Como fazer um webinário no YouTube
20 de janeiro de 2017
Nenhum Comentário
Como fazer um webinário no YouTube
Como fazer um webinário no YouTube

Como fazer um webinário no YouTube

Nenhum Comentário

Dar aulas online ou apresentar webinários têm ficado consideravelmente mais simples a cada dia que passa. Mesmo quem possui um conhecimento para passar mas não possui a infraestrutura ou o dinheiro para pagar uma plataforma para fazer webinários hoje pode usar ferramentas gratuitas para começar. Uma destas plataformas é o próprio YouTube. Confira abaixo como fazer seu webinário no YouTube e começar sua carreira na área de cursos online sem gastar um centavo.

Dica: Conheça 10 ferramentas para aulas online no iPhone, iPad e Android

Como preparar seu webinário no YouTube

Para começar, é necessário que tenha uma conta Google para usar o serviço, o que pode ser resolvido facilmente se cadastrando, caso ainda não possua uma conta.

webinario-no-youtube

Após a criação da conta, você precisará também criar um canal no YouTube – basta acessar o site e tentar enviar um vídeo para iniciar o processo – e confirmar seu nome no YouTube. Para seminários que durarão mais que 15 minutos, é necessário fazer a verificação da conta através desse link.

Dica: Antes de fazer seu primeiro webinário, pratique com alguns amigos ou colegas de trabalho usando chamadas em vídeo Hangouts, já que não estará fazendo uma transmissão ao vivo e poderá fazer correções ao longo do processo.

Como fazer um webinário no YouTube

O primeiro passo para começar a transmitir seu webinário é semelhante ao de criar um vídeo comum no YouTube. Basta acessar a página principal e clicar no botão em formato de seta para cima feito para enviar um vídeo para seu canal.

webinario-no-youtube-enviar


Em seguida, clique na opção Primeiros Passos, localizado em Transmissão ao Vivo;

webinario-no-youtube-transmissao

Clique em Eventos para programar seu webinário no YouTube;

webinario-no-youtube-eventos

Clique em Programar novo evento e será levado a uma tela onde deverá inserir o título do webinário, a data e horário de início, uma descrição e as palavras-chave do conteúdo que irá transmitir. Também pode definir se o webinário estará disponível ao público – ou seja, todo mundo pode encontrar a transmissão e começar a assistir -, não listado ou privado, dando acesso apenas para os emails que inserir. Ao terminar de colocar as informações, clique em Criar evento.

webinario-no-youtube-marcar

Dica: Tenha uma segunda conta do Google para te enviar uma notificação o lembrando do início do webinário.

Com o webinário criado, basta que aguarde a hora agendada para começar a transmissão. Siga para a área de Eventos na qual fez a programação e o webinário estará listado lá, bastando apenas que aperte o botão Iniciar Hangout on Air para dar a partida, ficando ao vivo para seus alunos.

Compartilhando seu webinário

Para divulgar seu webinário pelas redes sociais, é possível fazê-lo acessando a própria página onde o webinário será transmitido, que fica pronta desde o momento que apertou o botão de Criar Evento. Assim como um vídeo comum no YouTube, clique no botão de Compartilhar e escolha a rede social. Também é possível apenas pegar o link e entrar em seu perfil na rede social desejada para divulgar por lá.

webinario-no-youtube-compartilhar

Para que a transmissão seja exibida em seu site ou blog, selecione a opção Incorporar e copie o código que irá aparecer. No editor de posts do seu site, crie a publicação e, no espaço que achar melhor, cole o código pego no YouTube. Vale lembrar que, dependendo da plataforma que use, será necessário mudar para o formato de puro text0 para que o código seja lido corretamente.

webinario-no-youtube-incorporar

Quando seu negócio engatar, mude para o LoopWebinar!

Entendemos que nem sempre é possível realizar a assinatura de uma plataforma paga para webinários, principalmente no começo. No entanto, fazer webinário no YouTube conta com algumas limitações, como a impossibilidade de adicionar um botão de venda para seus produtos – especialmente úteis quando está a fazer uma transmissão gratuita com divulgação de outros cursos – e a falta de um suporte técnico que pode o ajudar no processo de criação do webinário.

Entre as plataformas disponíveis, recomendamos fortemente que adquira o LoopWebinar, 100% em português e com período gratuito de 14 dias para testes. Clique no link para saber mais sobre a ferramenta e confira esse texto explicando os motivos para escolher o LoopWebinar ao invés de outras plataformas como o WebinarJam.

Conseguiu fazer seu primeiro webinário? O que achou dele e por quais dificuldades passou? Comente conosco logo abaixo!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo