Google Home Mini vs Echo Dot: 6 principais diferenças
26 de setembro de 2019
Nenhum Comentário
Google Home Mini vs Echo Dot: 6 principais diferenças
Google Home Mini vs Echo Dot: 6 principais diferenças

Google Home Mini vs Echo Dot: 6 principais diferenças

Nenhum Comentário

Se você está pensando em comprar um assistente virtual da Google ou Amazon e prefere um dispositivo mais compacto, possivelmente está em dúvida sobre o Google Home Mini vs Echo Dot. É verdade que os dois são realmente muito próximos e conseguem executar essencialmente as mesmas funções, mas existem sim alguns fatores que podem fazê-lo pender para um lado na hora de decidir.

Para ajudá-lo a decidir entre o aparelho com a Alexa da Amazon e o dispositivo da Google, confira nossa lista com as principais diferenças entre os dispositivos. Confira onde a Alexa sai na frente da Google e vice versa antes de comprar seu aparelho Smart Home.

1. Design

Para começar, vamos falar um pouco sobre a aparência desses dispositivos. Afinal, pode fazer toda a diferença dependendo do tipo de ambiente que você pretende colocá-lo. No que diz respeito ao tamanho entre o Google Home Mini vs Echo Dot, o primeiro da Google tem 3,6″ de diâmetro e o Echo Dot tem 3,9″ polegadas. Além disso, o dispositivo da Google é um pouquinho mais baixo, com 1,65″ polegadas contra 1,7″ polegadas no Echo Dot.

Agora, as diferenças vêm realmente nas cores dos dispositivos. A melhor forma de mostrar isso é através de imagens. O Google Home Mini está disponível em quatro cores, sendo elas Coral, Chalk, Charcoal e Aqua e é recoberto com um tecido durável e uma base de silicone antiderrapante, como você pode visualizar abaixo.

Google Home Mini Cores

Já do lado da Alexa da Amazon, o Echo Dot está disponível apenas em três cores não muito chamativas, como você pode notar na imagem abaixo. Além disso, é importante mencionar que o Echo Dot vêm com um aro iluminado em azul com luzes que indicam quando o dispositivo está ativo, enquanto no Google Home Mini a iluminação é mínima.

Echo Dot Cores

Essencialmente, estas diferenças vão depender principalmente de seu gosto pessoal, mas caso queira mais opções de cor e menos iluminação, o Google Home Mini será a opção ideal, enquanto o Echo Dot é para quem não se importa muito com variações fora dos tons de cinza e querem mais responsividade visual com o aro iluminado.


2. Inteligência

Bom, um assistente virtual definitivamente precisa ser inteligente para valer a pena e, nesse quesito, a verdade é que os dois dispositivos são muito próximos em relação às suas habilidades de responder perguntas. Entretanto, diversas avaliações e usuários apontam que o Google Home Mini é um pouco mais esperto e rápido nas respostas, enquanto a Alexa do Echo Dot não fica muito para traz.

Bom, considerando que o primeiro é um dispositivo da própria Google, não é surpreendente que ele seja mais ágil e melhor integrado à bancos de informação. Mesmo assim, a diferença é mínima e pode não ser o suficiente para justificar sua escolha.

3. Botões

Como você pode notar na imagem acima, os botões do Google Home Mini vs Echo Dot são realmente diferentes. No aparelho da Amazon com a Alexa os botões são visíveis na superfície do dispositivo, onde você encontrará um botão para aumentar o volume, um para diminuí-lo, um para desligar o microfone e por fim um botão de confirmação.

Echo Dot Botões

Enquanto isso, no Google Home Mini não existem botões físicos visíveis na superfície do dispositivo, o que acaba deixando-o com uma aparência um pouco mais elegante e menos mecânica. Mesmo assim, para aumentar ou diminuir o volume você utiliza os botões laterais, assim como para parar alarmes ou pausar músicas – mas nesse caso é necessário pressionar por mais tempo. Já o controle do microfone está no lado direito superior próximo ao cabo.

Google Home Mini vs Echo Dot Botões

Neste aspecto entre o Google Home Mini vs Echo Dot, acreditamos que a Google investiu mais.

4. Música

Os alto falantes dos dois dispositivos são realmente semelhantes no quesito qualidade sonora. Alguns usuários dizem que o Google Home Mini reproduz vocais melhor, enquanto o Echo Dot tem um maior controle e equalização do baixo.

Entretanto, a maior diferença aqui está nos aplicativos nativos que cada um utiliza para reproduzir músicas. Sendo um dispositivo da Google, o Home Mini funciona nativamente com o YouTube, YouTube Music, YouTubeTV, Google Play Music e também dá suporte ao Spotify, Pandora, iHeart Radio e Deezer.

Enquanto isso, o Echo Dot trabalha com os serviços da Amazon, como o Amazon Music, por exemplo, além de também dar suporte ao iTunes da Apple, Spotify, Pandora, Audible e SiriusXM.

5. Vídeos

Já no quesito vídeos, é importante falar um pouco sobre a compatibilidade entre o Google Home Mini vs Echo Dot. Aqui, é importante notar que o dispositivo da Google é nativamente compatível com o Chromecast, o que poderá fazer toda a diferença dependendo dos outros dispositivos que você possui. Enquanto isso, a Alexa no Echo Dot é compatível com o Fire TV e outros serviços de streaming da própria Amazon.

6. Compatibilidade com dispositivos Smart Home

Se você possui outros dispositivos Smart Home e quer utilizar esse assistente virtual para comandar outros aparelhos em sua casa por exemplo, é importante notar algumas diferenças entre o Google Home Mini vs Echo Dot.

Neste quesito, hoje é difícil encontrar qualquer aparelho Smart Home que já não seja compatível com a Alexa, enquanto a Google – por mais que continuamente aumente seu número de dispositivos compatíveis – normalmente tende a ficar um pouco para trás.

Smart home

No geral, tratando-se de aparelhos Smart Home de marcas famosas, a maioria será compatível com ambos, mas se algum não puder ser utilizado em conjunto ainda, é mais provável que esse seja o Google Home Mini e que o Echo Dot já seja compatível.

Google Home Mini vs Echo Dot, qual é melhor?

Como você pôde notar, não existem extremas diferenças entre os dois dispositivos, especialmente considerando que o preço de ambos é $49. Portanto, a decisão realmente pode acabar ficando nos detalhes, como design, compatibilidade e aplicativos nativos. Confira mais sobre o Google Home Mini ou sobre o Echo Dot com a Alexa acessando pelos links. E você, qual dos dois aparelhos chamou mais sua atenção? Conta pra gente nos comentários!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo