10 melhores programas de captura de tela no Linux
15 de dezembro de 2015
4 Comentários
10 melhores programas de captura de tela no Linux
10 melhores programas de captura de tela no Linux

10 melhores programas de captura de tela no Linux

4 Comentários

Por mais que o Windows seja o sistema operacional mais usado no mundo, não dá para negar que o número de usuários do Linux vem crescendo bastante nos últimos anos. Isso se deve especialmente pelo sistema ter se tornado mais amigável e simples de utilizar para praticamente todos os tipos de usuários.

O que muita gente nem imagina é que já existe uma quantidade enorme de programas e apps incríveis para o sistema, tornando seu uso ainda melhor. Entre eles, os softwares de captura de tela no Linux são alguns dos mais populares, especialmente por quem gosta ou quer compartilhar tutoriais, dicas ou vídeos mais simples com seus amigos. Se quiser conhecer alguns do melhores apps da categoria, é só conferir nossa lista abaixo!

Leia também: Como assistir Netflix no Linux nativamente

1. Cinnamon

captura de tela no linuxSe o que você precisa ou quer é simplicidade na hora de gravar vídeos da tela do seu computador, o recurso nativo de captura de tela do Cinnamon (um popular ambiente gráfico do Linux) pode ser uma das melhores opções disponíveis.

Desta forma, não será necessário instalar ou aprender a mexer em um software novo e cheio de opções que podem parecer confusas para muita gente sem experiência no assunto. Com a captura do Cinnamon, você pode usar simples atalhos para iniciar e finalizar sua gravação, podendo visualizar e editar da maneira que quiser depois. Você pode conferir mais sobre o Cinnamon neste link.

2. Simple Screen Recorder

Se realmente quiser um software próprio e com mais opções de captura de tela no Linux, podemos facilmente recomendar o Simple Screen Recorder. Como o próprio nome já indica, o program é bem simples e pode ser usado muito bem por iniciantes ou usuários mais experientes.

Apesar da simplicidade, ele oferece diversos recursos interessantes para que você grave a tela do seu PC. É possível selecionar a parte exata da tela que você quer capturar, pausar a gravação para ver o conteúdo já finalizado, escolher se quer adicionar áudio do microfone do PC, etc. O legal é que no site oficial dá para encontrar várias dicas de como gravar vídeos para o YouTube ou de como fazer streaming de seus jogos favoritos. Clique aqui para baixá-lo.

3. ScreenStudio

O ScreenStudio é outra excelente opção para quem gosta de ferramentas simples e poderosas e que realizam as tarefas prometidas com grande qualidade. Além de oferecer a opção de captura de tela, o software também permite que você faça streaming diretamente no Twitch e no YouTube, o que já é um belo ponto positivo.


O programa oferece um suporte muito bom para diversos arquivos de vídeos, então felizmente você não deverá ter problemas de compatibilidade. Como o programa é relativamente leve, ele também se torna perfeito para a captura de atividades mais pesadas no computador. Clique aqui para baixá-lo.

4. VLC

gravar a tela do LinuxÉ bem provável que você já tenha ouvido falar do VLC, um dos players mais populares que podem ser encontrados atualmente. O que muita gente não sabe é que o programa oferece alguns recursos muito úteis e interessantes, como a possibilidade de captura de tela no Linux.

Considerando os outros softwares desta lista, o VLC acaba oferecendo menos opções, até pela captura de tela ser um recurso secundário. Mesmo assim, ele é uma ótima alternativa para quem já usa o programa normalmente e não quer se preocupar em instalar softwares adicionais. Clique aqui para baixá-lo.

5. Krut

Embora não seja o app mais bonito de nossa lista, o Krut pode ser bem útil para quem procura um programa mais portátil e leve, que possa ser levado e usado em praticamente qualquer computador e sistema operacional. Ele pode fazer as mesmas coisas que os outros softwares de nossa lista, mas é um pouco limitado em certas funções.

Um bom exemplo é que ele só salva vídeos no formato MOV, o que pode atrapalhar alguns usuários durante o processo de edição. Ainda assim, é um bom app para levar no pen drive e usar em situações diversas, o que o torna um dos programas mais flexíveis que recomendamos. Para baixá-lo, clique neste link.

6. Vokoscreen

Já o Vokoscreen é perfeito para quem quer um software que priorize a experiência do usuário, já que ele oferece uma interface simples e intuitiva. Felizmente, ele é compatível com diversos tipos de formatos de vídeo e oferece ótimos recursos para completar.

Com ele, você pode selecionar trechos específicos da tela (ou gravar a tela inteira, se preferir), usar a webcam, dar zoom se necessário e escolher entre diferentes entradas de áudio. É uma maneira muito eficiente de começar a fazer seus vídeos sem grandes complicações. Você pode baixar o Vokoscreen através deste link.

7. Kazam

apps para captura de telaO Kazam é outra boa opção para a captura de tela no Linux, que foca principalmente na simplicidade de aparência e funcionalidade. Com isso, dá para imaginar que ele não oferece tantas opções diferentes, mas pelo menos traz o suficiente para que você grave a sua tela rapidamente e sem ter que lidar com configurações difíceis.

Ainda assim, é possível selecionar a entrada de som, a parte da tela que você quer gravar e até configurar um timer para te ajudar durante o processo. O programa é gratuito e pode ser baixado através deste link.

8. Byzanz

A verdade é que o Byzanz não é um programa que pode ser recomendado para todo mundo, especialmente porque sua interface e opções por linhas de comando podem facilmente assustar a maioria das pessoas. Mesmo assim, ele é um ótimo software de captura de tela e pode render ótimos resultados quando se sabe usá-lo bem.

O legal é que além de fazer tudo o que os outros apps da lista já fazem, o Byzanz é um dos únicos que podem ser usados para fazer gifs animados sem a necessidade de outros softwares. Caso esteja com vontade de se aventurar com um software de captura de tela bem diferente, esta pode ser uma boa alternativa. Clique aqui para baixá-lo.

9. recordMyDesktop

O recordMyDesktop nos leva de volta à normalidade, trazendo uma interface e funções bem parecidas com outros programas que já mencionamos aqui. Ele traz as mesmas opções de som, seleção de tela e prévia de vídeo que já tanto falamos, por exemplo.

Fora isso, o mais bacana é que dá para definir exatamente os frames por segundo do seu vídeo e outras configurações de compressão das suas gravações, o que é ótimo para usuários mais experientes e que sabem exatamente como querem que fique o resultado final. Você pode baixar o software através deste link!

10. OBS

streaming no linuxPor fim, temos um dos melhores programas de captura de tela do Linux, o OBS, também conhecido como Open Broadcaster Studio. Além de já oferecer os recursos dos apps anteriores, ele também permite que você adicione imagens e texto aos seus vídeos sem a necessidade de programas externos.

Também dá para fazer streaming diretamente para o YouTube, Twitch e DailyMotion, o que o torna perfeito para quem gosta de compartilhar suas partidas em jogos, por exemplo. Outro aspecto bem legal é que o OBS oferece dezenas de opções e configurações diferentes para que você deixe sua captura realmente personalizada, minimizando o trabalho na edição. Você pode baixá-lo através deste link.

Encontre também no AppTuts:

Conseguiu fazer sua captura de tela no Linux com esses apps?

E aí, o que achou da nossa lista de apps para você fazer sua captura de tela no Linux? Não esqueça de nos dizer nos comentários quais softwares te chamaram mais a atenção e qual você costuma usar para gravar seus vídeos ou fazer streaming no PC!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

4 Comentários

  1. Salomão 4 de julho de 2017 20:02

    Qual desses seria melhor para fazer vídeo aulas?

    • Bruno "BRN" Medeiros 21 de julho de 2017 13:44

      Utilize o Kazam, bem pratico e estável.

  2. Jessé 24 de julho de 2018 13:14

    Nativo no gnome e seus derivados, Ctrl + Shift + Alt + R. Pra iniciar e terminar a gravação, aparecera um circulo vermelho no canto inferior direito.

  3. Tafarel Carvalho 21 de maio de 2019 20:23

    O recordMyDesktop sempre esteve nas distribuições que usei porem nunca funciona corretamente, o arquivo fica bem grande mas a imagem falhada ou tela preta.

    O VLC tem a opção de gravar mas não grava nada, apenas gera o arquivos.

    Finalmente verifiquei o OBS e funciou bem sem travamentos, esse sim é bastante usado pelos youtubers.

    Valeu pelo post, o último app (10) que serviu pra mim kkkk

Voltar ao topo