Os 12 melhores aplicativos (Grátis) para gravar a tela do seu PC
103 Comentários
Os 12 melhores aplicativos (Grátis) para gravar a tela do seu PC
Os 12 melhores aplicativos (Grátis) para gravar a tela do seu PC

Os 12 melhores aplicativos (Grátis) para gravar a tela do seu PC

103 Comentários

Como gravar a tela do seu PC é uma das principais dúvidas dos usuários de Windows e foi a pensar nesses usuários que decidimos criar um post com as principais apps que vão ajudá-lo nessa tarefa. Esse tipo de app é ideal para quem deseja transmitir suas sessões de jogos de aventura online no YouTube ou Twitch.

Gravar a tela pode ser algo muito útil para fazer tutoriais que vão ajudar outras pessoas ou mesmo para preparar uma apresentação. E depois, claro está, subir esse mesmo vídeo para a YouTube.

Na nossa lista temos apenas programas grátis para gravar a tela do seu PC. Isso traz algumas vantagens mas também traz outras desvantagens. Além disso, muitos destes apps têm marcas d´água, o que pode ser prejudicial para o seu vídeo. De realçar, ainda, que todos os softwares desta lista permitem que você exporte os ficheiros nos mais variados formatos. Nós fornecemos a lista, agora resta a você escolher qual destes aplicativos quer usar!

Leia também: Os 30 melhores jogos para jogar com amigos

1. Movavi

movavi para gravar tela do windows

Para começar nossa lista, temos o Movavi como primeira sugestão e sem dúvida a melhor escolha. Esse software pode ser baixado gratuitamente. Ele oferece ferramentas bem poderosas para que você possa editar e adicionar músicas aos seus vídeos. Com ele, você pode também criar filtros, alterar contraste ou inserir slides.

Outra boa notícia é que o Movavi foi criado para quem tem pouco domínio da edição de vídeo, tornando fácil aprender tudo sobre ele e fazer um vídeo profissional facilmente. Ele é realmente excelente para gravar a tela do seu PC.

Clique aqui para começar a usar gratuitamente

2. Apowersoft Captura de Tela Pro

Sem título


Outra das nossas sugestões é o software Captura de Tela Pro da Apowersoft. Ele pode ser baixado e instalado de graça e é um dos programas mais fáceis de usar desta lista.

Ele é bem leve e basta um clique para  começar a gravar sua tela de maneira ilimitada, dependendo apenas do armazenamento do seu computador. Depois, o programa permite que você faça upload do vídeo em serviços da nuvem. Clique aqui para baixá-lo. O Apowersoft também é uma das melhores alternativas ao Screenflow, um app pago para gravar a tela do PC.

3 . Ezvid

Capturando a tela do Pc com o Ezvid

Ezvid é um programa de gravação de tela que vem com um editor de vídeo incorporado,no qual você pode dividir gravações e adicionar textos entre dois clipes (apesar de não aconselhar que o faça..). O seu único ponto negativo é que não pode exportar o vídeo que gravou.

No máximo, poderá fazer o upload para o Youtube. A app traz ainda algumas opções musicais para inserir nos seus vídeos caso pretenda. Por última, o Ezvid permite adicionar a sua voz, outros vídeos e também imagens. Clique aqui para baixá-lo.

4. BlueBerry FlashBack Expresso Recorder

Se você sempre quis uma app que gravasse você enquanto você está a gravar a tela do seu PC, esta é a melhor escolha. Se você não usar a opção de gravar a você mesmo, é possível exportar os vídeos em AVI. Embora ele exija que você se registre para usar uma conta gratuita após 30 dias de uso, ele continua a fornecer todas as ferramentas. Clique aqui para baixá-lo.

5. CamStudio

O CamStudio é um aplicativo gratuito que grava vídeo e áudio da tela do seu PC. Uma de suas melhores funcionalidades é a possibilidade de incluir legendas direto do software, sem precisar de um editor de vídeo.

Ele também acessa sua webcam, gravando uma janela com o seu rosto junto ao que está acontecendo na tela do computador, ideal para quem grava vídeos no YouTube focado em gameplays ou tutoriais. Clique no link para saber mais sobre o CamStudio.

Inclusive, você sabia que também pode usar seu computador para jogar jogos de Android e aproveitar estes aplicativos para gravar a tela e colocá-los em seu canal no YouTube? Confira nossa lista com os melhores emuladores de Android para PC.

6. Rylstim Screen Recorder

Como gravar a tela do PC com o Rylstim

Esta app é sinônimo de um gravador de tela bem simples. Basta clicar em start recording que ele começa a capturar a tela do seu PC. Porém, ele tem algumas limitações. Ele não grava o som do seu microfone, por exemplo.

As únicas configurações permitidas por esta app são os cliques do mouse. Interessante, mas bastante limitado. Clique aqui para baixá-lo.

7. TinyTake

Outro software para gravar a tela do seu PC que não cobra de seus usuários, o TinyTake conta com uma série de funcionalidades interessantes. Uma delas é a possibilidade de criar anotações ou incluir detalhes como setas ou imagens armazenadas em seu computador, entre outros.

Além disso, é possível compartilhar os vídeos gravados pelo TinyTake diretamente em suas mídias sociais. Saiba mais sobre o TinyTake através do link.

8. SmartPixel

Esse gravador de telas foi desenvolvido para atender necessidades de criadores de conteúdo da área de videogames, ideal para quem tem canais de gameplay no YouTube. Por isso, traz uma das melhores experiências de gravação e, o melhor: não serve apenas aos jogos eletrônicos, mas qualquer coisa na tela do seu computador.

Os vídeos gravados pelo SmartPixel são otimizados e gravados em HD, mas usando tecnologia para diminuir o espaço que ocupam no seu disco. Ele também usa sua webcam para gravar seu rosto simultaneamente ao que acontece na tela. Acesse o link para conhecer o SmartPixel!

9. DVDVideoSoft Free Screen Video Recorder

gravar a tela do ecrã para Windows DVDVideosoft

Mais uma app bastante simples e a sua organização é bem fácil de ser compreendida. O aplicativo tem à sua disposição nove ícones. Os quatro primeiros têm como função a captura da tela, os quatro seguintes são para organizar a sua tela e o último ícone traz as principais definições. Também faz a exportação para o formato de AVI.

Outro ponto positivo desta app é que ela permite que você inclua, no nome do arquivo, a data e a hora específica que ele foi gravado. Esta é uma opção muito útil, principalmente porque facilita a organização dos seus vídeos. Clique aqui para baixá-lo.

10. Screencast-O-Matic

O Screencast é uma ferramenta profissional para gravar vídeos e sua tela no computador. A maioria de seus recursos avançados estão disponíveis apenas em planos pagos mas, felizmente, a versão gratuita do software já te permite gravar sua tela com facilidade.

Claro, caso precise de opções mais avançadas, poderá ainda optar por adquirir o serviço e, dessa forma, além de gravar a tela do seu PC também conseguirá editar os vídeos e até adicionar faixas de áudio. Acesse pelo link para baixá-lo gratuitamente.

Se não quiser pagar pelos planos do Screencast mas ainda precisa de alternativas para editar seus vídeos, não deixe de conferir nossa lista com as 30 melhores opções para PC, Mac, Android e iPhone!

11. GeForce Experience

Se você possui uma placa de vídeo NVIDIA que dá suporte ao GeForce Experience, também poderá utilizar este programa para gravar a dela de seu PC. Para fazer isso, basta acessar o painel do GeForce Experience e ir nas configurações de Overlay. Ative-o e então configure os botões para iniciar e finalizar a gravação.

Outro benefício bacana do GeForce Experience é que ele te permite utilizar o microfone na configuração Push to Talk (segure para falar), o que pode ajudar muito para gravar gameplays. Para conferir se sua placa NVIDIA o suporta, basta acessar o link.

12. Krut Recorder Computer

É o último desta lista mas não é por isso que deixa de ser uma boa opção. O Krut traz várias vantagens para gravar a tela do seu PC. A primeira de todas é que não necessita de Java para ser utilizado. O segundo é que ele permite a integração de som do seu microfone e imagem ao mesmo tempo.

A opção “Siga Mouse” também é bastante interessa. Com esta opção seleciona, a app grava apenas uma pequena área que esteja à volta do seu mouse, fazendo com que o resto do seu ambiente de trabalho não apareça. Para exportação, o Krut dá três opções. Duas em MOV (um só com audio e outro com audio e vídeo) e uma em WAV, que contém só áudio. Acesse pelo link!

Encontre também no AppTuts:

Gostou das dicas para gravar a tela do seu PC?

Deu para aproveitar nossa lista para encontrar boas sugestões para gravar a tela do seu computador? Sabia que se você tem a versão atual do Windows pode gravar a tela do seu PC nativamente? Basta conferir nosso tutorial de como usar a captura de tela do Windows 10!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

103 Comentários

  1. Pedro 11 de julho de 2019 16:36

    TUDO MENTIRA!!!! Tem que respeitar mesmo! Eu nunca vi uma matéria tão enganadora. Cada um dos programas citados é pago. Eles tem uma versão free, mas todos são PAGOS!!!

  2. Fabio Romão 17 de setembro de 2019 17:58

    Uma enganação atrás da outra, o artigo começa citando usuário do windows, o primeiro programa, citado como mais indicado além de não ser gratuito só esta disponível para MAC, o por ai vai, um lixo de matéria

  3. Rod 18 de setembro de 2019 12:34

    Uma coisa. Quando diz “baixe de graça” ou, “use gratuitamente” não signofica que seja totalmente grátis. Para usar alguns destes, precisamos ativar. Outros dão uso gratuito por 15 dias. Precisam mencionar isso, afim de evitar perda de tempo

  4. marcos 20 de setembro de 2019 23:00

    https://www.virustotal.com/gui/file/4c6f8589d8bd7436c7a8826533f24c9b388816e1c2d9b3b62d3a90c69570c1cf/detection
    VirusScan detectou que tem uma engine…
    one engine detected this file
    dr.web Program.Freemake.254

  5. Rodrigo 31 de outubro de 2019 11:22

    Camtasia não é gratuito, não deveria estar nesta lista, pois depois de 30 dias é pago.

  6. Eloiza Vallis 24 de novembro de 2019 0:39

    não sei se foi culpa do meu computador, ou se foi o programa, mas quando eu estava gravando uma gameplay minha no CamStudio estava travando, dai eu fui fechar o programa e tentar abrir de novo, mas a tela do meu pc ficou muito, mas muito estranha, tipo ela tava com uma cor azul muito forte e quando eu passava o mouse mostrava a tela normal em baixo do cursor, foi muito assustador, pendei que tinha perdido o meu pc, sorte que o pc anda esta funcionando. Eu nunca tinha visto o meu pc ficar assim desde que eu comprei ele.

Voltar ao topo