Como usar o Google Analytics para ver visitas do seu webinário
25 de janeiro de 2017
Nenhum Comentário
Como usar o Google Analytics para ver visitas do seu webinário
Como usar o Google Analytics para ver visitas do seu webinário

Como usar o Google Analytics para ver visitas do seu webinário

Nenhum Comentário

Depois de escolher sua ferramenta de webinário e se familiarizar com termos relacionados como o Evergreen Webinar, também é necessário conseguir mensurar seu sucesso, mas não apenas no quesito vendas. Número de visitas e engajamento com o conteúdo também são bastante importantes para analisar como o público reage ao seu conteúdo. Para fazer essa análise, nada melhor que usar o Google Analytics, uma das melhores plataformas de marketing digital. Confira abaixo como usá-lo para avaliar o engajamento de seus webinários!

Dica: Conheça também as melhores ferramentas de marketing digital para Android!

Adote um foco

Antes de entrar na questão operacional de usar o Google Analytics, é importante dar um foco a verificação do engajamento de seus webinários. Como a plataforma é muito completa, é fácil se perder em meio a infinidade de métricas disponíveis. Por isso, nossa recomendação é que adote um foco em relação a estas visualizações, acompanhando cerca de duas a três métricas específicas, de acordo com o próprio objetivo do webinário em questão – como vender produtos, passar o conteúdo pago, uma apresentação gratuita para captação de emails, etc.

usar-o-google-analytics

Como usar o Google Analytics para rastrear assinantes

Caso queira saber quantos visitantes do seu site autorizaram receber emails sobre seus webinários, uma boa estratégia é de criar um página de agradecimento no momento que ele preenche o formulário de assinatura do email. Independente dos outros objetivos de seu site e webinários, basta rastrear a quantidade de acessos a essa página para que tenha noção do alcance de seu email marketing. Para isso, siga os passos abaixo:

  • Entre na aba Administrador e escolha Metas no Google Analytics;

usar-o-google-analytics-metas

  • Clique em Nova Meta;

usar-o-google-analytics-novameta

  • Para rastrear inscrição, basta manter a seleção em Modelo e escolher Inscreva-se, seguindo para a próxima parte em Continuar;

usar-o-google-analytics-inscricao


  • Na área de Descrição da Meta, digite o Nome da métrica e o seu tipo. Como sugerimos uma página de agradecimento, escolha Destino;

usar-o-google-analytics-descricao

  • Na área de Detalhes da Meta é onde colocará o endereço da página que será rastreada. Basta inserir o endereço, ignorando os botões Valor Funil;

usar-o-google-analytics-detalhes

  • Finalize em Salvar.

Como usar o Google Analytics para avaliar os resultados de seu webinário

A análise começa depois que o webinário acaba. Para avaliar o sucesso de sua apresentação, é possível usar a segmentação do Google Analytics para criar diversos filtros e comparar a resposta do público que acompanhou suas apresentações. Para criar um novo filtro, comece retornando para a aba Administrador do Analytics e escolha Segmentos:

usar-o-google-analytics-segmentos

  • Clique no botão de Novo Segmento;

usar-o-google-analytics-novosegmento

  • A partir daqui, você deverá nomear o segmento em questão e, nas opções abaixo, começar a preencher as informações que deseja verificar. O menu à esquerda permite que escolha diversos outros filtros para aplicar. Após preencher tudo que necessita, finalize clicando no botão para Salvar.

usar-o-google-analytics-segmentacao

Esse último estágio pode ser confuso, principalmente se está a começar a realizar webinários. Porém, nossa indicação é que vá testando e analisando a importância das informações, se questionando coisas como “esses dados refletem a realidade do meu negócio?”, “é esse o tipo de informação que procuro?” e “será que X dado é realmente relevante para meu negócio?”. Após a criação do filtro, o Analytics começará a demonstrar as informações e gráficos com os resultados.

Leia também:

Já começou a usar o Google Analytics para avaliar o desempenho de seus webinários?

Uma outra sugestão nossa é que procure plataformas de webinário que permitem gerar uma URL específica para fazer o devido acompanhamento. Não deixe de comentar conosco sobre o tutorial e como faz a análise de resultado dos seus webinários!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo