15 dicas para ganhar dinheiro no YouTube
8 de outubro de 2018
Nenhum Comentário
15 dicas para ganhar dinheiro no YouTube
15 dicas para ganhar dinheiro no YouTube

15 dicas para ganhar dinheiro no YouTube

Nenhum Comentário

O YouTube é uma das plataformas mais interessantes para se assistir conteúdo inédito e totalmente eclético. Por isso, também é natural que cada vez mais pessoas queiram produzir seus próprios vídeos para o serviço do Google. Caso você esteja interessado nisso, mas também queira ter um bom lucro fazendo seus vídeos, veio ao lugar certo para procurar por dicas! Hoje, nós separamos algumas sugestões muito úteis de como começar a ganhar dinheiro no YouTube. No geral, o segredo consiste em conseguir mais inscritos e visualizações em seus vídeos, então iremos focar nesses aspectos. Confira logo abaixo:

Leia também: 10 melhores aplicativos para YouTubers de sucesso

1. Priorize a qualidade

ganhar dinheiro no youtube

Antes de qualquer coisa, é bom pensar na qualidade dos equipamentos que vai usar para gravar seus vídeos. Isso inclui a câmera, a iluminação e o microfone que for utilizar para fazer esses vídeos.

Não precisa gastar muito dinheiro com isso, mas é importante oferecer essa qualidade de produção. Hoje em dia, a maioria dos vídeos com mais visualizações e que ganham bastante dinheiro possuem esse padrão de qualidade. No geral, é super importante que os vídeos estejam em Full HD e que o som seja bem claro e que possa ser entendido com ou sem fones de ouvido, por exmeplo.

2. Foque em um tipo de conteúdo

Não adianta simplesmente fazer qualquer tipo de conteúdo e jogá-lo em seu canal. Para criar uma audiência fiel, é bom focar em um tipo de conteúdo.

É claro que não estamos dizendo para fazer apenas um tipo de coisa para sempre. O bom é ter em mente o foco do seu canal e fazer um planejamento do tipo de vídeo que quer postar. Isso ajuda a tornar o canal e seus vídeos mais consistentes, algo que obviamente é bom para quem quer ganhar dinheiro no YouTube.

3. Conheça seu público

Outro fator bem importante é o seu público. É necessário que você conheça tudo sobre o tipo de pessoa que assiste os seus vídeos ou para que tipo de pessoa você quer fazer vídeos.

Isso inclui idade, gostos, região que mora, etc. Felizmente, você pode conferir esses dados diretamente no YouTube, que possui uma página só para analisar essas informações. Isso é importante para saber se o conteúdo que está produzindo condiz com a sua audiência. É claro que isso é extremamente útil na hora de ganhar dinheiro no YouTube, já que são suas visualizações que traram o lucro.

4. Crie uma identidade visual para o canal

Se quiser dar um aspecto profissional para o seu canal do YouTube, é importante que crie uma identidade visual a ele. Isso inclui o banner do seu canal, o modelo geral das suas thumbnails, a intro dos seus vídeos, a foto do perfil, etc. O melhor é manter uma consistência nessa identidade mesmo nas redes sociais associadas ao seu canal.

5. Capriche nas thumbnails dos vídeos

Querendo ou não, parte do motivo pelo qual as pessoas clicam em vídeos no YouTube são as thumbnails. Como você já deve saber, essas são basicamente as capas em miniatura dos seus vídeos.

Para garantir que alguém (seja seu inscrito ou não) clique nos seus vídeos, faça thumbnails bem chamativas. É claro que você deve fazer elas terem algo a ver com o vídeo, senão as pessoas podem achar seu conteúdo enganoso.

6. Faça títulos chamativos

A outra parte importante do que faz as pessoas clicarem em vídeos são os seus títulos. Eles precisam ser tão chamativos quanto as thumbnails, então capriche.

Novamente, crie títulos que sempre tenham algo a ver com o assunto do vídeo. Se fizer o contrário, fica óbvio a quem está assistindo que você só está querendo cliques fáceis.

7. Poste com frequência

ganhar dinheiro no youtube dicas

Atualmente, o YouTube gosta bastante dos canais que postam vídeos com frequência. Além de manter seu canal ativo, isso lembra seus inscritos de continuarem vendo seus vídeos. Não é necessário postar vídeos todos os dias, mas é bom ter algo bem dividido ao longo da semana.

8. Faça transmissões ao vivo

Fazer transmissões ao vivo não é algo que vemos de forma tão frequente no YouTube, mas isso está mudando. Cada vez mais criadores estão optando por usar a plataforma para fazer seus streaming.

As suas transmissões podem ter algo a ver com seu canal ou algo totalmente diferente. De qualquer maneira, seus inscritos podem doar dinheiro diretamente nas transmissões. Por isso, acaba sendo uma maneira boa de interagir com seu público e levantar um pouco da renda ao mesmo tempo.

9. Acompanhe as tendências

É claro que é importante ter um foco para o seu canal, como já mencionamos, mas também é bom ficar de olho nas tendências do YouTube. Caso encontre alguma tendência grande que possa ser encaixada nos seus vídeos, isso pode trazer um público totalmente novo.

Isso significa que seus vídeos novos e antigos também podem receber mais visualizações. No fim, tudo te ajudará para ganhar dinheiro no YouTube com mais facilidade.

10. Ouça seus inscritos

É mais do que necessário prestar atenção no que seus inscritos te falam. No geral, leia o máximo que puder de seus comentários nos vídeos que postar na plataforma.

Você encontrará muitos comentários improdutivos, mas também haverá boas sugestões. É preciso dar importância a essas sugestões e críticas para se certificar que seus inscritos estão felizes com o conteúdo e que voltarão para mais. Caso haja algo que eles considerem bem desagradável, não há motivo para continuar fazendo, por exemplo.

11. Divulgue seus vídeos

Não adianta só postar seus vídeos no YouTube e esperar ser descoberto por milhares de pessoas. Por isso, é importante que você divulgue seus vídeos em outras plataformas.

Atualmente, é bem fácil de fazer isso em outras redes sociais populares. Isso pode incluir o Facebook, Twitter, Instagram, etc. Você também pode promover suas postagens para alcançar mais pessoas ou pedir para seus amigos os compartilharem.

12. Não faça vídeos muito curtos

Antigamente, vídeos curtos reinavam no YouTube, mas agora a história é bem diferente. O YouTube não vê vídeos curtos de uma maneira ruim, mas entende que seu canal é melhor se o tempo de retenção dos seus vídeos for maior.

Isso significa que quanto mais tempo alguém passa assistindo seus vídeos, melhor eles devem ser. Na prática, isso quer dizer que não vale a pena fazer vídeos curtos. Afinal, você teria que fazer seus inscritos verem muito mais vídeos curtos para ter a mesma retenção de um canal com poucos vídeos, mas de maior duração.

A maioria dos criadores acaba postando vídeos com cerca de 10 minutos cada. Essa duração não é tão longa, então as pessoas não se desinteressam tão facilmente e acabam assistindo até o final.

13. Recomende outros de seus vídeos

Algo que faz o YouTube saber que seu canal está indo bem é quando alguém assiste vários de seus vídeos em sequência. Basicamente, isso faz a plataforma acreditar que seu canal possui um conteúdo consistente e que merece destaque.

Por isso, recomendamos que no final de seus vídeos, sempre deixe a recomendação e link de outros vídeos que a pessoa pode se interessar. Geralmente, isso funciona melhor com assuntos relacionados ao vídeo atual. Isso pode ter a ver com algo que foi mencionado no meio do vídeo, por exemplo.

De qualquer forma, isso aumenta o interesse do usuário pelo seu canal, mostra a diversidade dos seus vídeos e ainda te consegue mais visualizações. Tudo extremamente importante para ganhar dinheiro no YouTube.

14. Cumpra os pré-requisitos

ganhar dinheiro no youtube web

Antigamente, o YouTube não tinha regras tão restritas para quem queria ganhar dinheiro com seus vídeos. Depois de diversas polêmicas, a plataforma decidiu colocar alguns pré-requisitos em prática a partir deste ano.

Agora, você precisa ter mil inscritos e 4 mil horas de vídeos assistidos nos últimos 12 meses. Isso não é tão difícil de se conseguir, especialmente se você seguir as nossas dicas acima.

15. Monetize os vídeos

Por fim, quando atingir os pré-requisitos, não esqueça de monetizar os seus vídeos. Não dá para ganhar dinheiro no YouTube se você não permitir que anúncios sejam colocados em seus vídeos.

Quando for aprovado para monetização, a opção aparecerá no seu canal. Então, você poderá escolher os tipos de anúncios serão exibidos antes ou durante os seus vídeos.

Além da monetização do próprio YouTube, você pode trabalhar com marketing de afiliados, indicando produtos em seus vídeos que rendem comissões a cada venda feita através do link que divulgou. Um dos maiores eventos para aprender tudo sobre afiliação é o Afiliados Brasil, que pode conferir no link.

Veja também:

Gostou das dicas para ganhar dinheiro no YouTube?

Deu para aproveitar a nossa lista para saber como pode ganhar dinheiro no YouTube? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou.

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo