Como identificar Fake News nas eleições
24 de agosto de 2018
Nenhum Comentário
Como identificar Fake News nas eleições
Como identificar Fake News nas eleições

Como identificar Fake News nas eleições

Nenhum Comentário

Já se tornou comum ver notícias falsas (também chamadas de “Fake News”) se espalhando na internet como se fossem verdadeiras. Na maioria das vezes, elas são compartilhadas por pessoas que só leem o título e não se preocupam em conferir o texto na íntegra ou suas fontes. Isso pode ser prejudicial especialmente com as eleições se aproximando no Brasil, principalmente por parte de quem quer atrapalhar certos candidatos políticos. Para saber como identificar as Fake News nas eleições, você pode conferir nossas dicas logo abaixo!

Leia também: 12 passos para identificar fake news e evitar ser enganado na internet

1. Abra e leia a notícia

fake-news-nas-eleições

Para começar, não cometa o erro que mencionamos anteriormente de simplesmente olhar o título das notícias. Para saber se uma notícia é verdadeira ou não, você precisa abrir e ler o artigo por completo.

Isso já vai te dar indicações bem fortes de que pode se tratar de Fake News ou não. Com a notícia aberta, você pode seguir as dicas abaixo para ter mais certeza de sua veracidade.

2. Confira o site em que foi postado

Conferir o site em que a notícia foi postada é bem importante. Há portais grandes de notícias que você pode confiar, afinal, eles não arriscariam sua credibilidade para postar uma nota falsa sobre um candidato político.

É claro que não é porque o site ou blog é pequeno, que a notícia será falsa. Ainda assim, você deve pesquisar mais sobre o site se ele for completamente desconhecido.

3. Veja se há erros gramaticais e ortográficos

Uma indicação forte de que uma notícia é falsa é se o texto tiver muitos erros gramaticais e ortográficos. Portais profissionais sempre levarão a escrita correta à sério e farão uma revisão do texto antes dele ser publicado.

Já uma pessoa que está mais preocupada em viralizar notícias falsas fará o texto na pressa e sem se preocupar se está tudo escrito corretamente. É claro que só isso não vai provar nada, então é bom seguir todos os passos desta lista.

4. Verifique a fonte

É extremamente necessário verificar a fonte da notícia que estiver lendo. Esse vai ser um dos fatores mais importantes na hora de analisar uma possível notícia falsa.

Se encontrar um texto completamente sem fontes, não dá para provar que o que ele está dizendo é real. A fonte pode vir de outro site maior, de entrevistas, de vídeos, de áudios e muito mais. É claro que você também não pode deixar de conferir se as fontes citadas existem e são condizentes com a notícia.

5. Pesquise sobre a notícia

fake-news-nas-eleicoes-pesquisar

Por fim, sugerimos que simplesmente pesquise na internet sobre o assunto relatado na notícia. É possível que você encontre o mesmo texto em vários sites pequenos se ela for falsa, por exemplo.

Já se ela for verdadeira, você verá diferentes versões em sites de todos os portes. Essa acaba sendo a maneira mais conclusiva de saber a verdade, até porque há sites que existem especialmente para desvendar as Fake News nas eleições ou de qualquer outro assunto.

6. Evite se informar sobre os candidatos por redes sociais

Por mais que na teoria as redes sociais sejam uma ótima maneira de compartilhar informações, isso não é o que acontece na prática. Considerando que muitos compartilham artigos e notícias sem se informar sobre o assunto, é difícil de encontrar fontes confiáveis por lá.

Por isso, sugerimos que simplesmente evite de tentar se informar sobre os candidatos através do Facebook, grupos do WhatsApp e outras redes similares. Caso queira saber mais sobre algum candidato, é melhor procurar as informações em portais que você confia ou através de suas próprias pesquisas na internet.

7. Na dúvida, não compartilhe!

Por fim, fica aqui a dica de que se você tiver qualquer dúvida sobre a veracidade de uma notícia, é melhor não compartilhá-la. Isso vale para redes sociais mais abertas ou para grupos privados que você tenha com seus amigos ou familiares.

É melhor ter cautela nessas situações do que ficar disseminando ainda mais notícias falsas para outras pessoas. Caso veja alguém compartilhando Fake News, também é bom tentar informar a pessoa de maneira respeitosa.

Leia também no AppTuts:

Gostou das dicas para identificar Fake News nas eleições?

Deu para aproveitar as nossas dicas para saber como você pode identificar as Fake News nas eleições? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou.

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo