8 Dicas para não cair em golpes no WhatsApp, Facebook ou email!
22 de agosto de 2018
Nenhum Comentário
8 Dicas para não cair em golpes no WhatsApp, Facebook ou email!
8 Dicas para não cair em golpes no WhatsApp, Facebook ou email!

8 Dicas para não cair em golpes no WhatsApp, Facebook ou email!

Nenhum Comentário

Considerando a popularidade da internet nos dias atuais, não é de se estranhar a quantidade de golpes praticados em diversos serviços, aplicativos e plataformas. Isso acaba sendo mais evidente em redes ou apps sociais. Além das fake news, você recebe mensagens com anexos ou links estranhos que podem te levar a vírus, malwares ou golpes que querem saber suas informações pessoais. Por isso, separamos algumas dicas essenciais para não cair em golpes no WhatsApp, Facebook ou email. Confira tudo logo abaixo!

Leia também: 7 dicas para usar o Facebook com segurança

1. Evite clicar em links

golpes-no-whatsapp

Essa dica pode até ser óbvia para muita gente, mas ainda há quem saia clicando em qualquer link que recebe por aí. O simples fato de você clicar no link já pode dar uma brecha para alguém que queira invadir o seu dispositivo ou conseguir suas informações e esteja aplicando golpes no WhatsApp.

Isso também pode iniciar downloads indesejados ou até travar o seu navegador no PC ou smartphone. Mensagens com links podem ser enviadas em qualquer plataforma ou rede social, então você precisa estar atento no que clica.

No geral, os golpes no WhatsApp que envolvem¢ links prometem promoções, descontos, oportunidades únicas ou até ameaças de que você vai perder algo se não clicar. Também é comum que golpistas se passem por certas companhias, como o Facebook, PayPal ou até bancos para te forçar a clicar em algo.

Se receber alguma mensagem desse tipo, verifique quem mandou a mensagem. Se for de uma aparente empresa, pesquise para saber se a tal mensagem é comum ou se é golpe conhecido.

2. Não dê atenção a correntes

Esta é outra dica óbvia, mas importante. Correntes podem ser uma maneira muito eficiente de espalhar golpes sem nem ter conhecimento disso.

Um bom exemplo são as mensagens que falam que você vai ganhar algo se clicar em um link e compartilhar a mensagem com seus contatos. Empresas só fazem esse tipo de promoção em seus sites ou redes sociais oficiais e não através de mensagens privadas.

Por isso, não saia compartilhando correntes desse tipo, mesmo se o prêmio prometido parecer muito bom. Outra boa dica é avisar desse perigo aqueles que já compartilharam a mensagem, afinal, suas informações podem estar em risco.

3. Não baixe arquivos

Também é possível que você veja mensagens mencionando um aplicativo novo e exclusivo, que você só pode conseguir em um link enviado pela pessoa. Mesmo que se trate de um jogo ou app pago que esteja sendo oferecido de graça, não baixe nada que for oferecido. Você só estará perto de instalar um malware em seu smartphone se fizer isso.

4. Não acredite em promoções

golpes-no-whatsapp-facebook

Outra tática comum envolve as mensagens que prometem promoções especiais que você pode participar. Isso pode acontecer em qualquer plataforma e geralmente pede que você baixe algo ou clique em algum link.

Hoje em dia, nenhuma empresa faz esse tipo coisa fora de seus canais oficiais de comunicação. Por isso, basta ir até a rede social ou site da companhia para saber se a promoção é falsa.

5. Entre em contato com a empresa

O tópico anterior nos leva a um ponto muito importante. Se você está em dúvida se uma promoção, oportunidade ou mensagem de uma companhia é real ou não, basta entrar em contato com eles.

Atualmente, é muito fácil de fazer isso nas redes sociais oficiais dessas companhias e eles costumam responder rapidamente. Vale mais a pena perder alguns minutos com isso do que acreditar em qualquer mensagem que você recebe.

6. Não dê informações pessoais

Outro fator importante é que você deve evitar dar informações pessoais através de redes sociais. Isso se aplica bastante em outros casos que já mencionamos, como golpes prometendo promoções especiais ou cupons de desconto.

Fora isso, é comum ver pessoas mencionando seus nomes completos, onde trabalham, onde moram e muito mais para meros desconhecidos. Fique atento e seja o mais discreto possível quando estiver conversando com alguém que não conhece tão bem pelo app.

7. Não responda pessoas desconhecidas

É comum receber mensagens de pessoas completamente desconhecidas por qualquer rede social. Isso não significa que você deve respondê-los, especialmente se a pessoa não se identificar logo de início.

Se receber arquivos, fotos ou vídeos de um número que não conhece, também sugerimos que não clique em nada. É comum ver pessoas se passando por conhecidos dessa forma também, então sempre fique mais desconfiado para proteger o WhatsApp.

8. Sempre verifique o remetente

golpes-no-whatsapp-email

Não importa a situação, aplicativo ou plataforma, você sempre deve verificar quem te enviou mensagens ou arquivos. Essa é uma das formas mais simples e rápidas de evitar golpes.

A maioria das empresas nunca vai te contatar por redes sociais de maneira privada, por exemplo. Companhias também não enviam mensagens pedindo que você envie dados ou que confirme informações, algo comum em golpes por email.

Fora isso, empresas sempre terão um endereço de email oficial, então fica fácil de pesquisar e saber se o rementente é falso ou verdadeiro. Isso vale mesmo se o email parecer legítimo, já que muita gente compra domínios especificamente para imitar endereços reais.

Leia também no AppTuts:

Gostou das dicas para evitar golpes no WhatsApp, Facebook e email?

Deu para aproveitar a nossa lista para ter mais conhecimento na hora de evitar golpes no WhatsApp, Facebook e na conta de email? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou.

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo