7 dicas para melhorar uma conexão de internet lenta
30 de novembro de 2015
Nenhum Comentário
7 dicas para melhorar uma conexão de internet lenta
7 dicas para melhorar uma conexão de internet lenta

7 dicas para melhorar uma conexão de internet lenta

Nenhum Comentário

É sempre bem irritante ter que lidar com uma inesperada conexão de internet lenta e embora nem sempre dê para resolver a situação definitivamente, dá para tentar contorná-la de algumas maneiras, como mostramos com nossas dicas para melhorar WiFi de sua casa ou escritório. Mesmo sendo difícil de prever o que causa uma piora na sua conexão, algumas dicas gerais sempre podem ser úteis.

Na pior das hipóteses, pelo menos certas pequenas ações ou hábitos podem até tirar o máximo de proveito de uma conexão ruim. Caso esteja curioso, basta conferir algumas de nossas dicas para melhorar uma conexão de internet lenta!

Leia também8 apps de Android para aumentar a velocidade da internet

1. Reinicie o dispositivo

internet lentaNão importa se estiver usando um computador, smartphone, tablet ou videogame para acessar a internet, nossa primeira dica vale para todos os dispositivos. Antes de qualquer outra coisa, reinicie-o e teste sua conexão novamente.

Muitas vezes, pode ser um problema na comunicação entre o seu dispositivo e a internet e não necessariamente apenas da conexão. Este passo é extremamente simples, leva apenas alguns segundos e pode resolver a situação sem qualquer dificuldade.

2. Reinicie o roteador

Se o passo acima não resolver ou se você perceber que o problema está acontecendo em vários dispositivos diferentes, é hora de reiniciar o seu roteador. Não precisa fazer nada de especial neste caso, basta tirar o roteador da tomada por um ou dois minutos e conectá-lo novamente.

Espere mais um minuto para que o roteador ligue completamente e verifique sua conexão em algum de seus dispositivos. Esta é outra dica que funciona na maioria dos casos, então nunca deixe de experimentar quando tiver problemas de internet lenta.

3. Desative qualquer serviço de nuvem

Dropbox iPadSe não tiver jeito e sua internet simplesmente estiver muito lenta, o melhor que podemos fazer é tentar contornar a situação. Para isso, deve-se tentar tirar o melhor de proveito da conexão ao desligar ou desativar certos recursos que estejam usando a internet sem necessidade.


A primeira coisa a se fazer é desativar qualquer serviço de armazenamento de nuvem em seus dispositivos. Ou seja, se você tem um app do Dropox ou OneDrive em seu smartphone ou computador, desligue a função de sincronização temporariamente.

4. Use internet por cabo

Se sua internet já está ruim, usar o Wi-Fi não vai te dar uma experiência de navegação muito boa. Pode até ser muito mais conveniente usar a conexão sem fio hoje em dia, mas às vezes o melhor é apelar para a boa e velha internet cabeada.

É claro que isso não é possível no smarphone ou tablet, mas a maioria dos computadores, notebooks e videogames ainda possuem entrada para o cabo ethernet. Por mais chato que seja, pelo menos a sua conexão melhorará um pouco e ficará mais estável.

5. Fique mais perto do roteador

Se por alguma motivo você não puder usar a internet por cabo, nossa dica é que pelo menos tente ficar o mais próximo possível do seu roteador. Isso pode até não deixar a internet mais rápida, mas vai garantir que o sinal fique forte e não caia tanto.

Isso deve ser bom principalmente com dispositivos móveis, como seu smartphone ou tablet, já que não há muito o que fazer nestes casos.

6. Desligue o Wi-Fi de outros dispositivos

wi-fi no androidSe você puder, tente concentrar o uso da internet em apenas um dispositivo. Assim, sua conexão não ficará dividida entre diversos outros aparelhos de maneira instável e ainda mais lenta do deveria. Pode até não parecer, mas isso permitirá que você tire o máximo de proveito da internet em pelo menos um lugar.

No dia a dia, nós nem percebemos, mas deixamos o Wi-Fi conectado em inúmeros dispositivos, sendo que a maioria nem é usada. No geral, isso piora um pouco a sua conexão, já que ela permanece constantemente compartilhada e sem foco.

7. Desative apps que usam a internet automaticamente

Outra boa dica é lembrar e desativar qualquer aplicativo que utilize a internet automaticamente e que você realmente não vai precisar usar no momento. Pode ser algum jogo no smartphone ou PC, um app de uma rede social que você não vai conferir ou até os apps de serviço de nuvem que mencionamos acima.

Caso seu smartphone esteja com a opção de fazer download automático de atualizações de aplicativos, isso também pode piorar um pouco a conexão. No geral, é bom evitar qualquer tipo de download desnecessário em situações assim, especialmente te torrents.

Dica extra: Utilize um serviço de tunelamento ou VPN

Muitas vezes seu problema de velocidade de conexão pode estar relacionado a perdas de pacote ou até mesmo às rotas entre sua conexão e o serviço que você está tentando acessar. Isso pode ser aplicado especialmente para aplicativos como serviços de streaming ou jogos, por exemplo.

Felizmente, existem ferramentas que podem ajudá-lo a lidar este tipo de problema, minimizando o impacto destes fatores na velocidade de sua conexão. Para isso, recomendamos que experimente o MudFish. Ele é um dos melhores serviços de VPN e tunelamento, podendo ser utilizado para uma grande variedade de aplicativos, incluindo até mesmo as redes sociais. Acesse pelo link e experimente-o agora mesmo!

Encontre também no AppTuts:

Sua internet lenta melhorou?

Conseguiu melhorar sua conexão de internet lenta com algumas de nossas dicas? Então deixe seu comentário e veja também algumas das principais dicas para evitar o aquecimento do seu notebook!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo