Como testar a sua velocidade da internet no PC
Um Comentário
Como testar a sua velocidade da internet no PC
Como testar a sua velocidade da internet no PC

Como testar a sua velocidade da internet no PC

Um Comentário

A internet no Brasil já não é exatamente a mais rápida ou mais barata do mundo, mas o pior é que os usuários nem sempre recebem a velocidade contratada. Isso pode ser culpa da empresa fornecedora da internet, do sinal que não chega bem à sua residência (ou local de trabalho) ou até por algum problema temporário da rede. Felizmente, há maneiras fáceis de testar sua velocidade da internet a qualquer momento que se desejar.

Isso pode te ajudar a saber o motivo da internet estar ruim em alguma hora específica e até a reclamar com a fornecedora ao exigir que a velocidade correta seja entregue. Para saber como fazer estes testes, basta conferir nossas dicas logo abaixo!

Leia também: Como usar a internet de forma anônima no iPhone e iPad

Como testar sua velocidade da internet

Em vez de baixar e instalar um software em seu PC, você pode conferir e testar sua velocidade de internet através do próprio navegador. Há diversos sites que realizam o teste em poucos segundos, como o Fast, que pertence à Netflix e te ajuda a ver especificamente a rapidez da sua rede.

Você pode acessar e abrir o site através deste link. Uma vez aberto, não é preciso fazer nada, já que o Fast já começa a testar a velocidade sozinho.

fast

Você verá os picos de velocidade subindo e descendo até chegarem a uma média final, o que representa sua internet naquele exato momento.

velocidade de internet


O teste pode ser feito em qualquer hora e quantas vezes se desejar. Caso tenha alguma dúvida sobre o site ou como ele funciona, é possível clicar no ícone de “?” para mais informações.

É claro que como Fast apresenta o resultado de forma mais simples, acaba deixando a desejar para quem quer mais detalhes sobre o Ping, download e upload de sua internet. Para isso, você pode usar o site Speedtest ao acessar este link.

velocidade da internet

Ao abrir o site, basta clicar no botão “Go” para que ele inicie o teste de sua conexão. Para começar, você terá o Ping e teste de velocidade de download.

testar conexão

Em seguida, o site começará a testar a velocidade do upload da sua internet. No geral, o upload é sempre bem mais baixo que o download, então não precisa estranhar o número.

Além disso, você também poderá conferir de onde sua internet está vindo e qual é o IP do provedor, como é possível verificar na imagem abaixo onde descreve o host utilizado Open X em São Paulo (selecionado automaticamente por proximidade para resultar no menor ping possível) e o ISP (Internet Service ProviderNET Virtua.

teste de internet

Você pode compartilhar os resultados com seus amigos através dos botões do lado direito da tela ou clicar em “Again” para refazer o teste a qualquer momento.

A velocidade de download indica o quão rápido você consegue transferir pacotes de dados armazenados na Internet para seu computador, enquanto o upload representa a velocidade de realizar exatamente o oposto, ou seja, transferir pacotes de dados em seu computador para a Internet.

Como exemplo, quando você está carregando um vídeo no YouTube, a velocidade de download afeta a velocidade. Já quando você está enviando imagens ou outros arquivos para seus contatos, a velocidade de upload define o quão rápido isso será realizado. Claro, existem também fatores externos envolvidos em ambas transferências, como a distância e qualidade do servidor em questão.

Meu teste está variando muito, o que fazer?

É sempre recomendado realizar o teste mais de uma vez, pelo menos umas três vezes dentro de cinco minutos para que possa conferir a estabilidade e comprovar os resultados. É realmente normal detectar variações pequenas entre um teste e outro, entretanto, grandes discrepâncias (como de 10 Mbps ou mais) podem indicar problemas ou serem causados por situações específicas.

Entre os motivos, estão:

  • Você ou algum usuário conectado à sua rede está fazendo downloads, carregando vídeos ou mesmo assistindo à transmissões, como via Twitch, Netflix, etc;
  • Chuvas e tempestades podem afetar a estabilidade de sua conexão;
  • Problemas nos cabos de rede utilizados entre o modem e seu computador ou mesmo entre o modem e algum outro dispositivo, como roteador ou repeater;
  • Problemas técnicos exclusivos à sua região ou outras dificuldades por parte do próprio provedor.

A primeira ação que você pode tentar ao identificar este tipo de problema é a reinicialização do modem. Tire-o da tomada e aguarde até 5 minutos antes de reconectá-lo e ligá-lo novamente. Após o procedimento, espere até que a conexão seja estabelecida novamente e faça os testes.

Se isso não resolveu o problema, confira a integridade de seus cabos para verificar se não existem cortes, especialmente caso seja dono de animais de estimação como cachorros e gatos. Está tudo certo com os cabos? Então talvez realmente seja a hora de ligar para a equipe técnica de seu provedor e conferir se estão tendo problemas em sua região ou mesmo se podem enviar um técnico à sua residência ou local de trabalho.

Encontre também no AppTuts:

Gostou das dicas?

Deu para aproveitar nossas dicas para aprender a verificar e testar sua velocidade de internet no PC? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo se deu tudo certo ou se ficou com alguma dúvida.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. greicy 25 de janeiro de 2018 12:02

    muito top

Voltar ao topo