTube com as dicas deste artigo.

produza videos para o youtube

14. Gerencie mídias sociais

Você já deve ter notado que boa parte das dicas de como trabalhar pela internet se refere à produção de conteúdo. Em quase todos esses modelos, será necessário algum nível de conhecimento sobre mídias sociais.

Isso significa que pode se oferecer para gerenciar as mídias sociais de outros profissionais e empresas. Administrar perfis e páginas nessas mídias requer mais estudo sobre suas particularidades e plataformas de anúncios, mas provavelmente já está habituado com alguns aspectos e termos, o que facilita o aprendizado.

15. Ofereça serviços

No item anterior e no início do artigo, mencionamos trabalhos como redator freelance, revisor e gerenciamento de mídias sociais. Mas o que acontece se o tipo de serviço que tiver habilidade não se encaixa nesses três ramos?

Ofereça-o pela internet mesmo assim! Se já trabalhou como mecânico, costureira, obras ou qualquer outro tipo de serviço manual que tenha demanda, você pode aprender como trabalhar pela internet vendendo seus serviços.

Apesar do trabalho extra criando conteúdo e procurando clientes, você recebe liberdade para fazer sua própria agenda e poderá trabalhar em seu próprio ritmo.

16. Trader

Uma atividade que pode ser bastante lucrativa é a de trader. Operando no mercado financeiro, basta ter um computador conectado para aprender como trabalhar pela internet negociando ações de empresas.

Assim como em todas as outras alternativas dessa lista, o ideal é que estude bastante ou já tenha algum conhecimento prévio. Por outro lado, esse conhecimento não é difícil de achar: existem diversos produtores de conteúdo e cursos online que ensinam como se dar bem na Bolsa de Valores.

17. Publique seus próprios livros

Atualmente, você não precisa que uma editora te ofereça um contrato para vender seus livros. Plataformas como a própria Amazon permite que publique seus ebooks por conta própria.

como trabalhar pela internet amazon

Por mais que você tenha de lidar com questões como vendas, edição e até mesmo as artes, você é independente para criar o que quiser e contratar o profissional que precisar para criar seu livro ideal. Já imaginou esbarrar com pessoas lendo seu livro no Kindle ou outros leitores digitais?

Obviamente, é interessante que pesquise o mercado e procure nichos lucrativos antes de decidir qual tipo de livro quer escrever. Veja alguns aplicativos de anotações para Android que pode usar para começar a anotar o resultado de suas pesquisas para um novo livro.

18. Trabalhe com transcrição

Uma das tarefas mais trabalhosas para um jornalista é transcrever uma entrevista de áudio para texto. Embora existam aplicativos que fazem boa parte desse trabalho, muitos recorrem a outros profissionais especializados na transcrição.

Se tem dificuldade em criar novas pautas para ser um redator freelancer mas ainda quer trabalhar pela internet apenas escrevendo, a transcrição é uma solução alternativa que pode ser vantajosa.

19. Criação e edição de imagem ou vídeo

Uma profissão bem comum na área de freelance e ideal para quem precisa aprender como trabalhar pela internet. Você tem diversas opções aqui.

Por exemplo, pode criar imagens para mídias sociais de empresas, editar fotos de produtos para uma loja virtual ou editar vídeos de influenciadores digitais no Facebook, Instagram e YouTube, entre outros. Essa é uma das áreas com mais demanda por profissionais na internet.

Se já tiver experiência ou formação na área, pode começar já a procurar colocações em plataformas de freelance!

20. Venda fotografias ou vídeos

Tem habilidade em tirar fotos profissionais ou em gravar vídeos? Então pode trabalhar online vendendo suas fotografias para bancos de imagens ou diretamente para empresas!

Existem diversas plataformas que propõem programas de parceria, no qual um profissional de fotografia ou vídeo pode expor seus trabalhos nesses sites e oferecer para que outros comprem. Quando alguém compra seu trabalho, você recebe boa parte do pagamento, deixando um percentual para a plataforma.

Você também pode mesclar essa dica com o item 15 da lista, se oferecendo para trabalhar em eventos, por exemplo.

Como trabalhar pela internet? Você escolhe!

Como pôde ver ao longo desse artigo, você tem diversas opções de áreas ou habilidades que pode aproveitar para trabalhar online.

Ainda assim, é necessário estudar alguns tópicos para que possa maximizar seu rendimento, como acontece também no mercado formal. Gostou da ideia de começar a aprender como trabalhar pela internet? Com qual função você mais se identificou? Comente conosco!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo