Fire TV Stick vs Chromecast: qual é o melhor?
1 de outubro de 2019
Nenhum Comentário
Fire TV Stick vs Chromecast: qual é o melhor?
Fire TV Stick vs Chromecast: qual é o melhor?

Fire TV Stick vs Chromecast: qual é o melhor?

Nenhum Comentário

Apesar das Smart TVs estarem dominando o mercado de televisões com vários apps inclusivos e conexão com a internet, há uma outra leva de dispositivos que promete fazer muito mais com elas e com TVs normais. São pequenos aparelhos, parecidos com um Pen Drive, que podem transmitir conteúdo diretamente para a TV através do Wi-Fi. Desta maneira, você não precisa depender do que a sua Smart TV oferece nativamente ou se preocupar em comprar um modelo novo se ela for uma TV comum. Atualmente, a grande batalha é entre Fire TV Stick vs Chromecast.

Basicamente, o dispositivo de streaming da Amazon e do Google, respectivamente. Os dois são baratos, fáceis de usar e bem versáteis em seu uso. Mas é por isso que surge a dúvida: Afinal, qual o melhor? Para descobrir isso, você pode conferir nosso comparativo dos dois logo abaixo!

1. Design

fire tv stick vs chromecast

Enquanto o Fire TV Stick parece um simples pen drive com um conector HDMI, o Chromecast já teve alguns designs diferentes dependendo do modelo. Na versão mais recente, o Chromecast 3, ele tem uma base circular fina e um cabo HDMI para ser conectado à TV.

Neste caso, o Fire TV Stick pode ser um pouco restritivo dependendo da posição da sua TV e sua distância da parede. Já que ele tem um corpo sólido mais longo, é possível que fique difícil de encaixar, mas nada muito incômodo.

Já o Chromecast 3 tem o fio flexível com conector HDMI, o que já resolve esse possível problema. Fora isso, sua parte circular é magnética, podendo ficar grudada em qualquer área da TV. Os dois são bem bonitos, mas não é algo que você verá além do momento em que os conectar à TV.

2. Como funcionam

Apesar de parecerem muito parecidos no funcionamento, os dois dispositivos são meio diferentes. Para usá-los, basta fazer a conexão no HDMI na sua TV e realizar a configuração inicial que aparece na tela logo em seguida.

No caso do Chromecast, você usará o app Google Home em seu celular para conectar o dispositivo à rede Wi-Fi do local. Todo o resto do controle do Chromecast é feito pelo celular, incluindo o conteúdo que será enviado para transmissão.


Já o Fire TV Stick vem acompanhado de um pequeno controle remoto. É através dele que você dará todos os comandos e fará a configuração do dispositivo depois de conectado à TV.

Isso significa que enquanto é necessário ter apps instalados no celular para a transmissão no Chromecast, você vai instalar apps e jogos diretamente no Fire Stick TV. Ele até possui 8 GB de armazenamento interno para isso.

3. Conteúdo

Em questão de conteúdo, praticamente qualquer app ou site de vídeo e foto pode ser transmitido para o Chromecast. Ele é uma excelente maneira de espelhar a tela do seu smartphone, essencialmente.

O Fire TV Stick tem suporte para vários apps e jogos e não depende do seu smartphone. Apesar da desvantagem de não poder espelhar quase tudo do seu celular, isso significa que pode instalar até um navegador de internet e jogos como Final Fantasy nele.

Nos dois dispositivos, você será capaz de transmitir conteúdo da Netflix, HBO Go, YouTube, Twitch, Crunchyroll e muito mais. É claro que com o Fire TV Stick, você tem a vantagem de transmitir o conteúdo do Amazon Prime Video diretamente do dispositivo.

4. Interface

chromecast

No quesito de interface e facilidade de uso, as diferenças são grandes. O Chromecast só apresenta um tipo de papel de parede na sua TV quando nada está sendo transmitido pelo celular.

Já o Fire TV Stick mostra todos os apps instalados, além de ter um ícone para a instalação de novos outros. Tudo controlado pelo controle remoto que já mencionamos.

Se gosta de simplicidade, o Chromecast vai te agradar mais, já que ele não mostra nada além do que é transmitido. Se prefere ter a experiência de ter todos os apps na tela a chance de customização, o Stick da Amazon é a melhor opção.

5. Preço

O preço dos dois não é tão diferente assim pelo o que cada um oferece. Você pode encontrar o Chromecast 3 entre 200 e 300 reais dependendo da loja que quiser, por exemplo.

Já o Fire TV Stick pode ser encontrado por cerca de 289 reais quando não está em promoção.

6. Disponibilidade

A boa notícia é que tanto o Fire TV Stick como o Chromecast podem ser encontrados oficialmente no Brasil. No caso do Chromecast, ele é vendido por muitas lojas variadas, tanto em estabelecimentos físicos, como na internet.

Já o Fire TV Stick, como era de se esperar, pode ser encontrado facilmente na Amazon com frete grátis.

7. Para quem cada um é melhor?

Deu para perceber que no embate de Fire TV Stick vs Chromecast, há similaridades, mas certas diferenças de uso, não é?! Cada um acaba sendo mais proveitoso dependendo do usuário.

Nós recomendamos o Chromecast mais para quem só quer espelhar a tela do smartphone com facilidade. Você não terá que lidar com menus, instalação de apps e nada disso. Ele será uma mera ferramenta de integração do seu celular na sua TV.

Já o Fire TV Stick serve para quem realmente quer um hub de conteúdo diferenciado em sua TV. Você instala o app uma vez e pode usá-lo a qualquer momento sem a necessidade do smartphone toda hora.

Fora isso, ele ainda tem a vantagem de ter jogos mobile disponíveis entre os apps suportados. Fica a recomendação para os usuários que quiserem algo mais eclético para o dia a dia.

O que achou do Fire TV Stick vs Chromecast?

Deu para conhecer mais sobre os dispositivos em nosso comparativo de Fire TV Stick vs Chromecast? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou deles e qual chamou mais sua atenção.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo