O que é um webinário e por que você deveria fazer o seu?
Nenhum Comentário
O que é um webinário e por que você deveria fazer o seu?
O que é um webinário e por que você deveria fazer o seu?

O que é um webinário e por que você deveria fazer o seu?

Nenhum Comentário

Os webinários começaram a surgir há cerca de 10 anos, quando as conexões ficaram mais rápidas e passaram a permitir que usuários enviassem e assistissem mais vídeos, graças à plataformas como o YouTube – que inclusive é uma das principais para webinários. Mas se está se perguntando o que é um webinário e porque deveria acompanhá-los ou até mesmo criar os seus, sanamos essas dúvidas no texto abaixo e damos os primeiros passos para começar o seu.

Leia também: Email Marketing para webinários: como usá-lo para promover suas aulas online

O que é um webinário?

Buscando uma definição mais próxima a de um dicionário, um webinário é a junção das palavras web seminário. Ou seja, seguindo essa definição, podemos dizer que o webinário nada mais é que uma apresentação de conteúdo – tal qual professores e alunos fazem na área acadêmica – transmitido pela web, ao invés de salas de aula ou de reunião em uma empresa. O termo é bastante amplo e conta com diversas ramificações técnicas, como o Evergreen Webinar, que falamos sobre nesse texto.

o-que-e-um-webinario

A principal vantagem do webinário é sua acessibilidade, restrita apenas a quem possui uma conexão com a internet, porém sem a necessidade de estar matriculado em um curso, trabalhar em uma empresa que apresente um determinado conteúdo. Além disso, não é necessário se deslocar de casa e, em maioria, os webinários ficam disponíveis para serem assistidos mesmo que não consiga acessá-lo a tempo. Nesses casos, apenas sua participação que fica restrita, já que estamos falando de uma transmissão gravada.

Outro ponto positivo em relação à sua acessibilidade é que os webinários podem ser de quaisquer assuntos, além de também poderem ser gratuitos ou pagos, dependendo apenas de quem passará o conteúdo. Um webinário pode ser uma apresentação de ideias, debates – já que normalmente possuem um chat vinculado em tempo real -, ou apenas com objetivo de instruir o aluno em alguma atividade ou teoria.

Principais características de um webinário

Apesar de sua grande abrangência, a maioria dos webinários contam com algumas características em comum. Confira algumas delas na lista abaixo:

  • Webinários são feitos em vídeo – O padrão é que o webinário seja apresentado em vídeo, com elementos visuais e auditivos. Saber como utilizá-los de maneira que ensine e entretenha são algumas das chaves para o sucesso da apresentação. Além disso, é importante utilizar as melhores ferramentas para apresentar webinários disponíveis atualmente;

o-que-e-um-webinario-apresentacao


  • Nem sempre o apresentador será o foco – Embora o padrão seja que o apresentador possa ser visto durante o webinário, muitas destas apresentações online também aproveitam o espaço visual, trocando o apresentador por slides ou até mesmo compartilhamento de tela no computador. O último, inclusive, é muito usado quando o webinário procura ensinar algum tipo de atividade feita nos PCs ou Mac, como formatação de disco ou utilização de redes sociais. Vale salientar que também é possível uma combinação de ambos;

o-que-e-um-webinario-slide

  • A maioria dos webinários são ao vivo – Assim como uma transmissão ao vivo, os webinários tem dia e hora para começar e, dependendo, até mesmo para terminar. Também existem webinários pré-gravados e automáticos e variantes nas quais, mesmo que seja pré-gravado, o apresentador do conteúdo pode responder a questões no chat e interagir com o público;
  • A maioria utiliza ferramentas especializadas – Apesar de ser possível fazer webinários de maneira gratuita pelo YouTube, a plataforma é um tanto limitada, não permitindo explorar todas as possibilidades, como disponibilizar um produto para venda ou formulário para cadastro. Por isso, a maioria dos profissionais da área usa plataformas dedicadas a webinários. No AppTuts, recomendamos fortemente que conhece o Loop Webinar, com interface simples e totalmente em português, além de suporte por chat online no mesmo idioma;

o-que-e-um-webinario-loop

  • A maioria dos webinários segue uma estrutura específica – embora isso não seja uma regra imutável ou escrita em pedra. O padrão de um webinário com pouco mais de uma hora de duração normalmente é separado por 5 a 10 minutos de introdução; entre 45 e 60 minutos da apresentação do conteúdo em si e 15 minutos para perguntas e respostas, junto às considerações finais.

O que é um webinário e por que investir em um?

Seja sua intenção transmitir o que conhece ou de melhorar seus conhecimentos em uma área, webinários são ferramentas úteis para ambos os lados. Para quem procura aprender um conhecimento em específico, o webinário é uma excelente maneira de aprendizado, já que na maioria das vezes poderá tirar suas dúvidas instantaneamente – o que não acontece em um curso online, por exemplo -. O fato de ser ao vivo também permite que confira se o apresentador realmente conhece bastante sobre o assunto que está abordando, ou apenas se está a tirar dinheiro de você.

Para quem está apresentando, os webinários são úteis em diversos níveis. O primeiro é que seus alunos estarão em contato direto, ou seja, é possível que se sintam movidos pelo seu conteúdo a adquirir algum tipo de produto que queira vender.

Por exemplo, se está a vender um conjunto de aulas online, apresentar um webinário gratuito é uma oportunidade perfeita para que seu público-alvo saiba o que é um webinário, o conheça e possa sentir mais confiança em sua proposta. Considerando a possibilidade de inserir botões de venda nos webinários, é bastante provável que termine a apresentação já com alguns pagantes.

o-que-e-um-webinario-final

Encontre também no AppTuts:

Já participou ou apresentou um webinário?

Vamos passar a bola para você: agora que sabe o que é um webinário, pretende participar de algum? Já chegou a pensar em dar aulas online utilizando o formato? Comente logo abaixo!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo