Proteger bitcoins: 5 dicas para mantê-las a salvo
19 de setembro de 2017
Nenhum Comentário
Proteger bitcoins: 5 dicas para mantê-las a salvo
Proteger bitcoins: 5 dicas para mantê-las a salvo

Proteger bitcoins: 5 dicas para mantê-las a salvo

Nenhum Comentário

A grande tendência do momento são as moedas virtuais bitcoin. Apesar de terem surgido há alguns anos, esse tipo de moeda tem ficado cada vez mais comum e famosa, atraindo curiosidade. Caso esteja começando a se aventurar por esse mercado e ainda não saiba como proteger bitcoins de possíveis ataques, confira abaixo nossas 5 dicas para mantê-las a salvo de invasões ou tentativas de sequestro.

Dica: Ainda pesquisando sobre a moeda virtual? Então conheça os 5 principais fatos que precisa saber antes de começar!

1. Use senhas fortes

Parece um conselho genérico, mas, considerando que estamos falando de dinheiro online, é necessário que essa seja a primeira dica da lista. Usar senhas fortes é essencial na hora de proteger bitcoins.

proteger-bitcoins-senhas

Uma senha considerada forte possui ao menos 16 caracteres, com letras em caixa alta, baixa, além de números e caracteres especiais. Caso tenha dificuldade em criá-las, existem geradores de senhas aleatórias na web que pode usar e configurar esses parâmetros.

2. Criptografe seus aplicativos

Para proteger bitcoins com sucesso, é essencial que criptografe seus aplicativos de bitcoins que se enquadram na categoria de carteira digital. Alguns desses apps de carteira digital já contam com a criptografia, portanto, caso não tenha familiaridade com encriptamento, recomendamos que utilize alguma delas para administrar suas bitcoins.

proteger-bitcoins

3. Faça o backup de sua carteira

Outra dica de bastante importância. Assim como arquivos em seu HD, é essencial que faça backup de sua carteira de bitcoins. Novamente, como estamos falando de dinheiro, a importância aumenta consideravelmente. Caso não faça a cópia de segurança, poderá perder todo seu dinheiro. Com a cópia feita, conseguirá reduzir as perdas e riscos com problemas em sua carteira.


É interessante que faça o backup tanto de sua carteira completa, mas também crie cópias para chaves privadas e informações sobre outros endereços de onde extrai suas bitcoins. Lembre-se também de fazer backups em diferentes locais, como pendrives e HDs externos.

proteger-bitcoins-seguranca

As dicas anteriores também servem para os backups: não esqueça de gerar novas senhas fortes e criptografe tudo sempre que possível. Dessa maneira, sua carteira digital estará muito mais segura que a da maioria dos usuários.

4. Use assinaturas múltiplas

Ideal para quem opera uma conta em equipe. A assinatura múltipla permite não apenas que todos de sua empresa acessem a carteira de bitcoins, mas também para evitar que um próprio membro mal-intencionado execute operações por conta própria e prejudique o restante da equipe.

proteger-bitcoins-assinaturas

Ao utilizar as assinaturas múltiplas, a assinatura de todos os usuários é necessária para efetuar operações. Mas as assinaturas não necessariamente precisam partir de outro usuário: é possível exigir a assinatura na conta por mais de um dispositivo, como se fosse uma verificação em duas etapas.

Ou seja, para executar uma operação, poderá configurar sua carteira para que apenas aceite a ordem se ela for enviada do computador e confirmada pelo celular, por exemplo. Porém, nem toda carteira digital ainda dá suporte às assinaturas múltiplas, embora estejam sendo adotadas aos poucos.

5. Use hardwares de bitcoins

Qualquer coisa conectada à internet possui risco de ser invadido. Pensando nisso, algumas companhias desenvolveram equipamentos para manter suas bitcoins fora desse acesso, exigindo que roubem o hardware fisicamente para tentar o acesso. Esses equipamentos permitem conferir o estado atual de suas contas, assim como confirmar transações, como se fosse um token digital de bancos tradicionais.

proteger-bitcoins-hardware

Veja também:

Quais seus métodos para proteger bitcoins?

Após nossas dicas, acreditamos que poderá proteger melhor seu dinheiro virtual. Já começou a melhorar a proteção de suas bitcoins? Qual outra dica gostaria de compartilhar conosco? Comente logo abaixo!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo