Email Marketing para webinários: como usá-lo para promover suas aulas online
31 de janeiro de 2017
Nenhum Comentário
Email Marketing para webinários: como usá-lo para promover suas aulas online
Email Marketing para webinários: como usá-lo para promover suas aulas online

Email Marketing para webinários: como usá-lo para promover suas aulas online

Nenhum Comentário

Realizar suas próprias aulas online pode ser uma boa maneira de transmitir seu conhecimento sem a necessidade de se inscrever para trabalhar em cursos. Porém, enquanto nos cursos físicos pode ficar focado no conteúdo das aulas, isso muda de figura ao realizar webinários. Também é necessário pensar em como irá promovê-lo, quais são os melhores canais e como utilizá-los. Uma das melhores maneiras para conseguir participantes é utilizando o email, assim como as redes sociais. Para isso, reunimos algumas dicas de como usar email marketing para webinários, permitindo assim que promova suas aulas online e consiga mais participantes!

Observação: Esse artigo leva em consideração que já possui uma lista de emails para o envio dos convites para webinário. Para conhecer ferramentas de email marketing para aplicar as dicas desse texto, não deixe de conferir nossa lista de recomendações.

Como ter meu email de convite para webinário aberto?

Por mais que o email seja uma ferramenta para comunicação com menos distrações do que as mídias sociais, por exemplo, isso não significa que todos possuem suas caixas de entrada limpas. Por isso, também é necessário criar convites que capturem a atenção de um destinatário. É importante que preste atenção especial em seu nome de recipiente – que não deve ser um nome geral como “Contato” ou “Noreply” – e na linha de assunto, já que serão os primeiros contatos do destinatário com seu conteúdo.

email-marketing-para-webinarios-assunto

No nome, é possível ter sucesso colocando o seu ao lado do nome de seu webinário ou da companhia que representa, dependendo de qual seja mais reconhecível por quem recebe o email. A linha de assunto, porém, é a mais importante, já que faz a diferença entre seu email acabar indo para a lixeira sem ser aberto ou um registro em seu webinário. Por isso, atente-se para que ele seja curto, indique como o seu conteúdo poderá resolver um problema, além de usar palavras de ação – como “registre-se aqui” – e tratar o destinatário pelo nome.

Quando posso enviar os convites para o webinário?

A não ser que esteja planejando um webinário surpresa, é bastante provável – e indicado – que envie mais de um email até a data de transmissão. O recomendado é que envie o primeiro convite cerca de duas semanas antes da apresentação. Enviar muito antes desse período pode ser esquecido facilmente e perto demais pode fazer com que seu webinário esbarre com algum outro compromisso previamente marcado, atrapalhando sua estratégia de email marketing para webinários.

Como ponto de partida, deve conter a maior quantidade de conteúdo, trazendo o maior número de informações sobre o conteúdo que deseja transmitir. Nele, deverá tentar responder questões gerais que alguém teria ao receber um convite, como o propósito do webinário e quais problemas ele busca resolver. Vale lembrar que, além disso, é importante colocar a data e horário do webinário e uma chamada para ação, com link para registro (ou compra, caso seja pago) ao final do email.

email-marketing-para-webinarios-primeiroemail


Após o envio do primeiro convite, o ideal é que envie um lembrete entre 1 a três dias antes da exibição do webinário. Não é necessário que contenha todas as informações do que enviou anteriormente – tampouco que seja uma cópia dele -, embora ainda seja ideal colocar algumas informações básicas como data e horário, uma descrição simples e quem irá apresentá-lo.

É possível segmentar sua lista e enviar emails personalizados de acordo com as ações tomadas pelo destinatário no primeiro email. Por exemplo, enviar um modelo apenas lembrando a alguém que já se registrou anteriormente e um outro com uma chamada para ação, lembrando que a data do webinário está próxima, criando um senso de urgência para que faça o registro de imediato.

email-marketing-para-webinarios-segundoemail

Por fim, nossa recomendação é que programe um terceiro email para toda sua lista alguns minutos antes do webinário começar. Este ainda deve ser ainda mais curto, apenas informando que a apresentação está para começar em breve, incluindo um link para quem ainda não se registrou, como pode ver no exemplo abaixo:

email-marketing-para-webinarios-ultimoemail

E depois do webinário?

Após a apresentação do webinário, é ideal que retome o contato com os participantes, enviando uma espécie de email de agradecimento. Nele, inclua um resumo do que foi abordado e como foi a participação, destacando perguntas e momentos importantes. Também é uma boa prática enviar uma versão gravada do webinário para quem se registrou, inclusive aqueles que não conseguiram participar.

Por fim, estimule os participantes a darem sua opinião sobre o conteúdo apresentado e sugestões de como ele pode melhorar. E claro, não perca a oportunidade de anunciar seus próximos webinários que podem ser úteis para o mesmo perfil de público. Isso ajuda não apenas a garantir a satisfação dos participantes, mas também a impulsionar suas chances de que retornem no futuro.

Encontre também no AppTuts:

Use email marketing para webinários e o Loop Webinar para as apresentações

Após a divulgação e promoção de sua aula online, chega a hora de apresentar seu webinário. Entre as plataformas disponíveis no mercado, indicamos o Loop Webinar, desenvolvida 100% em português com interface simples e suporte por chat online, que está disponível não apenas para responder dúvida mas também para guiar o usuário por todo o processo de criação. Saiba mais sobre o Loop Webinar clicando no link e não deixe de comentar como tem usado o email marketing para webinários!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo