21 melhores dicas para otimizar suas landing pages
24 de maio de 2017
Nenhum Comentário
21 melhores dicas para otimizar suas landing pages
21 melhores dicas para otimizar suas landing pages

21 melhores dicas para otimizar suas landing pages

Nenhum Comentário

Se é dono de uma ecommerce, certamente já ouviu falar das landing pages, chamadas também de páginas de captura. Com o propósito de guiar um visitante diretamente a uma conversão – seja ela o fechamento de uma venda ou a captação de um email, entre outros -, elas facilitam a este mesmo visitante encontrar o que procura com mais facilidade, sem precisar ficar navegando pelo site procurando o que deseja. Se acredita que suas landing pages não estão dando o resultado desejado, confira abaixo 21 dicas que pode fazer para otimizar suas landing pages e fazê-las converter mais e melhor!

1. Utilize o Instapage para gerar suas páginas de captura

O Instapage é um dos melhores e mais populares softwares para criação das landing pages. Entre suas principais funcionalidades, o serviço permite ao usuário criar suas páginas com facilidade, mesmo que não seja um designer. Seu acervo interno conta com mais de 5.000 fontes de texto e 33 milhões de imagens disponíveis. Outra das grandes vantagens do Instapage é o design responsivo, ou seja, as páginas criadas nele serão de fácil visualização independente do dispositivo que um usuário esteja usando para acessar sua página.

otimizar-suas-landing-pages-instapage

Clique aqui para começar a experimentar o Instapage!

2. Alternativa: conheça também o Lnadingi e decida qual é o melhor para você

Além do Instapages, o Landingi também é uma ferramenta para criação de landing pages. Ele traz uma grande variedade de fotos, desenhos e elementos gráficos para criar suas páginas, além de não ser necessário ter conhecimento em programação para desenvolvê-las. O Landingi também permite agendar a publicação de suas páginas, automatização de tarefas e é uma peça essencial para gerar leads para seu negócio.

Clique aqui para começar a experimentar o Landingi!

3. Faça sua landing page fácil de navegar

Como falamos na introdução desse artigo, o objetivo das páginas de captura é a de guiar um visitante para uma possível compra ou cadastro em seu site. Por isso, não lote sua landing page de informações, sejam elas feitas por texto ou imagem. Atenha-se apenas aos principais pontos para que o visitante tome o caminho que deseja que ele prossiga.

4. Use uma estrutura simples, porém funcional

Existe uma estrutura pré-montada para otimizar suas landing pages e evitar o acúmulo de informação desnecessária como mencionamos no item anterior. Siga a seguinte estrutura:

  • Um título e, talvez, um subtítulo;
  • Uma breve descrição sobre o produto ou serviço que está oferecendo;
  • Ao menos uma imagem, mas não mais que três;
  • Um método de capturar informações do visitante, como formulários de contato ou email.

5. Utilize marcadores para citar as principais vantagens

Usar marcadores para listar as principais vantagens de um produto ou serviço que esteja tentando vender online é uma maneira de não ocupar demasiado espaço, assim como evita que se prolongue na descrição, como fizemos no item anterior dessa lista.

otimizar-suas-landing-pages-marcadores


6. Insira apenas uma chamada para ação em sua página

Como mencionamos anteriormente, mantenha o foco de sua landing page na conversão. Por isso, evite distrações e se atenha apenas a uma chamada para ação (CTA) em sua página de captura. Colocar mais de uma poderá distrair o visitante e acabar guiando-o para fora de seu objetivo. Assegure-se também de que ela seja grande e notável o suficiente.

7. Não coloque um link para seu site

Essa sugestão pode parecer contraproducente, mas um link para a homepage de seu site pode ser uma distração que acabará por atrapalhar o caminho para sua conversão. Um visitante curioso pode acabar clicando nesse link para a página principal e se distraindo do caminho principal que deseja que ele siga.

8. Saiba como otimizar suas landing pages para dispositivos móveis

Nesse ano, os dispositivos mobile se tornaram maioria na navegação web, superando os computadores. Ou seja, se tornou primordial que seu site tenha um design que funcione bem nos smartphones e tablets. Caso contrário, poderá perder mais da metade dos usuários que navegam pela rede, diminuindo consideravelmente seu potencial de venda.

otimizar-suas-landing-pages-design

9. Use cores contrastantes entre a página e a chamada para ação

Mesmo que não seja um designer, ao criar sua landing page deve se atentar ao esquema de cores que usará nela. É especialmente importante que a cor da chamada para ação de sua landing page contraste com as cores de fundo, de maneira que ficará destacada e de fácil visualização.

10. Ofereça recompensas extras

Além de um bom esquema de cores, informações precisas e uma chamada para ação convincente, uma boa maneira de otimizar suas landing pages é oferecendo uma recompensa extra. Por exemplo, diversos cursos online ou portais de conteúdo oferecem eBooks gratuitos para quem subscreve em sua lista de emails, por exemplo. Se está a vender algum produto, tente oferecer algum brinde junto ou algum tipo de desconto para convencer o visitante a prosseguir.

11. Não confunda o visitante

Tenha certeza da oferta do título seja a mesma da chamada para ação, sem se utilizar de maneirismos ou truques de linguagem para fazer com que o visitante sinta como se estivesse caído numa pegadinha. Apesar de ser uma estatística no Google Analytics, cada visitante também é um ser humano, com desconfianças, dúvidas e uma mente própria e, caso desconfiem de que estão sendo enganados, irão desistir de sua oferta e possivelmente reclamar de sua proposta nas redes sociais.

12. Não faça o visitante rolar a página

Assegure-se de que o visitante não precisará rolar para baixo para ver seu título, descrição, chamada para ação e, principalmente, o botão para compra ou assinatura de email. Seus formulários de contato também devem, sempre que possível, serem vistos e preenchidos diretamente na tela. Fazer com que o visitante tenha de rolar para baixo poderá desencorajá-lo a prosseguir. Elementos opcionais poderão ficar na parte inferior da tela.

otimizar-suas-landing-pages-rolagem

13. Ênfase nos benefícios

Evite descrições genéricas para seus produtos ou dificilmente convencerá um visitante a clicar no botão de compra. Ao invés disso, assegure-se de usar esse espaço para enumerar os principais benefícios que ele oferece. Essa dica é especialmente útil quando usada com os marcadores que mencionamos anteriormente.

14. Crie senso de urgência

Uma das táticas que pode empregar em sua chamada para ação é a de criar senso de urgência. Termos como “faltam apenas X dias”, “quantidade limitada” e “não deixe para depois” são boas estratégias para que seu visitante se sinta mais compelido a aproveitar uma oferta em sua ecommerce.

15. Encoraje compartilhamentos nas redes sociais

Embora tenhamos dito que é necessário evitar distração ao otimizar suas landing pages, algumas exceções podem ser feitas. Entre elas, a inclusão de botões de compartilhamento nas redes sociais. Isso encoraja o visitante a compartilhar sua oferta com seus contatos de maneira simples e rápida, mas sem sair de sua landing page.

otimizar-suas-landing-pages-socialmedia

16. Limite o número de informações que solicita ao visitante

A velha regra do menos é mais funciona especialmente bem aqui. Quanto mais informações um visitante precisa preencher no formulário de contato de sua landing page, maiores as chances de que ele abandone o processo pela metade. Assegure-se de que está pedindo apenas o essencial para que não perca conversões.

17. Crie mais variações de landing pages

Não fique limitado a apenas um tipo de landing page. Crie diversos tipos de páginas de captura com propósitos diferentes, variando-os conforme oferta mais produtos ou serviços. Estes tipos variados de páginas podem ser configurados para aparecer dependendo do link no qual um visitante tenha clicado, por exemplo. Por isso, invista em uma plataforma de landing pages que facilite a criação destas páginas e faça-as de acordo com os diversos tipos de públicos que podem acessar seu site.

18. Conheça seu público

Para poder criar suas landing pages, é necessário que saiba também quais tipos de público se interessam pelo que oferece. É importante que entenda seu público e faça uma lista definindo seus hábitos, costumes e anseios. Dessa maneira, poderá otimizar suas landing pages de maneira que atraia estes visitantes a clicar no botão de conversão de suas páginas.

otimizar-suas-landing-pages-personas

19. Faça testes A/B

Além de criar diversas landing pages com propósitos diferentes, crie também variações das páginas de captura com um propósito semelhante. Teste uma durante um período e a outra em seguida. Após os períodos de testes, compare os resultados de ambas para definir qual delas irá usar a partir daí.

20. Teste trocar a descrição em texto por um vídeo curto

Vídeos são a mídia mais popular nas redes sociais e até mesmo na produção de conteúdo. Por isso, vale a pena estudar qual tipo de conteúdo seu público consome mais. Através desse estudo, pode definir e testar trocar o texto no qual descreve seu produto por um vídeo explicativo de curta duração.

otimizar-suas-landing-pages-video

21. Troque o “Enviar” por “Pegue sua Oferta Agora!”

Evite fazer com que o visitante pense se deverá submeter seus dados ou aproveitar sua oferta antes de clicar no botão. Por isso, recomendamos fortemente que troque os dizeres do botão de confirmação do já usual “Enviar” por Pegue se eBook gratuito agora!” ou “Aproveite sua oferta com desconto!”.

Leia também:

O que achou de nossas dicas para otimizar suas landing pages?

Acreditamos que sua loja virtual conseguirá maiores conversões através dessas dicas para otimizar sua fanpage, mas claro que queremos saber sua opinião. Quais dicas testou? Quais foram os resultados obtidos? Comente conosco e não deixe de também compartilhar seus macetes!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo