Como iniciar o Windows 10 em modo de segurança
30 de maio de 2016
8 Comentários
Como iniciar o Windows 10 em modo de segurança
Como iniciar o Windows 10 em modo de segurança

Como iniciar o Windows 10 em modo de segurança

8 Comentários

No geral, o Windows costuma funcionar bem, mas sempre há o risco de aparecer algum problema mais sério no sistema. Em casos assim, iniciar o Windows em modo de segurança pode ser uma das melhores soluções para resolver o que estiver acontecendo, especialmente se for algum erro mais comum. Felizmente, é razoavelmente simples de se utilizar o modo de segurança, como você pode conferir nas nossas dicas abaixo!

Leia também: 7 melhores players de música para Windows

1. Pressione F8 durante a inicialização

O método mais fácil e conhecido de colocar o Windows em modo de segurança é apertando o botão F8 no seu teclado diversas vezes durante a inicialização do PC. Isso faz com o Windows se inicie automaticamente no modo de segurança sem que você tenha que realizar outros procedimentos.

O único problema é alguns computadores com Windows 8 e Windows 10 se iniciam de maneira tão rápida que o PC nem consegue ter tempo de reconhecer que o F8 está sendo pressionado. Isso tende a acontecer geralmente em computadores que tenham um drive SSD em vez de um HD normal, por exemplo.

De qualquer forma, vale fazer o teste no seu PC para saber se este método funciona direito. Logo que ligar o computador, pressione F8 diversas vezes de maneira rápida e veja se consegue ativar o modo de segurança.

2. Pressione Shift e reinicie

Se você não conseguir usar o método acima, ainda há outras maneiras que se pode tentar para ativar o modo de segurança. Uma boa dica é ir até o menu iniciar e clicar  na opção de “Desligar/Ligar” o PC. Lá, você verá que pode escolher desligar, reiniciar, hibernar ou suspender o computador.

Pressione e segure a tecla “Shift” e clique na opção “Reiniciar” logo em seguida, ainda sem tirar o dedo do “Shift”. Continue pressionando a tecla enquanto o PC faz o processo de reinicialização e só solte quando finalmente ver a tela abaixo:

modo de segurança


Escolha a opção “Solução de problemas” e clique em “Opções avançadas” para prosseguir, o que te levará para outra tela de configurações.

windows modo de segurança

Ao clicar em “Configurações de inicialização”, você deverá ver a opção de “Reiniciar”, que deverá ser selecionada em seguida. Ao fazer isso, você será levado para uma tela com diversas opções de boot, sendo o modo de segurança uma delas.

usar modo de segurança

Geralmente, o modo de segurança é sempre a quarta opção e para acessá-la, é necessário pressionar a tela correspondente. No caso, você pode pressionar tanto a teclar “4” como a “F4” que dará no mesmo resultado e o PC finalmente será iniciado no modo de segurança.

3. Reinicie a partir do menu de atualizações

Outra forma de reiniciar seu computador automaticamente abrindo as configurações avançadas demonstradas acima, permitindo que você chegue até o modo de segurança é através do menu de Atualizações e Segurança. Para isso, siga a seguinte sequencia de passos:

Passo 1: Primeiramente abra o painel de controle. Isso pode ser feito através do atalho no teclado [Tecla do Windows + I], ou pesquisando pela palavra “Configurações” no campo de pesquisa do menu Iniciar. Você também pode abrir o menu de configurações utilizando o atalho [Windows + X] e clicando na opção.

Passo 2: Nesta janela, encontre a opção “Atualizações & Segurança” e clique na mesma.

Passo 3: Aqui, no menu lateral esquerdo, procure pela opção “Recuperar” e então poderá identificar uma área na janela sob o título “Inicialização avançada”, onde você poderá localizar um botão “Reiniciar agora”.

Reiniciar seu computador através deste botão dentro da janela de Atualizações e Segurança automaticamente faz com que a inicialização abra as configurações, como mencionamos anteriormente. A partir daí, basta seguir nosso passo a passo na dica número 2 para iniciar o Windows 10 em modo de segurança.

4. Reinicie sempre em modo de segurança

Dependendo do motivo pelo qual você está precisando do modo de segurança, será necessário reiniciar o sistema diversas vezes, sempre neste modo. Nestes casos, ficar repetindo os procedimentos acima realmente não é nada prático, portanto, confira como fazer com que o sistema sempre reinicie no modo de segurança até que você desabilite esta função.

Passo 1: Primeiramente, você precisará abrir a janela de Configuração do Sistema. Para isso, você pode procurar pelo termo no menu Iniciar, ou mesmo utilizar o comando [Win+R] para abrir o Executar, digitar na caixa msconfig e então apertar OK.

Passo 2: O próximo passo é selecionar a aba Inicialização do Sistema, como você pode ver logo abaixo:

Passo 3: Aqui, basta marcar a caixa “Inicialização segura” e clicar em OK para concluir. Entretanto, existem algumas opções dentro desta configuração que você pode precisar. Confira:

  • Mínima: Inicia o sistema no modo segurança normal (da mesma forma que nas outras dicas);
  • Shell alternativo: Inicia o sistema no modo de segurança com apenas o Prompt de Comando disponível;
  • Reparo do Active Directory: Utilizado para reparar seu servidor de Active Directory, você raramente precisará desta opção;
  • Rede: Inicia o sistema no modo de segurança normal, porém com as redes habilitadas, permitindo conexão e acesso à Internet.

Lembre-se, se quiser fazer com que seu sistema pare de iniciar sempre neste modo, basta abrir esta janela novamente, desmarcar a caixa Inicialização segura e apertar em OK. Então, reinicie o Windows e pronto, ele voltará a fazer o boot normal.

Encontre também no AppTuts:

Conseguiu usar o modo de segurança?

Deu para aproveitar essas dicas para usar o modo de segurança do Windows? Não esqueça de deixar um comentário nos dizendo se deu tudo certo ou se você ficou com alguma dúvida!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

8 Comentários

  1. Tatiane Souza 6 de outubro de 2017 6:44

    Muito obrigada pelas dicas foi muito útil e resolveu o meu problema e é muito bem explicado !!!

  2. Aleff 31 de outubro de 2017 11:39

    Problema: O windows não inicia.
    Solução: vá no menu iniciar e clica…

    é a mesma coisa que dizer:
    “Teclado não reconhecido. Pressione Enter para continuar.”

    A microsoft resolveu “inovar”, ou melhor, “ferrar” desabilitando completamente a opção de inicialização avançada (F8) impedindo o usuário de iniciar em modo de segurança, ou de escolher outras opções. A única forma é fazendo como descrito acima, mas qual a lógica nisso? Se eu estou querendo entrar em modo de segurança, provavelmente é porque eu estou com problemas na inicialização. Os “GÊNIOS” da Microsoft não pensaram nisso?

    A única solução que encontrei foi a seguinte:

    (Seguindo os conselhos da própria Microsoft)
    Force o desligamento de informa incorreta repetidas vezes mantendo pressionado o botão liga/desliga da máquina durante a inicialização do Windows. Depois de um tempo vai ser identificado que a inicialização não foi bem sucedida e irá entrar no modo de diagnóstico, habilitando as opções desejadas.

    Em outras palavras: espanque o windows, corrompa seus arquivos até ele levantar a bandeira branca e habilitar as opções avançadas que ele tanto guarda.

    • Debora 21 de fevereiro de 2018 1:01

      Exatamente, cara!!! Tirou as palavras da minha boca. Procurei solução pra isso e sempre vinham com a história de acessar o menu iniciar, para entrar em modo de segurança. Mais do mesmo e nenhuma solução.

    • Adeir Lopes 21 de julho de 2018 20:50

      Isso mesmo, ou estrangula ou sem chance.
      Como é difícil para Microsoft entender que o modo seguro é justamente para corrigir ou tentar corrigir a inicialuzacao da máquina.
      Se há acesso ao botão iniciar e Painel de Controle, basicamente não é preciso entrar no modo seguro.
      O que queremos é uma alternativa prática para quando a inicialização não ocorre.

  3. Rose silva 20 de março de 2018 2:39

    Gente estou com um problema nao consigo sair do modo de seguranca e nao consigo logar pois so aparece conta convidado e so da pra acessar com adiministrador e as teclas de comando pra entrar no executar config nao respondam se alguem souber como resolver porfavor me ajudem.

  4. Ricardo Pinto 9 de julho de 2018 20:56

    Acessou corretamente a tela do DOS que eu estava prcisando?

  5. Osvaldo Diniz 15 de novembro de 2018 10:48

    Ótimo artigo, recomendo. Deu tudo certo na solução de problemas no Win 10.

  6. Annie Ledo 13 de agosto de 2019 20:53

    Depois que efetuo o procedimento de apertar f4 e reiniciar ele reinicia aparece meu nome de usuário e pede uma senha… já digitei a senha de bloqueio do note e nada… teria alguma senha padrão pra esse procedimento???

Voltar ao topo