Os 15 maiores esquemas e golpes da Internet
4 de novembro de 2019
Nenhum Comentário
Os 15 maiores esquemas e golpes da Internet
Os 15 maiores esquemas e golpes da Internet

Os 15 maiores esquemas e golpes da Internet

Nenhum Comentário

Desde o início da existência da internet, pessoas se aproveitam da ingenuidade dos outros para tentar aplicar golpes virtuais. Seja realmente enganando alguém para convencê-los a dar dinheiro ou infiltrando vírus de qualquer maneira possível em seus PCs. Com o passar o tempo, os usuários da internet passaram a ficar um pouco mais espertos com o que devem fazer ou acreditar no ambiente online. Ainda assim, cada vez mais esquemas foram surgindo para se aproveitar de um descuido ou de pessoas menos informadas para aplicar esses golpes da internet.

Caso esteja curioso para saber quais os mais perigosos e comuns desses golpes da internet, você pode conferir a nossa lista sobre o assunto. É só ver tudo em detalhes logo abaixo!

1. Phishing

golpes da internet phishing

Para começar, vamos falar de um dos mais comuns golpes da internet: o Phishing. Geralmente, aplicado por email este esquema acontece quando o golpista envia uma mensagem se passando por uma empresa real.

Eles fazem o possível para deixar o email e a mensagem em si o mais parecido possível com algo da companhia de verdade. No geral, eles fazem isso para conseguir acesso aos seus dados de login no site da empresa.

É comum, por exemplo, receber uma mensagem falsa do PayPal requisitando que você faça login no link fornecido por eles. Se fizer isso, eles conseguem seu nome de usuário e senha, podendo ter acesso a sua conta no PayPal e, consequentemente, aos seus cartões de crédito e dinheiro que esteja depositado por lá.

Isso pode acontecer com qualquer um e pode vir de qualquer empresa imaginável. Por isso, é sempre bom duvidar da mensagem, fazer uma pesquisa se receber algo assim e evitar clicar em links por email.

2. Mensagens com links falsos

Em seguida, temos outro golpes da internet bem comum atualmente. Muitas pessoas se aproveitam dos apps de mensagens cada vez mais usados e populares para enviar mensagens com links falsos.


Geralmente, também se passam por algum empresa ou oferecem algum benefício. Esses links podem fazer você ter que inserir seus dados ou levar para uma página de download de um malware. O melhor é sempre evitar também.

3. Extorsão em redes sociais

Infelizmente, um esquema bem comum em redes sociais é a extorsão. No geral, alguém pode ir até o seu perfil enviar uma mensagem dizendo que possui fotos ou dados pessoais seus.

No caso, o golpista ainda afirma que só não vai liberar esses dados e fotos ao público se você enviar mais fotos ou até dinheiro. Quase sempre essas afirmações são falsas, então o melhor a se fazer é contactar a polícia mesmo.

4. Aviso falso de vírus

É quase impossível que alguém que já tenha usado a internet por algum tempo não ter visto o aviso falso de vírus. Ele pode aparecer no seu navegador, no seu PC ou no seu smartphone.

Basicamente, ele se passa por algum anti-vírus que detectou que há um vírus muito sério no seu dispositivo e pede que clique nele. Se clicar, vai acabar baixando um arquivo com um vírus real.

Nesses casos, seu dispositivo já pode estar com um malware que só quer trazer coisas ainda piores ao seu PC. Sugerimos que use seu anti-vírus real imediatamente e que não toque no aviso.

5. Clonagem do WhatsApp

Se antes a clonagem do número de celular era ruim, isso pode ser ainda pior com o WhatsApp. Ficou comum que golpistas façam a clonagem do número para usar sua conta do WhatsAapp e pedir dinheiro ou informações pessoais para seus contatos.

Infelizmente, isso pode ser algo difícil de se detectar. Por isso, o melhor é sempre certificar seus amigos e familiares que você não pediria algo assim por WhatsApp.

6. Wannacry

golpes da internet wannacry

O Wannacry é um ransonware que ficou muito famoso nos últimos anos por ter infectado milhares de computadores em centenas de países. Basicamente, se você pegasse esse ransonware no seu PC, ele criptograva todo o conteúdo do HD e era necessário pagar uma quantia para que ele fosse liberado.

Se isso não fosse feito em um certo período de tempo, seus dados eram essencialmente destruídos. Isso acabou sendo bem prejudicial para diversas empresas, já que a maior parte dos

7. Versões premium de apps

Se aproveitando de quem usa certos apps ou jogos acabarem recebendo mensagens da possibilidade de uma versão premium desses aplicativos. Isso acontece bastante até com o WhatsApp, que por um tempo tinha o rumor de uma tal versão “Gold”.

Esse é um dos golpes da internet mais simples de não se cair. Basta usar apenas lojas oficiais de apps para baixar ou atualizar o seu aplicativo, seja na Google Play ou na Apple Store.

8. Anúncios falsos em sites de vendas

Com tantas lojas virtuais disponíveis atualmente, é claro que também há quem queira se aproveitar. Seja em sites de leilão ou em vendas através de redes sociais, é bem comum ver anúncios falsos.

Basicamente, você pode acabar adquirindo um produto e nunca recebê-lo. Também é possível receber algo totalmente diferente do que comprou ou um produto quebrado.

A melhor opção é comprar apenas de lojas confiáveis ou vendedores online que tenham uma boa reputação e análises de outros consumidores.

9. Cupons de desconto

Mais comum de se ver em aplicativos de conversa, como o WhatsApp, esse golpe consiste em cupons de desconto oferecidos aos usuários. Geralmente, você precisa clicar em algum link enviado por mensagem.

Isso pode valer para algum restaurante ou loja virtual, o que ajuda a enganar mais pessoas. Para não cair no golpe, é só não clicar nos links e pesquisar na internet se o cupom é real ou não.

10. Promoções falsas

Já que mencionamos os cupons, também vale falar de promoções oferecidas em apps e redes sociais. No geral, se não estiverem no perfil ou site oficial da empresa, essas promoções são simplesmente falsas.

Nossa dica é a mesma que demos acima: Não clique em nada e pesquise.

11. Cobrança indevida no email

Outro dos mais comuns golpes da internet é a cobrança indevida que pode ver em algum email. Isso pode ser de algum serviço que você realmente assina, como a Netflix ou até de um banco.

Geralmente são emails mal feitos, com erros ou bem suspeitos por si só. Em todo caso, se tiver dúvida, vá ao app oficial do serviço e verifique se está tudo certo por lá.

12. Perfis falsos em apps de namoro

tinder apps

Agora que os apps de namoro e encontros estão cada vez mais populares, era de se esperar que golpistas aparecessem por lá também. Muita gente acaba criando perfis falsos, especialmente de mulheres, para atrair pessoas em um estado mais carente.

Isso pode ser um tanto perigoso se passar para um encontro na vida real. Só que no geral eles só tentam tirar proveito do usuário pedindo por dinheiro.

Também é bom ficar atento na tática de quem pede fotos ou vídeos íntimos, já que isso pode ser usado para extorsão mais tarde.

13. Perfis falsos em redes sociais

É claro que os perfis falsos não estão só nos apps de namoro. É bem comum encontrar esses perfis em qualquer rede social, seja o Facebook, Instagram ou Twitter, por exemplo.

Alguém pode te adicionar nessas redes, tentar conversar e tirar proveito de alguma maneira. O melhor a se fazer é não aceitar desconhecidos ou dar uma olha no perfil para ver se ele é legítimo.

14. Instituições de caridade falsas

Antes mais comum por telefone, agora também vemos golpes de pessoas se passando por instituições de caridade pela internet. Eles costumam se apresentar, mostrar um site para o trabalho deles e pedir uma contribuição.

O melhor a se fazer é ignorar ou até pesquisar para saber se a instituição é real.

15. Arquivos com vírus em sites

É claro que isso acontece muito mais em site que oferecem conteúdo pirata. Ainda assim, você deve ficar atento com qualquer site que possa oferecer algum tipo de arquivo a ser baixado.

No geral, eles oferecem algum tipo de conteúdo, sejam vídeos, fotos ou software para garantir que você faça o download. Infelizmente, eles podem até mascarar o arquivo para te fazer acreditar que é algo legítimo.

Nossa sugestão é que evite baixar arquivos de sites não muito conhecidos ou que não tenham comentários de outros usuários.

Já conhecia esses esquemas e golpes da internet?

Deu para aproveitar a nossa lista para conhecer ou até rever alguns dos mais conhecidos esquemas e golpes da internet? Então não esqueça de comentar nos dizendo o que achou e se há outros golpes que acha que deveriam estar na lista.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo