O que são fake news e 10 dicas para evitá-las
8 de setembro de 2018
Nenhum Comentário
O que são fake news e 10 dicas para evitá-las
O que são fake news e 10 dicas para evitá-las

O que são fake news e 10 dicas para evitá-las

Nenhum Comentário

A internet traz muitos benefícios para o nosso dia a dia, mas também pode ser uma maneira fácil de espalhar informações falsas. As “Fake News” são um bom exemplo disso, já que são notícias falsas sobre assuntos vários que são compartilhadas de maneira quase viral em diversas redes sociais. Felizmente, não é tão difícil de reconhecer o que são Fake News e também como evitá-las, especialmente em época de eleições. Para você estar preparado para elas, preparamos uma lista com 10 dicas para evitar ser enganado pelas temíveis Fake News!

Leia também: 30 melhores apps de segurança para iPhone e Android

O que são fake news?

Você já ouviu essa expressão e deve ouvi-la diariamente, principalmente pelo termo já ter invadido os programas de televisão, que já estão mostrando os efeitos negativos da prática. Nome em inglês para “notícias falsas”, as fake news são auto-explicativos: notícias que não são verdadeiras, mas contam com diversos objetivos, sejam eles eleitorais ou até mesmo com o de causar pânico ou provocar o sentimento de “fazer justiça com as próprias mãos”.

A última prática é especialmente perigosa, já que foi comprovado que correntes de WhatsApp sobre pessoas que teriam cometido crimes hediondos foram assassinadas de maneira injusta, já que não haviam cometido crime algum. Um dos casos mais conhecidos aconteceu na Índia.

No âmbito eleitoral, a prática pode não causar reação tão violenta, mas pode ser desastrosa, já que candidatos sem escrúpulos se utilizam dessa tática para manchar a reputação de seus rivais.

Para te ajudar a identificar se aquela mensagem que você recebeu do seu primo é um Fake New, elaboramos um guia completo com alguns passos para evitar ser enganado por fake news na internet, que usados em conjunto com as dicas abaixo farão com que dificilmente seja ludibriado por essas notícias falsas.

1. Confira o site da notícia

o que são fake news

É muito importante que antes de tirar alguma conclusão sobre uma notícia, você confira o site em que ela foi publicada. É comum encontrar sites ou blogs bem simples que são montados apenas para espalhar notícias falsas. Essa primeira dica é ideal para saber o que são fake news e não ser ludibriado por elas.

Geralmente, eles contam com anúncios suspeitos, um design mal feito e links que não tem nada a ver com o artigo. Caso tenha seja um site que você nunca ouviu falar, é bom ter cautela.

2. Dê preferência a portais com credibilidade

Seguindo o que falamos no tópico anterior, é realmente melhor confiar nos sites e portais com boa credibilidade. É claro que apoiar e visitar sites pequenos é bom, mas quando se trata de notícias o assunto é mais complicado.

Portais grandes têm muito a perder se postarem uma notícia falsa, então é mais fácil de confiar neles. É claro que mesmo nesses casos você deve se informar melhor se achar a notícia um tanto suspeita.

3. Leia o artigo inteiro

Infelizmente, muita gente não se dá ao trabalho de ler o artigo para saber se ele é verdadeiro ou não. No geral, você encontra pessoas que olham o título da notícia falsa e começam a comentar sobre o assunto a ou compartilham.

Para evitar cair nas Fake News, você precisa abrir a notícia e ler o artigo por completo. Em muitos casos isso é o suficiente para saber que há algo errado, já que você pode encontrar informações erradas ou situações absurdas. Algo que também pode fazer é tirar print da tela do PC e mostrar para alguém que entenda sobre jornalismo em sua família ou círculo de amigos para que essa pessoa possa analisar.

4. Olhe a URL

Já mencionamos que você deve conferir notícias em portais que tenham uma boa credibilidade, só que é possível encontrar alguns sites se passando por outros, o que torna mais difícil distinguir o que são fake news e o que são notícias reais. Desta forma, você pode achar um site que tenha um design ou nome parecido com grandes portais, mas que estão fazendo isso só para enganar os leitores.

Por isso, é importante que preste atenção na URL do site. Lá, você verá se realmente se trata do site que estava pensando ou se é um simples impostor.

5. Veja outros artigos do site

o que são fake news e como evitar

Pode ser que você encontre uma notícia bem montada, porém, bem suspeita. Neste caso, você pode conferir outras notícias e artigos desse mesmo site, já que pode ser possível encontrar um padrão de Fake News.

Geralmente, sites com Fake News possuem muitas notícias com títulos sensacionalistas ou extremamente exagerados. Fora isso, você também não encontrará notícias normais de eventos recentes, afinal, o site estará mais interessado em enganar o público do que postar artigos importantes.

6. Veja se há relação entre o título e o artigo

Como mencionamos no tópico anterior, é bem comum ver Fake News com títulos sensacionalistas. Isso acontece especialmente para chamar a atenção do público e para que as pessoas compartilhem o artigo quando ainda estão “chocadas” e nem chegaram a ler a notícia.

O interessante é que em muitas dessas Fake News, o artigo em si não tem muito a ver com o título. Geralmente, o título traz uma versão distorcida sobre um pequeno detalhe de algo que aconteceu recentemente. Ao ler um pouco da notícia, você já saberá se este é o caso ou não.

7. Pesquise a notícia na internet

O bom de ter a internet à sua disposição é que você pode simplesmente pesquisar uma notícia suspeita no Google, por exemplo. Se a notícia é verdadeira, você a encontrará em vários sites e portais importantes e conseguirá separar o que são fake news do que é real.

Caso contrário, o único resultado será o site em que você a viu originalmente e, talvez, em algum outro blog que tenha copiado o mesmo texto. Isso facilita bastante na hora de descobrir e evitar as Fake News.

8. Confira a fonte

Não importa o tamanho do site que você visite, é sempre importante conferir a fonte da notícia que está lendo. Caso a notícia seja verdadeira, sempre haverá uma fonte, seja um link te levando para um outro site ou uma entrevista realizada com alguém envolvido na matéria. Se não encontrar nada que comprove a veracidade da notícia ou a fonte, pode apostar que se trata de Fake News.

9. Veja se há erros gramaticais

Aqueles que escrevem de maneira séria e profissionalmente sempre farão o possível para garantir que seus textos estejam impecáveis. Isso significa que se encontrar muitos erros gramaticais ou ortográficos na notícia, já dá para suspeitar do site ou de seu autor. Falta de compromisso com a gramática é um dos principais sinais para identificar o que são fake news.

10. Não confie em links compartilhados por amigos e familiares

identificar-fake-news

Querendo ou não, não dá para acreditar em tudo que as pessoas compartilham em suas redes sociais, mesmo que sejam seus amigos ou familiares. Em muitos casos, eles podem estar desinformados e não saber que se depararam com Fake News, como já mencionamos anteriormente. Por isso, é melhor evitar de confiar em links que acaba recebendo no WhatsApp ou mesmo no Facebook. Essa também é uma excelente maneira de evitar cair em golpes e proteger seu WhatsApp de fraudes ou tentativas de invasão.

Leia também no AppTuts:

Aproveitou as dicas para identificar o que são fake news?

Deu para aproveitar a nossa lista para saber como pode evitar fake news? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das dicas.

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo