7 dicas para criar uma senha segura
20 de janeiro de 2016
2 Comentários
7 dicas para criar uma senha segura
7 dicas para criar uma senha segura

7 dicas para criar uma senha segura

2 Comentários

Todo começo de ano, nós vemos pesquisas falando sobre as senhas mais usadas e roubadas do ano anterior e desta vez não foi diferente. O pior é que as senhas de 2015 que foram divulgadas são incrivelmente fáceis de se descobrir, principalmente por serem muito óbvias, como “123456”.

Para evitar que você cometa o mesmo erro ou que tenha sua senha descoberta por alguém, nós preparamos algumas dicas bem básicas e que podem te ajudar a montar uma senha realmente segura. Confira logo abaixo!

Leia também: 25 melhores jogos de Android para aproveitar em 2016

1. Evite senhas óbvias

senha seguraComo dissemos acima, a maioria das senhas roubadas no ano passado eram extremamente óbvias. Entre elas, você pode encontrar senhas como “1234”, “12345”, “abc123”, “qwerty” e “login”, por exemplo. Este é o primeiro tipo de coisa que você deve evitar quando for criar uma senha, seja para um site de compras, redes sociais, seu email, etc.

Pode parecer algo bem fácil de lembrar, o que é prático para pessoas mais esquecidas, mas também pode significar que você estará colocando suas informações pessoais em risco. Você pode até verificar quais são 25 senhas mais roubadas de 2015 clicando neste link. Lembre-se de evitá-las!

2. Mude sua senha periodicamente

Outra dica muito boa é mudar sua senha depois de um certo período de tempo, como a cada 3 meses. Pode até parecer uma tarefa chata, mas garante uma segurança muito maior para seus dados e informações, que é o que realmente importa.

Quando fizer isso, evite ficar repetindo senhas anteriores também, pelo menos as mais recentes que foram usadas (como as três últimas).

3. Misture letras, símbolos e números

Você também deve misturar seus caracteres ao máximo, incluindo letras, símbolos e letras para dificultar que alguém roube ou adivinhe sua senha. Geralmente, é uma boa ideia colocar algumas letras maiúsculas entre os números e símbolos.


Se preferir, você pode pensar um pouco mais e criar um código próprio e fácil de lembrar. Isso deixa a mistura de caracteres mais prática e simples para você, ao mesmo tempo que dificulta o trabalho de quem for tentar roubá-la.

4. Não use informações pessoais

senhas óbviasTambém é importante que não use informações pessoais em suas senhas, como seu aniversário, nome de amigos ou parentes, títulos de filmes que gosta, nome de suas bandas ou músicas preferidas, etc. Isso é muito prejudicial, considerando que qualquer pessoa que saiba um pouco sobre sua vida (informações fáceis de conseguir em redes sociais) pode adivinhar e roubar sua senha.

Para terem noção, uma das senhas mais roubadas do ano passado foi “starwars”, o que se encaixa perfeitamente no que acabamos de dizer. Pense em coisas que não tenham nada a ver com você e seus gostos pessoais, já que ninguém vai conseguir adivinhar esse tipo de coisa.

5. Faça senhas longas

Outro fator que importa muito na hora de criar suas senhas é o tamanho, já quanto menor, mais fácil ela será de descobrir. Muitos sites só permitem que você crie senhas de até 6 o 8 caracteres, mas prefira usar uma maior sempre que possível.

Se seguir as dicas anteriores desta lista e ainda aplicá-las à senhas mais longas, é certeza que terá um código bem difícil de ser descoberto ou roubado.

6. Evite palavras comuns

Assim como você deve evitar combinações óbvias ou informações pessoais na hora de criar sua senha, também é importante que não use palavras comuns. Muita gente acaba usando palavras do dia a dia como “futebol”, “senha”, “dinheiro”, “amor”, etc.

Elas são realmente muito fáceis de adivinhar, além de ignorarem totalmente as dicas que mencionamos nos tópicos anteriores. Você pode até pensar que ninguém adivinharia essas palavras do nada, mas lembre-se que há quem se dedique ao roubo de senhas e informações pessoais. Essas pessoas são profissionais do que fazem e conhecem esses padrões muito bem.

7. Não use a mesma senha em vários lugares

criar senhaPor fim, temos uma dica que muita gente ainda ignora pela preferência à praticidade do dia a dia: o uso da mesma senha em diversos lugares diferente. Há muitas pessoas que ainda usam uma senha para absolutamente tudo, na verdade.

Isso é bem preocupante, considerando que se alguém descobrir sua senha, ela pode ter acesso a todos os lugares em que você a usa, seja seu email, seu perfil no Facebook ou até sua conta do banco. Pode ser difícil de lembrar de várias senhas ao mesmo tempo, mas é melhor dar mais importância para sua segurança.

Dica extra: utilize um gerenciador de senhas

Uma excelente forma de lembrar todas as suas senhas e adicionar uma camada de proteção extra para evitar que qualquer pessoa mal intencionada tenha acesso aos seus dados é utilizar um gerenciador de senhas.

Para isso, recomendamos que conheça o LastPass, ele é gratuito e facilita não apenas o preenchimento de senhas de acesso nas redes sociais, e-mail e outras ferramentas, mas até mesmo no preenchimento de dados de cartão de crédito, para páginas como o Amazon, por exemplo.

O LastPass é considerado uma das ferramentas mais confiáveis do mercado e a melhor parte é que ele oferece um plano inteiramente gratuito para seus usuários. Ficou interessado? Acesse a página oficial e não se preocupe em esquecer senhas!

Encontre também no AppTuts:

Deixou sua senha segura?

E então, conseguiu aproveitar essas dicas para deixar sua senha segura de verdade? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo se você já tomava algum desses cuidados ou se fazia o contrário na hora de criar e usar novas senhas!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. marilia duarte 6 de agosto de 2017 13:51

    quero mudar minha senha do outlook, pc, como faço ?

  2. marilia duarte 6 de agosto de 2017 13:52

    quero mudar minha senha deste site onde tenho e mails.

Voltar ao topo